MATEMÁTICA NO DIA A DIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL
ORGANIZAÇÃO DA OFICINA: KELY TEREZINHA PINTO FRANÇA
A matemática no canto de artes: Exploração de dobraduras
Dicas que facilitarão o seu trabalho:
Dicas que facilitarão o seu trabalho:
ü Faça as dobras em
uma superfície lisa, plana, sólida e bem iluminada;
ü Utilize papel fino se
for iniciante nessa arte ou se for fazer um modelo com muitas dobras;
ü Evite usar papéis caros no começo
se ainda for iniciante;
ü Mantenha as mãos
limpas para não sujar o seu origami;
ü Antes de começar a dobrar, veja
se conhece todos os símbolos das instruções, se não
conhecer algum, aprenda antes;
ü Siga corretamente as medidas
sempre que elas existirem;
ü Acentue os vincos das dobras
passando a unha sobre elas;
ü Siga o passo-a-passo à
risca;
ü Não tenha pressa para terminar,
a paciência é muito importante para fazer um origami,
principalmente se essa for a sua primeira vez;
ü Caso se perca na ordem das
instruções, não se desespere! Compare o que fez com a figura
do diagrama ou do vídeo, se necessário, recomece;
ü Pratique várias vezes o
mesmo modelo. Não se esqueça de que a prática é o que leva
à perfeição;
ü Você pode usar aqueles inúmeros
papéis que recebe na rua para praticar;
ü Se estiver cansado ou não
conseguir seguir o passo-a-passo, faça uma pausa, não tente fazer por
teimosia.
COMO PODE O PEIXE VIVO
VIVER FORA DA ÁGUA FRIA (BIS)
COMO PODEREI VIVER
SEM A TUA, SEM A TUA
SEM A TUA COMPANHIA (BIS)
OS PASTORES DESTA ALDEIA
JÁ ME FAZEM ZOMBARIA
OS PASTORES DESTA ALDEIA
JÁ ME FAZEM ZOMBARIA
POR ME VEREM ASSIM CHORANDO
SEM A TUA, SEM A TUA
SEM A TUA COMPANHIA (BIS)
BRINQUEDOS
EU FIZ DE PAPEL DOBRADO UM BARQUINHO E NAVEGUEI FIZ UM CHAPÉU DE SOLDADO E SOLDADINHO – MARCHEI FIZ AVIÃO, FIZ ESTRELA EMBARQUEI DENTRO – VOEI AGORA FIZ UM BRINQUEDO – O MELHOR QUE JÁ BRINQUEI GUARDEI NUM PAPEL DOBRADO O PRIMEIRO NAMORADO (O SEU NOME, EU INVENTEI...)
BEATRIZ, ELZA. A MENINA DOS OLHOS. BELO HORIZONTE:
MIGUILIM, 1985. IN: TREVIZAN, ZIZI. POESIA E ENSINO: ANTOLOGIA
COMENTADA. SÃO PAULO: ARTE & CULTURA – UNIP, 1995. P. 81.
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CETIM
EU TENHO UM GATINHO
CHAMADO CETIM.
É ALEGRE E MANSINHO
E GOSTA DE MIM.
BEM CEDO, NA CAMA,
VAI ELE: "MIAU"!
E TANTO ME CHAMA
QUE ATÉ FICA MAU
INVENTA BRINQUEDOS
E PULA NO CHÃO
EU FICO COM MEDO,
NÃO TENHO RAZÃO?
MAS ELE É MANSINHO,
FERIR-ME NÃO VAI.
SE EU FOSSE UM RATINHO,
ENTÃO AI, AI, AI.
TEM QUATRO PATINHAS
COM UNHAS ASSIM:
CURVADAS, FININHAS.
SÃO GARRAS, ENFIM.
MAS NUNCA MERECE
CASTIGO, ISSO NÃO.
CETIM ME OBEDECE
DE BOM CORAÇÃO.
ACIDENTE
GATO MALHADO
SUBIU NO TELHADO,
GATO MALHADO
SUBIU NO TELHADO,
CAIU
NA FUMAÇA,
FICOU SUFOCADO.
COITADO
DO GATO MALHADO!
MORREU DEFUMADO!
MARIA DINORAH
FICOU SUFOCADO.
COITADO
DO GATO MALHADO!
MORREU DEFUMADO!
