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Ivani Ferreira é professora e blogueira . Possui graduação em Letras pela Faculdade Asa de Brumadinho (2006), Normal Superior pela Universidade Federal de Montes Claros(2005), especialização em Psicopedagogia pela Universidade Federal Castelo Branco (2007), Supervisão Pedagógica pela FINON (2008). Professora efetiva na rede Municipal de Brumadinho desde 2005, porém, atua na rede municipal com turmas da Educação Infantil , Ensino Fundamental 1 e 2 , desde o ano de 2002. Trabalhou como supervisora pedagógica na Escola Municipal Leon Renault- Brumadinho/MG (2013- 2016). Atualmente trabalha como professora da Educação Infantil na EMEI Nair das Graças Prado em Brumadinho/MG. Sejam bem vindos(as)!!! Instagram.com/professoraivaniferreiraoficial

quinta-feira, 9 de maio de 2024

A estética na Educação Infantil: espaços de criação, significação e ressignificação.

 A estética na Educação Infantil refere-se à importância de proporcionar ambientes e experiências que estimulem a sensibilidade estética das crianças desde cedo. Isso envolve criar espaços de criação que permitam às crianças explorar diferentes materiais, cores, formas e texturas de maneira livre e criativa. Além disso, significa atribuir significado às experiências estéticas, ajudando as crianças a compreenderem e expressarem suas próprias emoções, pensamentos e percepções por meio de formas artísticas como desenho, pintura, música e dança. Ressignificar a estética na Educação Infantil implica em reconhecer e valorizar a diversidade cultural e individualidade das crianças, promovendo um ambiente inclusivo onde diferentes formas de expressão e manifestações estéticas são acolhidas e celebradas. Ao fazê-lo, não só se estimula a criatividade e imaginação das crianças, mas também se promove o desenvolvimento integral de sua identidade e autonomia.

terça-feira, 7 de maio de 2024

Plano de aula Dia das Mães.

 



Tema: Celebrando o Dia das Mães no Maternal 3

Objetivos:

1.   Reconhecer a importância das mães em nossas vidas.

2.   Desenvolver habilidades motoras finas e grossas por meio de atividades práticas.

3.   Estimular a criatividade e expressão artística.

4.   Promover interação social e emocional positiva entre os colegas.

Atividades:

1. Roda de Conversa sobre o Dia das Mães:

  • Inicie a sequência com uma roda de conversa, onde você pode perguntar às crianças sobre o que sabem sobre o Dia das Mães, suas próprias mães e por que elas são especiais. Incentive-as a compartilhar histórias e sentimentos.
  • Falar na rodinha o nome da mamãe.

2. Confecção de Cartões Personalizados:

  • Explorar a escrita da palavra MAMÃE. Apontar a letra inicial e relacionar com a inicial dos colegas.

  • Artes... Forneça materiais de arte, como papel colorido, giz de cera, adesivos, glitter, etc., para que as crianças possam criar cartões especiais para suas mães.

3. Preparação de Lembrancinhas:

  • Auxilie as crianças na preparação de lembrancinhas.
  • Propor plantar suculentas para a mamãe. Pintar os copinhos e enfeitar, colocar a terra, plantar e cultivar regando até o dia de levar para casa.


4. Contação de Histórias sobre Mães:

  • História Chapeuzinho vermelho.
  • Aborde o tema mamãe, respeito e obediência. Após a leitura, discuta sobre a história e peça que compartilhem suas próprias experiências e sentimentos.

5. Atividades de Movimento e Dança:

  • Organize atividades que envolvam dança e movimento, como uma "coreografia" simples de uma música dedicada às mães. Isso não só promove a coordenação motora, mas também é uma forma divertida de expressar amor pelas mães.
  • Música: TUM, TUM Meu coração está batendo....

7. Encerramento: Levar para casa as plantinhas e cartões para presentear a mamãe

Avaliação:

  • Observe a participação das crianças nas atividades, sua capacidade de expressar emoções e suas interações sociais. Avalie também o resultado das atividades práticas, considerando o desenvolvimento das habilidades motoras e criativas.

 

sábado, 4 de maio de 2024

Plano de Aula: Explorando o Corpo Humano através do Desenho

 


Idade: 3 anos
Duração: 45 minutos

Objetivos:

  • Introduzir as partes do corpo humano de forma lúdica e interativa.
  • Desenvolver habilidades motoras finas através do desenho.
  • Estimular a criatividade e a expressão artística das crianças.

