Quem sou eu

Minha foto
Brumadinho, MG, Brazil
Ivani Ferreira é professora e blogueira . Possui graduação em Letras pela Faculdade Asa de Brumadinho (2006), Normal Superior pela Universidade Federal de Montes Claros(2005), especialização em Psicopedagogia pela Universidade Federal Castelo Branco (2007), Supervisão Pedagógica pela FINON (2008). Professora efetiva na rede Municipal de Brumadinho desde 2005, porém, atua na rede municipal com turmas da Educação Infantil , Ensino Fundamental 1 e 2 , desde o ano de 2002. Trabalhou como supervisora pedagógica na Escola Municipal Leon Renault- Brumadinho/MG (2013- 2016). Atualmente trabalha como professora da Educação Infantil na EMEI Nair das Graças Prado em Brumadinho/MG. Sejam bem vindos(as)!!! Instagram.com/professoraivaniferreiraoficial

sábado, 31 de agosto de 2019

PROJETO FOLCLORE: – Brincando com o Folclore /Educação Infantil

      

     Brincando com o Folclore

Objetivo geral:

  • Despertar e estimular o prazer pela cultura popular, valorizando as manifestações folclóricas, valorizando a diversidade cultural.

Objetivos específicos:

  • Conhecer diferentes histórias;
  • Valorizar as manifestações da cultura popular ;
  • Estimular as brincadeiras lúdicas com as crianças;
  • Ampliar a linguagem oral;
  • Desenvolver o gosto pela música, pela dança e por ouvir histórias;
  • Promover o interesse por manifestações artísticas;
  • Desenvolver a coordenação motora e o equilíbrio;
  • Usar a linguagem visual como expressão;
  • Trabalhar com o folclore, ampliando o repertório sobre as parlendas;
  • Desenvolver a agilidade e o raciocínio.

Conteúdos trabalhados:

a) Formação Pessoal e Social: Socialização, respeito, valorização do outro, autonomia, iniciativa.
b)Linguagem Oral e Escrita: fala, diálogo, argumentação, parlenda, trava-língua, adivinhações, cantigas, escrita, receita, leitura, lendas, textos informativos.
-Lendas..
- Saci;
- Sereia;
- Boto Rosa;
- Mula sem cabeça...


A NOIVINHA DO SACI
VEJAM COMO É...
COM TOUCA VERMELHINHA
PULANDO SÓ NUM PÉ
FUMANDO CACHIMBINHO

PARECE UMA CHAMINÉ.

c) Natureza e Sociedade: história dos brinquedos e brincadeiras, diferentes formas de cantar, brincar e contar histórias.

d) Movimento: dança, brincadeiras.

e) Música: cantigas.(Peixe Vivo, Escravos de Jó)


CANTAR (RÍTMO ATIREI O PAU NO GATO)

O SACI VIVE NA MATA...TÁ...
ELE PULA.....LÁ
NUM PÉ SÓ..SÓ..SÓ...
SE DIVERTE...TE
O DIA INTEIRO...RO...
E ASSUSTA E ASSUSTA...
A VOVÓ...VÓ...VÓ!!!

f) Arte: Dramatização de lendas.
- Ilustração das lendas...



g) Matemática: Construção de brinquedos (formas, cores, medidas, receitas).
Resultado de imagem para Saci feito com cixas ivani ferreira
  
  - História os Dez Sacizinhos, seriação, classificação, contagem e recitação de números.

Jogos e brincadeiras;


  • Auditório com   adivinhas,travalíngua , cantigas e parlendas;

Recursos:

  • Laboratório de informática;
  • Computadores, impressora, internet;
  • Datashow;
  • Vídeos, dvd;
  • Auxilio de familiares e comunidade;
  • Rádio;
  • Câmera fotográfica;
  • Livros, cadernos, folhas xerocadas;
  • Papeis coloridos;
  • Canetas, lápis de cor, tinta guache .

