Quem sou eu

Minha foto
Brumadinho, MG, Brazil
Ivani Ferreira é professora e blogueira . Possui graduação em Letras pela Faculdade Asa de Brumadinho (2006), Normal Superior pela Universidade Federal de Montes Claros(2005), especialização em Psicopedagogia pela Universidade Federal Castelo Branco (2007), Supervisão Pedagógica pela FINON (2008). Professora efetiva na rede Municipal de Brumadinho desde 2005, porém, atua na rede municipal com turmas da Educação Infantil , Ensino Fundamental 1 e 2 , desde o ano de 2002. Trabalhou como supervisora pedagógica na Escola Municipal Leon Renault- Brumadinho/MG (2013- 2016). Atualmente trabalha como professora da Educação Infantil na EMEI Nair das Graças Prado em Brumadinho/MG. Sejam bem vindos(as)!!! Instagram.com/professoraivaniferreiraoficial

segunda-feira, 20 de novembro de 2023

Projeto Douglas quer um abraço.

 




Esse livro conta a história de um urso que se chamava Douglas e que só queria um abraço, mas ao longo da história ele teve grandes surpresas e viveu grandes aventuras até encontrar o abraço que tanto queria.











OBJETIVO

Trabalhar a afetividade, a amizade o respeito pelo outro e a importância dele na nossa vida, partilhando sentimentos e transformando as ações em um ato de carinho.

Promover a socialização da turma;

Trabalhar os diferentes abraços com ênfase nas diferenças.

Estimular o gosto pela literatura infantil;

Trabalhar a dramatização da história através do reconto com os alunos;

Conversação sobre sentimentos relacionados a um abraço.

Por que abraçamos as pessoas?

Quando as pessoas nos abraçam?

O que sentimos quando somos abraçados?

Os abraços são todos iguais?

E você, já abraçou alguém hoje?

 

Um dia, o urso Douglas acordou e  sentiu que  precisava de um abraço.

 Então, resolveu  sair para  procurar alguém que pudesse fazer  isto. 

Por  querer tanto ser abraçado, ele  toma a iniciativa e sai 

 abraçando uma pedra enorme, uma árvore, um  arbusto,  

vários  animais... Depois de  testar  diversas  formas  de 

abraçar,  Douglas  começa a  reparar  nas  características 

que  identificam os melhores abraços.

 O que será que o urso Douglas descobriu sobre o abraço?

 

Os alunos ouviram a história “DOUGLAS QUER UM ABRAÇO”. Em seguida todos deram um gostoso abraço no urso Douglas, um mascote escolhido para a turma.


PROJETO: FALA PRA MIM! HISTÓRIA: O TRENZINHO DO AMOR (Tia Cris)

 




SEQUÊNCIA DIDÁTICA DA HISTÓRIA: O TRENZINHO DO AMOR






JUSTIFICATIVA

As crianças da educação infantil estão em um estágio importante de desenvolvimento emocional. Neste estágio, elas estão aprendendo a identificar e expressar seus próprios sentimentos e a entender os sentimentos dos outros.

O Trenzinho do Amor é uma história encantadora que ajuda as crianças a entenderem a importância do amor e da amizade, além de estimular o desenvolvimento emocional. Esta história "O Trenzinho do Amor, tem como objetivo trabalhar os sentimentos das crianças, utilizando os referenciais da educação infantil, direitos de aprendizagem e campos de experiência, tudo dentro do contexto do projeto que será desenvolvido na EMEI Nair das Graças Prado “ Alô, fala comigo ?”

DIREITOS DE APRENDIZAGEM

● Conviver, participar, explorar, brincar, expressar, conhecer-se.

CAMPOS DE EXPERIÊNCIA

● O eu, o outro e o nós;

● Corpo, gesto e movimento;

● Traços, sons, cores e formas;

● Escuta, fala, pensamento e imaginação;

● Espaço, tempo, quantidades , relações e transformações.

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO

(EI02EF01) Dialogar com crianças e adultos, expressando seus desejos, necessidades, sentimentos e opiniões. (EI02EF03) Demonstrar interesse e atenção ao ouvir a leitura de histórias e outros textos, diferenciando escrita de ilustrações, e acompanhando, com orientação do adulto- -leitor, a direção da leitura (de cima para baixo, da esquerda para a direita). (EI02EF04) Formular e responder perguntas sobre fatos da história narrada, identificando cenários, personagens e principais acontecimentos.

