Materiais pedagógicos,planos de aula para o maternal,educação infantil, ensino fundamental,projetos, sugestões de provas e atividades escolares...
Quem sou eu
- Profª: Ivani Ferreira
- Brumadinho, MG, Brazil
- Ivani Ferreira é professora e blogueira . Possui graduação em Letras pela Faculdade Asa de Brumadinho (2006), Normal Superior pela Universidade Federal de Montes Claros(2005), especialização em Psicopedagogia pela Universidade Federal Castelo Branco (2007), Supervisão Pedagógica pela FINON (2008). Professora efetiva na rede Municipal de Brumadinho desde 2005, porém, atua na rede municipal com turmas da Educação Infantil , Ensino Fundamental 1 e 2 , desde o ano de 2002. Trabalhou como supervisora pedagógica na Escola Municipal Leon Renault- Brumadinho/MG (2013- 2016). Atualmente trabalha como professora da Educação Infantil na EMEI Nair das Graças Prado em Brumadinho/MG. Sejam bem vindos(as)!!! Instagram.com/professoraivaniferreiraoficial
terça-feira, 27 de janeiro de 2015
domingo, 25 de janeiro de 2015
Plano de aula para 1º e 2º períodos.
Educação Sensorial
Introdução:
O
desenvolvimento da linguagem verbal está relacionado de maneira direta às
percepções táteis, gustativas e olfativas e enriquece o vocabulário fixando novas formas de aprendizagens.
Objetivos:
- Criar condições para que a criança se expresse verbalmente e desenvolva a memória tátil e olfativa;
- Desenvolver a noção de densidade, peso, cheiro, cor, textura, forma e quantidade de objetos contidos na caixa.
Material: Caixa de papelão encapada e decorada de forma
atrativa. Dentro dela, colocar objetos de acordo com os conteúdos ou história
trabalhada.
Ex: Estou
trabalhando com a história “A Branca de Neve e os Sete Anões. Então posso
colocar personagens em materiais de borracha, a maçã da história...etc.
Desenvolvimento:
A professora mostra a caixa para as crianças aguçando –lhes a curiosidade e
diz:
- Que caixa
bonita, olhem bem para ela!
-O que vocês
acham que tem dentro dela?
Após algumas respostas, deixem as crianças
manipular/tatear os objetos dentro da caixa, sem olhar é claro.
- Quantos
objetos você sentiu dentro da caixa?
- Como são
suas formas?
- Os objetos
são grandes ou pequenos? Ásperos ou macios?
Novas
perguntas vão acontecendo naturalmente à medida que as crianças se expressam....
Após retirar os objetos da caixa, na medida
em que forem identificados explorá-los visualmente também.
Avaliação: Avaliar
as habilidades de concentração, observação, percepção de detalhes, cores,
cheiro, textura e a formas de expressar com coerência mediante a proposta do
trabalho apresentado.
domingo, 11 de janeiro de 2015
Globo Cidadania:PROJETO O MENINO MALUQUINHO
Professora de Brumadinho (MG) se inspira na obra 'Menino Maluquinho'
00:33/03:35
Assinar:
Postagens (Atom)