Quem sou eu

Minha foto
Brumadinho, MG, Brazil
Ivani Ferreira é professora e blogueira . Possui graduação em Letras pela Faculdade Asa de Brumadinho (2006), Normal Superior pela Universidade Federal de Montes Claros(2005), especialização em Psicopedagogia pela Universidade Federal Castelo Branco (2007), Supervisão Pedagógica pela FINON (2008). Professora efetiva na rede Municipal de Brumadinho desde 2005, porém, atua na rede municipal com turmas da Educação Infantil , Ensino Fundamental 1 e 2 , desde o ano de 2002. Trabalhou como supervisora pedagógica na Escola Municipal Leon Renault- Brumadinho/MG (2013- 2016). Atualmente trabalha como professora da Educação Infantil na EMEI Nair das Graças Prado em Brumadinho/MG. Sejam bem vindos(as)!!! Instagram.com/professoraivaniferreiraoficial

sábado, 30 de junho de 2018

Plano de aula - Copa do Mundo (2018)

                                                        Turmas:   Maternal 3 , 1º e 2º períodos.




Objetivos

• Torcer pelo time Brasileiro/valorizar a pátria.
• Identificar as cores da bandeira do Brasil.
• Desenvolver atividades envolvendo artes.
• Cantar músicas diversas.

Desenvolvimento:

1º Momento:

   Roda de conversas.

• Onde será realizada a Copa do Mundo? Vocês ouviram falar?
 • Mostrar no Globo terrestre, o país sede da copa do mundo.
 • Mostrar onde fica o Brasil.
• Você conhece algum desses países? Mostrar também os países usando um computador.
Tempo da Atividade: Depende do ritmo da turma

2º Momento:

Organizar um mural com os “Nossos pequenos craques da copa”


3º Momento: Artes

Bandeira do Brasil
Explorar as cores da bandeira.



4º Momento: Jogos - Grito de guerra!

Passou, passou...
Passou um avião
Nele estava escrito
O Brasil é campeão!

Brincar, torcer e se divertir é sempre muito importante.

Jogo - Marcando gollll...



Olê olê olá...
O Brasil vai ganhar!
Brasil...Brasil...Brasil...


5º Momento: Observando as mudanças no ambiente escolar!

Observar no meio ambiente as mudanças ocorridas em razão da Copa (pinturas, enfeites em geral).

6º Momento: Leitura diversas!

Sensibilização
- Cantar o hino do Brasil.
Montar um mural com diversas reportagens sobre a copa, ler e mostrar fatos aos alunos (times que estão ganhando, melhor jogador, ler textos diversos, assistir jogos de futebol torcendo e cantando/ “Grito de guerra”.

7º Momento: Hora da leitura!

 O Jogo de bola (Cecília Meireles).

A bela bola rola,
A bela bola do Raul.
Bola amarela, a da Arabela,
A do Raul, azul.
Rola a amarela e pula a azul,
A bola é mole, é mole e rola,
A bola é bela, é bela e pula,
É bela, rola, pula, é mole, é amarela, azul,
A de Raul é de Arabela e a de Arabela é de Raul!


8º Momento: Sessão de fotos para o portfólio!

Registrar e relatar o trabalho sobre a “Copa do Mundo”. Essa é a primeira copa do mundo dos alunos abaixo de 4 anos.


Avaliação:
Avaliar a participação dos alunos.
 Relatos e registros para o portfólio.






Plano de aula "Esquema Coporal"



PLANO DE AULA 1
- CONTEÚDO:
·         Partes do corpo
·         Funções do corpo
- OBJETIVOS:
                 Levar as crianças a refletirem sobre a importância de cada parte do corpo e que é preciso cuidar dele com respeito,
- DURAÇÃO: 4 horas
- METODOLOGIA:
                   Solicitar que as crianças se assentem no chão, em roda. Apresentar um boneco de madeira (material para o trabalho com o esquema corporal). Perguntar sobre o que eles estavam vendo. Pedi que eles descrevam o boneco.
                   Conversar com as crianças sobre as partes dos corpo do boneco, deixar que eles nomeiem livremente cada parte. Depois, ir conversando sobre a função de cada parte, levando as crianças a compreender que cada parte tem um papel importante no nosso corpo.
                   Durante a conversa, solicitar que cada criança toque o seu próprio corpo, e que de frente a um espelho ir nomeando cada parte. Da mesma forma tocar o colega.

- RECURSOS METODOLÓGICOS:
                   Boneco de madeira e espelho.
- PROPOSTA DE AVALIAÇÃO:
                   Observar a participação das crianças e a compreensão das partes que foram trabalhadas. Anotar as observações no diário de bordo.


PLANO DE AULA 2
- CONTEÚDO:
·         Articulações do nosso corpo
·         Trabalhar a motricidade: levantar, sentar, arrastar, agachar
·         Nomes dos dedos
- OBJETIVOS:
                 Compreender a importância das articulações para a nossa locomoção.
- DURAÇÃO:  4 horas
- METODOLOGIA:
                   Primeiramente pedir que as crianças observem o colega enquanto ele pula: o que vocês observam? Como a perna fica: esticada ou dobrada? Se a perna não dobrasse o que deixaríamos de fazer. Ouvir as crianças e isntigar mais perguntas e reflexões.
                   Mostrar a importância do joelho para a nossa locomoção, para que seja possível andar, pular, sentar, levantar e agachar. Brincar com as crianças de morto e vivo.
                   Trabalhar com as mãos e os dedos, mostrar as articulações dos dedos que permite abrimos e fecharmos aos mãos. Ensinar as crianças nomear os dedos, cantar a música “polegares” da Eliana.
                       
- RECURSOS METODOLÓGICOS:
                 Música “Polegares” Eliana
- PROPOSTA DE AVALIAÇÃO:
                 A avaliação acontecerá por meio de registro da evolução da criança em diário de bordo.



PLANO DE AULA 3

- CONTEÚDO:
·         Sentidos: audição tato
- OBJETIVOS:
                   Explorar os cinco sentidos das crianças, a partir de atividades lúdicas.
- DURAÇÃO: 4 horas
- METODOLOGIA:
Nessa aula será proposta uma reflexão acerca dos sentidos: audição e tato. Primeiramente cobrir os olhos da criança para que ela consiga identificar o outro colega, apenas com o tato.
Depois, ainda de olhos vendados, brincar com as crianças de “gato mia”, uma criança imita o miado de um gato e a que está de olhos vendados terá que adivinhar qual coleguinha é o gato que está “miando”. 

- RECURSOS METODOLÓGICOS:
                   Venda para cobrir os olhos das crianças.
- PROPOSTA DE AVALIAÇÃO:
                   Observar a participação das crianças e a compreensão das partes que foram trabalhadas. Anotar as observações no diário de bordo.


PLANO DE AULA 4

- CONTEÚDO:
·         Sentidos: paladar, olfato e visão
- OBJETIVOS:
                   Trabalhar os sentidos paladar, olfato e visão.
- DURAÇÃO: 4 horas
- METODOLOGIA:
Ainda de olhos vendados colocar na boca das crianças um alimento (açucar, mel, sal, leite, maça, banana) para que através do paladar descubra o alimento. Trazer alguns alimentos que possuem cheiro comum para as crianças (chocolate, laranja, limão, bala de maça) para que através do olfato descrubra qual é o alimento.
Dividir as crianças em grupo, dispor para que cada grupo observe: vários objetos em cima da mesa. Deixe que o grupo observe por 1 minuto, depois, sem que as crianças percebam, o professor deve retirar um objeto. O grupo precisa descobrir qual objeto foi retirado.

- RECURSOS METODOLÓGICOS:
                   Venda para cobrir os olhos das crianças, objetos (bolsinha de lápis, apagador de quadro, pincel, livro, diário do professor, lápis de cor).
- PROPOSTA DE AVALIAÇÃO:
                   Observar a participação das crianças e a compreensão das partes que foram trabalhadas. Anotar as observações no diário de bordo.


PLANO DE AULA 5

- CONTEÚDO:
                   Conceitos que envolvem a lateralidade: subir, descer, rastejar, rolar, para frente, para traz, para a direita, para esquerda.
- OBJETIVOS:
                   Trabalhar os conceitos da psicomotricidade: subir, descer, rastejar, rolar, para frente, para traz, para a direita, para esquerda.
- DURAÇÃO: 4 horas
- METODOLOGIA:
                   As crianças serão convidadas a brincar livremente. Depois, irão brincar no pátio numa prova de obstáculos organizada com objetos simples: cadeiras, tapetes, colchonete, pneus.
                   As crianças, deverão utilizar os objetos do circuito criado e durante toda a atividade o professor dará os comandos para os alunos: as crianças deverão subir, descer, rastejar, rolar, para frente, para traz, para a direita, para esquerda.

- RECURSOS METODOLÓGICOS:
Cadeiras, tapetes, colchonete, pneus.
- PROPOSTA DE AVALIAÇÃO:
Observar a participação das crianças e a compreensão das partes que foram trabalhadas. Anotar as observações no diário de bordo.

PLANO DE AULA 6

- CONTEÚDO:
                   Corpo humano masculino e feminino
- OBJETIVOS:
Conhecer as partes do corpo humano da meninas e do meninos.
- DURAÇÃO: 4 horas
- METODOLOGIA:
Será realizado o contorno do corpo de uma criança e depois as crianças deverão acrescentar as partes do corpo, no contorno do boneco. Elas utilizaram tinta, pincel, lápis de cera para completar as partes do boneco. Depois, com a ajuda das crianças será escrito o nome de cada parte do boneco e o cartaz será exposto na sala de aula.