MARIA DINORAH
CHAPEUZINHO E
O LOBO
CHAPEUZINHO CAMINHA
PARA A
CASA DE SUA
AVÓZINHA
QUANDO COMEÇA
A SENTIR
UMA FORTE
DOR NO DENTE
AO SORRIR
‘TERÁ SIDO
O CARAMELO?
OU SERÁ
O PIRULITO ?
PENSAVA CHAPEUZINHO
COMENDO SEU
CHOCOLATINHO
‘EU POSSO
LHE AJUDAR’,
APARECEU UMA
VOZ GROSSA A
FALAR,
E DESCEU DE
UM GALHO ,
UM LOBO
FEROZ
‘TENHO AQUI
UMA ESCOVA DE
DENTE
E TAMBÉM
PASTA’ , DISSE SORRIDENTE
COMO BOM
DENTISTA
TINHA TUDO
À SUA VISTA
CHAPEUZINHO OS
PEGOU
E SEUS
DENTES ESCOVOU,
E O
DENTE QUE DOÍA
AGORA ELA
NEM SENTIA
O LOBO
E A CHAPEUZINHO
SEGUIRAM JUNTOS
PELO CAMINHO
E A
PARTIR DESSE DIA
UM BOM
AMIGO O LOBO
SERIA.
( GONZALEZ, LORENA – TRADUZIDO E
ADAPTADO POR JANAÍNA SPOLIDORIO )
CORUJINHA,
CORUJINHA
QUE
PENINHA DE VOCÊ
FICA TODA
ENCOLHIDINHA
SEMPRE
OLHANDO NÃO SEI QUE
O TEU
CANTO DE REPENTE
FAZ A
GENTE ESTREMECER
CORUJINHA,
POBREZINHA
TODO
MUNDO QUE TE VÊ
DIZ
ASSIM, AH! COITADINHA
QUE
FEINHA QUE É VOCÊ
QUANDO A
NOITE VEM CHEGANDO
CHEGA O
TEU AMANHECER
E SE O
SOL VEM DESPONTANDO
VAIS
VOANDO TE ESCONDER
HOJE EM
DIA ANDAS VAIDOSA
ORGULHOSA
COM QUÊ
TODA
NOITE TUA CARINHA
APARECE
NA TV
CORUJINHA,
CORUJINHA
QUE
FEINHA QUE É VOCÊ!
O RATO
“O
RATO
ROEU
A RODA
DO
CARRO
DO REI
DA RÚSSIA.
O RATO
MORREU
DE
DOR
DE
BARRIGA”.
O
CACHORRINHO
CACHORRO
BONITO
DE RABO
CURTINHO
DE PELO
SEDOSO
DE LÍNGUA
MOLHADA
QUE LAMBE
MEU DEDO
QUE CORRE
NA RUA
QUE ROLA
NA GRAMA
QUE PULA
NA POÇA
E SAI
TODO SUJO.
CACHORRO
BONITO
DE RABO
ABANANDO
VOCÊ QUER
SER MEU?
PI
BANDEIRA, PEDRO. POR ENQUANTO EU SOU PEQUENO. SÃO PAULO, MODERNA, 1994.
PINTINHO FUJÃO
PINTINHO, PINTINHO
CORSOU NA LAMA
ESCORREGOU, CAIU
DONA GALINHA
TODA ASSUSTADA
PEGOU O PINTINHO
E DEU UMAS PALMADAS!
ESCORREGOU, CAIU
DONA GALINHA
TODA ASSUSTADA
PEGOU O PINTINHO
E DEU UMAS PALMADAS!
NO AQUÁRIO SEMPRE VEJO!
BEM ME FITA, O ASSANHADO,
SÓ QUERENDO ME DAR BEIJOS.
SUA BOCA UM “OI”
MIÚDO
VAI DIZENDO E ISSO É BOM,
SÓ O PEIXE, NESTE MUNDO,
FALA “OI”, SEM SOLTAR SOM.
VAI DIZENDO E ISSO É BOM,
SÓ O PEIXE, NESTE MUNDO,
FALA “OI”, SEM SOLTAR SOM.
MARIA DA GRAÇA
ALMEIDA
A
MATEMÁTICA NO CANTO DE JOGOS
Materiais:
★ 1 pedaço de madeira medindo 40 x 22 cm para o tabuleiro
★ 1 pedaço de madeira medindo 40 x 22 cm para o tabuleiro
(ou outro material para suporte, como papelão grosso)
★ 1 caixa de suco ou leite (vazia) para o dado
★ Tinta guache
★ Tesoura
★ Cola para tecido
★ Retalhos de tecido branco para forrar o dado
★ Pincel
★ Sucata para o peão (tampas de xampu, de garrafa etc.)
★ 1 caixa de suco ou leite (vazia) para o dado
★ Tinta guache
★ Tesoura
★ Cola para tecido
★ Retalhos de tecido branco para forrar o dado
★ Pincel
★ Sucata para o peão (tampas de xampu, de garrafa etc.)
Preparando o jogo
1. Peça às crianças que pintem o tabuleiro de uma só cor com guache e pintem um círculo no centro. De cada lado do tabuleiro, elas devam pintar mais seis círculos (as "casas" do jogo).
2. Construa o dado com as crianças a partir de caixas de suco vazias e limpas. Corte o fundo e a parte superior da caixa com 7 cm cada. Encaixe uma parte na outra.
3. Encape o dado com retalhos de tecido, cole e pinte o dado com guache.
4. Decore o peão como desejar, construído a partir de sucata.
1. Peça às crianças que pintem o tabuleiro de uma só cor com guache e pintem um círculo no centro. De cada lado do tabuleiro, elas devam pintar mais seis círculos (as "casas" do jogo).
2. Construa o dado com as crianças a partir de caixas de suco vazias e limpas. Corte o fundo e a parte superior da caixa com 7 cm cada. Encaixe uma parte na outra.
3. Encape o dado com retalhos de tecido, cole e pinte o dado com guache.
4. Decore o peão como desejar, construído a partir de sucata.
As regras do jogo
1. Jogam dois alunos em cada tabuleiro, com um dado e um peão.
2. O peão é colocado no círculo central, e os participantes ficam um em cada ponta do tabuleiro. O objetivo é trazer o peão até a casa mais próxima do jogador.
3. Um aluno joga o dado e movimenta o peão o número de casas correspondentes na sua direção.
4. O outro aluno joga o aluno e movimento o peão na sua direção, ou seja, o peão "vai e volta" no tabuleiro de acordo com os números tirados no dado, até chegar à casa mais próxima de um dos dois jogadores.
5. Se um aluno tirar "6" no dado na primeira vez, ele é considerado "sortudo", pois ganhou na primeira, e começa-se novo jogo.
1. Jogam dois alunos em cada tabuleiro, com um dado e um peão.
2. O peão é colocado no círculo central, e os participantes ficam um em cada ponta do tabuleiro. O objetivo é trazer o peão até a casa mais próxima do jogador.
3. Um aluno joga o dado e movimenta o peão o número de casas correspondentes na sua direção.
4. O outro aluno joga o aluno e movimento o peão na sua direção, ou seja, o peão "vai e volta" no tabuleiro de acordo com os números tirados no dado, até chegar à casa mais próxima de um dos dois jogadores.
5. Se um aluno tirar "6" no dado na primeira vez, ele é considerado "sortudo", pois ganhou na primeira, e começa-se novo jogo.
Materiais:
•2 caixas de fósforos grandes (será a base do jogo e também servirá para guardar as peças);
•Eva(para o tabuleiro);
•Tampinhas de garrafa Pet (colocar os adesivos);
•Adesivos ou desenhos de papel fantasia.
Brincadeiras
dirigidas: cordas, pneus e bambolês
Observando o comportamento das crianças no cotidiano, percebe-se que elas, na
era da informatização, passam cada dia mais tempo na frente de um computador,
de uma televisão ou se entretendo com brinquedos eletrônicos. Fazendo com que
brinquem menos e socializem-se menos com outras crianças. Com isso a criança
perdeu o hábito saudável de brincar outras brincadeiras, até mesmo de ver o
mundo além da janela.
Os jogos e as brincadeiras dirigidas devem fazem parte do dia-a-dia das
aulas na Educação Infantil, e são instrumentos muito importantes para que as
crianças se relacionem umas com as outras e possam expressar diferentes
sentimentos podendo, gradativamente, aceitar a existência do outro.
Essas atividades visam melhorar a sociabilização entre as crianças, fazendo com
que vivenciem situações de colaboração, trabalho em equipe e respeito.
Além de proporcionarem momentos lúdicos e prazerosos, essas atividades ajudam a
construir o conhecimento, fazendo com que a criança classifique, ordene,
estruture, resolva pequenos problemas e inclusive sinta-se motivada a ultrapassar
seus próprios limites.
