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Brumadinho, MG, Brazil
Ivani Ferreira é professora e blogueira . Possui graduação em Letras pela Faculdade Asa de Brumadinho (2006), Normal Superior pela Universidade Federal de Montes Claros(2005), especialização em Psicopedagogia pela Universidade Federal Castelo Branco (2007), Supervisão Pedagógica pela FINON (2008). Professora efetiva na rede Municipal de Brumadinho desde 2005, porém, atua na rede municipal com turmas da Educação Infantil , Ensino Fundamental 1 e 2 , desde o ano de 2002. Trabalhou como supervisora pedagógica na Escola Municipal Leon Renault- Brumadinho/MG (2013- 2016). Atualmente trabalha como professora da Educação Infantil na EMEI Nair das Graças Prado em Brumadinho/MG. Sejam bem vindos(as)!!! Instagram.com/professoraivaniferreiraoficial

sexta-feira, 1 de agosto de 2025

SEQUÊNCIA DIDÁTICA: O MENINO E O FOGUETE

 https://youtube.com/shorts/OnewV3PVjas?si=ajcqOPzGqOgr1mJ7


SEQUÊNCIA DIDÁTICA: O MENINO E O FOGUETE

Faixa etária: 3 anos (Creche)
Tema: O menino e o foguete
Objetivo geral: Estimular a imaginação, a expressão artística e o interesse pelo espaço, promovendo interações, explorações e descobertas através de vivências lúdicas e integradas.


🧍‍♀️ 1. Campo: O eu, o outro e o nós

Objetivo: Desenvolver vínculos afetivos e a capacidade de convivência em grupo.
Atividade:

  • Roda de conversa: “Quem sou eu? Quem é o menino do foguete?”

    • As crianças se apresentam e contam se já viram foguete, o que acham que é, ou o que gostariam de ver no espaço.

    • Conversa sobre sentimentos: “Como o menino se sente ao subir no foguete?”

    • Trabalho com empatia: “E se você estivesse no foguete com um amigo, o que fariam juntos?”


💃 2. Campo: Corpo, gestos e movimentos

Objetivo: Ampliar as possibilidades de expressão corporal e coordenação motora.
Atividade:

  • Brincadeira: "Subida ao foguete"

    • Criar um circuito com obstáculos (almofadas, bambolês, colchonetes) representando a jornada do menino até o foguete.

    • Ao final do circuito, as crianças “entram” em uma nave simbólica e fazem de conta que estão viajando pelo espaço.

    • Trabalhar movimentos: pular, rastejar, equilibrar, girar (como gravidade zero).


🎨 3. Campo: Traços, sons, cores e formas

Objetivo: Estimular a expressão artística e a sensibilidade estética.
Atividade:

  • Oficina de arte: "Construindo meu foguete"

    • Usar rolos de papel, papel colorido, cola, purpurina e tampinhas para montar foguetes.

    • Criar uma grande galáxia em um mural coletivo com tintas, carimbos, estrelas e planetas feitos com esponjas.

    • Música ambiente com sons de foguete ou temas espaciais suaves.


📚 4. Campo: Escuta, fala, pensamento e imaginação

Objetivo: Desenvolver a linguagem oral, o pensamento criativo e a capacidade de escuta.
Atividade:

  • Leitura dramatizada: “O menino e o foguete” (história criada ou adaptada)

    • A professora lê e dramatiza a história com entonações e expressões faciais.

    • As crianças ajudam a imaginar o que o menino encontra no espaço (alienígenas amigos, planetas de doce, estrelas musicais etc).

    • Depois, cada criança pode inventar um pequeno trecho, completando a frase: “Se eu fosse pro espaço, eu veria...”


🔢 5. Campo: Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações

Objetivo: Explorar noções básicas de tempo, quantidade e espaço.
Atividade:

  • Experiência com luzes e sombras espaciais

    • Em uma sala escura, usar lanternas e projetores para criar “estrelas” nas paredes.

    • Contar e classificar estrelas por tamanho, forma e brilho.

    • Atividade com contagem: “Quantas janelas tem seu foguete?” “Quantos planetas o menino visitou?”

    • Brincar com tamanhos: “Qual foguete é maior? E o menor?”


Encerramento da sequência

Atividade final:

  • Apresentação coletiva:

    • Cada criança mostra seu foguete e conta, com apoio da professora, algo sobre sua viagem imaginária.

