Quem sou eu

Minha foto
Brumadinho, MG, Brazil
Ivani Ferreira é professora e blogueira . Possui graduação em Letras pela Faculdade Asa de Brumadinho (2006), Normal Superior pela Universidade Federal de Montes Claros(2005), especialização em Psicopedagogia pela Universidade Federal Castelo Branco (2007), Supervisão Pedagógica pela FINON (2008). Professora efetiva na rede Municipal de Brumadinho desde 2005, porém, atua na rede municipal com turmas da Educação Infantil , Ensino Fundamental 1 e 2 , desde o ano de 2002. Trabalhou como supervisora pedagógica na Escola Municipal Leon Renault- Brumadinho/MG (2013- 2016). Atualmente trabalha como professora da Educação Infantil na EMEI Nair das Graças Prado em Brumadinho/MG. Sejam bem vindos(as)!!! Instagram.com/professoraivaniferreiraoficial

quinta-feira, 21 de novembro de 2019

Plano de aula: A Bonequinha Preta - Autora: Alaíde Lisboa

        https://www.instagram.com/professoraivaniferreiraoficial/?hl=pt-br

    Estagiária: Aline



Objetivos:

  • Ouvir diferentes histórias;
  • Trabalhar a inclusão racial , o respeito ao próximo.
  • Encontrar pertencimento em sala de aula
  • Demonstrar cooperação de situações de produção coletiva;
  • Desenvolver a linguagem oral para expressar desejos, necessidades, sentimentos e opiniões;
1º Momento: Linguagem oral e escrita

Hora da história!!!


Iniciar preparando a sala com os alunos sentados no chão e contar a história  " A Bonequinha Preta" da autora Alaíde Lisboa.

Na rodinha, conversaram sobre as personagens da história.

É muito importante esse trabalho em classe, utilizando bonecas negras, para que a criança negra encontre pertencimento em sala de aula.


·         Quem são os personagens da história?
·         A Mariazinha e a bonequinha preta eram muito amigas. Quem aqui tem amigos? É uma pessoa? Um brinquedo?
·          O que vocês fazem juntos?
·         Quando Mariazinha foi passear com a mamãe ela passou algumas recomendações para a bonequinha preta. Alguém lembra o que era?
·         Por quê a bonequinha desobedeceu?
·         O que aconteceu com ela?
·         Quando Mariazinha voltou para casa ela ficou triste ou feliz?
·         Quem ajudou Mariazinha a ter a bonequinha novamente?

  •    Aproveitar para conversar sobre questões raciais e a beleza da diversidade.




    2º Momento-Trabalhar conceitos matemáticos
Usando as alfaces da cestinha do verdureiro, realizar a contagem e recitação de números até 5.

Usando a figura planificada da bonequinha preta, explorar os tamanhos pequeno, médio e grande.

3º Momento- Artes

Colorir e enfeitar a bonequinha preta.


4º Momento-Psicomotricidade

·         Trabalhar movimentos do corpo e equilíbrio, brincando no balanço e escorregador do parquinho.
·         Orientar os alunos para aguardar a vez de brincar!

·         Percorrer o trajeto até a casa da bonequinha preta. Marcar o chão com fita e/ou cordas para as crianças passar pelo trajeto.

.


AVALIAÇÃO: Avaliar a participação, a oralidade, formulação de respostas para as perguntas sobre o texto. Observar a coordenação motora e equilíbrio durante as atividades de artes e no pátio.

Plano de aula : Os Três Porquinhos - Maternal 3/ Educação Infantil

      https://www.instagram.com/professoraivaniferreiraoficial/?hl=pt-br                                           

   Estagiária: Daiane

                                       PLANEJAMENTO DE AULA



Tema:   OS TRÊS PORQUINHOS


Objetivos:

. Promover o hábito da leitura;
. Estimular a linguagem oral;
. Trabalhar conceitos matemáticos e sensoriais;
. Estimular a criatividade e imaginação;

. Trabalhar movimentos do corpo;

1º Momento-Acolhida
      . Receber as crianças, fazer rodinha e fazer a chamada com cada aluno pegando seu próprio nome entre os demais;
      . Contar quantos meninos, quantas meninas e quantas crianças ao todo;

2º Momento-Promover a leitura e estimular linguagem oral



.     Contar a história dos três porquinhos, explorar as imagens e fazer perguntas para as crianças .
          Por que os três porquinhos precisavam de uma moradia?