Atividades
com corda
Cabo de Guerra
Dois
grupos de crianças, cada grupo segura uma extremidade da corda. Ao sinal puxa a
corda cada um para o seu lado, tentando deslocar o outro grupo por cima de uma
marca feita no chão ou por pelo menos 1 metro, consagrando-se campeão.
Chicote queimado
Crianças
em círculo, uma no meio segurando uma corda por uma das pontas, essa deve girar
a corda junto ao solo próximo aos pés dos colegas que devem pulá-la. Quem tocar
na corda duas vezes vai saindo e voltará para a brincadeira quando for
trocado o aluno que está no meio.
Saltando
sobre a Cobrinha
Com uma corda grande, o professor irá produzir movimentos diversos na corda para que os alunos saltem sobre ela de um lado para o outro tentando evitar de tocá-la.
Quem tocar a corda é "picado pela cobra" e fica uma rodada sem pular.
Aumenta-Aumenta ou Alturinha
Duas pessoas seguram uma corda, crianças em fila passam pulando uma a uma sobre a corda, a cada passagem de todos, vai se aos poucos aumentando a altura. Quem tocar na corda na passagem vai saindo, até restar somente um.
Abaixa-Abaixa ou Cuidado com o Fio
Com uma corda grande, o professor irá produzir movimentos diversos na corda para que os alunos saltem sobre ela de um lado para o outro tentando evitar de tocá-la.
Quem tocar a corda é "picado pela cobra" e fica uma rodada sem pular.
Aumenta-Aumenta ou Alturinha
Duas pessoas seguram uma corda, crianças em fila passam pulando uma a uma sobre a corda, a cada passagem de todos, vai se aos poucos aumentando a altura. Quem tocar na corda na passagem vai saindo, até restar somente um.
Abaixa-Abaixa ou Cuidado com o Fio
Mantendo-se
uma corda esticada a uma altura de 1,20 metros, todas as crianças terão de passar
por baixo evitando tocá-la para não "levarem choque".
Feita a
passagem de toda a turma a altura do "fio", tornar-se-á menor, quem
tocar no fio levará um "choque" e sai da brincadeira, até restar
somente um.
Atividades com bambolês
Vale na
cintura, no braço, na perna ou apenas girá-lo no chão, como uma roda. Todas as
formas vão auxiliar no desenvolvimento do equilíbrio e da coordenação motora.
Uma brincadeira do tempo da vovó que faz sucesso entre as crianças até hoje.
·
Estender arcos no chão e andar ou saltar, colocando
um pé em cada um;
·
Rolar um arco e conduzi-lo em várias direções;
·
Bambolear um arco no corpo, nomeando em voz alta, a
parte que ele está tocando;
·
Toca do Coelho: Dispor bambolês no pátio da escola
de forma que fiquem duas crianças em cada um e que sobre uma fora do bambolê.
Ao sinal do professor, as crianças deverão trocar de toca, entrando duas em
cada um. Sempre sobrará uma criança fora da toca;
·
Basquete no qual a cesta é o bambolê. Uma
criança segura o bambolê para cima;
·
- argola humana - as crianças são os pinos e o
bambolê a argola;
·
- pular bambolê - usar o bambolê com se fosse a
corda.
Atividades com pneus
Pneus
velhos, depois de limpos, podem proporcionar excelentes brincadeiras.
Inventando
brincadeiras
Como
brincar: colocar um ou mais pneus no local onde as crianças vão brincar e
deixar que elas inventem brincadeiras com eles.
Pneu
colocado como túnel
Como
brincar: o adulto segura o pneu em pé, ou seja, na vertical e as crianças
podem:
•
passar engatinhando por dentro do pneu;
• passar
engatinhando de costas por dentro do pneu;
•
atirar uma bola no meio do pneu;
•
atirar a bola uma para outra pelo meio do pneu.
Pneu
deitado no chão
Como
brincar: com as crianças organizadas em fila:
• cada
uma fica em pé sobre o pneu, pula no meio dele e depois pula para fora. As
pequenas ou as que precisarem dão a mão ao adulto para brincar;
·
Pular
dentro e fora;
·
Se
equilibrar andando sobre a parte de sua lateral;
·
Rolar o
pneu de um determinado lugar até outro sem deixá-lo cair;
·
Empilhar;
·
Pular pneu:
colocá-los um na frente do outro, deitados no chão, o aluno deverá pular até o
final.