Avaliação:

  • A observação das formas de expressão das crianças, de seu envolvimento nas atividades e satisfação nas próprias produções será um instrumento de acompanhamento do trabalho que ajudará na avaliação e no replanejamento da ação educativa.

sexta-feira, 30 de agosto de 2019

Atividade: Uso da tesourinha - Maternal 3


Atividades para desenvolver a 
 coordenação motora fina e esquema corporal (uso da tesourinha).
                                                                                        Professora Suelen.


quinta-feira, 29 de agosto de 2019

Plano de aula: Música Borboletinha - Educação Infantil/ Maternal 3



                 Música Borboletinha



Objetivos

  • Trabalhar o ritmo musical.
  • Estabelecer relações entre a letra e o ritmo da música com gestos corporais.
  • Visualizar e aprender a letrinha B de borboletinha,
  • Trabalhar a atenção, a integração social e a memorização.
  • Explorar a ilustração e interpretação da linguagem cantada/falada.


 Desenvolvimento.

ATIVIDADES DE ROTINA!

  • Realizar a oração e cantar músicas de bom dia!
  •  Chamada -  A criança irá localizar  no chão o crachá ou ficha com o seu nome;
  • Quantos somos? Contar quantas crianças vieram à aula. Quantas meninas? Quantos    meninos?
  •  Cantar músicas infantis diversas.

1º Momento: Música Borboletinha
  • Organização da turma em círculo sentada no chão .
  • Apresentação da cantiga em um cartaz.
  •  Todos os alunos batem palmas e cantam imitando a professora.


Registro: Desenho livre.

Os alunos ilustram o que entenderam da letra da música.

 2º Momento:  Jogo das letras!

  • Com os alunos sentados em círculos, ir passando a lata , cantando e quando terminar a música o aluno retirará uma letra dizendo o nome.






Passa a lata pela roda, 
Sem a roda desmanchar.
Quem quiser ficar na roda,
Uma letra vai tirar!


 3º Momento: Matemática.


Contagem e recitação de números.
Seriação...




 4º Momento: Artes borboletinha!

Carimbando com as mãos e tinta guache.



 5º Momento: Escultura com massinha.

  • Usar as forminhas de borboletas para cortar massinhas.
  • Contar quantas borboletinhas foram cortadas.
6º Momento:  Visita da borboletinha!

Entrar uma criança vestida de borboleta e servir chocolate para os colegas.
7º Momento: Leitura deleite

Contar a história das borboletas.



Avaliação

Reconhecimento da letrinha B. Acompanhamento do ritmo, sincronização do som com os gestos, dicção, atenção, integração social, memorização, interpretação e ilustração.

quarta-feira, 28 de agosto de 2019

Atividade: Lenda do Boto cor-de-rosa - Folclore/ Educação infantil


  • Lenda do boto para crianças, magias, cuidados, preservação da Amazônia.


Atividades:

Pintura do boto cor de rosa.

Artes: Boto  Rosa na garrafinha com água.




Dobradura do Boto Rosa


Plano de aula : Música "A Dona Aranha"- Educação infantil / maternal 3.

Música "A Dona Aranha"




OBJETIVOS:

- Ampliar o repertório musical e de outras brincadeiras de roda. 
- Visualizar e aprender a letra A de Aranha
- Promover interação do grupo através da brincadeira.
- Desenvolver a coordenação motora.


DESENVOLVIMENTO:

Realizar diariamente as atividades de rotina: Contagem, recitação de números, parlendas, leitura de cartazes, alfabeto e fichas com os nomes dos alunos...

1º Momento: Música “A Dona Aranha”


- Na roda, convidar as crianças a cantar e realizar os gestos da cantiga: A dona Aranha

- Convidar uma criança, de cada vez, para enrolar e desenrolar a aranha de acordo com a cantiga.


