Tema: Rotina e Reconhecimento de Letras e Números
Objetivos:
- Desenvolver
a socialização através de atividades em grupo.
- Estimular
o reconhecimento do nome próprio.
- Introduzir
o alfabeto e os números de forma lúdica.
- Trabalhar
noção de quantidade.
1. Acolhida e Música de Bom Dia
Objetivo: Criar um ambiente acolhedor e iniciar o dia
de forma positiva.
Atividade:
- Cantar
uma música de bom dia com gestos para envolver as crianças. Exemplo:
🎵 Bom dia,
amiguinhos, já estou aqui!
Vamos começar o dia, bem feliz!
Bom dia, professora!
Bom dia, coleguinha!
Bom dia pra você! 🎵
- Perguntar
como eles estão se sentindo hoje para estimular a expressão emocional.
2. Rodinha com Ficha do Nome
Objetivo: Reconhecer o nome próprio e o dos colegas,
promovendo identidade e socialização.
Atividade:
- Entregar
para cada criança uma ficha com o nome dela, decorada com cores ou
desenhos.
- Pedir
que cada uma identifique sua ficha e compartilhe com os colegas.
- Rodinha:
cantar uma música chamando cada criança pelo nome, por exemplo:
🎵 Cadê ...MARIA? Ela
está aqui! 🎵
- Incentivar
que, ao ouvir o nome, a criança levante a ficha.
3. Alfabeto na Prática (20 min)
Objetivo: Introduzir o alfabeto de forma visual e
sonora.
Atividade:
- Mostrar
o alfabeto ilustrado.
- Cantar
uma música do alfabeto, apontando as letras.
- Associar
a primeira letra do nome das crianças com a letra no cartaz. Exemplo:
"A de Ana", "M de Miguel".
- Atividade
prática: Enfeitar a primeira letra do seu nome.
4. Hora dos Números e Quantidades
Objetivo: Trabalhar a contagem e a noção de
quantidade.
Atividade:
- Mostrar
cartões com números de 1 a 5.
- Usar
objetos (palitos de picolé, brinquedos pequenos ou tampinhas) para contar
junto com as crianças.
- Pedir
que cada criança conte e coloque o número correspondente de objetos em um
pratinho.
- Cantar
uma música simples de números, como:
A galinha do
vizinho....
5. Atividade Lúdica: Jogo da Pesca de Números
Objetivo: Fixar o aprendizado dos números e trabalhar
a coordenação motora.
Atividade:
- Criar
peixinhos de papel com números e colocá-los em uma “piscina” (pode ser uma
caixa ou bacia).
- As
crianças “pescam” com varinhas magnéticas ou prendedores e identificam o
número.
- Após
pescarem, associam o número à quantidade de objetos (por exemplo, pegar 3
blocos para o número 3).
6. Encerramento e Despedida (15 min)
Objetivo: Finalizar o dia de forma tranquila e
reforçar o que foi aprendido.
Atividade:
- Conversar
rapidamente sobre o que mais gostaram do dia.
- Cantar
uma música de despedida, por exemplo:
🎵 tchau, amiguinhos,
já vou embora!
O dia foi legal, mas acabou agora! 🎵
- Organizar
o espaço junto com as crianças, incentivando a colaboração.
Materiais Necessários:
- Fichas
com os nomes das crianças.
- Cartaz
com o alfabeto.
- Objetos
para contagem (tampinhas, bloquinhos, etc.).
- Peixinhos
de papel com números.
- Varinhas
de pesca (prendedores ou ímãs).
Avaliação:
Observar a participação das crianças, o reconhecimento do próprio nome, a
interação com o alfabeto e números, além do envolvimento nas músicas e
atividades.
Nenhum comentário:
Postar um comentário