- RECURSOS METODOLÓGICOS:
Kraft, tinta, pincel, lápis de cera.
- PROPOSTA DE AVALIAÇÃO:
Observar a participação das crianças e a compreensão das partes que foram trabalhadas. Anotar as observações no diário de bordo.

PROJETO MEIO AMBIENTE -2018





Todos, de mãos dadas, em defesa do Meio Ambiente!


Justificativa: É de fundamental importância trabalhar as questões ambientais em sala de aula. Embora nossos alunos sejam bem pequenos, mas já vão construindo sua consciência, cuidado e respeito em relação ao espaço que vivemos.


Objetivos:

  • Ouvir diferentes histórias sobre o Meio ambiente.
  • Valorizar o meio ambiente e conscientizar quanto a  sua importância.
  • Incentivar o uso consciente da água e práticas de reaproveitamento e reciclagem de materiais (como garrafas plásticas e papel).
  • Desenvolver raciocínio lógico, coordenação motora, capacidade de interpretação e análise, senso de responsabilidade, percepção visual, tátil e auditiva.

Desenvolvimento:

  • Roda de conversa sobre o tema;
  • Passeio pelos arredores da escola ;
  • Pintar o pátio e revitalizar os espaços;
  • Plantar uma árvore, ou uma planta em um vaso (pode ser feito com feijão e algodão ou um pouco de terra em uma embalagem) e acompanhar seu crescimento;
  • Criar uma horta  escolar;
  • Brincadeiras dirigidas;
  • Músicas;
  • Filmes;
  • Jogos;
  • Desenhos;
  • Leitura de histórias;
  • Dobraduras;
  • Recorte e colagem;
  • Fazer e instalar latas de lixo apropriadas para coleta de material reciclável;
  • Oficina " Reutilizando", ensinando a separar e como reaproveitar e construir brinquedos ou utensílios com material reciclado;
  • Trabalhar com contagem, identificação e diferenciação de espécies;
  • Fazer cartazes e montagens separando as formas de vida entre animal e vegetal;
  • Fazer uma maquete;
  • Mural sobre a água, suas características e como utilizá-la corretamente, sem desperdício.
Avaliação:

Avaliar a participação, o introsamento de todos os alunos. Registrar com fotos e relatos para o portfólio. Exposição das atividades  e visitação dos espaços , na feira cultural.



terça-feira, 26 de junho de 2018

QUEM MORA NA CASINHA....

Atividade maravilhosa !!!

Atividade/casinhas feita pela professora Isabel Espanga para explorar a memorização, cores, rimas, música.... Com certeza seus alunos amaram.

                                                        PARABÉNS PROFESSORA ISABEL PELA CRIATIVIDADE!



QUEM MORA NA CASINHA VERMELHINHA? A GALINHA
 QUEM MORA NA CASINHA AMARELINHA? A PATINHA
 QUEM MORA NA CASINHA VERDINHA? O SAPINHO
 QUEM MORA NA CASINHA AZULZINHA? O COELHINHO
 QUEM MORA NA CASINHA BEM BRANQUINHA? O RATINHO
 QUEM MORA NA CASINHA TODA ROSINHA? A MACAQUINHA

 AGORA QUERO VER SE VOCÊ, SE LEMBRA DE TODOS! (REPETE AS PERGUNTAS PARA VER SE A CRIANÇA LEMBRA) 
QUEM MORA NA CASINHA VERMELHINHA?
QUEM MORA NA CASINHA AMARELINHA?
 QUEM MORA NA CASINHA VERDINHA?
 QUEM MORA NA CASINHA AZULZINHA?
 QUEM MORA NA CASINHA BEM BRANQUINHA?
 QUEM MORA NA CASINHA TODA ROSINHA?

AGORA QUERO VER SE VOCÊ, SE LEMBRA DE TODOS! 
AGORA QUERO VER SE VOCÊ, ACERTOU TODOS?
 GALINHA ,PATINHO, SAPINHO ,COELHINHO,RATINHO,  MACAQUINHA 
Anexo:
Link com as casinhas para colorir...ou para tirar o molde e recortar em eva.
http://ler-com-prazer.blogspot.com/2014/08/sequencia-didatica-da-musica-quem-mora.html
  Molde para recortar as casinhas em EVA ou papéis coloridos.

domingo, 24 de junho de 2018

Mascote Zabivaka em eva - Copa 2018





Mural de artes: Copa do Mundo -2018

Atividades realizadas pela professora Ana Lúcia Pereira e sua turminha do 1º ano.

Parabéns......


Atividade Copa do Mundo /2018- Países e continentes

Achei interessante! Boas ideias merecem ser  compartilhadas para inspirar outros professores em suas aulas.

Atividade desenvolvida pela turminha do 3º ano  da professora Patrícia Marinho Gomes.
                                                                                
                                                                                 Parabéns pela criatividade!


domingo, 17 de junho de 2018

Cachoeira dos Antunes- Rio Manso/ Minas Gerais

Saudosa Cachoeira: 30 anos após a desapropriação.



"Em meados de 1988, a população de Cachoeira dos Antunes (município de Rio manso) e todo o seu entorno, foram desapropriados, para que no local fosse construída a barragem/Sistema de Captação de Água Rio Manso, obra idealizada pelo Governador Newton Cardoso".


Mais informações em:




Cartazes : Dia Mundial contra o trabalho infantil


               Educadora Marcineia Machado/Jovens aprendizes- Rede cidadã

Atividade- "Uma Mensagem contra a homofobia"

 #umamensagemcontrahomofobia






               Educadora Marcineia Machado/Jovens aprendizes- Rede cidadã

Plano de aula para a Semana Mundial do Meio Ambiente- Os Guardiões do planeta

                                                                      (2018)   Nossos pequenos guardiões do planeta💚💚



    "T
odos fazemos parte do meio ambiente, e por isso, temos responsabilidades com ele. Não podemos apenas esperar uma ação dos outros, é preciso agir, participar, se envolver na causa. Nesse sentido, é importante que desde a infância se trabalhe e desenvolva a consciência ambiental."

Objetivos:

  • Valorizar o meio ambiente e conscientizar quanto a  sua importância.
  • Incentivar o uso consciente da água , atitudes de jogar o lixo na lixeira e práticas de reaproveitamento e reciclagem de materiais (como garrafas plásticas e papel).
  • Desenvolver raciocínio lógico, coordenação motora, capacidade de interpretação e análise, senso de responsabilidade, percepção visual, tátil e auditiva.

Desenvolvimento:

1º Momento:

Realizar um passeio  pelos arredores da escola visando a observação dos espaços(árvores, pássaros, lixo...).


  • Sentir o tronco das árvores(alguns são asperos, outros lisos,observar alguns espinhosos)
  • Observar as folhas e seus diversos formatos (comprida, grande, pequena,formato de coração...)
  • Ouvir os ruídos vindo da natureza e do espaço escolar (o que é bom de se ouvir o que é ruím/desagradável.
  • Puxar o ar e sentir aromas das flores...do ambiente...
  • Observar se tem lixo espalhado, recolher em um saco de lixo e fazer o descarte correto na lixeira (utilizando luvas).

Em sala fazer uma roda de conversa.
  • O que vimos em nosso passeio?
  • O que foi bom de se ver e sentir?
  • O que foi ruím?
  • O que podemos fazer para melhorar os pontos negativos?
2º Momento:

História: Um mundinho de paz


O que devemos fazer para ter paz...


  • Em casa
  • Na escola
  • No mundo....

  Preparar/ treinar a apresentação para a festa da família!

Música: As Mãos de Patati Patatá

A PAZ DEPENDE DE CADA UM DE NÓS!

(Está em nossas mãos a união, o amor e a paz)


3º Momento:

Artes: Artes carimbando com as mãos e tinta guache

4º Momento:
Vídeos educativos:

Mostrando a reciclagem, ensinando a separar e como reaproveitar e construir brinquedos ou utensílios com material reciclado;

https://www.youtube.com/watch?v=0lzp7Eha1Eo

Música: Quem fez o grande sol

Cantar durante a semana , fazendo gestos...

 Quem fez o grande sol? 
 Quem fez as árvores? 
 Quem fez os passarinhos? 
 Quem me fez? (bis) 

 Deus fez o grande sol para brilhar, 
 Deus fez as árvores pra descansar,
 Deus fez os passarinhos pra voar 
  e Deus me fez pra te amar. 


4º Momento:

Matemática

  • Trabalhar com contagem e recitação de número até 5.
           Utilizar tampinha de pet como material de contagem

Obsevando e contando materiais!

Carrinho feito com garrafa pet.


  • Quantas garrafas descartáveis pet, usamos usamos para fabricar um carrinho?
  • Quantas rodas?
  • Vamos contar os materiais utilizados?

5º Momento:Recreação!


Com Marcineia Machado e os Jovens aprendizes.

Os jovens aprendizes utilizaram caixas de papelão, garrafas pet, tampinhas para
 transformar em brinquedos, para serem usados em uma manhã de recreação, 
na EMEI Nair das Graças Prado.

Obrigada pela iniciativa " Os nossos alunos amaram!"



















Mais fotos na página da escola em:


https://www.facebook.com/emei.conceicaodeitagua/posts/2197528983808232




Avaliação:

A avaliação será contínua mediante abordagem do tema e da participação e execução das atividades propostas. Os relatos com fotos irão compor o portfólio do aluno.