2º Momento: Letrinha A



- Escrever a letra A no chão da sala, usando fita crepe, depois, convidar as crianças (uma por vez) para andar na letrinha, seguindo o seu traçado.


3º Momento: Música e movimento

Vídeo com a música “A Dona Aranha” - Galinha Pitadinha







4 º Momento: Artes

Dona Aranha, carimbando com as mãos e tinta guache preta.



5 º Momento: Passando pela teia de aranha

Aula de educação física (Elaine)

- No pátio ou sala de aula, colocar cones (podendo substituir por cadeirinhas) com barbantes (ou fitas) dando volta uma na outra. Brincar de aranha na teia, as crianças deverão passar por cima ou por baixo das teias e atravessar o circuito.

6 º Momento: Recorte com tesoura

- Distribuir revistas e deixar as crianças recortarem as imagens, livremente (observar como estão fazendo, como segura na tesoura). Em seguida, colar em uma folha de ofício.  
- Algumas crianças irão pedir ajuda. As professora e estagiarias irão auxiliar no recorte para que (gradativamente) alcancem a autonomia.

 - Brincadeira livre, com massinha.
Obs: As crianças utilizam, desde o início do ano, a tesoura para cortar massinha. Também já cortaram franjas, tiras e figuras livres.

terça-feira, 20 de agosto de 2019

Plano de aula dia do soldado - 25 de agosto - Educação infantil

Tema: Dia do Soldado (Maternal 3)
Dia do Soldado é comemorado anualmente em 25 de agosto no Brasil. Esta data celebra a atividade exercida pelos soldados do Exército Brasileiro, que trabalham e lutam pela proteção da Nação.
Imagem da net
Objetivos:
  • Apreciar diferentes histórias
  • Valorizar o profissional "soldado"
  • Trabalhar a socialização, oralidade e a musicalização


1º Momento: Linguagem oral e escrita

- Na rodinha, conversar sobre a importância dos soldados para a segurança  de todos nós.

Contar a história:
                O Soldadinho de Chumbo
  • Ler  a história e explorar as imagens
  • Conversar sobre o texto.
 Qual é o título da história?
      O Soldadinho de Chumbo.
      
 Qual o local que começa a história?
      Começa numa loja de brinquedos.

Por que o Soldadinho caiu da janela?
      Porque o menino estava arrumando eles e deixou cair para a rua.


Quem se aproximou do Soldadinho de Chumbo e o engoliu?
      Um peixe enorme.

Qual o sentimento que o Soldadinho sentia pela bailarina?
     O Soldadinho de Chumbo, apaixonou imediatamente pela bailarina.

 Qual o autor dessa história? Hans Christian Andersen

Assistir ao vídeo: O Soldadinho de Chumbo



2º Momento: Artes
Confecionar :
  • Chapéu de soldadinho /ou viseira.
















  • Espada para soldadinho
 







3º Momento: Linguagem musical e expressão corporal


  • Lateralidade e movimentos

Brincadeiras no pátio...
Andar de cavalinho, escorregador e passar pelo túnel

4º Momento: Exploração do ambiente e matemática

  • Quantos são os soldadinhos da história? Essa quantidade é muito ou pouco?
  • Contar os alunos que vieram a  aula.Vamos contar? Tem mais alunos ou mais soldadinhos? O que acham?
  • Marchar igual soldadinho

5º Momento: Identidade e autonomia

  • Reconhecer personagens da história
  • Reconhecer  o próprio crachá ou ficha com o nome
Atividade: Soldadinho para colorir


Avaliação: Avaliar a participação e entrosamento dos alunos , no decorrer das atividades.




domingo, 11 de agosto de 2019

Plano de aula: Folclore - Educação infantil (Maternal 3)




"O folclore é o saber popular que se valoriza e que se perpetua. É impossível falar sobre a história de um país tão grande e diversos como o Brasil, com tantas influências e tradições, sem deter atenção prolongada em seu folclore".

