Sugestões de atividades para ser realizada, em casa, pela família.(Quarentena Covid-19)
"CRIANÇA TEM
QUE TER NOME;CRIANÇA TEM QUE TER LAR...
TER SAÚDE E NÃO TER FOME;TER SEGURANÇA E ESTUDAR".
TER SAÚDE E NÃO TER FOME;TER SEGURANÇA E ESTUDAR".
AUTORA: RUTH ROCHA
TEMA:IDENTIDADE "QUEM SOU EU?"
1ºMOMENTO: POEMA "EU TENHO UM NOME"
1) Ler o poema e depois conversar sobre o nome da criança e seus familiares:
- Qual o seu nome? Ele começa com qual letra?
- Qual o nome da mamãe? Do papai? Dos avós...irmaõs...(É comum as crianças responderem que o nome da mamãe é mamãe! Nesse momento dever ser explicado que cada mamãe/pessoa tem um nome próprio).
2) Conversar sobre o nome dos objetos , brinquedos...Cada coisa tem seu nome!
ATIVIDADES DE AUTONOMIA DA CRIANÇA
- Ouvir o poema e repetir as estrofes.
- Conversar sobre o próprio nome e nome dos familiares.
- Responder com autonomia quando lhe perguntar: Qual é o seu nome?
2ºMOMENTO: : MÚSICA "O MEU NOME EU VOU FALAR!
1) Cantar a música, junto a criança, falando o nome dela, depois dos outros familiares.
O MEU NOME EU VOU FALAR
É TÃO FÁCIL DE DIZER
FAZ SILÊNCIO PRA ESCUTAR
QUE VOCÊ VAI APRENDER!
(Dizer o nome)
(Dizer o nome)
2) Usar a ficha para observar o nome, depois montar o nome com as tampinhas/alfabeto móvel.
- Contar quantas letrinhas tem o nome.
- Com qual letrinha começa?E com qual termina?
- Falar o nome das letras que formam o nome .
3) Registrar o próprio nome , com letra maiúscula, igual a ficha (iniciando pela primeira letrinha e gradativamente irá conseguir registrar).
Observação: Lembrar sempre a posição correta de pegar no "lápis"
ATIVIDADES DE AUTONOMIA DA CRIANÇAObservação: Lembrar sempre a posição correta de pegar no "lápis"
- Cantar com autonomia a música do nome próprio.
- Observar a ficha e montar o próprio nome.
- Apontar com o dedinho a letrinha inicial e final.
- Escrever sozinha o nome, como conseguir.
1) Sente-se com sua criança, mostre fotos da chegada dela na família! Fale sobre essa espera especial!
2) Conte como foi a escolha do nome dela.Quem escolheu?
3) Por que escolheu esse nome? Falar sobre o significado/história do mesmo?
- Mostre que assim como sua criança, o nome dela é lindo e especial
4) Apresentar para a criança a sua certidão de nascimento. Deixar ela localizar o próprio nome. Falar sobre a certidão!
(A certidão é muito importante! É o primeiro documento de um cidadão. Nela consta o nome da criança, a sua filiação: mãe, pais, avós, a data e o local onde a criança nasceu...)
4) Fazer um desenho da família( Como conseguir).
ATIVIDADES DE AUTONOMIA DA CRIANÇA
- Observar as fotos e conhecer a própria história.
- Recontar fatos sobre o seu nome .Quem escolheu?
- Desenhar a família e colocar o desenho em seu quarto, para apreciação. Explicar o que desenhou.
1) Assistir ao vídeo , observando os personagens e suas cores.
2) Em frente ao espelho,observar a própria imagem, a cor da pele, dos olhos cabelos...enfim as características que lhes deixam único e especial.
3) Conversar sobre com quem se parece, fisicamente, na família e sobre o jeitinho de ser/personalidade lembra alguém ?
4) Usar massinha de modelar para esculpir o próprio corpinho .Fazer outras pessoas da família.(A mamãe pode brincar de fazer o próprio bonequinho também, depois comparar se ambos estão parecidos)
- Observar suas características,
- Sentir-se bem com ela mesma.
- Modelar o próprio corpinho com massinha.
1) Conversar sobre a história:
- Quem são os personagens? Quantos são? Quem teve atitude egoísta?
- O jacarezinho não gostava de dividir as coisas...O que ele fez com os patinhos?
- No final da história,ele aprendeu dividir ...Assim ele ficou mais triste ou mais feliz?
- O que aconteceu quando o jacarezinho dividiu a lagoa com os patinhos?
