domingo, 19 de setembro de 2021

PASSOS PARA UTILIZAÇÃO DO CADERNO SEM PAUTA (JOSILENE VILAÇA)


PARA DAR INÍCIO AO TRABALHO COM O CADERNO SEM PAUTA É MUITO IMPORTANTE QUE A CRIANÇA FAÇA EXPERIÊNCIAS E VIVÊNCIAS COM O ESPAÇO DA FOLHA DO CADERNO, ALÉM DO TRABALHO COM O CORPO.

SEGUE OS TRAÇOS QUE DEVERÃO SER FEITOS NA FOLHA, DE ACORDO COM OS PERÍODOS:

MATERNAL: NÃO SE TRABALHA "PASSOS". PORÉM, DEVE ACONTECER UM TRABALHO PLANEJADO E CONTÍNUO COM COORDENAÇÃO MOTORA DOS GRANDES E PEQUENOS MÚSCULOS, CONCEITOS BÁSICOS SEMPRE NO CONCRETO, PREPARANDO AS CRIANÇAS PARA OS PASSOS DA UTILIZAÇÃO DO CADERNO SEM PAUTA.

1º PERÍODO: TRAÇAR LINHAS VERTICAIS, HORIZONTAIS, AO LONGO DA PÁGINA TODA, SEM MARGEM.DEPOIS, A MESMA SEQUÊNCIA, USANDO MARGEM FEITAS COM GIZ DE CERA, PELA PRÓPRIA CRIANÇA.

2º PERÍODO: SEGUIR OS MESMOS PASSOS DO 1º PERÍODO E ACRESCENTAR: TRAÇAR LINHAS DIAGONAIS,LINHAS RETAS CRUZADAS, DIAGONAIS CRUZADAS, SEM MARGEM E DEPOIS COM MARGEM.

OS MOVIMENTOS DEVEM SER REALIZADOS COM A ORIENTAÇÃO E ACOMPANHAMENTO DA PROFESSORA, NA QUAL SEMPRE USARÁ EXPRESSÕES DE ENSINO E ATENÇÃO, COMO: FAÇA "DE CIMA PARA BAIXO", "DA ESQUERDA PARA A DIREITA", "CRUZANDO AS LINHAS", ETC. OBSERVAR SE AS CRIANÇAS ESTÃO FAZENDO O MOVIMENTO NESSAS DIREÇÕES. A PROFESSORA DEVERÁ FAZER ANTES, EM UMA FOLHA DE CADERNO QUE ESTARÁ AFIXADA EM UM LOCAL VISÍVEL E NA ALTURA DE SEUS OLHOS. O LÁPIS NÃO DEVERÁ SER RETIRADO DA FOLHA DO CADERNO ENQUANTO REALIZA O MOVIMENTO.

PARA QUE O TRABALHO TENHA ÊXITO, É IMPORTANTE QUE, APÓS O TRABALHO COM OS TRAÇADOS NA FOLHA E INTRODUÇÃO DOS MOVIMENTOS BINÁRIOS E TERNÁRIOS, ESTES SEJAM REALIZADOS COM MÚSICA, COMO PERCEPÇÃO RÍTMICA. A COORDENAÇÃO MOTORA FINA DEVE SER ALIADA À COORDENAÇÃO MOTORA GROSSA E A MÚSICA, QUE EXPLORA RITMOS, TÃO IMPORTANTES E NECESSÁRIOS PARA COORDENAÇÃO MOTORA. PARA REALIZAÇÃO DESTE TRABALHO, É NECESSÁRIO, A PRINCÍPIO, FAZER COM QUE O (A) ALUNO (A) IDENTIFIQUE A PULSAÇÃO. TRATA-SE DE SENTIR O TEMPO FORTE, AQUELE QUE DÁ O INÍCIO À MÚSICA E O TEMPO FRACO.PODEM SER UTILIZADAS CANÇÕES INFANTIS DO FOLCLORE BRASILEIRO, COMO SUPORTE.

PARA RITMOS BINÁRIOS ( DE DOIS TEMPOS) SÃO INDICADAS ALGUMAS CANÇÕES DRAMATIZADAS:

- CAI, CAI BALÃO;

- A CANOA VIROU;

- OS ESCRAVOS DE JÓ;

- PEIXE VIVO;

- CIRANDA, CIRANDINHA...;

- CARNEIRINHO, CARNEIRÃO;

- O PEZINHO;

- PAI FRANCISCO;

- GARIBALDI FOI À MISSA.

PARA OS RITMOS TERNÁRIOS (TRÊS TEMPOS) O TRABALHO É UM POUCO MAIS COMPLEXO. COMO EXEMPLO DE RITMO TERNÁRIO, PODE-SE UTILIZAR AS MÚSICAS, COM GESTOS CORPORAIS:

- TEREZINHA DE JESUS,

- COELHINHO DA PÁSCOA,

- O CRAVO BRIGOU COM A ROSA..

PARA RITMOS TERNÁRIOS, HÁ UM TEMPO FORTE E DOIS FRACOS.

ESSE TRABALHO DA COORDENAÇÃO MOTORA FINA, ALIADOS COM A COORDENAÇÃO MOTORA GROSSA E A MÚSICA, SERÃO ESSENCIAIS PARA QUE A CRIANÇA DESENVOLVA A ESCRITA NO CADERNO.








Nenhum comentário:

Postar um comentário