Planejamento
semanal para maternal I e II
Tema: Animais da Fazenda
Objetivos:
- Desenvolver a
linguagem oral e capacidade de falar e ouvir
- Ampliar a atenção
visual, concentração..
- Trabalhar contagem
e recitação de números até 3
- Criar hábito de ouvir
histórias para ampliar o conhecimento
- Explorar música e movimento.
- Perceber
os animaizinhos no ambiente que os cercam...
Metodologia:
Acolhida: Cantar música “Bom dia”.
Bom dia céu!
Bom dia sol!
Bom dia mar!
Bom dia mundo...
Que eu vivo a
sonhar!
Bom dia você ...
que é meu irmão...
Bom dia você...
que é do meu coração!
Bom dia você...
Bom dia você... Bom dia você!!!
Bom dia você... que é meu irmão...
Bom dia você...
que é do meu coração!
Bom dia você...
Bom dia você... Bom dia você!!!
Na rodinha:
- Conversar como foi o final de semana...
Quem passeou?
- Foi à casa da vovó...etc (Para estimular a linguagem, alguns só ficam
olhando e não responde nada... é normal).
IDENTIDADE E AUTONOMIA
Fichas com
foto/nome: Sentados
em roda ou encostado na parede, distribuir as fichas no chão, para que a
criança reconheça a sua imagem/foto. Trabalhar a letra inicial do nome para
reconhecimento.
Cantar:
A Canoa virou
A canoa virou
Pois deixaram ela virar
Foi por causa de Maria
Que não soube remar
Se eu fosse um peixinho
E soubesse nadar
Eu tirava Maria
Do fundo do mar
Siri pra cá,
Siri pra lá
Maria é bela
E quer casar.
- Assim que falar o nome da criança ela deverá pegar a sua ficha e
entregar para a monitora ir colocando no cartaz de pregas...se deixar na mão da
criança por muito tempo ela irá destruir as fichas, amassando-as ou mordendo(caso ela confunda a sua ficha
com a do coleguinha, a professora intervirá neste momento).
- Cantar até que todas as crianças estejam com as fichas.
- As vezes não funciona na primeira tentativa, nem na segunda, mas com o
tempo a criança irá participando com maior entrosamento.
Quantos somos? Ainda com os
alunos em círculo perguntar:
- · Quantos alunos vieram hoje?
- Vamos contar? Contar colocando
a mão sobre a cabeça de cada um ( um...dois...três...)
Tempo: Conversar sobre o tempo:
- · Como está o tempo
hoje?
- Vamos sair da sala
para visitar nosso amigo sol? Diariamente sair da sala para se aquecer com o sol.
Cantar música do
tempo.
Como está o tempo?
Como está o tempo
Vou correndo ver
Se é sol ou vai
chover...
Se o céu está
limpinho
bem limpinho!!!
Então o tempo nos
diz
Hoje é dia de
solzinho.
Se o céu está com
nuvem
Bem com nuvem
Então o tempo nos
diz
Hoje é dia de
chuvinha.
2ª feira:Caixa
surpresa!!!
- Levar
vários animaizinhos miniaturas, em uma caixa surpresa;
- Deixar
as crianças manusear a caixa, balançar para ouvir o barulhinho, colocar a
mãozinha para sentir através do tato, o que tem dentro.
- Depois
pedir para que retirem os animaizinhos um a um;
- Observar
o animalzinho, falar o nome , imitar o seu som.
Exemplo: A vaca
faz Múuuuu...
O pato faz quaquá...
Linguagem oral e escrita.
Ler o livro” Animais da Fazenda”.
- Comentar sobre os animaizinhos;
- Imitar os sons dos animais.
- Cantar músicas para cada animal que apareceu na história.
Recreio/Lanche:
Meu
lanchinho, meu lanchinho
Vou comer, vou comer
Prá ficar fortinho,
Prá ficar fortinho
E crescer! E crescer!
Matemática:Brincando e aprendendo.
Contando
os animais!!!
Utilizar a caixa
com animais diversos.
- Contar alguns animaizinhos (geralmente até três);
- Organizar
os animais com patas, com
asas...(classificação).
Neste momento,
trabalhar também o cuidado, a partilha e o momento de cada um brincar( saber
dividir o brinquedo com o coleguinha).
No decorrer do ano ela vai aprender cada vez mais
sobre os números.
Filme:
Assistir ao vídeo "As vozes dos bichinhos".
Observar
a diversidade de animais e seus sons.
3ª feira: (acolhimento,
rodinha /ficha com o nome, quantos somos
e tempo).
Música e movimento
O Sítio do Seu Lobato
Seu lobato tinha um sítio, ia, ia ô!
E nesse sítio tinha um pato, ia, ia, ô!
Era quá, quá, quá pra cá! era quá, quá, quá pra lá!
Era quá, quá, quá pra todo lado, ia, ia ô!
Seu lobato tinha um sítio, ia, ia, ô!
E nesse sítio tinha uma vaca, ia, ia ô!
Era mu, mu, mu pra cá! era mu, mu, mu pra lá!
Era mu, mu, mu pra todo lado, ia, ia ô!
Seu lobato tinha um sítio, ia, ia, ô!
E nesse sítio tinha um porco, ia, ia, ô!
Era óinc, óinc, óinc pra cá! era óinc, óinc, óinc pra lá!
Era óinc, óinc, óinc pra todo lado, ia, ia ô!
Seu lobato tinha um sítio, ia, ia, ô!
E nesse sítio tinha uma ovelha, ia, ia, ô!
Utilizando fantoche.
BOI BARNABÉ
NA MINHA FAZENDA TEM UM BOI
ESTE BOI SE CHAMA BARNABÉ
SOBE O MORRO DESCE O MORRO
SE BABANDO DE AMORES
PELA VACA SALOMÉ..
A MINHA VACA MINHA LINDA SALOMÉ MINGUÊ
DÁ LEITE ENGARRAFADO COM TAMPINHA E COM ROSCA
A MINHA VACA MINHA LINDA SALOMÉ MINGUÊ
DÁ LEITE AÇUCARADO MISTURADO COM CAFÉ
OI TIRA O LEITE TI TI TI
OI TIRA O LEITE TI TI TI
OI TIRA O LEITE TIIII TIIII TIII
Linguagem
oral e escrita(A mesma história poderá ser lida diariamente, durante
uma semana, os alunos não se cansam)
Ler novamente o livro” Animais da Fazenda”.
- Comentar sobre os animaizinhos;
- Imitar os sons dos animais.
- Cantar músicas para cada animal que apareceu na história.
4ª feira: (acolhimento,
rodinha /ficha com o nome, quantos somos
e tempo).
Ler o livro “ O
cachorro enlameado”
- Como a historia é
longa eu faço uma adaptação de acordo com as imagens.Gradativamente, os alunos vão interessando mais pelos livros e ouvindo a história completa.
- Observar o cachorrinho
- Imitar o seu latido
- Fazer isso com os outros animaizinhos também.
Música e movimento
Cantar
“A Carrocinha” (Eliana)
A carrocinha pegou
Três cachorros de uma vez
A carrocinha pegou
Três cachorros de uma vez
Tra-lá-lá
Que gente é essa
Tra-lá-lá
Que gente má
Da carrocinha pulou
Três cachorros de uma vez
Da carrocinha pulou
Três cachorros de uma vez
Tra-lá-lá
Que bom à beça
Tra-lá-lá
Vamos cantar
Fazer
rodinha , se for possível e colocar 3 crianças no centro.
Produção
de texto/cartaz
- Levar recortes de animais ou revistas com animais
para recortar e fazer um cartaz com diversos animais.
- Afixar na sala de aula.
- Observar e estimular a fala/produção de texto oral.
Matemática: Contando
cachorrinhos.
- Levar
3 cachorrinhos de borracha ou pelúcia e estimular a contagem e recitação de
números.
- Olhe
para o cachorrinho...quantas patas ele tem?
- Quantos
olhos..boca...etc.
5ª feira: (acolhimento,
rodinha /ficha com o nome, quantos somos
e tempo).
Surpresa!!!
Visita
do cachorrinho.
- Levar
para a sala de aula um cachorrinho/filhote;
- Deixar
as crianças tocar nele, sentir o pelo;
- É
fofinho?
- Olhar
para o cachorrinho...quantas patas ele
tem?
- Quantos
olhos..boca...nariz,etc.
Conversar sobre:
·
Os cuidados que devemos ter com o cachorrinho;
·
Dar comida, água...
·
Brincar com o cachorrinho com carinho e cuidado.
cantar...
CACHORRINHO ESTÁ LATINDO
Cachorrinho está latindo
Lá no fundo do quintal.
Cala a boca, cachorrinho,
Deixa o meu benzinho entrar.
Ô esquindô lê, lê!
Ô esquindô lê, lê, lá, lá!
Ô esquindô lê, lê!
Não sou eu que caio lá!
Cachorrinho está latindo
Lá no fundo do quintal.
Cala a boca, cachorrinho,
Deixa o meu benzinho entrar.
6ª feira: Auditório.
·
No pátio, Ler a história “O cachorro enlameado”.
·
Conversar sobre a história e seus personagens.
·
Cantar músicas diversas.
·
Apresentação da musical “sítio do seu Lobato”
·
Brincadeiras diversas...rodinha música “A
carrocinha”, Boi Barnabé...fazendinha.