OBJETIVOS:

·        Estimular a linguagem oral;
·        Conhecer diferentes histórias/lendas.
·        Fortalecer a musculatura
·        Conhecer músicas e brincadeiras folclóricas.

Metodologia: 

    Atividades que repetem diariamente. (acolhimento, rodinha com reconhecimento do nome próprio, quantos somos, leitura de cartazes , alfabeto ...números...músicas diversas).

Acolhida:  Oração...Cantar música  
Bom dia!

Bom dia , coleguinha, como vai?


Bom dia, coleguinha, como vai?

Faremos o possível

Para sermos bons amigos
Bom dia, coleguinha, como vai?



1º Momento: Matemática 

Iniciar contando a história "Os Dez Sacizinhos"



Usar materiais, saci em eva ,para contar até 10.


  • Contagem e recitação de números até 10.
  • Seriação e classificação.
  • Contar os alunos da turma.Quantas meninas ? Quantos meninos/ Quantos ao todo?
2º Momento:Linguagem oral e escrita


  •        Ler o livro “A Lenda do saci”.








  •       Contar a lenda explorando as imagens.
  •     Observar que o saci só tem uma perninha;
  •        Imitar sons das personagens que saci assustou( galinhas, cavalo);
  •        Trabalhar a cor vermelha da touca do saci.

Atenção!


  • Contar outras lendas do folclore.


Lenda do Boto cor de rosa... Lenda da Iara...





 3ª Momento:: Linguagem musical e expressão corporal.





CANTAR (RÍTMO ATIREI O PAU NO GATO)

O SACI VIVE NA MATA...TÁ...
ELE PULA.....LÁ
NUM PÉ SÓ..SÓ..SÓ...
SE DIVERTE...TE
O DIA INTEIRO...RO...
E ASSUSTA E ASSUSTA...
A VOVÓ...VÓ...VÓ!!!

                              ----

MÚSICA: PEIXE VIVO

Como pode o peixe vivo

Viver fora da água fria

Como pode o peixe vivo
Viver fora da água fria

Como poderei viver
Como poderei viver
Sem a tua, sem a tua
Sem a tua companhia
Sem a tua, sem a tua
Sem a tua companhia

Os pastores desta aldeia
Fazem prece noite e dia
Os pastores desta aldeia
Fazem prece noite e dia

Por me verem assim chorando
Por me verem assim chorando
Sem a tua, sem a tua
Sem a tua companhia
Sem a tua, sem a tua
Sem a tua companhia



4º Momento: Parlenda - A Noivinha do Saci



A NOIVINHA DO SACI
VEJAM COMO É...
COM TOUCA VERMELHINHA
PULANDO SÓ NUM PÉ
FUMANDO CACHIMBINHO
PARECE UMA CHAMINÉ.



Ler o texto com entonação e fazendo gestos.

Repetindo todos os dias para que os alunos aprendam a recitá-lo.
Coordenação motora e equilíbrio. Pular num pé só igual ao saci e sua noivinha.



    Momento: Brincadeiras                                                                                                                                                           Pega-pega: esta brincadeira envolve muita atividade física. Uma criança deve correr e tocar outra. A criança tocada passa  ter que fazer o mesmo.
Esconde-esconde: o objetivo é se esconder e não ser encontrado pela criança que está procurando. A criança que deverá procurar deve ficar de olhos tapados e contar até certo número enquanto as outras se escondem. Para ganhar, a criança que está procurando deve encontrar todos os escondidos e correr para a base. 
Brincadeiras coletivas com músicas, desafios, descobertas: exemplos: "Pirulito que bate, bate", "Escravos de Jó", "Passa anel"... Corre cutia...A casinha da vovó...


Atividades:

Pintura do boto cor de rosa.

Saci carimbando com  as mãos.






Dia 22 de agosto : Dia do folclore e Dia da supervisora.



     - Homenagem à supervisora pedagógica.

       
         Música : Peixe vivo