(EI02EF05) Reltar experiências e fatos acontecidos, histórias ouvidas, filmes ou peças teatrais assistidos etc. (EI02EF06) Criar e contar histórias oralmente, com base em imagens ou temas sugeridos. (EI02EF09) Manusear diferentes instrumentos e suportes de escrita para desenhar, traçar letras e outros sinais gráficos. EI02TS01) Criar sons com materiais, objetos e instrumentos musicais, para acompanhar diversos ritmos de música. (EI02TS02) Utilizar materiais variados com possibilidades de manipulação (argila, massa de modelar), explorando cores, texturas, superfícies, planos, formas e volumes ao criar objetos tridimensionais. (EI02TS03) Utilizar diferentes fontes sonoras disponíveis no ambiente em brincadeiras cantadas, canções, músicas e melodias EI02ET04) Identificar relações espaciais (dentro e fora, em cima, embaixo, acima, abaixo, entre e do lado) e temporais (antes, durante e depois). (EI02ET05) Classificar objetos, considerando determinado atributo (tamanho, peso, cor, forma etc.). (EI02ET06) Utilizar conceitos básicos de tempo (agora, antes, durante, depois, ontem, hoje, amanhã, lento, rápido, depressa, devagar). (EI02ET07) Contar oralmente objetos, pessoas, livros etc., em contextos diversos. (EI02ET08) Registrar com números a quantidade de crianças (meninas e meninos, presentes e ausentes) e a quantidade de objetos da mesma natureza (bonecas, bolas, livros etc.). EI02EO01) Demonstrar atitudes de cuidado e solidariedade na interação com crianças e adultos. (EI02EO03) Compartilhar os objetos e os espaços com crianças da mesma faixa etária e adultos. (EI02EO04) Comunicar-se com os colegas e os adultos, buscando compreendê-los e fazendo-se compreender. (EI02EO06) Respeitar regras básicas de convívio social nas interações e brincadeiras.

DESENVOLVIMENTO

➢ Contação da história "O Trenzinho do Amor"

A primeira atividade do projeto consiste em uma contação de história da "O Trenzinho do Amor" . Criar um momento adequado e um espaço acolhedor para a atividade. Durante a contação, o professor poderá utilizar recursos visuais, como ilustrações do livro, adptar um

ambiente lúdico para a história, explorando os sentimentos dos personagens e fazer perguntas para as crianças sobre como elas se sentiriam se estivessem na mesma situação.

➢ Discussão em grupo sobre a história e os sentimentos dos personagens

Após a contação da história, é importante promover uma discussão em grupo sobre a história e os sentimentos dos personagens. As crianças poderão compartilhar suas opiniões e experiências.

➢ Atividades de expressão corporal

Para trabalhar a expressão emocional das crianças, utilizar atividades de expressão corporal, como dança ou teatro. As crianças poderão representar os personagens da história e expressar suas emoções por meio de movimentos e gestos, estimulando as crianças a explorar diferentes formas de expressão, incentivando a criatividade e a imaginação.

➢ Atividades de artes

Para complementar as atividades de expressão corporal, utilizar atividades de artes, como desenho, massinha de modelar, pintura, etc. As crianças poderão representar os personagens e as emoções da história por meio de desenhos ou pinturas

➢ Jogos cooperativos

Para trabalhar a importância do trabalho em equipe e da amizade,utilizar jogos cooperativos. Os jogos cooperativos são atividades em que as crianças trabalham juntas para alcançar um objetivo comum, estimulando a cooperação e a empatia. O educador poderá utilizar jogos como "Trenzinho do Amor", em que as crianças se unem para formar um trem humano e atravessar obstáculos, ou "Caça ao Tesouro", em que as crianças trabalham em equipe para encontrar um tesouro escondido. A dança e o movimento irão contribuir também com essa atividade.

➢ Trabalhar conceitos matemáticos de forma lúdica e integrada à história

Utilizar os personagens da história, pedindo para as crianças agrupá-los por características específicas. Dessa forma, é possível trabalhar a habilidade de classificação e a percepção das características em comum dos personagens.

Já a seriação pode ser trabalhada por meio da criação de vagões em diferentes tamanhos para o trenzinho, em que as crianças devem colocá-los em ordem crescente ou decrescente de tamanho. Essa atividade desenvolve a habilidade de ordenação e a percepção de diferenças de tamanho entre objetos.

A contagem pode ser trabalhada utilizando os vagões criados pelas crianças. O educador pode pedir para que elas contem quantos vagões foram criados e quantos vagões cada uma

fez, estimulando a habilidade de contagem e a percepção de quantidades. Pode também numerar os vagões e colocar objetos dentro de acordo com o numeral.

➢ Envolvimento das famílias

Pedir a colaboração das famílias na escolha de atividades complementares para serem realizadas em casa, fortalecendo assim a relação dos envolvidos.

CONCLUSÃO

Em conclusão, a história "O Trenzinho do Amor" é uma excelente ferramenta para ajudar as crianças a compreenderem e expressarem suas emoções, além de promover a empatia e o trabalho em equipe. Por meio das aventuras dos personagens, as crianças aprendem a importância do respeito, da amizade e do amor ao próximo. Essa sequência irá auxiliar no desenvolvimento do projeto “ Alô, fala comigo ?”

ANEXO ( HISTÓRIA) TRENZINHO DO AMOR ( Minéia Pacheco) TRENZINHO DO AMOR POR ONDE PASSAVA TRANSFORMAVA RAIVA EM AMOR, DISCÓRDIA EM UNIÃO, BRIGA EM PAZ! CERTA VEZ AO PASSAR PELA FLORESTA O TRENZINHO DO AMOR VIU DOIS PASSARINHOS BRIGANDO SEM PARAR, QUERIAM O MESMO LUGAR NA ÁRVORE E POR ISSO BRIGAVAM E DISCUTIAM TÃO ALTO QUE O TRENZINHO DE LONGE APITOU: - PIUIÍÍÍÍ!!!TRENZINHO DO AMOR! IMEDIATAMENTE OS PASSARINHOS PARARAM DE BRIGAR E JUNTOS PASSARAM A DIVIDIR AQUELE LUGAR. OUTRA VEZ O TRENZINHO OBSERVOU UMA TARTARUGUINHA COM MUITA RAIVA A ANDAR, RECLAMAVA DA VIDA, DA FLORESTA E DE ATÉ EXISTIR, COMO PODE? O TRENZINHO NÃO GOSTOU NADA DISSO E LOGO APITOU: - PIUÍÍÍÍÍ... TRENZINHO DO AMOR! IMEDIATAMENTE A TARTARUGUINHA COMEÇOU A VER A BELEZA QUE EXISTIA NA VIDA, NOS ANIMAIS E AMOU ESTA ALI NA FLORESTA, ESTAVA FELIZ, MUITO FELIZ!

TRENZINHO DO AMOR SEMPRE FICAVA MUITO FELIZ EM PODER AJUDAR E EM TRANSMITIR AMOR A TODOS AO SEU REDOR COM UM ÚNICO APITO! MAIS ADIANTE ELE OBSERVOU UMA JOANINHA DISCUTINDO COM UMA FLOR, A JOANINHA QUERIA QUE AQUELA FLOR ESTIVESSE EM OUTRO LUGAR, MAS COMO? A FLORZINHA NÃO SUPORTAVA MAIS TANTA IMPLICAÇÃO DA JOANINHA COM ELA E QUANDO IA COMEÇAR A CHORAR DE TRISTEZA O TRENZINHO DO AMOR APITOU: - PIUIÍÍÍ... TRENZINHO DO AMOR! IMEDIATAMENTE A JOANINHA DEU UM LEVE BEIJO NA FLOR E AGRADECEU POR ELA ESTAR ALI E POR PODER LHE PROPORCIONAR DESCANSO EM SUAS PÉTALAS. - AH, COMO É BOM VER TODOS FELIZES E EM PAZ! – FALOU O TRENZINHO. MAIS ADIANTE A PASSEAR PELA FLORESTA, TRENZINHO DO AMOR OBSERVOU UM CARACOL SUPER CARINHOSO COM UM COGUMELO E ELE NEM HAVIA USADO O APITO, FICOU FELIZ COM O QUE VIU E FALOU: - OLÁ SENHOR CARACOL, COMO PODES ESTAR TÃO BEM COM ESSE COGUMELO SE NEM MEU APITO USEI? - ORA SEU TRENZINHO DO AMOR! NUNCA OUVIU FALAR QUE O AMOR CONTAGIA? AGORA TODOS NA FLORESTA VIVEM BEM, FELIZES E CHEIOS DE AMOR. TUDO GRAÇAS AOS SEUS APITOS! - E O TRENZINHO FELIZ DA VIDA SAIU CORRENDO TRANSMITINDO FELICIDADE E MUITO MAIS AMOR... PIUIÍÍÍÍ!!!