- E você meu filho/ filha sabe dividir? Empresta os brinquedos ? Divide os alimentos/lanche com o irmão, colegas?
ATIVIDADES DE AUTONOMIA DA CRIANÇA
- Falar quais são os personagens.
- Recontar partes da história.
- Aprender que é interessante dividir o espaço, objetos, alimentos.
- Entender que o tempo também precisa ser dividido, entre brincar e estudar , um pouco a cada dia!
DATA DE ENTREGA: ___/___/____
ORIENTAÇÕES SOBRE A ATIVIDADE/LIVRINHO NOME.
SENHORES PAIS!
1) VOCÊS ESTÃO RECEBENDO, UMA ATIVIDADE IMPRESSA,
CONVERSE COM A CRIANÇA PARA QUE FAÇA COM ATENÇÃO E CARINHO!
2)INICIE COLORINDO OS DESENHOS DA CAPA.ENFEITE COMO DESEJAR (COLE PAPÉIS PICADOS, RASPA DE LÁPIS,LANTEJOULAS)!
1ª PRIMEIRA ATIVIDADE: PROCURAR EM JORNAIS E REVISTAS A LETRINHA INICIAL DO NOME, RECORTAR E COBRIR O TELHADO DA CASINHA.
O MEU NOME COMEÇA COM A LETRINHA....
2ª ATIVIDADE: OBSERVE A LETRINHA INICIAL, COLORA A LETRA COM A COR QUE DESEJAR. COLOQUE A FOLHA SOBRE UM PEDAÇO DE PAPELÃO OU ISOPOR, PARA QUE A CRIANÇA FAÇA AS PERFURAÇÕES, USANDO UM PALITINHO E CANTANDO:
2)INICIE COLORINDO OS DESENHOS DA CAPA.ENFEITE COMO DESEJAR (COLE PAPÉIS PICADOS, RASPA DE LÁPIS,LANTEJOULAS)!
1ª PRIMEIRA ATIVIDADE: PROCURAR EM JORNAIS E REVISTAS A LETRINHA INICIAL DO NOME, RECORTAR E COBRIR O TELHADO DA CASINHA.
O MEU NOME COMEÇA COM A LETRINHA....
2ª ATIVIDADE: OBSERVE A LETRINHA INICIAL, COLORA A LETRA COM A COR QUE DESEJAR. COLOQUE A FOLHA SOBRE UM PEDAÇO DE PAPELÃO OU ISOPOR, PARA QUE A CRIANÇA FAÇA AS PERFURAÇÕES, USANDO UM PALITINHO E CANTANDO:
"FURANDO FURANDO COM MEU NOME EU VOU
BRINCANDO".
3ª ATIVIDADE: OBSERVE AS ESTRELINHAS COM O SEU NOME E O NOME DOS COLEGAS. LOCALIZE E COLORA A ESTRELINHA QUE CONTÉM O SEU NOME.
JÁ CONSIGO LOCALIZAR O MEU NOME!
4ª ATIVIDADE: ENFEITE O SEU NOME COM BOLINHAS DE PAPEL CREPOM.
3ª ATIVIDADE: OBSERVE AS ESTRELINHAS COM O SEU NOME E O NOME DOS COLEGAS. LOCALIZE E COLORA A ESTRELINHA QUE CONTÉM O SEU NOME.
JÁ CONSIGO LOCALIZAR O MEU NOME!
4ª ATIVIDADE: ENFEITE O SEU NOME COM BOLINHAS DE PAPEL CREPOM.
VEJA COMO SEU NOME É LINDO!
5ª ATIVIDADE: QUEBRA CABEÇA DO NOME. COM A AJUDA DA MAMÃE, RECORTE AS LETRAS DO SEU NOME E FORME O QUEBRA CABEÇA, DENTRO DO CORAÇÃO!
5ª ATIVIDADE: QUEBRA CABEÇA DO NOME. COM A AJUDA DA MAMÃE, RECORTE AS LETRAS DO SEU NOME E FORME O QUEBRA CABEÇA, DENTRO DO CORAÇÃO!
AMO O MEU NOME!
6ª ATIVIDADE DESENHE O SEU CORPINHO, COMO CONSEGUIR!
6ª ATIVIDADE DESENHE O SEU CORPINHO, COMO CONSEGUIR!
O MEU CORPINHO TEM...
MEU AMOR! FAÇA AS ATIVIDADES COM ATENÇÃO, CARINHO E CAPRICHO.
ESTAMOS COM SAUDADES!!!
BEIJOS ....