Quem sou eu

Minha foto
Brumadinho, MG, Brazil
Ivani Ferreira é professora e blogueira . Possui graduação em Letras pela Faculdade Asa de Brumadinho (2006), Normal Superior pela Universidade Federal de Montes Claros(2005), especialização em Psicopedagogia pela Universidade Federal Castelo Branco (2007), Supervisão Pedagógica pela FINON (2008). Professora efetiva na rede Municipal de Brumadinho desde 2005, porém, atua na rede municipal com turmas da Educação Infantil , Ensino Fundamental 1 e 2 , desde o ano de 2002. Trabalhou como supervisora pedagógica na Escola Municipal Leon Renault- Brumadinho/MG (2013- 2016). Atualmente trabalha como professora da Educação Infantil na EMEI Nair das Graças Prado em Brumadinho/MG. Sejam bem vindos(as)!!! Instagram.com/professoraivaniferreiraoficial

quinta-feira, 29 de novembro de 2018

Plano de aula: Psicomotricidade- Alinhavo

Estagiária: Thaís 

              Alinhavando Frutas!
"O alinhavo é uma atividade importantíssima para o desenvolvimento da concentração e da coordenação motora da criança. Brincar de alinhavar é uma brincadeira que deve ser proposta para todas as crianças".

Objetivos:
  • Explorar a coordenação motora fina.
  • Favorecer o desenvolvimento da coordenação visomotora (O olhar atento nas mãos, observando a manipulação dos objetos.
  • Desenvolver a capacidade de concentração.

1º Momento:    Oração e acolhida
                          Música: Bom dia coleguinha como vai?
                          Conversa informal
Rodinha:


  •        Cartazes (calendário, ajudante do dia, tempo, casinha de numerais)
  •     Nomes próprios. Utilizando o cartaz de pregas, fazer a chamada explorando cada nome. Letrinha inicial, letrinha final, quantidade de letras.

2º MOMENTO:  Iniciar a aula com a história“A MENINA QUE NÃO GOSTAVA DE FRUTAS”.

                           Sacolinha surpresa!
Colocar o livro dentro de uma sacolinha e apresentar aos alunos, instigando-os, para  que adivinhem o que tem dentro !


 -Ao retirar o livro explorar a capa, imagens, autor...
- Destacar as frutas que aparecem na história.
- Conversar com os alunos sobre a fruta de sua preferência.

3º MOMENTO:  Atividades de Alinhavo (coordenação motora fina)

Explicar para eles a atividade. Mostrando a fruta com os furinhos e o cadarço de sapato. As crianças deverão passar o cadarço em cada furinho, com calma!


4º MOMENTO: Recreio/lanche

5º MOMENTO: Artes visuais e coordenação motora fina.

- Escultura com massinha de modelar.

- Relaxamento com música.

6º MOMENTO: Encerramento/Avaliação.


            Avaliação coletiva sobre as atividades do dia.

       Canção de despedida.

segunda-feira, 26 de novembro de 2018

Projeto: Cantigas de Roda para Educação Infantil

Supervisora Ivani Ferreira
Resultado de imagem para projeto cantigas de rodas

Projeto: Cantigas de Roda

Para desenvolver este projeto a professora Luciana estabeleceu parceria com a professora de educação física Elizania  que trabalhou com o tema  "Brinquedos e Brincadeiras antigas" e o monitor de informática Vítor que auxiliou na produção do DVD. Houve também a participação das famílias no desenvolvimento do projeto . A professora Luciana agradece a todas as mães pela grande dedicação de sempre!

Parabéns a professora Luciana pelo excelente trabalho!

Cada criança levou para casa uma caixa de pizza com uma letra de música dentro. Junto com a família fizeram uma arte na capa e dentro da caixa fizeram uma maquete, fantoches, dedoches, desenho, escultura... de acordo com a letra da música.
Artes na caixa de Pizza
Lembrancinhas infantis
A rua! Se essa rua fosse minha...

DVD do projeto cantigas de roda. Cada família recebeu um DVD.




O pintinho amarelinho.Arte em eva/ lembrancinhas para os visitantes.
Trabalho com parlendas.
Confeccionaram pipas.
Maquete música atirei o pau no gato.
A Dona aranha.
















Poesia Leilão de jardim.














Amarelinha divertida!