Materiais necessários:

  • Papel grande ou cartolina
  • Giz de cera ou lápis de cor
  • Espelho grande

Atividades:

  1. Boas-vindas e Introdução :
    • Cumprimente as crianças e inicie a aula explicando que hoje irão aprender sobre o corpo humano de uma forma divertida, através do desenho.
    • Mostre um espelho grande e convide as crianças a observarem seus próprios corpos, apontando e nomeando algumas partes, como olhos, nariz, boca, braços e pernas.
  2. Círculo de Conversa
    • Realize uma breve conversa em círculo, perguntando às crianças o que elas conhecem sobre seus corpos.
    • Conte uma breve história ou cante uma música relacionada ao corpo humano para introduzir o tema de forma lúdica.
  3. Desenho do Corpo Humano
    • Desenho o corpo de um menino e de uma menina no  papel kraft grande
    • Peça para que as crianças deitem no chão e você desenhe o contorno do corpo de uma delas no papel, destacando as partes principais, como cabeça, braços, pernas, etc.
    • Em seguida, peça para cada criança desenhar o corpo livremente  em papel ofício
    • Circule pela sala, auxiliando as crianças conforme necessário e incentivando a criatividade.
  4. Exploração do Corpo (10 minutos):
    • Após terminarem os desenhos, convide as crianças a se levantarem e explorarem seus próprios corpos de forma livre.
    • Proponha atividades simples, como pular, agachar, levantar os braços, tocando as diferentes partes do corpo enquanto fazem isso.
    • Use músicas relacionadas ao corpo humano para tornar a atividade mais dinâmica e divertida.
  5. Encerramento
    • Reúna as crianças novamente em círculo e reserve um momento para que mostrem seus desenhos uns aos outros.
    • Elogie o esforço de cada criança e destaque pontos positivos em seus desenhos.
    • Recapitule brevemente o que aprenderam sobre o corpo humano durante a aula.
    • Despeça-se das crianças e encoraje-as a compartilharem o que aprenderam com suas famílias.

Observações:

  • Este plano de aula pode ser adaptado conforme a disponibilidade de materiais e o interesse das crianças.
  • Esteja preparado para lidar com diferentes níveis de habilidades e atenção das crianças durante a atividade de desenho.
  • Este é um momento de aprendizado e diversão, portanto, esteja aberto para incentivar a criatividade e a expressão individual de cada criança.

 

quarta-feira, 24 de abril de 2024

SEQUENCIA DIDÁTICA"BOM DIA TODAS AS CORES" DE RUTH ROCHA

 Aqui está uma sugestão de sequência didática utilizando o livro "Camaleão, Bom Dia, Todas as Cores" para crianças de 3 anos:

https://youtu.be/UcAjglFJECo?si=2buh8ejQRkhO1v5h


Objetivo Geral: Introduzir as cores de forma lúdica e estimular a imaginação e a criatividade das crianças.

Objetivos Específicos:

  1. Reconhecer as cores básicas.
  2. Desenvolver a habilidade de associação entre objetos e suas cores.
  3. Estimular a expressão oral e a comunicação.
  4. Promover a coordenação motora fina através de atividades práticas.

Atividade 1: Introdução ao Livro (Pré-leitura)

  • Apresente o livro "Camaleão, Bom Dia, Todas as Cores" para as crianças.
  • Mostre a capa e pergunte sobre o que elas acham que se trata o livro.
  • Fale sobre o título e o autor.
  • Explore as ilustrações, incentivando as crianças a identificar objetos e cores.

Atividade 2: Leitura do Livro

  • Leia o livro em voz alta para as crianças, pausando para discutir as cores e os objetos encontrados em cada página.
  • Incentive a participação das crianças fazendo perguntas como "O que é essa cor?" ou "Onde está o camaleão?".

Atividade 3: Exploração das Cores

  • Monte uma caixa com objetos de diferentes cores (um objeto para cada cor principal).
  • Deixe as crianças explorarem a caixa, identificando e nomeando as cores dos objetos.
  • Convide as crianças a classificar os objetos por cor.

Atividade 4: Artes Manuais

  • Proponha uma atividade de arte relacionada ao livro, como pintura com as cores mencionadas no livro.
  • Forneça pincéis, tintas e papel para que as crianças criem suas próprias obras de arte inspiradas nas cores do camaleão.

Atividade 5: Jogo das Cores

  • Organize um jogo de reconhecimento de cores, onde as crianças devem encontrar objetos pela sala que correspondam às cores mencionadas no livro.
  • Por exemplo, peça para encontrar algo vermelho, azul, verde, etc.

Atividade 6: Releitura do Livro

  • Leia novamente o livro para as crianças, permitindo que elas participem mais ativamente, completando frases ou apontando as cores dos objetos.

Atividade 7: Dramatização

  • Divida as crianças em grupos pequenos e proponha que encenem uma cena do livro.
  • Podem ser os personagens ou simplesmente recriar alguma situação do enredo, usando adereços simples e enfatizando as cores.

Atividade 8: Encerramento e Reflexão

  • Reúna as crianças para uma roda de conversa sobre o livro e as atividades realizadas.
  • Pergunte o que aprenderam sobre as cores e se gostaram das atividades.
  • Encoraje-as a compartilhar suas experiências e emoções.

Essa sequência didática proporcionará às crianças uma experiência completa de aprendizado sobre cores, além de estimular sua imaginação e criatividade através das atividades práticas e lúdicas.

Sequencia didática "O Menino e o Foguete" para Maternal 3

 



Sequência didática semanal com o tema "O Menino e o Foguete" para crianças de 3 anos, alinhada com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), pode ser uma oportunidade emocionante para explorar a imaginação, a criatividade e o desenvolvimento cognitivo e socioemocional das crianças.

Objetivo geral: Desenvolver a imaginação, promover a compreensão do mundo ao redor e estimular a criatividade por meio da história "O Menino e o Foguete".

Segunda-feira: Explorando o tema

Atividade: Roda de conversa sobre o espaço e foguetes. Apresente imagens e vídeos simples sobre o espaço, planetas e foguetes. Faça perguntas abertas para estimular a curiosidade das crianças.

Terça-feira: Contando a história

Atividade: Contação de história. Conte a história "O Menino e o Foguete", utilizando recursos visuais simples, como imagens ou fantoches. Interaja com as crianças durante a história, fazendo perguntas sobre os personagens e incentivando a participação.

Quarta-feira: Explorando os personagens

Atividade: Atividade de artes plásticas. Forneça materiais como papel, lápis de cor, giz de cera e peça às crianças para desenharem os personagens da história. Incentive a criatividade e a expressão artística.

Quinta-feira: Construindo foguetes

Atividade: Atividade prática de construção de foguetes. Utilize materiais recicláveis, como rolos de papel higiênico, papelão e papel colorido, para que as crianças construam seus próprios foguetes. Oriente-as durante a atividade, incentivando a experimentação e a criatividade.

Sexta-feira: Brincadeiras espaciais

Atividade: Brincadeiras temáticas. Organize jogos e brincadeiras relacionadas ao espaço, como "Pega-Pega dos Astronautas" ou "Saltando nas Luas" (círculos desenhados no chão representando luas). Estimule a participação e a cooperação entre as crianças.

Avaliação: Durante toda a semana, observe o envolvimento e a participação das crianças nas atividades. Valorize suas contribuições e estimule a interação entre elas. Ao final da semana, promova uma reflexão sobre o que aprenderam e suas experiências com o tema.

Esta sequência didática proporcionará às crianças a oportunidade de explorar o tema do espaço de forma lúdica e significativa, promovendo seu desenvolvimento integral de acordo com os princípios da BNCC.

Plano de aula adaptação escolar (Crianças pequenas)

Plano de aula para crianças de 3 anos, alinhado com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) brasileira:



Objetivo: Desenvolver habilidades motoras e cognitivas por meio de atividades lúdicas e interativas.

Faixa Etária: Crianças de 3 anos.

Recursos Necessários:

  • Materiais de arte (papel, lápis de cor, giz de cera, tintas, pincéis, etc.).
  • Brinquedos diversos (blocos de construção, quebra-cabeças, bonecos, etc.).
  • Música e instrumentos musicais simples (como tambores de brinquedo, chocalhos, etc.).
  • Material de apoio para contar histórias (livros infantis, fantoches, etc.).

Atividades:

  1. Recepção e Roda de Conversa (10 minutos):

    • Saudação e acolhimento das crianças.
    • Conversa sobre o dia, o clima, as emoções (como estão se sentindo hoje?).
    • Canções simples para iniciar a aula e estimular a interação.
  2. Atividades de Movimento (15 minutos):

    • Brincadeiras dirigidas para desenvolver habilidades motoras grossas, como correr, pular, e dançar.
    • Utilização de brinquedos como bolas, arcos, e túneis para estimular a coordenação motora.
  3. Exploração de Materiais e Criatividade (20 minutos):

    • Estação de arte: As crianças são convidadas a desenhar, pintar, ou fazer colagens utilizando os materiais disponíveis.
    • Rodízio entre as estações de arte para garantir que todas as crianças tenham oportunidade de explorar diferentes materiais.
  4. Hora do Lanche (10 minutos):

    • Momento para as crianças se alimentarem e socializarem entre si.
    • Estímulo à autonomia, incentivando-as a se servirem e a limparem o próprio espaço.
  5. Contação de Histórias e Atividade de Linguagem (15 minutos):

    • Escolha de um livro infantil adequado à faixa etária das crianças.
    • Contação de história interativa, com uso de fantoches ou dramatização, para envolver os pequenos.
    • Discussão sobre a história: perguntas simples para verificar a compreensão e estimular a expressão verbal.
  6. Encerramento e Momento de Relaxamento (5 minutos):

    • Recapitulação do que foi aprendido durante a aula.
    • Canção de encerramento e momento de relaxamento, com massagens ou respirações profundas.

Avaliação:

  • A avaliação será realizada de forma contínua, observando o engajamento e o desenvolvimento das crianças durante as atividades.
  • Será feito um registro das observações, destacando os pontos fortes e as áreas que necessitam de mais apoio.