    • Montagem de uma “Exposição Espacial” com os trabalhos artísticos.

Projeto: Camilão, o Comilão

 Projeto de acordo BNCC englobando os cinco campos de experiências para a educação infantil





Livro base: Camilão, o Comilão, de Ana Maria Machado
Público-alvo: Educação Infantil
Duração sugerida: 2 a 3 semanas


1. O eu, o outro e o nós

Objetivos:

  • Promover o desenvolvimento da identidade e autoestima.

  • Estimular o respeito, o cuidado com o outro e a cooperação.

  • Valorizar a diversidade cultural e alimentar.

Atividades:

  • Roda de conversa sobre alimentação: o que gostam de comer, alimentos da família e tradições.

  • Debate coletivo sobre o papel dos amigos e atitudes do personagem Camilão, destacando solidariedade e partilha.

  • Organização da festa “Camilão, o Comilão” com envolvimento de toda a turma (lista de convidados, convites, divisão de tarefas).

  • Conversas sobre os animais da fazenda: os que conhecem, os que têm em casa, os cuidados que exigem.

  • Visita a um espaço com porquinhos ou vídeos sobre os animais citados na história.

  • Conversa sobre cuidados com o corpo e com o meio ambiente (higiene, prevenção da dengue).


2. Corpo, gestos e movimentos

Objetivos:

  • Estimular a expressão corporal e motora.

  • Incentivar práticas de autocuidado.

  • Desenvolver consciência corporal.

Atividades:

  • Dramatização da história com os alunos como personagens, com uso de figurinos ou máscaras.

  • Brincadeiras de imitação corporal: expressar sentimentos com gestos (alegria, tristeza, fome, cansaço, etc.).

  • Atividades de coordenação motora fina com massinha (modelagem dos animais e alimentos).

  • Atividades de coordenação motora ampla com jogos de movimentação (ex: jogo “colhendo frutas”).

  • Participação ativa na horta escolar, com plantio, rega e cuidado com os canteiros.


3. Traços, sons, cores e formas

Objetivos:

  • Estimular a criatividade e a expressão artística.

  • Proporcionar o contato com diferentes materiais e linguagens visuais.

  • Incentivar o trabalho coletivo em produções artísticas.

Atividades:

  • Releitura da obra “O Vendedor de Frutas” de Tarsila do Amaral.

  • Produção de cartazes sobre alimentação saudável e não saudável.

  • Confecção de personagens da história com garrafas pet, caixas e outros materiais recicláveis.

  • Criação do livrinho coletivo ilustrado “Camilão, o comilão” com técnicas diversas (colagem, pintura, dobradura).

  • Máscaras ou figurinos de porquinho para lembrancinhas com fotos das crianças.

  • Exposição de artes com as famílias na Mostra Literária.


4. Escuta, fala, pensamento e imaginação

Objetivos:

  • Desenvolver a linguagem oral e a escuta atenta.

  • Ampliar o vocabulário e a capacidade de interpretação.

  • Estimular a criatividade e a capacidade de narrar.

Atividades:

  • Hora da história com leitura interativa do livro “Camilão, o Comilão”.

  • Exploração da estrutura da história de acumulação (1 melancia, 2 abóboras, 3 queijos...).

  • Recontos orais e dramatizados, com apoio de imagens e fantoches.

  • Produção coletiva de convite e lista de convidados para a festa.

  • Leitura de outras histórias com temática alimentar: A cesta de Dona Maricota, A Lagarta Comilona, Sanduíche da Maricota.

  • Rodas de conversa com perguntas reflexivas: “Por que o Camilão compartilhou os alimentos?”, “O que acontece se comermos demais?”, “O que é uma boa alimentação?”.


5. Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações

Objetivos:

  • Desenvolver a curiosidade sobre o mundo físico e social.

  • Compreender noções de tempo, espaço, quantidade e transformação.

  • Incentivar o pensamento lógico-matemático.

Atividades:

  • Classificação de alimentos e animais por cor, tamanho, tipo.

  • Contagem acumulativa com base na história (1, 2, 3...).

  • Comparação de quantidades (quem tem mais? quem tem menos?).

  • Seriação de porquinhos e frutas por tamanho.

  • Pesagem de frutas trazidas de casa (mais leve/pesado).

  • Montagem de gráfico da fruta preferida da turma.

  • Construção de quebra-cabeças do porquinho.

  • Observação da horta escolar: crescimento das plantas, cores, formas e transformações da natureza.

  • Exploração dos 5 sentidos com os alimentos (paladar, olfato, tato, visão e audição em experiências sensoriais).


Avaliação

A avaliação será processual e contínua, com base na participação ativa, nas interações, no interesse e nas produções das crianças. Os registros fotográficos, desenhos, construções e relatos orais integrarão o portfólio individual e coletivo. A culminância será celebrada na Mostra Literária, com exposição das produções e apresentações das crianças.


O COMILÃO E SEUS PERSONAGENS

(Animais confeccionados com caixas de papelão)

CAMILÃO, O COMILÃO.

                                          ANA MARIA MACHADO( adaptação)

                   CAMILO ERA UM LEITÃO MUITO GULOSO. CERTO DIA, ELE SAIU DE CASA COM UMA CESTA VAZIA. NO FUNDO, SÓ UM GUARDANAPO.
                   PELO CAMINHO ENCONTROU ALGUNS AMIGOS...



O CACHORRO FIEL LHE DEU UMA MELANCIA.


BURRO JOCA DEU DUAS ABÓBORAS.




A VACA MIMOSA DEU TRÊS QUEIJOS E QUATRO LITROS DE LEITE.



A GALINHA QUIQUI DEU CINCO ESPIGAS DE MILHO.


O MACACO SIMÃO MEIA DÚZIA DE BANANAS.



A ABELHA ZIZI DEU SETE POTES DE MEL.


O COELHO ORELHUDO DEU OITO ALFACES E NOVE CENOURAS.


O ESQUILO DEU DEZ AVELÃS.







VOCÊ PENSA QUE ELE COMEU TUDO SOZINHO?
NÃO... CAMILÃO DEU UMA FESTA DE COMILANÇA.
TODOS NÓS PARTICIPAMOS!
NOSSO AMIGO LEITÃO PODE SER GULOSO, MAS POSSUI BOM CORAÇÃO.

sexta-feira, 20 de junho de 2025

PLANO DE AULA: "A Dona Aranha"

 



Turma: Educação Infantil (3 a 5 anos)
Duração: 40 a 50 minutos
Tema: Linguagem oral, movimento e musicalização
Objetivo Geral: Trabalhar coordenação motora, linguagem oral, musicalização e expressão corporal por meio da cantiga popular "A Dona Aranha".


🧠 OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

  • Estimular a oralidade e a memorização por meio da cantiga.

  • Trabalhar a coordenação motora ampla com movimentos corporais.

  • Incentivar a socialização e a participação em atividades em grupo.

  • Introduzir noções de perseverança (a aranha sempre recomeça).

  • Desenvolver a atenção e escuta.


📚 CONTEÚDO:

  • Cantiga popular: "A Dona Aranha"

  • Coordenação motora ampla

  • Expressão corporal

  • Valores: persistência e superação


🧩 RECURSOS:

  • Cartaz com a letra da música

  • Fantoche ou brinquedo de aranha

  • Áudio da cantiga (ou professora cantando)

  • Projetor ou imagens ilustrativas (opcional)

  • Giz ou fita no chão (para circuito motor)


🕒 DESENVOLVIMENTO:

1. RODA DE CONVERSA (10 min):

  • Mostrar uma aranha de brinquedo ou fantoche.

  • Perguntar: "Vocês conhecem a Dona Aranha?"

  • Falar brevemente sobre aranhas (são animais que fazem teias, sobem pelas paredes, etc.).

2. MÚSICA E CANTIGA (10 min):

  • Cantar juntos a música “A Dona Aranha”.

  • Repetir algumas vezes, incentivando as crianças a acompanharem com gestos:

    • Subindo com os dedos (a aranha sobe)

    • Chuva com as mãos

    • Sol com os braços abertos

3. MOVIMENTO E BRINCADEIRA (15 min):

  • Criar um circuito da Dona Aranha:

    • Subir degraus (como se fosse a parede)

    • Passar por baixo de arcos (representando a teia)

    • Deitar no chão ao ouvir "a chuva a derrubou"

    • Levantar com o "já passou a chuva"

4. ATIVIDADE DE ARTE (opcional – 10 min):

  • Fazer uma aranha com massinha ou colagem com papel e olhos móveis.

