Brincando com o Folclore
Objetivo geral:
- Despertar e estimular o prazer pela cultura popular, valorizando as manifestações folclóricas, valorizando a diversidade cultural.
Objetivos específicos:
- Conhecer diferentes histórias;
- Valorizar as manifestações da cultura popular ;
- Estimular as brincadeiras lúdicas com as crianças;
- Ampliar a linguagem oral;
- Desenvolver o gosto pela música, pela dança e por ouvir histórias;
- Promover o interesse por manifestações artísticas;
- Desenvolver a coordenação motora e o equilíbrio;
- Usar a linguagem visual como expressão;
- Trabalhar com o folclore, ampliando o repertório sobre as parlendas;
- Desenvolver a agilidade e o raciocínio.
Conteúdos trabalhados:
a) Formação Pessoal e Social: Socialização, respeito, valorização do outro, autonomia, iniciativa.
b)Linguagem Oral e Escrita: fala, diálogo, argumentação, parlenda, trava-língua, adivinhações, cantigas, escrita, receita, leitura, lendas, textos informativos.
-Lendas..
- Saci;
- Sereia;
- Boto Rosa;
- Mula sem cabeça...
c) Natureza e Sociedade: história dos brinquedos e brincadeiras, diferentes formas de cantar, brincar e contar histórias.
d) Movimento: dança, brincadeiras.
e) Música: cantigas.(Peixe Vivo, Escravos de Jó)
f) Arte: Dramatização de lendas.
- Ilustração das lendas...
g) Matemática: Construção de brinquedos (formas, cores, medidas, receitas).
- História os Dez Sacizinhos, seriação, classificação, contagem e recitação de números.
b)Linguagem Oral e Escrita: fala, diálogo, argumentação, parlenda, trava-língua, adivinhações, cantigas, escrita, receita, leitura, lendas, textos informativos.
-Lendas..
- Saci;
- Sereia;
- Boto Rosa;
- Mula sem cabeça...
A NOIVINHA DO SACI
VEJAM COMO É...
COM TOUCA VERMELHINHA
PULANDO SÓ NUM PÉ
FUMANDO CACHIMBINHO
PARECE UMA CHAMINÉ.
d) Movimento: dança, brincadeiras.
e) Música: cantigas.(Peixe Vivo, Escravos de Jó)
CANTAR (RÍTMO ATIREI O PAU NO GATO)
O SACI VIVE NA MATA...TÁ...
ELE PULA.....LÁ
NUM PÉ SÓ..SÓ..SÓ...
SE DIVERTE...TE
O DIA INTEIRO...RO...
E ASSUSTA E ASSUSTA...
A VOVÓ...VÓ...VÓ!!!
- Ilustração das lendas...
g) Matemática: Construção de brinquedos (formas, cores, medidas, receitas).
- História os Dez Sacizinhos, seriação, classificação, contagem e recitação de números.
Jogos e brincadeiras;
- Auditório com adivinhas,travalíngua , cantigas e parlendas;
Recursos:
- Laboratório de informática;
- Computadores, impressora, internet;
- Datashow;
- Vídeos, dvd;
- Auxilio de familiares e comunidade;
- Rádio;
- Câmera fotográfica;
- Livros, cadernos, folhas xerocadas;
- Papeis coloridos;
- Canetas, lápis de cor, tinta guache .
Avaliação:
- A observação das formas de expressão das crianças, de seu envolvimento nas atividades e satisfação nas próprias produções será um instrumento de acompanhamento do trabalho que ajudará na avaliação e no replanejamento da ação educativa.