Quem sou eu

Minha foto
Brumadinho, MG, Brazil
Ivani Ferreira é professora e blogueira . Possui graduação em Letras pela Faculdade Asa de Brumadinho (2006), Normal Superior pela Universidade Federal de Montes Claros(2005), especialização em Psicopedagogia pela Universidade Federal Castelo Branco (2007), Supervisão Pedagógica pela FINON (2008). Professora efetiva na rede Municipal de Brumadinho desde 2005, porém, atua na rede municipal com turmas da Educação Infantil , Ensino Fundamental 1 e 2 , desde o ano de 2002. Trabalhou como supervisora pedagógica na Escola Municipal Leon Renault- Brumadinho/MG (2013- 2016). Atualmente trabalha como professora da Educação Infantil na EMEI Nair das Graças Prado em Brumadinho/MG. Sejam bem vindos(as)!!! Instagram.com/professoraivaniferreiraoficial

domingo, 19 de setembro de 2021

Plano de aula: O MOSTRO DAS CORES - Educação infantil

 

Educação Emocional

 











A pandemia e o longo período de isolamento social vêm interferindo na forma de convívio e interações sociais das crianças. Mesmo com o retorno das aulas presenciais o distanciamento continua, uma vez que, estão impedidos de ter contatos próximos, brincadeiras livres, compartilhar brinquedos, uso do parquinho. Além do uso de máscara que cobre suas expressões faciais, esconde o sorriso receptivo da professora e colegas.

 

Para conversar sobre as nossas emoções propomos algumas atividades conforme a sequência a seguir:


Campos de experiências da BNCC: 

-O eu, o outro e o nós 

-Escuta, fala, pensamento e imaginação 

-Traços, sons, cores e formas

 

1º momento: ouvimos a canção das emoções.

 

Depois conversamos sobre os sentimentos mencionados na música. O que nos deixam felizes? tristes, zangados, tímidos...

2º momento: hora da história

O monstro das cores " de Anna Lenas

Essa história nos permite explorar as emoções, através das cores.





Cada  um fala sobre a emoção que estava sentindo, escolhe a cor correspondente e coloca dentro do potinho..

Atividade para relaxamento.











3º momento:

Colorir O Monstro das cores

Atividade simples de colorir o monstro das cores a partir da pergunta: “O que você está sentindo agora? 

 


 

4º momento:

Espelho das emoções

Reconhecendo as caras das emoções através do espelho.

Realizar expressões das emoções com massinha.


Jogo das carinhas



PASSOS PARA UTILIZAÇÃO DO CADERNO SEM PAUTA (JOSILENE VILAÇA)


PARA DAR INÍCIO AO TRABALHO COM O CADERNO SEM PAUTA É MUITO IMPORTANTE QUE A CRIANÇA FAÇA EXPERIÊNCIAS E VIVÊNCIAS COM O ESPAÇO DA FOLHA DO CADERNO, ALÉM DO TRABALHO COM O CORPO.

SEGUE OS TRAÇOS QUE DEVERÃO SER FEITOS NA FOLHA, DE ACORDO COM OS PERÍODOS:

MATERNAL: NÃO SE TRABALHA "PASSOS". PORÉM, DEVE ACONTECER UM TRABALHO PLANEJADO E CONTÍNUO COM COORDENAÇÃO MOTORA DOS GRANDES E PEQUENOS MÚSCULOS, CONCEITOS BÁSICOS SEMPRE NO CONCRETO, PREPARANDO AS CRIANÇAS PARA OS PASSOS DA UTILIZAÇÃO DO CADERNO SEM PAUTA.

1º PERÍODO: TRAÇAR LINHAS VERTICAIS, HORIZONTAIS, AO LONGO DA PÁGINA TODA, SEM MARGEM.DEPOIS, A MESMA SEQUÊNCIA, USANDO MARGEM FEITAS COM GIZ DE CERA, PELA PRÓPRIA CRIANÇA.

2º PERÍODO: SEGUIR OS MESMOS PASSOS DO 1º PERÍODO E ACRESCENTAR: TRAÇAR LINHAS DIAGONAIS,LINHAS RETAS CRUZADAS, DIAGONAIS CRUZADAS, SEM MARGEM E DEPOIS COM MARGEM.

OS MOVIMENTOS DEVEM SER REALIZADOS COM A ORIENTAÇÃO E ACOMPANHAMENTO DA PROFESSORA, NA QUAL SEMPRE USARÁ EXPRESSÕES DE ENSINO E ATENÇÃO, COMO: FAÇA "DE CIMA PARA BAIXO", "DA ESQUERDA PARA A DIREITA", "CRUZANDO AS LINHAS", ETC. OBSERVAR SE AS CRIANÇAS ESTÃO FAZENDO O MOVIMENTO NESSAS DIREÇÕES. A PROFESSORA DEVERÁ FAZER ANTES, EM UMA FOLHA DE CADERNO QUE ESTARÁ AFIXADA EM UM LOCAL VISÍVEL E NA ALTURA DE SEUS OLHOS. O LÁPIS NÃO DEVERÁ SER RETIRADO DA FOLHA DO CADERNO ENQUANTO REALIZA O MOVIMENTO.

PARA QUE O TRABALHO TENHA ÊXITO, É IMPORTANTE QUE, APÓS O TRABALHO COM OS TRAÇADOS NA FOLHA E INTRODUÇÃO DOS MOVIMENTOS BINÁRIOS E TERNÁRIOS, ESTES SEJAM REALIZADOS COM MÚSICA, COMO PERCEPÇÃO RÍTMICA. A COORDENAÇÃO MOTORA FINA DEVE SER ALIADA À COORDENAÇÃO MOTORA GROSSA E A MÚSICA, QUE EXPLORA RITMOS, TÃO IMPORTANTES E NECESSÁRIOS PARA COORDENAÇÃO MOTORA. PARA REALIZAÇÃO DESTE TRABALHO, É NECESSÁRIO, A PRINCÍPIO, FAZER COM QUE O (A) ALUNO (A) IDENTIFIQUE A PULSAÇÃO. TRATA-SE DE SENTIR O TEMPO FORTE, AQUELE QUE DÁ O INÍCIO À MÚSICA E O TEMPO FRACO.PODEM SER UTILIZADAS CANÇÕES INFANTIS DO FOLCLORE BRASILEIRO, COMO SUPORTE.

PARA RITMOS BINÁRIOS ( DE DOIS TEMPOS) SÃO INDICADAS ALGUMAS CANÇÕES DRAMATIZADAS:

- CAI, CAI BALÃO;

- A CANOA VIROU;

- OS ESCRAVOS DE JÓ;

- PEIXE VIVO;

- CIRANDA, CIRANDINHA...;

- CARNEIRINHO, CARNEIRÃO;

- O PEZINHO;

- PAI FRANCISCO;

- GARIBALDI FOI À MISSA.

PARA OS RITMOS TERNÁRIOS (TRÊS TEMPOS) O TRABALHO É UM POUCO MAIS COMPLEXO. COMO EXEMPLO DE RITMO TERNÁRIO, PODE-SE UTILIZAR AS MÚSICAS, COM GESTOS CORPORAIS:

- TEREZINHA DE JESUS,

- COELHINHO DA PÁSCOA,

- O CRAVO BRIGOU COM A ROSA..

PARA RITMOS TERNÁRIOS, HÁ UM TEMPO FORTE E DOIS FRACOS.

ESSE TRABALHO DA COORDENAÇÃO MOTORA FINA, ALIADOS COM A COORDENAÇÃO MOTORA GROSSA E A MÚSICA, SERÃO ESSENCIAIS PARA QUE A CRIANÇA DESENVOLVA A ESCRITA NO CADERNO.