Quem sou eu

Minha foto
Brumadinho, MG, Brazil
Ivani Ferreira é professora e blogueira . Possui graduação em Letras pela Faculdade Asa de Brumadinho (2006), Normal Superior pela Universidade Federal de Montes Claros(2005), especialização em Psicopedagogia pela Universidade Federal Castelo Branco (2007), Supervisão Pedagógica pela FINON (2008). Professora efetiva na rede Municipal de Brumadinho desde 2005, porém, atua na rede municipal com turmas da Educação Infantil , Ensino Fundamental 1 e 2 , desde o ano de 2002. Trabalhou como supervisora pedagógica na Escola Municipal Leon Renault- Brumadinho/MG (2013- 2016). Atualmente trabalha como professora da Educação Infantil na EMEI Nair das Graças Prado em Brumadinho/MG. Sejam bem vindos(as)!!! Instagram.com/professoraivaniferreiraoficial

sábado, 31 de outubro de 2020

PLANO DE AULA : HALLOUWEEN - EDUCAÇÃO INFANTIL














            
  ESCUTA, FALA PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO

CARTAZ COM O  POEMA: QUE SUJEIRA! ( PEDRO BANDEIRA)

CASA DE BRUXA TEM RATO,
SAPO, MORCEGO E CORUJA.
PRA QUE É QUE SERVE A VASSOURA,
            SE A CASA DELA É TÃO SUJA?
  • Apresente o  cartaz, com texto escrito em letras de imprensa maiúscula;
  • Leia em voz alta  com entonação,
  • Leia pausadamente, passando o dedo em cima de cada palavra;
  • Leia junto com os alunos, depois somente os alunos.(Repetir a leitura auxilia os alunos  familiarizar com  o texto e com as palavras do mesmo).
  •  Aponte para o texto (usando régua ou dedo)mostrando que a leitura é feita da esquerda para a direita e de cima para baixo.

O EU, O OUTRO E O NÓS.
  • Conversar sobre o poema: O que tem na casa da bruxa? 
  • E na sua casa?
  • Em sua opinião a casa da bruxa é suja ou limpa?
  • Para que serve a vassoura em sua casa? E na casa da bruxa para que serve a vassoura?

ESPAÇOS, TEMPOS, QUANTIDADES, RELAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES .

















  • Apresente o texto novamente, narrando e mostrando fantoches das imagens.
  • Aponte para os personagens(sapo, morcego, coruja) e peça que as crianças digam o nome.
  • Repita o procedimento com todos os desenhos/fantoches.
  • Quantos animais foram mencionados no texto?Vamos contar?
  • Preparar uma mesa com  alimentos para degustar com as crianças.
  • Usando a imaginação e a criatividade para enfeitar o espaço!











TRAÇOS, SONS, CORES E FORMAS

Música para cantar!


A BRUXA NÃO É DE NADA, A BRUXA NÃO É DE NADA,
É PURA MARMELADA
A BRUXA NÃO É DE NADA
A BRUXA NÃO É DE NADA,
É PURA MARMELADA!
PUXA! PUXA! PUXA A VASSOURA DA BRUXA!
PUXA! PUXA! PUXA A VASSOURA DA BRUXA!
  • Cantar outras  músicas de bruxinhas
  • Fazer dobradura da bruxinha ;
  •  Enfeitar a bruxinha com cabelinhos de papel crepom.
CORPO, GESTOS E MOVIMENTO

  • Cantar as músicas batendo palmas e dançando.
  • Vendar os olhinhos de uma criança , caracterizada o com chapeuzinho de bruxa/bruxo e pedir que ela encontre os coleguinhas pelo som da voz!
                       PUXA! PUXA! PUXA A VASSOURA DA BRUXA!




QUE SUJEIRA!

















CASA DE BRUXA TEM RATO,
















SAPO,















 MORCEGO












 E CORUJA.


















PRA QUE É QUE SERVE A VASSOURA,















SE A CASA DELA É TÃO SUJA?




ATIVIDADE REMOTA: POEMA QUE SUJEIRA - PEDRO BANDEIRA

                                   QUE SUJEIRA!

















CASA DE BRUXA TEM RATO,
















SAPO,















 MORCEGO











 E CORUJA.


















PRA QUE É QUE SERVE A VASSOURA,















SE A CASA DELA É TÃO SUJA?




sábado, 10 de outubro de 2020

PLANO DE AULA REMOTA: POESIA DO ELEFANTINHO/ EDUCAÇÃO INFANTIL

 




ESCUTA, FALA PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO


Ø  LER A POESIA “O ELEFANTINHO” DE VINÍCIUS DE MORAES PARA A CRIANÇA.



EXPLORAR A POESIA, O QUE O ELEFANTINHO ESTAVA FAZENDO? PARA ONDE ELE ESTAVA INDO? DE QUEM ELE ESTAVA COM MEDO? SERÁ QUE O ELEFANTINHO TINHA MOTIVOS   PARA   TER   MEDO, POR QUÊ?  CONVERSAR   COM A   CRIANÇA    SOBRE AS CARACTERÍSTICAS DO ELEFANTE E FAZER UM DESENHO.

Ø  A CRIANÇA DEVERÁ RECITAR A POESIA DO ELEFANTINHO E FAZER UMA GRAVAÇÃO.

Ø  IDENTIFICAR TODAS AS LETRINHAS NA POESIA. PROCURAR EM REVISTAS E JORNAIS A PRIMEIRA LETRA DA PALAVRA ELEFANTE, FAZER O RECORTE.

COM A AJUDA DE UM ADULTO LISTAR O NOME DE ANIMAIS DOMÉSTICOS (ANIMAIS DO NOSSO CONVÍVIO) E UMA LISTA DE ANIMAIS SELVAGENS (ANIMAIS QUE VIVEM NA FLORESTA). 



O EU, O OUTRO E O NÓS

Ø  NA POESIA   DO   ELEFANTINHO, O   ELEFANTE   DEMONSTRA    TER   MEDO    DO PASSARINHO. UM ADULTO DEVERÁ CONVERSAR COM A CRIANÇA NO INTUITO DE DESCOBRIR SE ELA TEM MEDO DE ALGO E POR QUÊ. ACOLHER E ESCUTAR SÃO AS MELHORES SOLUÇÕES!

Ø  TRABALHAR COM A HISTÓRIA DO ELEFANTE “GILDO”, (UM ELEFANTINHO CORAJOSO, PORÉM TINHA MEDO DE BEXIGA). ILUSTRAR ATRAVÉS DE UM DESENHO A PARTE DA HISTÓRIA QUE A CRIANÇA MAIS GOSTOU.

PERGUNTAR A CRIANÇA QUAL É A COR PREFERIDA DELA, LISTAR OS OBJETOS DE CASA QUE POSSUEM ESSA COR.

ESPAÇOS, TEMPOS, QUANTIDADES, RELAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES 

Ø  RELACIONAR OS NUMERAIS ÀS QUANTIDADES DE 1 ATÉ 3. NA ATIVIDADE GRÁFICA A CRIANÇA DEVE CONTAR A QUANTIDADE DE ELEFANTINHOS E DEPOIS MARCAR COMUM (X) O NUMERAL REFERENTE.

Ø  MODELAR O ELEFANTINHO UTILIZANDO MASSINHA.

Ø  DESENHAR UMA AMARELINHA NO QUINTAL DE CASA UTILIZANDO GIZ OU FITA ADESIVA (NUMERAR E DEIXAR A CRIANÇA PULAR).

Ø  CONFECCIONAR UM JOGO DE BOLICHE UTILIZANDO GARRAFAS PET (NUMERAR DE 0 A 5) E FAZER O REGISTRO DOS PONTOS OBTIDOS PELOS PARTICIPANTES.


TRAÇOS, SONS, CORES E FORMAS


Ø  ENROLAR BOLINHAS DE PAPEL CREPOM COM AS PONTINHAS DOS DEDOS E COLAR DENTRO DA LETRA E.

Ø  TRABALHAR E EXPLORAR   A HISTÓRIA “QUAL É A COR DO AMOR”. APROVEITAR E ENFATIZAR AS CORES COM AS CRIANÇAS. NA ATIVIDADE GRÁFICA AS CRIANÇAS DEVEM PINTAR OS ELEFANTES DAS CORES INDICADAS.

CONFECCIONAR UM ELEFANTINHO JUNTAMENTE COM A FAMÍLIA FEITO DE GARRAFA DE AMACIANTE.

CORPO, GESTOS E MOVIMENTO

Ø  COLOCAR A MÚSICA DO “ILIBUM” PARA AS CRIANÇAS CANTAREM E FAZEREM OS GESTOS. (IMITAR O ELEFANTE, O COELHO, O MACACO, A FORMIGA E AS CRIANÇAS).

Ø  MÚSICA DA XUXA; O ELEFANTE TROMBINHA.

Ø  CANTAR E FAZER OS MOVIMENTOS DA MÚSICA “ ARCO ÍRIS” DA XUXA.

Ø  BRINCAR DE DESENHAR O CORPINHO UTILIZANDO GIZ (A CRIANÇA DEITA NO CHÃO E UM ADULTO FAZ O CONTORNO DO CORPINHO). DEIXAR A CRIANÇA NOMEAR AS PARTES DO CORPO.

Ø  MÚSICA INFANTIL UM ELEFANTE SE BALANÇAVA – OS DEZ ELEFANTES SE BALANÇAVAM (TRABALHAR NUMERAIS E QUANTIDADES).