  • Ou pintar/desenhar a Dona Aranha.


💬 ENCERRAMENTO (5 min):

  • Relembrar o que a Dona Aranha fez.

  • Falar sobre a importância de não desistir quando algo dá errado, como fez a aranha.


📌 AVALIAÇÃO:

  • Participação nas atividades propostas.

  • Interação com os colegas e com a música.

  • Capacidade de seguir instruções e expressar-se oralmente e corporalmente.

sábado, 8 de março de 2025

PROJETO : O MENINO E O FOGUETE

 

Veja fotos no link.

https://youtube.com/shorts/eBf_VdBhA6w?si=PSUAaQqPuknXMZTR




A MOSTRA DE PROJETOS, COM O TEMA "UM LUGAR PARA SONHAR, CRESCER, BRINCAR E APRENDER". ESSE EVENTO ESPECIAL REUNIU TRABALHOS E ATIVIDADES DESENVOLVIDAS AO LONGO DO ANO.

           NOSSA TURMINHA REALIZOU DIVERSOS TRABALHOS INSPIRADOS NA HISTÓRIA "O MENINO E O FOGUETE" DO AUTOR MARCELO RUBENS PAIVA. EXPLOROU O UNIVERSO COM MUITA IMAGINAÇÃO. REAFIRMANDO O VALOR DA LUDICIDADE COMO UMA FERRAMENTA ESSENCIAL PARA A APRENDIZAGEM E O DESENVOLVIMENTO INFANTIL.










terça-feira, 11 de fevereiro de 2025

Plano de Aula: Acolhimento das Crianças -MATERNAL 3

 



Objetivo Geral:
Promover um ambiente acolhedor que facilite a adaptação das crianças ao novo ambiente escolar, incentivando a socialização, o vínculo com os colegas e professores, e a familiarização com a rotina escolar.


Materiais Necessários:

  • Cartazes coloridos com o nome das crianças
  • Música suave e alegre
  • Tapete ou almofadas para o momento da roda
  • Fantoches ou bonecos
  • Lápis de cor, giz de cera e folhas de papel
  • Brinquedos diversos (blocos de montar, massinha, etc.)
  • Caixa surpresa com objetos para a dinâmica de apresentação

1. Boas-vindas 

Atividade: Recepção individual das crianças na entrada da sala.
Como fazer:

  • Cumprimente cada criança com um sorriso e, se possível, chamando pelo nome.
  • Entregue um crachá com o nome da criança e um adesivo de “Bem-vindo(a)”.
  • Mostre onde podem deixar seus pertences e onde podem se sentar.
    Objetivo: Criar uma primeira conexão afetiva, mostrando que a escola é um ambiente seguro e acolhedor.

2. Roda de Conversa: “Quem Sou Eu?” 

Atividade: Roda de apresentação com fantoches ou bonecos.
Como fazer:

  • Sentem-se todos em um círculo no tapete.
  • Use um fantoche para se apresentar de forma divertida e encorajar as crianças a fazerem o mesmo.
  • Passe o fantoche de mão em mão para que cada criança diga seu nome e algo que gosta (ex.: cor favorita, brinquedo, comida).
    Objetivo: Estimular a comunicação, ajudar na memorização dos nomes e criar vínculos entre as crianças.

3. Atividade Lúdica: “Caixa Surpresa”

Atividade: Cada criança tira um objeto da caixa surpresa e diz o que é.
Como fazer:

  • Prepare uma caixa com objetos simples (bola, carrinho, boneca, livro, etc.).
  • Cada criança tira um item e fala o que é ou inventa uma pequena história sobre o objeto.
    Objetivo: Estimular a criatividade e a expressão oral de forma divertida.

4. Atividade Artística: “Meu Primeiro Desenho na Escola

Atividade: Desenho livre sobre “O que mais gostei na escola hoje”.
Como fazer:

  • Distribua folhas e materiais de desenho.
  • Deixe que desenhem livremente, sem muita orientação, para expressar o que estão sentindo.
  • No final, quem quiser pode compartilhar o desenho com a turma.
    Objetivo: Trabalhar a expressão emocional e artística, ajudando as crianças a processar suas primeiras impressões da escola.

5. Encerramento: Música e Relaxamento 

Atividade: Cantiga de roda ou música de despedida.
Como fazer:

  • Escolha uma música suave para cantar com as crianças.
  • Pode ser uma música conhecida, como “A Canoa Virou” ou “Se Você Está Feliz”.
  • Finalize com uma conversa breve sobre o que foi mais divertido no dia.
    Objetivo: Terminar o dia de forma tranquila, reforçando o sentimento positivo em relação à escola.

Dicas para o Acolhimento:

  • Mantenha uma linguagem simples e acolhedora.
  • Observe as crianças que estão mais tímidas e incentive a participação de forma gentil.
  • Estabeleça rotinas desde o primeiro dia para criar uma sensação de segurança.
  • Tenha paciência com o tempo de adaptação de cada criança.

PLANO DE AULA – EDUCAÇÃO INFANTIL (maternal 3)

 


Tema: Rotina e Reconhecimento de Letras e Números

Objetivos:

  • Desenvolver a socialização através de atividades em grupo.
  • Estimular o reconhecimento do nome próprio.
  • Introduzir o alfabeto e os números de forma lúdica.
  • Trabalhar noção de quantidade.

1. Acolhida e Música de Bom Dia

Objetivo: Criar um ambiente acolhedor e iniciar o dia de forma positiva.
Atividade:

  • Cantar uma música de bom dia com gestos para envolver as crianças. Exemplo:

🎵 Bom dia, amiguinhos, já estou aqui!
Vamos começar o dia, bem feliz!
Bom dia, professora!
Bom dia, coleguinha!
Bom dia pra você! 🎵

  • Perguntar como eles estão se sentindo hoje para estimular a expressão emocional.

2. Rodinha com Ficha do Nome

Objetivo: Reconhecer o nome próprio e o dos colegas, promovendo identidade e socialização.
Atividade:

  • Entregar para cada criança uma ficha com o nome dela, decorada com cores ou desenhos.
  • Pedir que cada uma identifique sua ficha e compartilhe com os colegas.
  • Rodinha: cantar uma música chamando cada criança pelo nome, por exemplo:

🎵 Cadê ...MARIA? Ela está aqui! 🎵

  • Incentivar que, ao ouvir o nome, a criança levante a ficha.

3. Alfabeto na Prática (20 min)

Objetivo: Introduzir o alfabeto de forma visual e sonora.
Atividade:

  • Mostrar o alfabeto ilustrado.
  • Cantar uma música do alfabeto, apontando as letras.
  • Associar a primeira letra do nome das crianças com a letra no cartaz. Exemplo: "A de Ana", "M de Miguel".
  • Atividade prática: Enfeitar a primeira letra do seu nome.

4. Hora dos Números e Quantidades

Objetivo: Trabalhar a contagem e a noção de quantidade.
Atividade:

  • Mostrar cartões com números de 1 a 5.
  • Usar objetos (palitos de picolé, brinquedos pequenos ou tampinhas) para contar junto com as crianças.
  • Pedir que cada criança conte e coloque o número correspondente de objetos em um pratinho.
  • Cantar uma música simples de números, como:

  A galinha do vizinho....


5. Atividade Lúdica: Jogo da Pesca de Números

Objetivo: Fixar o aprendizado dos números e trabalhar a coordenação motora.
Atividade:

  • Criar peixinhos de papel com números e colocá-los em uma “piscina” (pode ser uma caixa ou bacia).
  • As crianças “pescam” com varinhas magnéticas ou prendedores e identificam o número.
  • Após pescarem, associam o número à quantidade de objetos (por exemplo, pegar 3 blocos para o número 3).

6. Encerramento e Despedida (15 min)

Objetivo: Finalizar o dia de forma tranquila e reforçar o que foi aprendido.
Atividade:

  • Conversar rapidamente sobre o que mais gostaram do dia.
  • Cantar uma música de despedida, por exemplo:

🎵 tchau, amiguinhos, já vou embora!
O dia foi legal, mas acabou agora! 🎵

  • Organizar o espaço junto com as crianças, incentivando a colaboração.

Materiais Necessários:

  • Fichas com os nomes das crianças.
  • Cartaz com o alfabeto.
  • Objetos para contagem (tampinhas, bloquinhos, etc.).
  • Peixinhos de papel com números.
  • Varinhas de pesca (prendedores ou ímãs).

Avaliação:
Observar a participação das crianças, o reconhecimento do próprio nome, a interação com o alfabeto e números, além do envolvimento nas músicas e atividades.