quinta-feira, 9 de novembro de 2023

Projeto Institucional “Alô, fala comigo”

HISTÓRIA TRABALHADA: O Aniversário do Seu Alfabeto de Amir Piedade.

 “O escutar pode ser definido como a sensibilidade de estar atento ao que é dito, ao que é expresso através de gestos e palavras, ações e emoções (Araújo,2017)”.



 
 

JUSTIFICATIVA: O projeto “Alô, fala comigo” será desenvolvido com os alunos da EMEI Nair das Graças Prado, através da interação, roda de conversas, praticando a escuta.  Possibilitando uma maior aproximação entre os alunos, suas famílias e os profissionais da escola. Abordando temas como a identidade, valores e autoconhecimento.

 A roda de conversa (a escuta) na educação infantil é um instrumento pedagógico que potencializa interações e autoconhecimento. Seu objetivo é conduzir as crianças a explorarem da melhor forma o conhecimento de si, a percepção da diversidade e o respeito às diferenças, permitindo reflexões e ampliando o conhecimento sobre “o eu, o outro e o nós”.

Quem sou eu? Qual a minha história? Quais as minhas características? Quais minhas preferências? O que penso a respeito dos assuntos abordados?  

   A identidade é um processo contínuo e quanto mais autoconhecimento possuímos, melhor se dá este processo. Ter consciência de nós, nosso papel, importância, origem, história é o que nos permite ser atuantes nos meios em que vivemos.

 

 

DIREITOS DE APRENDIZAGENS:

Brincar, Participar, Conviver, Explorar, Expressa-se e Conhecer-se


CAMPOS DE EXPERIÊNCIA:

v O Eu, o Outro e o Nós.

v Corpo, Gesto e Movimento 

v Traço, Sons, Cores e Formas 

v Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação. 

v Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações. 


OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO:

(EI03EF01) Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de fotos, desenhos e outras formas de expressão.

 

(EI03EF07) Levantar hipóteses sobre gêneros textuais veiculados em portadores conhecidos, recorrendo a estratégias de observação

(EI03EF09) Levantar hipóteses em relação à linguagem escrita, realizando registros de palavras e textos, por meio de escrita espontânea

(EI03EO05) Demonstrar valorização das características de seu corpo e respeitar as características dos outros (crianças e adultos) com os quais convive.

(EI03ET06) Relatar fatos importantes sobre seu nascimento e desenvolvimento, a história dos seus familiares e da sua comunidade

(EI03EO03) Ampliar as relações interpessoais, desenvolvendo atitudes de participação e cooperação

(EI03EO07)

Usar estratégias pautadas no respeito mútuo para lidar com conflitos nas interações com crianças e adultos.

(EI03ET04) Registrar observações, manipulações e medidas, usando múltiplas linguagens (desenho, registro por números ou escrita espontânea), em diferentes suportes.

(EI03ET05) Classificar objetos e figuras de acordo com suas semelhanças e diferenças.

(EI03ET07) Relacionar números às suas respectivas quantidades e identificar o antes, o depois e o entre em uma sequência

EI03TS02) Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura

 

 

 

 

 

DESENVOLVIMENTO.

 Abertura do projeto. Acontecerá no pátio com todos os alunos da escola enfatizando o tema de forma significativa e prazerosa.

       Em sala, iniciaremos com uma sacola surpresa. Dentro dela estará a obra de Amir Piedade O Aniversário do Seu Alfabeto”, onde o Seu Alfabeto está fazendo aniversário e convida todas as letras do alfabeto para a festa. As letras então levam um presente que se fazem serem lembradas.

 

(Ex: O A levou um pacote de Alegria, o F levou uma fotografia do Seu Alfabeto de quando estudava em uma escola infantil).

     Momentos de conversa: Fala pra Mim:

ü Na rodinha conversar sobre o tema aniversário.

ü O que você gosta em uma festa de aniversário.

ü Quando organizamos uma festa convidamos os colegas. Quais? Como você escolhe? Chama quem gosta muito?

ü Como devemos nos comportar ao ser convidado para uma festa.

ü Quando ganhamos um presente o que falamos(agradecemos)?

ü  

- Envolver a criança e a família de forma prazerosa no processo ensino aprendizagem.

 

·        Contar a história do próprio nome (portfólio).

·        Pesquisar certidão de nascimento

·        Confeccionar a mascote da história,

·         Jogos e brincadeiras que envolvem o alfabeto, a fixação da ordem das letras.

·        Preparar alimentos, presentes de acordo com a letra sorteada (história Seu Alfabeto).

ATIVIDADES/habilidades a serem desenvolvidas

·        Estimular o desenvolvimento motor, equilíbrio, lateralidade, noções espaciais, temporais, quantidades.

·        Realizar momentos diversos de escuta, através de contação de histórias e discussão sobre as mesmas; brincadeiras de faz de conta e outras.

·        Vivenciar na prática da arte, momentos de trocas, afetividades e emoções (cartões dia das mães, Natal, convites).

·        Contar histórias do próprio nome.

·        Pesquisar onde nasceu. Data de nascimento/idade atual.

·        Jogos e brincadeiras que envolvem o alfabeto, o reconhecimento das letras.

·        Recitar poesia, parlendas...

·        Músicas diversas;

·        Seriação /Classificação /Quantidades;

·        Cores e formas /montar um boneco com blocos lógicos;

·        Noção de ordem(fila);

·        Números e quantidades até 10 (Contagem e recitação).

·        Conceitos básicos;

·        Desenho do corpo;

·        Colagens; modelagens, recortes....

Dinâmica: Espelho/Minha Identidade

Todo mundo e todas as coisas têm nome. Dispor as crianças sentadas em círculo, no chão da sala de aula, para iniciar uma conversação dirigida. Falar o nome das crianças e dos objetos da sala, incentivando para que eles também repitam os nomes mencionados.

Trabalhar com a caixa surpresa com espelho colado dentro.

Pedir para guardar segredo sobre o que viu. Depois conversar sobre o que viram no espelho.  Gostou do que viu? Por que?

Culminância:

 No encerramento em sala de aula, cada família ficará responsável por trazer algo para o ANIVERSÁRIO DO “SEU” ALFABETO.

A participação da família no projeto será muito importante. Também será trabalhado no Projeto, vários outros assuntos e datas comemorativas, globalizado com o Tema principal FALA PRA MIM/ANIVERSÁRIO DO SEU ALFABETO.

RECURSOS MATERIAIS:

Livros com a história “Aniversário do Seu Alfabeto”, pendrive com a músicas a serem exploradas, caixa de som, papéis diversos (crepom, ofício, cartolinas), pincéis, massinha de modelar, giz de cera, livro didático.

 

AVALIAÇÃO

 

Será realizada no decorrer do projeto. Através da apreciação das atividades realizadas, roda de conversas, relatos para o portfólio e participação dos alunos e familiares na mostra do projeto em novembro.

 

BIBLIOGRAFIA

§  BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação – Brasília: MEC, SEB, 2010.

§  http://basenacionalcomum.mec.gov.br.

§  https://lunetas.com.br/pedagogia-da-escuta/

§  https://www.far.fiocruz.br.

§  OLANDIM, Márcia. Fala pra mim sobre inclusão – Brasília: Palavra, 2022.

§  OLANDIM, Márcia. Fala pra mim sobre proteção – Brasília: Palavra, 2022.

§  PIEDADE, Amir. O aniversário do seu alfabeto. 4 São Paulo: Editora Cortez, 2010.