Tema: O Patinho Feio
(As sugestões abaixo são suficientes para uma semana ou mais, dependendo da maneira do professor desenvolver a aula. O professor repetirá as atividades de rotina diariamente, a leitura do livro e a leitura de cartazes. As demais atividades o professor irá dividir ente os dias da semana.A seriação e classificação é feita com os alunos de forma individual, neste momento os outros alunos podem fazer novamente ,escultura com massinhas, montar palavras, brincar de jogo da velha)...
Lembrando que aulas bem planejadas, e desenvolvidas com carinho, garantem o ótimo desenvolvimento da turma.
(As sugestões abaixo são suficientes para uma semana ou mais, dependendo da maneira do professor desenvolver a aula. O professor repetirá as atividades de rotina diariamente, a leitura do livro e a leitura de cartazes. As demais atividades o professor irá dividir ente os dias da semana.A seriação e classificação é feita com os alunos de forma individual, neste momento os outros alunos podem fazer novamente ,escultura com massinhas, montar palavras, brincar de jogo da velha)...
Lembrando que aulas bem planejadas, e desenvolvidas com carinho, garantem o ótimo desenvolvimento da turma.
Objetivos:
O que o aluno poderá aprender com esta aula?
- Ouvir diferentes histórias
- Identificar e conhecer as diferenças entre as aves e os outros animais.
- Explorar quantidades, seriação e classificação
- Desenvolver coordenação motora
- Proporcionar momentos de conversação e troca de experiências.
1º Momento: Atividades de rotina:(Se repetem durante a semana toda)
O que vamos fazer hoje?
- Acolhida: saudação, oração, músicas diversas (no pátio).
- Na sala de aula - Apresentar a rotina do dia
- Na Rodinha (conversa sobre como eles estão, hora da novidade, etc.) Quantos somos? Explorar na rodinha os crachás ( nomes dos alunos, letra inicial final, quantidade de letras no nome, agrupar nomes parecidos que começam iguais que terminam com o mesmo som...Mostrar/explorar o alfabeto móvel falando juntos, depois pergunta para um ou dois alunos as letras alternadas .
- Explorar ,alfabeto,letras móveis, nomes e rótulos.
- Realizar a leitura e reconhecimento de números
- Calendário (dia, mês, ano, aniversariantes, etc.)
* Que dia é hoje?
* Em que mês
estamos?
* Que dia foi
ontem?
* E que dia
será amanhã?
* Verificar
aniversariantes do dia.
* Colorir
no calendário individual o dia do Mês.
* Explorar os números vizinhos/qual número
vem antes e qual vem depois?
- Como está o tempo?
- Escolha do ajudante do dia ou da semana.
- Retomar o dever de casa do dia anterior (cada um deverá mostrar o que fez, o que mais gostaram de fazer, etc. Caso algum aluno tenha feito de forma incorreta, retomar com ele num momento oportuno para que ele corrija ou refaça caso seja necessário).
2º
Momento: Desenvolvimento dos conteúdos.
Novidades!!! Inserir a história da semana. A partir dela
selecionar atividades como parlendas, músicas, palavras, cruzadinhas, frases,
jogos, seriação, classificação ...etc.
História
“ O Patinho Feio”
Contar a história o Patinho Feio
Após ter sido lido o texto será feitos os seguintes questionamentos:
1. Como era o último patinho que saiu do ovo?
2. O que a mamãe achou?
3. No passeio, o que disseram do último patinho?
4. Como as outras aves tratavam o patinho?
5. Como o patinho se sentia?
6. O que o patinho resolveu fazer?
7. Será que todos os patos têm que ser iguais?
8. Vocês acham que todas as pessoas são iguais?
Observação: A história deverá ser contada e recontada no decorrer da semana até os alunos conseguirem realizar o reconto com autonomia e detalhes.
3º Momento: Atividade Escrita.
- Montar e/ou registrar o nome da história
- Ilustrar a parte que mais gostou e socializar/explicar por quê?.
4º Momento:Linguagem musical e Matemática
- Cantar várias vezes utilizando vídeo, fantoches...etc.
- Contando patinhos, registrando quantidades..
- Seriando, classificando...
5º Momento: Hora da brincadeira!!!
Brincadeira
do pato e o cisne.
Com todos os participantes em círculo. Uma criança vai
passando e colocando a mão na cabeça dos colegas que estão sentados
dizendo: Pato, pato, pato... cisne...
então o cisne corre até atrás do colega que deverá correr e se sentar onde o
cisne estava sentado.
6º Momento: Linguagem musical e matemática
Música: O Pato (Vinicus de Morais)
Cantar bastante, seguindo a escrita do cartaz afixado em sala de aula.Ler diariamente até os alunos memorizar a música.
7º Momento: Dobradura: Fazer dobradura do pato ( montar e/ou registrar palavras com P ou com PA)
9º Momento: Cineminha com pipoca!
Filme “ O Patinho Feio”
Conversar sobre as semelhanças e diferenças entre o filme e o livro.
10º Momento:Fazendo escultura com massinha!
Brincar com a massinha de modelar, esculpindo os ovinhos no ninho, os patinhos na lagoa, minhoquinha, a letra P de pato, as letrinhas do próprio nome, o corpinho....etc.
Outra música...PATINHO
Um patinho na beira da lagoa
Ele grita, ai que água boa!!
Bate as asas, choq, choq
Abre o bico, quac, quac, quac
Dois patinhos na beira da lagoa
Ele cochicha, ai qui água boa…..
Avaliação
Serão avaliados os alunos de acordo com o desempenho durante a realização das atividades propostas, como produções individuais e coletivas, as atividades de expressão oral e escrita.
Serão avaliados os alunos de acordo com o desempenho durante a realização das atividades propostas, como produções individuais e coletivas, as atividades de expressão oral e escrita.
Sugestões de atividades no chão ou na mesa
Amo sua página! Me ajuda bastante e fornece várias ideias para realizar trabalhos em sala.
ResponderExcluirMuito obrigada!
Que bom Abiene!Volte sempre! Um abraço!
ResponderExcluirA sua página é maravilhosa. Contribui muito para enriquecer minhas aulas. Obrigada!!!!
ResponderExcluirQue bom! Caso queira compartilhar o seu trabalho, plano de aula ou projetos, ajudando outras pessoas, podem me enviar que eu posto com ressalva do autor.As fotos /imagens só podem ser das atividades, de pessoas/ crianças não podem...beijosss
Excluirivani.ferreira07@gmail.com
Muito bom,resumido claro e objetivo...
Excluirmuito bom! amo sua página me traz inspirações para trabalhar com meus alunos.
ResponderExcluirObrigada!!
Que bom! Fico feliz em compartilhar. Volte sempre. Ótimo trabalho...bjusss
ExcluirSinto tanto orgulho de ter estudado com você no curso Normal Superior...Parabéns!
ResponderExcluirOllá Kelli!!! É um prazer vê -la por aqui! Acompanho suas publicações e sei o quanto és dedicada no que faz, e assim como eu, é apaixonada por literatura infantil e contação de histórias. Também fico orgulhosa em vê-la brilhando! Um grande abraço...beijossss.
ExcluirParabéns! Fantástico o seu trabalho, amei!
ResponderExcluirMuito bom
ResponderExcluirLucilene
Parabéns , amo seu trabalho, sempre com ideias brilhante , que me ajuda muito, obrigada
ResponderExcluirBabi
Muito bom seu planejamento amei suas ideias.
ResponderExcluirMuito bom suas ideias amo suas publicações.
ResponderExcluirObrigada! Volte sempre. Beijoss
ResponderExcluirBoa noite! Você tem face?
ResponderExcluirsim...
Excluirhttps://www.facebook.com/ivani.ferreira.92
Estou encantada, é uma ajuda e tanto.
ResponderExcluirQue bom Zenilde! Seja bem vinda, sempre! Beijosss
ExcluirGrata por você existir, Deus te abençoe sempre! Você me ajuda muito!
ResponderExcluirlindo seu trabalho, parabéns!👏🏽👏🏽
ResponderExcluirObrigada Ale...volte sempre!
ExcluirAmo visita sua página, você é muito criativa, obrigada por compartilhar! 😍😍
ResponderExcluirqueremos aplicar um projeto assim no berçário Zona Norte SP para nossos aluninhos
ResponderExcluirQue bom Lorena!
ExcluirAmo as suas ideias sempre procuro orientações na sua página.
ResponderExcluirADOREI SUAS POSTAGENS.COMECEI AGORA ,LOGO NO ANO DE PANDEMIA E BNCC. ME ATROPELEI TODA PRA MONTAR A ESTRUTURA DE UM PLANO SEMANAL COM CÓDIGOS E TUDO MAIS. PODE ME AUXILIAR.2º PERIODO 4 A 5 ANOS.
ResponderExcluir