sábado, 30 de maio de 2020

Sequência Didática: Quem sou eu? Educação infantil

 #Brumadinhoesseémeulugar!

Sugestões  de atividades para ser realizada, em casa, pela família.(Quarentena Covid-19)


"CRIANÇA TEM QUE TER NOME;CRIANÇA TEM QUE TER LAR...
TER SAÚDE E NÃO TER FOME;TER SEGURANÇA E ESTUDAR".



                                                                                  AUTORA: RUTH ROCHA
TEMA:IDENTIDADE "QUEM SOU EU?"

ATIVIDADES SOBRE O TEMA.

1ºMOMENTO:  POEMA "EU TENHO UM NOME"
1) Ler o poema e depois conversar sobre o nome da criança e seus familiares:
  • Qual o seu nome? Ele começa com qual letra?
  • Qual o nome da mamãe? Do papai? Dos avós...irmaõs...(É comum as crianças responderem que o nome da mamãe é mamãe!  Nesse momento dever ser explicado que cada mamãe/pessoa tem um nome  próprio).
2) Conversar sobre o nome dos objetos , brinquedos...Cada coisa tem seu nome!


ATIVIDADES DE AUTONOMIA DA CRIANÇA
  • Ouvir o poema e repetir as estrofes.
  • Conversar sobre o próprio nome e nome dos familiares.
  • Responder com autonomia quando lhe perguntar: Qual é o seu nome?

2ºMOMENTO: : MÚSICA "O MEU NOME EU VOU FALAR! 




 1) Cantar a música,  junto a criança, falando o nome dela, depois dos outros familiares. 
O MEU NOME EU VOU FALAR
É TÃO FÁCIL DE DIZER
FAZ SILÊNCIO PRA ESCUTAR
QUE VOCÊ VAI APRENDER!

        (Dizer o nome)
2) Usar a ficha para observar o nome, depois montar o nome com as tampinhas/alfabeto móvel.
  • Contar quantas letrinhas tem o nome.
  • Com qual letrinha começa?E com qual termina?
  • Falar o nome das letras que formam o nome .
3) Registrar o próprio nome , com letra maiúscula, igual a ficha (iniciando pela primeira letrinha e gradativamente irá conseguir registrar).

Observação: Lembrar sempre a posição correta de pegar no "lápis"

                                 
ATIVIDADES DE AUTONOMIA DA CRIANÇA


  • Cantar  com autonomia  a música do nome próprio.
  • Observar a ficha e montar o próprio nome.
  • Apontar com o dedinho a letrinha inicial e final.
  • Escrever sozinha o nome, como conseguir.
3ºMOMENTO: : ABRINDO O ÁLBUM DE FAMÍLIA/ HISTÓRIA DO NOME

 1) Sente-se com sua criança, mostre fotos da chegada dela na família! Fale sobre essa  espera especial!

 2) Conte  como foi a escolha do nome dela.Quem escolheu?
 3) Por que escolheu esse nome? Falar sobre o significado/história do mesmo?
- Mostre que assim como sua criança, o  nome dela  é  lindo e especial

 4) Apresentar para a criança a sua certidão de nascimento. Deixar ela localizar o próprio nome. Falar sobre a certidão!

 (A certidão é muito importante! É o primeiro documento  de um cidadão. Nela consta o nome da criança, a sua filiação: mãe, pais, avós, a data e o local onde a criança nasceu...)

4) Fazer um desenho da família( Como conseguir).


ATIVIDADES DE AUTONOMIA DA CRIANÇA



  • Observar as fotos e conhecer a própria história.
  • Recontar fatos sobre o seu nome .Quem escolheu?
  • Desenhar a família e colocar o desenho  em seu quarto, para apreciação. Explicar o que desenhou.
4ºMOMENTO: : QUEM SOU EU?

1) Assistir ao vídeo , observando os personagens e suas cores.




2)  Em frente ao espelho,observar a própria imagem, a cor da pele, dos olhos cabelos...enfim as características que lhes deixam único e especial. 

3) Conversar sobre com quem se parece,  fisicamente, na família e sobre o jeitinho de ser/personalidade lembra alguém ?

4) Usar massinha de modelar para esculpir o próprio corpinho .Fazer outras pessoas  da família.(A mamãe pode brincar de fazer o próprio bonequinho também, depois comparar se ambos estão parecidos)


ATIVIDADES DE AUTONOMIA DA CRIANÇA


  • Observar suas características,
  • Sentir-se bem com ela mesma.
  • Modelar o próprio corpinho com massinha.
5ºMOMENTO: : HISTÓRIA "JACAREZINHO EGOÍSTA"



1) Conversar sobre a história:


  • Quem são os personagens? Quantos são? Quem teve atitude egoísta?
  • O jacarezinho não gostava de dividir as coisas...O que ele fez com os patinhos?
  • No final da história,ele aprendeu dividir ...Assim ele ficou mais triste ou mais feliz? 
  • O que aconteceu quando o jacarezinho dividiu a lagoa com os patinhos?
  • E você meu filho/ filha sabe dividir? Empresta os brinquedos ? Divide os alimentos/lanche com o irmão, colegas?
  "É aprender os momentos de fazer as coisas sozinho e em grupo.Ser uma criança educada, respeitar os mais velhos(mamãe/papai, vovó/vovó...) , saber o momento de brincar e o momento de estudar!"

ATIVIDADES DE AUTONOMIA DA CRIANÇA

  • Falar quais são os personagens.
  • Recontar partes da história.
  • Aprender que é interessante dividir o espaço, objetos, alimentos.
  • Entender que  o tempo também precisa ser dividido, entre brincar e estudar , um pouco a cada dia!
ATIVIDADES PARA FAZER E ENTREGAR  À PROFESSORA!

DATA DE ENTREGA:  ___/___/____




ORIENTAÇÕES SOBRE A ATIVIDADE/LIVRINHO NOME.

SENHORES PAIS!


1) VOCÊS ESTÃO RECEBENDO, UMA ATIVIDADE IMPRESSA, CONVERSE COM A CRIANÇA PARA QUE FAÇA COM ATENÇÃO E CARINHO!

2)INICIE COLORINDO OS DESENHOS DA CAPA.ENFEITE COMO DESEJAR (COLE PAPÉIS PICADOS, RASPA DE LÁPIS,LANTEJOULAS)!

1ª PRIMEIRA ATIVIDADE: PROCURAR  EM JORNAIS E REVISTAS A LETRINHA INICIAL DO NOME, RECORTAR E COBRIR O TELHADO DA CASINHA.
               O MEU NOME COMEÇA COM A LETRINHA....

 2ª ATIVIDADE: OBSERVE A LETRINHA INICIAL, COLORA A LETRA COM A COR QUE DESEJAR. COLOQUE A FOLHA SOBRE UM PEDAÇO DE PAPELÃO OU ISOPOR, PARA QUE A CRIANÇA FAÇA AS PERFURAÇÕES, USANDO UM PALITINHO E CANTANDO:
      "FURANDO FURANDO COM MEU NOME EU VOU BRINCANDO".

 3ª ATIVIDADE: OBSERVE AS ESTRELINHAS COM O SEU NOME E O NOME DOS COLEGAS. LOCALIZE E COLORA A ESTRELINHA QUE CONTÉM O SEU NOME.
           JÁ CONSIGO LOCALIZAR O MEU NOME!

4ª ATIVIDADE:
ENFEITE O SEU NOME COM BOLINHAS DE PAPEL CREPOM.
             VEJA COMO SEU NOME É LINDO!

 5ª ATIVIDADE: QUEBRA CABEÇA DO NOME. COM A AJUDA DA MAMÃE, RECORTE AS LETRAS DO SEU NOME E FORME O QUEBRA CABEÇA, DENTRO DO CORAÇÃO!
               AMO O MEU NOME!

 6ª ATIVIDADE DESENHE O SEU CORPINHO, COMO CONSEGUIR!
                       O MEU CORPINHO TEM...



MEU AMOR! FAÇA AS ATIVIDADES COM ATENÇÃO, CARINHO E CAPRICHO.

                          ESTAMOS COM SAUDADES!!!

                                           BEIJOS ....


13 comentários: