Quem sou eu

Minha foto
Brumadinho, MG, Brazil
Ivani Ferreira é professora e blogueira . Possui graduação em Letras pela Faculdade Asa de Brumadinho (2006), Normal Superior pela Universidade Federal de Montes Claros(2005), especialização em Psicopedagogia pela Universidade Federal Castelo Branco (2007), Supervisão Pedagógica pela FINON (2008). Professora efetiva na rede Municipal de Brumadinho desde 2005, porém, atua na rede municipal com turmas da Educação Infantil , Ensino Fundamental 1 e 2 , desde o ano de 2002. Trabalhou como supervisora pedagógica na Escola Municipal Leon Renault- Brumadinho/MG (2013- 2016). Atualmente trabalha como professora da Educação Infantil na EMEI Nair das Graças Prado em Brumadinho/MG. Sejam bem vindos(as)!!! Instagram.com/professoraivaniferreiraoficial

sábado, 30 de maio de 2020

Sequência Didática: Quem sou eu? Educação infantil

 #Brumadinhoesseémeulugar!

Sugestões  de atividades para ser realizada, em casa, pela família.(Quarentena Covid-19)


"CRIANÇA TEM QUE TER NOME;CRIANÇA TEM QUE TER LAR...
TER SAÚDE E NÃO TER FOME;TER SEGURANÇA E ESTUDAR".



                                                                                  AUTORA: RUTH ROCHA
TEMA:IDENTIDADE "QUEM SOU EU?"

ATIVIDADES SOBRE O TEMA.

1ºMOMENTO:  POEMA "EU TENHO UM NOME"
1) Ler o poema e depois conversar sobre o nome da criança e seus familiares:
  • Qual o seu nome? Ele começa com qual letra?
  • Qual o nome da mamãe? Do papai? Dos avós...irmaõs...(É comum as crianças responderem que o nome da mamãe é mamãe!  Nesse momento dever ser explicado que cada mamãe/pessoa tem um nome  próprio).
2) Conversar sobre o nome dos objetos , brinquedos...Cada coisa tem seu nome!


ATIVIDADES DE AUTONOMIA DA CRIANÇA
  • Ouvir o poema e repetir as estrofes.
  • Conversar sobre o próprio nome e nome dos familiares.
  • Responder com autonomia quando lhe perguntar: Qual é o seu nome?

2ºMOMENTO: : MÚSICA "O MEU NOME EU VOU FALAR! 




 1) Cantar a música,  junto a criança, falando o nome dela, depois dos outros familiares. 
O MEU NOME EU VOU FALAR
É TÃO FÁCIL DE DIZER
FAZ SILÊNCIO PRA ESCUTAR
QUE VOCÊ VAI APRENDER!

        (Dizer o nome)
2) Usar a ficha para observar o nome, depois montar o nome com as tampinhas/alfabeto móvel.
  • Contar quantas letrinhas tem o nome.
  • Com qual letrinha começa?E com qual termina?
  • Falar o nome das letras que formam o nome .
3) Registrar o próprio nome , com letra maiúscula, igual a ficha (iniciando pela primeira letrinha e gradativamente irá conseguir registrar).

Observação: Lembrar sempre a posição correta de pegar no "lápis"

                                 
ATIVIDADES DE AUTONOMIA DA CRIANÇA


  • Cantar  com autonomia  a música do nome próprio.
  • Observar a ficha e montar o próprio nome.
  • Apontar com o dedinho a letrinha inicial e final.
  • Escrever sozinha o nome, como conseguir.
3ºMOMENTO: : ABRINDO O ÁLBUM DE FAMÍLIA/ HISTÓRIA DO NOME

 1) Sente-se com sua criança, mostre fotos da chegada dela na família! Fale sobre essa  espera especial!

 2) Conte  como foi a escolha do nome dela.Quem escolheu?
 3) Por que escolheu esse nome? Falar sobre o significado/história do mesmo?
- Mostre que assim como sua criança, o  nome dela  é  lindo e especial

 4) Apresentar para a criança a sua certidão de nascimento. Deixar ela localizar o próprio nome. Falar sobre a certidão!

 (A certidão é muito importante! É o primeiro documento  de um cidadão. Nela consta o nome da criança, a sua filiação: mãe, pais, avós, a data e o local onde a criança nasceu...)

4) Fazer um desenho da família( Como conseguir).


ATIVIDADES DE AUTONOMIA DA CRIANÇA



  • Observar as fotos e conhecer a própria história.
  • Recontar fatos sobre o seu nome .Quem escolheu?
  • Desenhar a família e colocar o desenho  em seu quarto, para apreciação. Explicar o que desenhou.
4ºMOMENTO: : QUEM SOU EU?

