Quem sou eu

Minha foto
Brumadinho, MG, Brazil
Ivani Ferreira é professora e blogueira . Possui graduação em Letras pela Faculdade Asa de Brumadinho (2006), Normal Superior pela Universidade Federal de Montes Claros(2005), especialização em Psicopedagogia pela Universidade Federal Castelo Branco (2007), Supervisão Pedagógica pela FINON (2008). Professora efetiva na rede Municipal de Brumadinho desde 2005, porém, atua na rede municipal com turmas da Educação Infantil , Ensino Fundamental 1 e 2 , desde o ano de 2002. Trabalhou como supervisora pedagógica na Escola Municipal Leon Renault- Brumadinho/MG (2013- 2016). Atualmente trabalha como professora da Educação Infantil na EMEI Nair das Graças Prado em Brumadinho/MG. Sejam bem vindos(as)!!! Instagram.com/professoraivaniferreiraoficial

domingo, 27 de setembro de 2020

PESCARIA DE TAMPINHAS:

 COM AJUDA DA FAMÍLIA, VOCÊ DEVERÁ PESCAR TODAS AS TAMPINHAS DA BACIA. 















HORA DE BRINCAR: CONVIDE ALGUÉM DA FAMÍLIA OU UM COLEGUINHA PARA BRINCAR COM VOCÊ.
 1- COLOQUE UM POUCO DE ÁGUA EM UMA BACIA. 
 2 - COLOQUE VÁRIAS TAMPINHAS.
 3- MARQUE UMA DISTÂNCIA E COLOQUE OUTRA BACIA.
 4 -COM UMA COLHER VOCÊ DEVERÁ PESCAR UMA TAMPINHA DE CADA VEZ E LEVAR ATÉ A OUTRA BACIA.
 5 -NÃO PODE DEIXAR A TAMPINHA CAIR. 
 6-COLOQUE O NÚMERO DE TAMPINHA QUE VOCÊ CONSEGUIU PESCAR DENTRO DA BACIA E FAÇA A CONTAGEM, QUEM PESCAR MAIS TAMPINHAS É O GANHADOR. 

sábado, 26 de setembro de 2020

Plano de aula Dona Aranha

 

                                SUGESTÃO DE PLANO DE AULA

 


- CONTEÚDO:

·        Linguagem oral e escrita

·        Coordenação motora e visomotora

·        Artes 

- OBJETIVOS:

·        Desenvolver a linguagem oral

·        Ampliar o repertório musical  

·         Promover interação do grupo através da brincadeira

·        Desenvolver coordenação motora ampla e fina

- DURAÇÃO: 4 horas

 

- METODOLOGIA:

1º momento:

·        Na roda, apresentar a rotina para as crianças, cantar música da chegada (bom dia/boa tarde), explorar os cartazes da sala, alfabeto, numerais...

·        Apresentar uma imagem de aranha e falar sobre insetos/aranha, perguntar se tem medo e orientar sobre os cuidados de uma picada de aranha (sempre avisar a mamãe ou outro adulto, em caso de picada).

 

2º momento: Música

·         Convidar as crianças a cantar música: A dona Aranha.

 

“A dona aranha subiu pela parede
Veio a chuva forte e a derrubou
Já passou a chuva o sol já vai surgindo
E a dona aranha continua a subir

Ela é teimosa e desobediente
Sobe, sobe, sobe e nunca está contente” ...

·        Assistir ao vídeo da música” A Dona Aranha”

·        Pintar uma aranha nas mãos das crianças e cantar novamente, fazendo os gestos, com as mãos na parede.

 

 

3º momento: Atividade Teia de Aranha

 

 


 





No pátio da escola, colocar cones (podendo substituir por cadeirinhas) com barbantes (ou fitas) dando volta uma na outra, fazendo uma “teia de aranha”.

Brincar de aranha na teia, as crianças deverão passar por cima ou por baixo das teias e atravessar o circuito.

 

Relaxamento: Música tecendo teias.

 

- RECURSOS METODOLÓGICOS:

 

·        Televisão, DVD, barbante, tinta guache preta.

 

- PROPOSTA DE AVALIAÇÃO:

                   Observar a participação das crianças, a compreensão e execução das atividades propostas. Anotar as observações no diário de bordo.

 


quarta-feira, 16 de setembro de 2020

POESIA DO ARVOREDO

 




DEBAIXO DO ARVOREDO

EU ESTAVA DESCANSANDO

QUANDO OLHEI PARA CIMA

VI UM PÁSSARO VOANDO.


PASSARINHO, PASSARINHO!

ONDE CONSTRUIU SEU NINHO?

FOI NUM ARVOREDO MAIS ALTO

NA BEIRA DO CAMINHO!



http://immensitas.com/pdfs_base/atividades_alfabetizacao1.pdf

quarta-feira, 9 de setembro de 2020

HISTÓRIA AS UNHAS DAS ONCINHAS MARIELA E PINTADINHA (NARRAÇÃO TIA CRIS)

SUGESTÕES DE ATIVIDADES PARA TRABALHAR AS FORMAS GEOMÉTRICAS E COORDENAÇÃO MOTORA FINA.

                                                   (PROFESSORA CRISTIANE)


           SUGESTÕES COM MATERIAIS SIMPLES, DESCARTÁVEIS, QUE TODOS PODEM FAZER EM CASA.               

• MATERIAIS  UTILIZADOS: QUATRO  BANDEJAS DE  ISOPOR, MACARRÃO  COMPRIDO, UM PALITINHO  DE DENTE, UM PINCEL OU CANETA.

• RISQUE AS BANDEJAS COM AS FORMAS GEOMÉTRICAS:  TRIÂNGULO,  QUADRADO, RETÂNGULO  E  CÍRCULO.

• PEÇA  QUE A CRIANÇA  FALE O NOME DE CADA FORMA.

 • FURE COM UM PALITINHO  EM CIMA DO CONTORNO DAS FORMAS GEOMÉTRICAS.

• POR FIM A CRIANÇA  VAI ENCAIXANDO O MACARRÃO  COMPRIDO DENTRO DOS FURINHOS DAS BANDEJAS.








LETRAS MÓVEIS- ALFABETO.

          LETRAS PARA RECORTAR E MONTAR  PALAVRAS.

          BRINCANDO, MANUSEANDO E APRENDENDO.

terça-feira, 8 de setembro de 2020

ATIVIDADES REMOTAS -EDUCAÇÃO INFANTIL

 

 

A PRIMAVERA TERÁ INÍCIO EM 22 DE SETEMBRO. VAMOS APRECIAR A NATUREZA, O PERFUME DAS FLORES E O AR FRESCO.

 

 


1)  VAMOS CANTAR?

 

                      

MÚSICA: DESFILE DA PRIMAVERA

 

SEMENTINHAS DE ROSAS


MARGARIDAS TAMBÉM

ESPALHEI NO JARDIM

E CUIDEI MUITO BEM....

 

UM DIA TÃO LINDO

EM SONHOS DE FLOR

DE MARGARIDAS E ROSAS         

O JARDIM SE ENFEITOU.

 

NESTA FESTA TÃO LINDA

VAMOS TODOS DANÇAR

PASSARINHOS, BORBOLETAS

DE MÃOS DADAS A FESTEJAR.

 

·        LER OS VERSOS, COM CALMA, PARA MEMORIZAR E CANTAR!

·        RITMO DA MÚSICA, NO LINK ABAIXO:

                                           HTTPS://WWW.YOUTUBE.COM/WATCH?V=KCDWRF76B2E

 

 

 

2)   ESTAMOS NO MÊS DAS FLORES.

                

·       MEU AMORZINHO, ESCREVA O SEU NOME, DO JEITINHO QUE CONSEGUIR!

 

 

 

 

 

 

 

3)    REALCE COM O LÁPIS, O CAMINHO PERCORRIDO PELA ABELHINHA, INICIANDO PELO PONTINHO PRETO.

 


 

 








·      QUANTAS SÃO AS ABELHINHAS?

 



 

 

 


4)  QUEBRA-CABEÇA ABELHA!

RECORTE AS PARTES DA ABELHINHA (EM ANEXO). EM SEGUIDA, COLE-AS MONTANDO A ABELHINHA, NO ESPAÇO ABAIXO:

 


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


5)   CANTE A MÚSICA, DANÇANDO E MOVIMENTANDO O CORPINHO.

 

A LINDA ROSA JUVENIL

 

A LINDA ROSA JUVENIL

  JUVENIL, JUVENIL

 A LINDA ROSA JUVENIL 

                  JUVENIL.

 

  VIVIA ALEGRE EM SEU LAR

  EM SEU LAR, EM SEU LAR

 VIVIA ALEGRE EM SEU LAR

              EM SEU LAR.

QUAL É A SOMBRA? OBSERVE A IMAGEM E CIRCULE A SOMBRA DA LINDA ROSA JUVENIL.



 

 

 

 

 

 

 

 

 

 







6)  DIA 21 DE ABRIL COMEMORA-SE O DIA DA ÁRVORE!



“CRIANÇA, A ÁRVORE MERECE

A NOSSA ESTIMA SINCERA

DÁ FRUTOS DOCES NO OUTONO

E FLORES NA PRIMAVERA. 



NUNCA MALTRATES UMA ÁRVORE

A QUEM TUDO NÓS DEVEMOS

DESDE A MADEIRA DA PORTA

AO LÁPIS COM QUE ESCREVEMOS.

RAUL AROEIRA SERRANO


ENFEITE A ÁRVORE COM BOLINHAS DE PAPEL CREPOM.




















EDUCAÇÃO FÍSICA:


ESSE JOGO TEM COMO OBJETIVO A MEMORIZAÇÃO DAS IMAGENS, DE FORMA RÁPIDA DESENVOLVENDO E APERFEIÇOANDO O RACIOCÍNIO, PRINCIPALMENTE PARA AS CRIANÇAS, QUE CRIAM RELAÇÕES ENTRE AS IMAGENS.  É UM JOGO QUE PODE SER JOGADO POR CRIANÇAS DE TODAS AS IDADES.

 

JOGO DA MEMÓRIA

COLORIR, COLAR EM PAPEL DURO E RECORTAR.