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Brumadinho, MG, Brazil
Ivani Ferreira é professora e blogueira . Possui graduação em Letras pela Faculdade Asa de Brumadinho (2006), Normal Superior pela Universidade Federal de Montes Claros(2005), especialização em Psicopedagogia pela Universidade Federal Castelo Branco (2007), Supervisão Pedagógica pela FINON (2008). Professora efetiva na rede Municipal de Brumadinho desde 2005, porém, atua na rede municipal com turmas da Educação Infantil , Ensino Fundamental 1 e 2 , desde o ano de 2002. Trabalhou como supervisora pedagógica na Escola Municipal Leon Renault- Brumadinho/MG (2013- 2016). Atualmente trabalha como professora da Educação Infantil na EMEI Nair das Graças Prado em Brumadinho/MG. Sejam bem vindos(as)!!! Instagram.com/professoraivaniferreiraoficial

terça-feira, 16 de setembro de 2014

Encontro pedagógico/Troca de experiências....



No dia 19 de julho foi realizado um "Encontro Pedagógico”, no qual, as professoras realizaram troca de experiências . As professoras da educação infantil Lúcia, Luciana e Regina falaram sobre o ótimo projeto que desenvolveram sobre a Copa do Mundo de 2014.













































































A professora Cristiane, fez uma apresentação do projeto “O Menino Maluquinho”, desenvolvido junto a turma do 4º ano.

Parabéns a equipe da Escola Leon Renault, pelo trabalho desenvolvido, e por compartilhar com os outros professores!

domingo, 14 de setembro de 2014


JOGOS APRESENTADOS NO ENCONTRO DE FORMAÇÃO DO PIP ESCOLA
JOGO 1: JOGO DE ALFABETIZAÇÃO

Material utilizado para produção do jogo:
Ø  Banner usado
Ø  Plásticos: tamanho A4
Ø  Figuras variadas
Ø  Letras do alfabeto
Ø  Sílabas variadas
POSSIBILIDADES DE JOGAR
a)    Utilizando letras para compor o nome do animal. (Todos os níveis de escrita)
Ø  Dispor as letras no chão, possibilitando o acesso das crianças.
Ø  Combinar com os alunos qual animal, objeto, etc. que vamos escrever o nome. No exemplo acima escolhemos o desenho da minhoca.
Ø  Os alunos em grupos, ou individualmente vão escolhendo as letras para escrever a palavra MINHOCA. É importante deixar que os alunos busquem com o grupo de colegas possibilidades e justificativas para essa escolha.
b)    Utilizar sílabas para compor o nome dos animais (Silábicos e alfabéticos)

Ø  Dispor as sílabas no chão, possibilitando o acesso das crianças.
Ø 

Figura 1: Jogo com Sílabas
 

Figura 2 Jogo com sílabas
 
Combinar com os alunos qual animal, objeto, etc. que vamos escrever o nome. No exemplo acima escolhemos o desenho do elefante.
Ø  Os alunos em grupos, ou individualmente vão escolhendo as sílabas para escrever a palavra ELEFANTE. É importante deixar que os alunos busquem com o grupo de colegas possibilidades e justificativas para essa escolha.
Ø  Como as sílabas estão organizadas três em uma folha, é importante que o aluno marque a sílaba que atende a escrita da palavra. No exemplo acima utilizou-se  “carinhas”.












JOGO 2 –FICHAS ENIGMÁTICAS

Material utilizado para produção do jogo:
Ø  Papel Cartão
Ø  Folha ofício com desenhos variados
Ø  Latinha de molho de tomate
Ø  Letras do alfabeto
Ø  Sílabas variadas
Figura 3: Latinha com letras
Possibilidades de jogo:
a)    Em pequenos grupos (Todos os Níveis de Escrita)
Ø  O grupo recebe uma ficha (de brinquedos, por exemplo) e a latinha com letras.
Ø  Um dos alunos do grupo fica responsável por escolher o brinquedo que deseja desafiar o grupo.
Ø  A partir desse brinquedo ele vai dando pistas, por exemplo: termina com A, começa com B, tem rodas, etc.
Ø  Os demais alunos vão colocando as letras de acordo com as pistas, no intuito de escrever o brinquedo secreto.
Ø  O professor pode dividir a sala em mais grupos, onde cada grupo receberá uma ficha diferente para poder jogar.

                                  Figura 4: Latinhas com Sílabas

b)    Em pequenos grupos (Silábicos e Alfabéticos)
Ø  O grupo recebe uma ficha (de brinquedos, por exemplo) e a latinha com sílabas variadas.
Ø  Um dos alunos do grupo fica responsável por escolher o brinquedo que deseja desafiar o grupo.
Ø  A partir desse brinquedo ele vai dando pistas, por exemplo: termina com TA, começa com BI, tem rodas, etc.
Ø  Os demais alunos vão colocando as sílabas na fichinha de acordo com as pistas, no intuito de escrever o brinquedo secreto.
Ø  O professor pode dividir a sala em mais grupos, onde cada grupo receberá uma ficha diferente para poder jogar.
Figura 5: Opções de fichas


c)    No grande grupo (todos os níveis de escrita)
Ø  O professor confecciona uma ficha grande (Kraft) de cores, por exemplo.
Ø  Divide a turma em grupos. Cada grupo receberá uma latinha com letras e sílabas e fichinhas coloridas para escrever o nome de acordo com as pistas dadas pelo professor.
Ø  O professor vai oferecendo pistas sobre a cor secreta.
Ø  Os grupos vão colocando as sílabas ou letras na fichinha de acordo com as pistas, no intuito de escrever o nome da cor secreta.
Ø  Vence o grupo que primeiro conseguir desvendar a cor secreta.
Figura 6: Ficha com as cores

Figura 7: Fichas para escrita do nome da cor

Atividades Copa do Mundo/EMEI Mariana Andrade














AVALIAÇÃO DE LÍNGUA PORTUGUESA E CIÊNCIAS ( 2º ano)


Menino Luxento 













Menino luxento, 
Você quer empada? 
-Não, mamãezinha, 
Está muito salgada. 

Menino luxento, 
Você quer assado? 
-Não, mamãezinha, 
Está muito tostado. 

Menino luxento, 
Você quer salada? 
-Não, mamãezinha, 
Está muito aguada. 

Menino luxento, 
Você quer pudim? 
-Não, mamãezinha, 
Está muito ruim. 

Menino luxento, 
Você não quer nada? 
Menino luxento, 
Pois tome palmada. 

Tavi Pagano

1)           Esse texto é:
(  ) Umas    lenda
(  ) Um  bilhete
(   ) Uma poesia
(   ) Uma fábula                                                                                 1ac
2) Qual é a autora do texto?
____________________________________________________________________________________________________________________ 1ac
3) Copie do texto, os alimentos que foram oferecidos ao menino.
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________4ac
4) Numere a 2º coluna de acordo com a 1º.
( 1) Empada                                        (  ) Estava muito ruim
( 2) Assado                                          (  ) Estava muito aguado
( 3) Salada                                           (  ) Estava muito tostado
( 4) Pudim                                            (  ) Estava muito salgada          4ac

5) Em sua opinião, porque o menino não queria os alimentos que a mãe oferecia?
______________________________________________________________
______________________________________________________________
                                                                                                                                                          4ac
6) Qual outro título você daria ao texto?
______________________________________________________________________________________________________________________1ac


7) Leia a história em quadrinhos com atenção!




Qual a justificativa que a mãe tem para que Dudu coma a comida?  _________________________________________________________________________________________________________________________Aac

8) Leia a frase com atenção!