  •       Quantos porquinhos tem na historia? 
  •       Qual casa era a mais forte?
  •        Qual material para foi usado para a construção de cada casinha?);
  •       . Ouvir as resposta e fazer comentários com as crianças;

      3º Momento:Trabalhar conceitos matemáticos e sensoriais

.     Trabalhar seriação através do tamanho dos porquinhos, pequeno, médio e grande.
. E trabalhar contagem até  3 com porquinhos de borracha e até 5 com os palitos de picolé.


4º Momento: Estimular criatividade e imaginação

.     Criar juntamente com as crianças uma história, carimbando com as mãos, para recontar em sala e em casa.
     Para fazer os porquinhos, vamos pintar as mãozinhas das crianças com tinta guache  e colocar os detalhes. Montar as casinhas com palitos de picolé e fazer colagem com palha e tijolinhos cortados em eva ou papel cartão..






5º Momento: Psicomotricidade

Trabalhar movimentos do corpo


  • . Assistir DVD com a história dos 3 porquinhos e falar com as crianças sobre os obstáculos que os porquinhos tiveram que enfrentar até a casinha segura;
  • . Criar um circuito com um túnel e bambolês para as crianças “correrem do lobo mal” com objetivo de chegar a casinha e ficar em segurança.
  • Brincar de seu lobo está aí?

       

AVALIAÇÃO: Avaliar a participação e o entrosamento dos alunos no decorrer das atividades.



domingo, 17 de novembro de 2019

BRINQUEDOS CONFECCIONADOS COM MATERIAIS RECICLÁVEIS

  https://www.instagram.com/professoraivaniferreiraoficial/?hl=pt-br
 #Brumadinhoesseémeulugar!
Atividade realizada entre pais e filhos.Momento de interação!






















Barco confeccionado com caixa de papelão.

    https://www.instagram.com/professoraivaniferreiraoficial/?hl=pt-br

    A proposta de trabalho foi para que os pais confeccionassem brinquedos com caixas de papelão, garrafas pet e outros materiais descartáveis.Fiquei encantada com a criatividade!
    Família da aluna Stella.

Fantoches da história João e o Pé de feijão.

Fantoches em feltro: JOÃO E O PÉ DE FEIJÃO
                                                             Professora Ítala

Dinossauro confeccionado com caixa de papelão


A proposta de trabalho foi para que os pais confeccionassem brinquedos com caixas de papelão, garrafas pet e outros materiais descartáveis.Fiquei encantada com a criatividade! Esse foi feito pela mamãe Gisele Mendes.



sábado, 16 de novembro de 2019

Música: Um elefante dependurado numa teia de aranha...

DINOSSAURO FEITO COM CAIXA DE PAPELÃO




Atividades: Os Três Porquinhos - E.M. Yolandina

  Parabéns pelos trabalhos  , Jussara e as demais professoras!
                                Ficaram lindos!




 Atividades Chapeuzinho Vermelho.

Atividades A Bonequinha Preta





Aividades com o tema dengue- artes

Professora Alessandra.

Atividade do livro: Meu Coração é um Zoológico - E.M. Carmela Caruso



O que podemos fazer com um coração? E com vários deles? Sem dúvida, “desenhar animais” não é uma resposta que nos vem imediatamente à cabeça. Mas, ao longo de Meu coração é um zoológico , descobrimos como isso pode ser feito. E como é divertido! Em seu primeiro livro, Michael Hall apresenta aos pequenos leitores um “zoológico” composto dos animais preferidos de um menino, ilustrados apenas com corações. Estão nele um leão, um touro, uma foca, um lobo, um pinguim, hipopótamos e muitos outros.


Dicas ....







Projeto: O Caderno do Geraldo - E. M. Carmela Caruso Aluotto


Parabéns professoras pela linda mostra do projeto-2019!





Atividades, artes, livro  O CADERNO DO GERALDO.