Tema: Cantigas de roda 

Justificativa:
Quem não se lembra da música/cantiga  “Boi da cara preta”? Ou da letra de Ciranda, cirandinha? As cantigas ultrapassam o tempo e continuam emocionando diversas gerações, pois, cantar ainda é uma das brincadeiras mais divertidas para as crianças e para os adultos.

Objetivo geral:

Resgatar o folclore infantil brasileiro despertando o gosto pelas cantigas de roda, uma vez que cada cantiga é aprendida e passada, ou seja, cantada de geração em geração para que a criança possa interagir e expressar seus desejos, necessidades e sentimentos por meio da linguagem oral.

Objetivos:

  • Aprender diferentes canções
  • Pesquisar sobre as diferentes cantigas de roda que existem.
  • Proporcionar a leitura das canções.
  • Ampliar o repertório musical e de outras brincadeiras de roda.
  • Resgatar as brincadeiras mais antigas.


Metodologia:

A professora regente, em parceria com a professora de educação física, o monitor de informática , direção e supervisão. irão propor atividades com o intuito de resgatar
 com os pais, avós, amigos, vizinhos e em livros, cantigas de roda e as brincadeiras.


O projeto será desenvolvido abordando os conteúdos (linguagem oral e escrita, artes, natureza e sociedade e matemática), através das seguintes ações:

  •  Escrita de palavras/títulos das músicas
  • Músicas e Parlendas
  • Jogos e brincadeiras antigas
  •  Confecção de cartazes com as músicas
  • Instrumentos que revelam a interação com as outras culturas
  • Jogos populares com sucatas
  • Desenvolvimento da coordenação motora
  • Noção de espaço, medidas.
  • Danças/mímicas
  •  O contexto, os rituais, os costumes
  • Artes/pintura/dobraduras
  • confecção de pipa

 Desenvolvimento do trabalho:

1º passo- Apresentação do projeto, levantando conhecimentos prévios dos alunos sobre o assunto: Questionar as crianças sobre o que sabem com relação às cantigas de roda, registrando as primeiras hipóteses.

2º passo- Apresentar ao grupo algumas das cantigas que serão trabalhadas: Ouvir CD ou DVD com cantigas de roda; Elaborar uma lista das cantigas que mais chamou a atenção.

3º passo- Conhecer a cantiga: “Atirei o pau no gato”, bem como suas características. Cantar e registrar a cantiga; Representar em sala esta cantiga; Conhecer a versão “politicamente correta” desta cantiga; Conversar sobre os cuidados com os animais.

No decorrer do projeto ir explorando , registrando e ilustrando diversas cantigas
4º Passo- Coletar todas as cantigas trabalhadas e montar um albinho de cantigas.

5º passo- Dividir tarefas para ser realizadas com as famílias dos alunos. Cada criança levará para casa uma caixa de pizza com uma letra de música dentro. Junto com a família realizarão uma arte na capa e dentro da caixa fizeram uma maquete, fantoches, dedoches, desenho, escultura... de acordo com a letra da música.

6º passo-  A professora de educação física ficará  com a tarefa/ tema  "Brinquedos e Brincadeiras antigas.

7° passo – O professor de informática organizará as gravações e montará um DVD com  os alunos cantando as cantigas de roda  e participando das brincadeiras. Essa será a lembrancinha distribuída para os familiares na culminância do projeto.

8º passo- Culminância com apresentação de um número musical para os visitantes (pais, amigos ), apreciação dos projetos/atividades expostas .
A duração prevista deste projeto é de 2 meses .




Recursos:

  •    CD’S e DVD’S de cantigas;
  •    Livros de histórias e cantigas
  •    Embalagens de pizza para artes
  •    Papéis diversos, lápis, pincéis, cola...
  •    Outros materiais que forem necessário;
Avaliação:Avaliar a participação dos alunos no decorrer do projeto e atividades realizadas.

https://professoraivaniferreira.blogspot.com.br/2017/08/projeto-cantigas-de-roda-e-brincadeiras.html

Projeto " João e o Pé de Feijão"

Supervisora Ivani Ferreira

Projeto " João e o Pé de Feijão"

                                                                                         (Estagiária Michelly)




  Pé de feijão com o castelo em cima ( Pé de feijão confeccionado com o tronco de uma árvore e o castelo com caixa de papelão).




  














          Galinha dos ovos de ouro