Ter uma alimentação saudável é fundamental para o desenvolvimento das crianças!





http://alimentese.net/wp-content/uploads/criancas_alimetacao.jpeg
 









Explique, o que você entende por alimentação saudável?    1ac

_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________1ac
Faça uma lista de alimentos que você consumiu ontem (no café da manhã, no almoço, no lanche da escola, no jantar...).
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________1ac


Você considera os alimentos que consumiu saudáveis? Justifique sua resposta.
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________2ac



 


sábado, 13 de setembro de 2014

Projeto Fotografia: Brumadinho sobre vários olhares


1.     Descrição do projeto: Brumadinho sobre vários olhares.

Nome do autor:
                           
Ivani Ferreira
Nome da escola:

Escola Municipal Leon Renault
Município e estado:

Brumadinho, Minas Gerais
Ano/série da turma


4º ano 1
Objetivos principais da proposta:

Ø  Estudar a história da fotografia.
Ø  Conhecer o processo de produção da imagem fotográfica.
Ø   Estimular diferentes formas de olhar.
Ø  Comparar o passado x presente
Ø  Desenvolver a comunicação, a criatividade e o desenvolvimento do espírito crítico do aluno;


Como o tema e/ou a prática da fotografia serão abordados?

As fotografias podem se tornar um recurso didático de alta eficiência, principalmente através das modernidades que circulam pelas salas de aula, como os aparelhos celulares. Percebendo que os alunos possuem muito interesse pelo tema, decidimos desenvolver um trabalho visando utilizar a fotografia como aliada, para conhecermos melhor o local onde os alunos residem. Assim surgiu o projeto: Brumadinho sobre vários olhares.
A utilização de imagens é cada vez mais presente no cotidiano. Mas será que paramos para realmente olhar as imagens que nos cercam?  Sendo assim, espera-se que os alunos conheçam mais profundamente a linguagem fotográfica e sua história, além de possibilitar o trabalho com novas mídias; por exemplo, o telefone celular.

Outros professores serão envolvidos?

Para desenvolver o projeto, contamos a participação da Supervisora, da professora regente do 4º ano e também das professoras de informática e educação física.
Tempo estimado de aplicação

2 meses
Recursos necessários:
Espaço físico, equipamentos, materiais, etc.

Sala de aula, sala de informática, biblioteca, Papéis/xerox, fotografias antigas e novas, câmera fotográfica e/ ou celulares.
Tecnologias digitais necessárias:

Computadores, data show, câmera fotográfica e/ ou celulares.
Parâmetros de avaliação:

Será avaliada a disposição, participação e interação do grupo, no decorrer das atividades propostas.
Como o projeto será socializado?

A classe organizará uma exposição das fotos.

Referências:


http://comunidade.escolasrurais.org.br/ orientações e materiais de apoio.
Observações:
Para que todos os alunos aprendam a clicar com autonomia, é imprescindível explorar conceitos como ângulo, luz e enquadramento.
É interessante notar as diferentes manifestações do aluno frente à câmera fotográfica e frente a sua obra final/fotos.

2.           Desenvolvimento do projeto:

Relate, brevemente:


2.1         As etapas do projeto: O projeto se constituirá das seguintes etapas:
Ø  Levantamento sobre o tema a ser desenvolvido;
Ø  Orientações e acompanhamento pelos professores;
Ø  Organização dos grupos de trabalho;
Ø  Análise e seleção de fotos
Ø  Conversa sobre as atividades e/ou dúvidas e descobertas,
Ø  As modificações no espaço geográfico/paisagens,
Ø  Exposição fotos, comparando o passado e o presente.




2.2        As estratégias e atividades a serem empregadas:
Ø  Para que todos os alunos aprendam a clicar com autonomia, é imprescindível explorar conceitos como ângulo, luz e enquadramento.
Ø  Comparar fotografias antigas e atuais;
Ø  Tarefa em grupo: Em duplas ou trios, partindo de um tema proposto pelo professor, os alunos devem fazer fotografias da região onde mora, com câmeras ou celulares.
Ø  Os componentes do grupo selecionarão as fotos que considerarem mais expressivas.
Ø  A classe discute sobre o processo de registro fotográfico e sobre os motivos que determinaram as escolhas dos grupos.
Ø  A classe organiza uma exposição das fotos

Observar as diferentes manifestações do aluno frente à câmera fotográfica.