1) Assistir ao vídeo , observando os personagens e suas cores.




2)  Em frente ao espelho,observar a própria imagem, a cor da pele, dos olhos cabelos...enfim as características que lhes deixam único e especial. 

3) Conversar sobre com quem se parece,  fisicamente, na família e sobre o jeitinho de ser/personalidade lembra alguém ?

4) Usar massinha de modelar para esculpir o próprio corpinho .Fazer outras pessoas  da família.(A mamãe pode brincar de fazer o próprio bonequinho também, depois comparar se ambos estão parecidos)


ATIVIDADES DE AUTONOMIA DA CRIANÇA


  • Observar suas características,
  • Sentir-se bem com ela mesma.
  • Modelar o próprio corpinho com massinha.
5ºMOMENTO: : HISTÓRIA "JACAREZINHO EGOÍSTA"



1) Conversar sobre a história:


  • Quem são os personagens? Quantos são? Quem teve atitude egoísta?
  • O jacarezinho não gostava de dividir as coisas...O que ele fez com os patinhos?
  • No final da história,ele aprendeu dividir ...Assim ele ficou mais triste ou mais feliz? 
  • O que aconteceu quando o jacarezinho dividiu a lagoa com os patinhos?
  • E você meu filho/ filha sabe dividir? Empresta os brinquedos ? Divide os alimentos/lanche com o irmão, colegas?
  "É aprender os momentos de fazer as coisas sozinho e em grupo.Ser uma criança educada, respeitar os mais velhos(mamãe/papai, vovó/vovó...) , saber o momento de brincar e o momento de estudar!"

ATIVIDADES DE AUTONOMIA DA CRIANÇA

  • Falar quais são os personagens.
  • Recontar partes da história.
  • Aprender que é interessante dividir o espaço, objetos, alimentos.
  • Entender que  o tempo também precisa ser dividido, entre brincar e estudar , um pouco a cada dia!
ATIVIDADES PARA FAZER E ENTREGAR  À PROFESSORA!

DATA DE ENTREGA:  ___/___/____




ORIENTAÇÕES SOBRE A ATIVIDADE/LIVRINHO NOME.

SENHORES PAIS!


1) VOCÊS ESTÃO RECEBENDO, UMA ATIVIDADE IMPRESSA, CONVERSE COM A CRIANÇA PARA QUE FAÇA COM ATENÇÃO E CARINHO!

2)INICIE COLORINDO OS DESENHOS DA CAPA.ENFEITE COMO DESEJAR (COLE PAPÉIS PICADOS, RASPA DE LÁPIS,LANTEJOULAS)!

1ª PRIMEIRA ATIVIDADE: PROCURAR  EM JORNAIS E REVISTAS A LETRINHA INICIAL DO NOME, RECORTAR E COBRIR O TELHADO DA CASINHA.
               O MEU NOME COMEÇA COM A LETRINHA....

 2ª ATIVIDADE: OBSERVE A LETRINHA INICIAL, COLORA A LETRA COM A COR QUE DESEJAR. COLOQUE A FOLHA SOBRE UM PEDAÇO DE PAPELÃO OU ISOPOR, PARA QUE A CRIANÇA FAÇA AS PERFURAÇÕES, USANDO UM PALITINHO E CANTANDO:
      "FURANDO FURANDO COM MEU NOME EU VOU BRINCANDO".

 3ª ATIVIDADE: OBSERVE AS ESTRELINHAS COM O SEU NOME E O NOME DOS COLEGAS. LOCALIZE E COLORA A ESTRELINHA QUE CONTÉM O SEU NOME.
           JÁ CONSIGO LOCALIZAR O MEU NOME!

4ª ATIVIDADE:
ENFEITE O SEU NOME COM BOLINHAS DE PAPEL CREPOM.
             VEJA COMO SEU NOME É LINDO!

 5ª ATIVIDADE: QUEBRA CABEÇA DO NOME. COM A AJUDA DA MAMÃE, RECORTE AS LETRAS DO SEU NOME E FORME O QUEBRA CABEÇA, DENTRO DO CORAÇÃO!
               AMO O MEU NOME!

 6ª ATIVIDADE DESENHE O SEU CORPINHO, COMO CONSEGUIR!
                       O MEU CORPINHO TEM...



MEU AMOR! FAÇA AS ATIVIDADES COM ATENÇÃO, CARINHO E CAPRICHO.

                          ESTAMOS COM SAUDADES!!!

                                           BEIJOS ....


13 comentários: