Quem sou eu

Minha foto
Brumadinho, MG, Brazil
Ivani Ferreira é professora e blogueira . Possui graduação em Letras pela Faculdade Asa de Brumadinho (2006), Normal Superior pela Universidade Federal de Montes Claros(2005), especialização em Psicopedagogia pela Universidade Federal Castelo Branco (2007), Supervisão Pedagógica pela FINON (2008). Professora efetiva na rede Municipal de Brumadinho desde 2005, porém, atua na rede municipal com turmas da Educação Infantil , Ensino Fundamental 1 e 2 , desde o ano de 2002. Trabalhou como supervisora pedagógica na Escola Municipal Leon Renault- Brumadinho/MG (2013- 2016). Atualmente trabalha como professora da Educação Infantil na EMEI Nair das Graças Prado em Brumadinho/MG. Sejam bem vindos(as)!!! Instagram.com/professoraivaniferreiraoficial

quarta-feira, 28 de agosto de 2019

Plano de aula : Música "A Dona Aranha"- Educação infantil / maternal 3.

Música "A Dona Aranha"




OBJETIVOS:

- Ampliar o repertório musical e de outras brincadeiras de roda. 
- Visualizar e aprender a letra A de Aranha
- Promover interação do grupo através da brincadeira.
- Desenvolver a coordenação motora.


DESENVOLVIMENTO:

Realizar diariamente as atividades de rotina: Contagem, recitação de números, parlendas, leitura de cartazes, alfabeto e fichas com os nomes dos alunos...

1º Momento: Música “A Dona Aranha”


- Na roda, convidar as crianças a cantar e realizar os gestos da cantiga: A dona Aranha

- Convidar uma criança, de cada vez, para enrolar e desenrolar a aranha de acordo com a cantiga.


2º Momento: Letrinha A



- Escrever a letra A no chão da sala, usando fita crepe, depois, convidar as crianças (uma por vez) para andar na letrinha, seguindo o seu traçado.


3º Momento: Música e movimento

Vídeo com a música “A Dona Aranha” - Galinha Pitadinha







4 º Momento: Artes

Dona Aranha, carimbando com as mãos e tinta guache preta.



5 º Momento: Passando pela teia de aranha

Aula de educação física (Elaine)

- No pátio ou sala de aula, colocar cones (podendo substituir por cadeirinhas) com barbantes (ou fitas) dando volta uma na outra. Brincar de aranha na teia, as crianças deverão passar por cima ou por baixo das teias e atravessar o circuito.

6 º Momento: Recorte com tesoura

- Distribuir revistas e deixar as crianças recortarem as imagens, livremente (observar como estão fazendo, como segura na tesoura). Em seguida, colar em uma folha de ofício.  
- Algumas crianças irão pedir ajuda. As professora e estagiarias irão auxiliar no recorte para que (gradativamente) alcancem a autonomia.

 - Brincadeira livre, com massinha.
Obs: As crianças utilizam, desde o início do ano, a tesoura para cortar massinha. Também já cortaram franjas, tiras e figuras livres.

4 comentários: