Quem sou eu

Minha foto
Brumadinho, MG, Brazil
Ivani Ferreira é professora e blogueira . Possui graduação em Letras pela Faculdade Asa de Brumadinho (2006), Normal Superior pela Universidade Federal de Montes Claros(2005), especialização em Psicopedagogia pela Universidade Federal Castelo Branco (2007), Supervisão Pedagógica pela FINON (2008). Professora efetiva na rede Municipal de Brumadinho desde 2005, porém, atua na rede municipal com turmas da Educação Infantil , Ensino Fundamental 1 e 2 , desde o ano de 2002. Trabalhou como supervisora pedagógica na Escola Municipal Leon Renault- Brumadinho/MG (2013- 2016). Atualmente trabalha como professora da Educação Infantil na EMEI Nair das Graças Prado em Brumadinho/MG. Sejam bem vindos(as)!!! Instagram.com/professoraivaniferreiraoficial

domingo, 25 de janeiro de 2015

Plano de aula para 1º e 2º períodos.

Educação Sensorial


Trabalhando a linguagem verbal, explorando a caixa surpresa.




Introdução:

O desenvolvimento da linguagem verbal está relacionado de maneira direta às percepções táteis, gustativas e olfativas e enriquece o vocabulário fixando novas formas de aprendizagens.

Objetivos:


  • Criar condições para que a criança se expresse verbalmente e desenvolva a memória tátil e olfativa;
  • Desenvolver a noção de densidade, peso, cheiro, cor, textura, forma e quantidade de objetos contidos na caixa.

Material: Caixa de papelão encapada e decorada de forma atrativa. Dentro dela, colocar objetos de acordo com os conteúdos ou história trabalhada.

Ex: Estou trabalhando com a história “A Branca de Neve e os Sete Anões. Então posso colocar personagens em materiais de borracha, a maçã da história...etc.

Desenvolvimento: A professora mostra a caixa para as crianças aguçando –lhes a curiosidade e diz:

- Que caixa bonita, olhem bem para ela!
-O que vocês acham que tem dentro dela?
   Após algumas respostas, deixem as crianças manipular/tatear os objetos dentro da caixa, sem olhar é claro.
- Quantos objetos você sentiu  dentro da caixa?
- Como são suas formas?
- Os objetos são grandes ou pequenos? Ásperos ou macios?

Novas perguntas vão acontecendo naturalmente à medida que as crianças se expressam....
   Após retirar os objetos da caixa, na medida em que forem identificados explorá-los visualmente também.


Avaliação: Avaliar as habilidades de concentração, observação, percepção de detalhes, cores, cheiro, textura e a formas de expressar com coerência mediante a proposta do trabalho apresentado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário