PARA DAR INÍCIO AO TRABALHO
COM O CADERNO SEM PAUTA É MUITO IMPORTANTE QUE A CRIANÇA FAÇA EXPERIÊNCIAS E
VIVÊNCIAS COM O ESPAÇO DA FOLHA DO CADERNO, ALÉM DO TRABALHO COM O CORPO.
SEGUE OS TRAÇOS QUE DEVERÃO
SER FEITOS NA FOLHA, DE ACORDO COM OS PERÍODOS:
MATERNAL: NÃO SE
TRABALHA "PASSOS". PORÉM, DEVE ACONTECER UM TRABALHO PLANEJADO
E CONTÍNUO COM COORDENAÇÃO MOTORA DOS GRANDES E PEQUENOS MÚSCULOS, CONCEITOS
BÁSICOS SEMPRE NO CONCRETO, PREPARANDO AS CRIANÇAS PARA OS PASSOS DA UTILIZAÇÃO
DO CADERNO SEM PAUTA.
1º PERÍODO: TRAÇAR
LINHAS VERTICAIS, HORIZONTAIS, AO LONGO DA PÁGINA TODA, SEM MARGEM.DEPOIS, A
MESMA SEQUÊNCIA, USANDO MARGEM FEITAS COM GIZ DE CERA, PELA PRÓPRIA CRIANÇA.
2º PERÍODO: SEGUIR
OS MESMOS PASSOS DO 1º PERÍODO E ACRESCENTAR: TRAÇAR LINHAS DIAGONAIS,LINHAS
RETAS CRUZADAS, DIAGONAIS CRUZADAS, SEM MARGEM E DEPOIS COM MARGEM.
OS MOVIMENTOS DEVEM SER
REALIZADOS COM A ORIENTAÇÃO E ACOMPANHAMENTO DA PROFESSORA, NA QUAL SEMPRE USARÁ
EXPRESSÕES DE ENSINO E ATENÇÃO, COMO: FAÇA "DE CIMA PARA BAIXO",
"DA ESQUERDA PARA A DIREITA", "CRUZANDO AS LINHAS", ETC.
OBSERVAR SE AS CRIANÇAS ESTÃO FAZENDO O MOVIMENTO NESSAS DIREÇÕES. A PROFESSORA
DEVERÁ FAZER ANTES, EM UMA FOLHA DE CADERNO QUE ESTARÁ AFIXADA EM UM LOCAL
VISÍVEL E NA ALTURA DE SEUS OLHOS. O LÁPIS NÃO DEVERÁ SER RETIRADO DA FOLHA DO
CADERNO ENQUANTO REALIZA O MOVIMENTO.
PARA QUE O TRABALHO TENHA
ÊXITO, É IMPORTANTE QUE, APÓS O TRABALHO COM OS TRAÇADOS NA FOLHA E INTRODUÇÃO
DOS MOVIMENTOS BINÁRIOS E TERNÁRIOS, ESTES SEJAM REALIZADOS COM MÚSICA, COMO PERCEPÇÃO
RÍTMICA. A COORDENAÇÃO MOTORA FINA DEVE SER ALIADA À COORDENAÇÃO MOTORA
GROSSA E A MÚSICA, QUE EXPLORA RITMOS, TÃO IMPORTANTES E NECESSÁRIOS PARA
COORDENAÇÃO MOTORA. PARA REALIZAÇÃO DESTE TRABALHO, É NECESSÁRIO, A PRINCÍPIO,
FAZER COM QUE O (A) ALUNO (A) IDENTIFIQUE A PULSAÇÃO. TRATA-SE DE SENTIR O TEMPO
FORTE, AQUELE QUE DÁ O INÍCIO À MÚSICA E O TEMPO FRACO.PODEM SER UTILIZADAS
CANÇÕES INFANTIS DO FOLCLORE BRASILEIRO, COMO SUPORTE.
PARA RITMOS BINÁRIOS (
DE DOIS TEMPOS) SÃO INDICADAS ALGUMAS CANÇÕES DRAMATIZADAS:
- CAI, CAI BALÃO;
- A CANOA VIROU;
- OS ESCRAVOS DE JÓ;
- PEIXE VIVO;
- CIRANDA, CIRANDINHA...;
- CARNEIRINHO, CARNEIRÃO;
- O PEZINHO;
- PAI FRANCISCO;
- GARIBALDI FOI À MISSA.
PARA OS RITMOS TERNÁRIOS (TRÊS
TEMPOS) O TRABALHO É UM POUCO MAIS COMPLEXO. COMO EXEMPLO DE RITMO TERNÁRIO,
PODE-SE UTILIZAR AS MÚSICAS, COM GESTOS CORPORAIS:
- TEREZINHA DE JESUS,
- COELHINHO DA PÁSCOA,
- O CRAVO BRIGOU COM A ROSA..
PARA RITMOS TERNÁRIOS, HÁ UM
TEMPO FORTE E DOIS FRACOS.
ESSE TRABALHO DA
COORDENAÇÃO MOTORA FINA, ALIADOS COM A COORDENAÇÃO MOTORA GROSSA E A MÚSICA,
SERÃO ESSENCIAIS PARA QUE A CRIANÇA DESENVOLVA A ESCRITA NO CADERNO.