Materiais pedagógicos,planos de aula para o maternal,educação infantil, ensino fundamental,projetos, sugestões de provas e atividades escolares...
Quem sou eu
- Profª: Ivani Ferreira
- Brumadinho, MG, Brazil
- Ivani Ferreira é professora e blogueira . Possui graduação em Letras pela Faculdade Asa de Brumadinho (2006), Normal Superior pela Universidade Federal de Montes Claros(2005), especialização em Psicopedagogia pela Universidade Federal Castelo Branco (2007), Supervisão Pedagógica pela FINON (2008). Professora efetiva na rede Municipal de Brumadinho desde 2005, porém, atua na rede municipal com turmas da Educação Infantil , Ensino Fundamental 1 e 2 , desde o ano de 2002. Trabalhou como supervisora pedagógica na Escola Municipal Leon Renault- Brumadinho/MG (2013- 2016). Atualmente trabalha como professora da Educação Infantil na EMEI Nair das Graças Prado em Brumadinho/MG. Sejam bem vindos(as)!!! Instagram.com/professoraivaniferreiraoficial
sábado, 26 de abril de 2014
segunda-feira, 21 de abril de 2014
quinta-feira, 17 de abril de 2014
QUAL É O PAPEL DO PEDAGOGO?
PAPEL DO PEDAGOGO NA ROTINA DA ESCOLA
1
INTRODUÇÃO
Relação professor-pedagogo, uma
combinação que não pode faltar para o alcance de uma educação de qualidade. No
contexto escolar o professor é figura imprescindível, mas como ele não é
detentor de todo o saber, tem necessidade da ajuda de um profissional que
também é de suma importância para a realização de um bom trabalho pedagógico: o
pedagogo, que também, vale ressaltar, não é detentor de todo o conhecimento,
mas a interação entre ambos oportuniza a troca de saberes.
Várias são as funções de um pedagogo
no interior da escola que ao fim de um trabalho bem executado traduz em sucesso.
Para a confecção deste trabalho optou-se por cinco delas: 1- Promover e coordenar
reuniões pedagógicas e grupos de estudo para reflexão e aprofundamento de temas
relativos ao trabalho pedagógico e para a elaboração de propostas de
intervenção na realidade da escola. 2- Participar e intervir, junto à direção,
da organização do trabalho pedagógico escolar no sentido de realizar a função
social e a especificidade da educação escolar. 3- Analisar os projetos de
natureza pedagógica a serem implantados na escola. 4- Coordenar a elaboração de
critérios para aquisição, empréstimo e seleção de materiais, equipamentos e/ou
livros de uso didático-pedagógico, a partir da proposta curricular e do projeto
político-pedagógico da escola. 5- Orientar o processo de elaboração dos
planejamentos de ensino junto ao coletivo de professores da escola.
O pedagogo precisa estar consciente
de que sua tarefa será árdua, mas se executar um trabalho de qualidade, o
resultado final trará a feliz sensação de dever cumprido e com sucesso.
Optar pelas cinco atribuições acima
descritas foi oportuno, pois elas alertam ao futuro pedagogo de que para que o
seu trabalho flua de forma satisfatória é preciso que ele trabalhe em conjunto
com a gestão e com os professores de uma unidade escolar. É preciso haver
planejamentos do trabalho pedagógico, interações com os demais atores do espaço
escolar por meio de reuniões periódicas e o uso outras estratégias para um bom
andamento do seu trabalho.
2
DESENVOLVIMENTO
Cada aluno é único e alguns possuem
suas dificuldades de aprendiz, por isso cabe ao pedagogo em conjunto com os
professores agendar encontros pedagógicos para que eles explanem as
dificuldades encontradas no dia a dia em sala de aula e são nestas reuniões que
estratégias e projetos de intervenção são traçados para que o trabalho do
professor flua. Participar e intervir, junto à direção, na organização do
trabalho pedagógico escolar é um ponto importante no trabalho do pedagogo, pois
é preciso que o pedagogo tenha um olhar atento em todos os aspectos
pedagógicos, ou seja, verificar se o perfil do professor tem se encaixado
perfeitamente na turma com a qual ele está lidando, caso não reformular toda a
estrutura de forma que tudo caminhe rumo ao sucesso do educando, peça
principal, dentro de um contexto escolar. Mas o pedagogo deve ter a consciência
de que o sucesso de uma unidade escolar não se reduz somente a reuniões
pedagógicas ou a uma melhor organização do trabalho pedagógico, é preciso,
também, ofertar aos professores recursos didáticos para um melhor embasamento
do trabalho em sala de aula, aqui entra outra atribuição do pedagogo: coordenar
a elaboração de critérios para aquisição, empréstimo e seleção de materiais,
equipamentos e/ou livros de uso didático-pedagógico, a partir da proposta
curricular e do projeto político-pedagógico da escola. Neste quesito é preciso
que o pedagogo tenha conhecimento de todos os recursos de que a escola dispõe e
assim apresentá-los aos professores para que estes façam uso deles no dia a dia
em sala de aula.
Orientar o processo de elaboração
dos planejamentos de ensino junto ao coletivo de professores da escola é uma
tarefa de suma importância a ser executada pelo pedagogo, pois muito embora
venha já pronto, do Sistema de Ensino ou Secretaria Municipal de Educação um
planejamento anual, cabe ao pedagogo reestruturar este planejamento de acordo
com a realidade do entorno da escola. Mas é oportuno afirmar que esta
reestruturação deve ser feita em conjunto com o coletivo de professores da
unidade escolar.
O pedagogo precisa ter em
mente, no desempenho de suas funções, que precisa contar com o coletivo de
professores para que seu trabalho flua de forma a que alcance o desejado: o
sucesso do aluno, já que são nos resultados alcançados com este indivíduo é que
se verificará a eficácia do trabalho, tanto do pedagogo quanto do professor, daí
a importância da ministração, no curso de Pedagogia, da disciplina “O trabalho
do pedagogo nos espaços educativos”. No decorrer de seu trabalho em um ambiente
escolar, o pedagogo precisa ter ainda, noções de psicologia, pois no dia a dia
terá que fazer uso de todo o conhecimento que adquiriu nesta disciplina, lidará
com vários indivíduos cujas personalidades são distintas; precisará,
constantemente de fazer uso da Comunicação e Linguagem, já que escola é um
espaço de interação, socialização, as quais só acontecem por meio da
comunicação e da linguagem. Em se tratando de interação, socialização, o
pedagogo também terá contato com o diferente, por isso a importância de se ter
conhecimento sobre a Diversidade: relações étnicos raciais, neste aspecto é
preciso haver nas interações e socializações respeito entre as partes.
A suma é que a escola precisa ser
democrática para que realmente ocorra uma educação de qualidade.
3 CONSIDERAÇÕES
FINAIS
Realizar este trabalho oportunizou entender a importância do trabalho do
pedagogo nas instituições escolares, ou seja, o futuro pedagogo precisa ter
conhecimento de que ora terá que fazer uso da psicologia, todos os momentos
fará uso da linguagem e comunicação, pois disso depende o bom desempenho de sua
função e ele precisa entender, também, que passarão em seu caminho vários
indivíduos e cada um com personalidade própria, oriundos de convívios sociais
diferentes, ou seja, a diversidade se fará presente em seu trabalho cotidiano e
para que essas individualidades sejam respeitadas conhecer todas elas é
preciso.
Pode-se considerar que será uma tarefa árdua, mas no fim de tudo será
compensador.
Assinar:
Postagens (Atom)