Planejamento
semanal para maternal I e II
Tema: Animais da Fazenda
Objetivos:
- Desenvolver a linguagem oral e capacidade de falar e ouvir
- Ampliar a atenção visual, concentração..
- Trabalhar contagem e recitação de números até 3
- Criar hábito de ouvir histórias para ampliar o conhecimento
- Explorar música e movimento.
- Perceber os animaizinhos no ambiente que os cercam...
Metodologia:
Acolhida: Cantar música “Bom dia”.
Bom dia céu!
Bom dia sol!
Bom dia mar!
Bom dia mundo...
Que eu vivo a
sonhar!
Bom dia você ...
que é meu irmão...
Bom dia você...
que é do meu coração!
Bom dia você...
Bom dia você... Bom dia você!!!
Bom dia você... que é meu irmão...
Bom dia você...
que é do meu coração!
Bom dia você...
Bom dia você... Bom dia você!!!
Na rodinha:
- Conversar como foi o final de semana...
Quem passeou?- Foi à casa da vovó...etc (Para estimular a linguagem, alguns só ficam olhando e não responde nada... é normal).
IDENTIDADE E AUTONOMIA
Fichas com
foto/nome: Sentados
em roda ou encostado na parede, distribuir as fichas no chão, para que a
criança reconheça a sua imagem/foto. Trabalhar a letra inicial do nome para
reconhecimento.
Cantar:
A Canoa virou
A canoa virou
Pois deixaram ela virar
Foi por causa de Maria
Que não soube remar
Se eu fosse um peixinho
E soubesse nadar
Eu tirava Maria
Do fundo do mar
Siri pra cá,
Siri pra lá
Maria é bela
E quer casar.
Pois deixaram ela virar
Foi por causa de Maria
Que não soube remar
Se eu fosse um peixinho
E soubesse nadar
Eu tirava Maria
Do fundo do mar
Siri pra cá,
Siri pra lá
Maria é bela
E quer casar.
- Assim que falar o nome da criança ela deverá pegar a sua ficha e entregar para a monitora ir colocando no cartaz de pregas...se deixar na mão da criança por muito tempo ela irá destruir as fichas, amassando-as ou mordendo(caso ela confunda a sua ficha com a do coleguinha, a professora intervirá neste momento).
- Cantar até que todas as crianças estejam com as fichas.
- As vezes não funciona na primeira tentativa, nem na segunda, mas com o tempo a criança irá participando com maior entrosamento.
Quantos somos? Ainda com os
alunos em círculo perguntar:
- · Quantos alunos vieram hoje?
- Vamos contar? Contar colocando a mão sobre a cabeça de cada um ( um...dois...três...)
Tempo: Conversar sobre o tempo:
- · Como está o tempo hoje?
- Vamos sair da sala para visitar nosso amigo sol? Diariamente sair da sala para se aquecer com o sol.
Cantar música do
tempo.
Como está o tempo?
Como está o tempo
Vou correndo ver
Se é sol ou vai
chover...
Se o céu está
limpinho
bem limpinho!!!
Então o tempo nos
diz
Hoje é dia de
solzinho.
Se o céu está com
nuvem
Bem com nuvem
Então o tempo nos
diz
Hoje é dia de
chuvinha.
2ª feira:Caixa surpresa!!!
- Levar vários animaizinhos miniaturas, em uma caixa surpresa;
- Deixar as crianças manusear a caixa, balançar para ouvir o barulhinho, colocar a mãozinha para sentir através do tato, o que tem dentro.
- Depois pedir para que retirem os animaizinhos um a um;
- Observar o animalzinho, falar o nome , imitar o seu som.
Exemplo: A vaca
faz Múuuuu...
O pato faz quaquá...
Linguagem oral e escrita.
Ler o livro” Animais da Fazenda”.
- Comentar sobre os animaizinhos;
- Imitar os sons dos animais.
- Cantar músicas para cada animal que apareceu na história.
Recreio/Lanche:
Meu
lanchinho, meu lanchinho
Vou comer, vou comer
Prá ficar fortinho,
Prá ficar fortinho
E crescer! E crescer!
Vou comer, vou comer
Prá ficar fortinho,
Prá ficar fortinho
E crescer! E crescer!
Matemática:Brincando e aprendendo.
Contando
os animais!!!
Utilizar a caixa
com animais diversos.
- Contar alguns animaizinhos (geralmente até três);
- Organizar os animais com patas, com asas...(classificação).
Neste momento,
trabalhar também o cuidado, a partilha e o momento de cada um brincar( saber
dividir o brinquedo com o coleguinha).
No decorrer do ano ela vai aprender cada vez mais
sobre os números.Filme: Assistir ao vídeo "As vozes dos bichinhos".
Observar
a diversidade de animais e seus sons.
3ª feira: (acolhimento,
rodinha /ficha com o nome, quantos somos
e tempo).
Música e movimento
O Sítio do Seu Lobato
Seu lobato tinha um sítio, ia, ia ô!
E nesse sítio tinha um pato, ia, ia, ô!
Era quá, quá, quá pra cá! era quá, quá, quá pra lá!
Era quá, quá, quá pra todo lado, ia, ia ô!
Seu lobato tinha um sítio, ia, ia, ô!
E nesse sítio tinha uma vaca, ia, ia ô!
Era mu, mu, mu pra cá! era mu, mu, mu pra lá!
Era mu, mu, mu pra todo lado, ia, ia ô!
Seu lobato tinha um sítio, ia, ia, ô!
E nesse sítio tinha um porco, ia, ia, ô!
Era óinc, óinc, óinc pra cá! era óinc, óinc, óinc pra lá!
Era óinc, óinc, óinc pra todo lado, ia, ia ô!
Seu lobato tinha um sítio, ia, ia, ô!
E nesse sítio tinha uma ovelha, ia, ia, ô!
E nesse sítio tinha um pato, ia, ia, ô!
Era quá, quá, quá pra cá! era quá, quá, quá pra lá!
Era quá, quá, quá pra todo lado, ia, ia ô!
Seu lobato tinha um sítio, ia, ia, ô!
E nesse sítio tinha uma vaca, ia, ia ô!
Era mu, mu, mu pra cá! era mu, mu, mu pra lá!
Era mu, mu, mu pra todo lado, ia, ia ô!
Seu lobato tinha um sítio, ia, ia, ô!
E nesse sítio tinha um porco, ia, ia, ô!
Era óinc, óinc, óinc pra cá! era óinc, óinc, óinc pra lá!
Era óinc, óinc, óinc pra todo lado, ia, ia ô!
Seu lobato tinha um sítio, ia, ia, ô!
E nesse sítio tinha uma ovelha, ia, ia, ô!
Utilizando fantoche.
BOI BARNABÉ
NA MINHA FAZENDA TEM UM BOI
ESTE BOI SE CHAMA BARNABÉ
SOBE O MORRO DESCE O MORRO
SE BABANDO DE AMORES
PELA VACA SALOMÉ..
A MINHA VACA MINHA LINDA SALOMÉ MINGUÊ
DÁ LEITE ENGARRAFADO COM TAMPINHA E COM ROSCA
A MINHA VACA MINHA LINDA SALOMÉ MINGUÊ
DÁ LEITE AÇUCARADO MISTURADO COM CAFÉ
OI TIRA O LEITE TI TI TI
OI TIRA O LEITE TI TI TI
OI TIRA O LEITE TIIII TIIII TIII
Linguagem
oral e escrita(A mesma história poderá ser lida diariamente, durante
uma semana, os alunos não se cansam)
Ler novamente o livro” Animais da Fazenda”.
- Comentar sobre os animaizinhos;
- Imitar os sons dos animais.
- Cantar músicas para cada animal que apareceu na história.
4ª feira: (acolhimento,
rodinha /ficha com o nome, quantos somos
e tempo).
- Como a historia é longa eu faço uma adaptação de acordo com as imagens.Gradativamente, os alunos vão interessando mais pelos livros e ouvindo a história completa.
- Observar o cachorrinho
- Imitar o seu latido
- Fazer isso com os outros animaizinhos também.
Música e movimento
A carrocinha pegou
Três cachorros de uma vez
A carrocinha pegou
Três cachorros de uma vez
Três cachorros de uma vez
A carrocinha pegou
Três cachorros de uma vez
Tra-lá-lá
Que gente é essa
Tra-lá-lá
Que gente má
Que gente é essa
Tra-lá-lá
Que gente má
Da carrocinha pulou
Três cachorros de uma vez
Da carrocinha pulou
Três cachorros de uma vez
Três cachorros de uma vez
Da carrocinha pulou
Três cachorros de uma vez
Tra-lá-lá
Que bom à beça
Tra-lá-lá
Vamos cantar
Que bom à beça
Tra-lá-lá
Vamos cantar
Fazer
rodinha , se for possível e colocar 3 crianças no centro.
Produção
de texto/cartaz
- Levar recortes de animais ou revistas com animais
para recortar e fazer um cartaz com diversos animais.
- Afixar na sala de aula.
- Observar e estimular a fala/produção de texto oral.
Matemática: Contando
cachorrinhos.
- Levar
3 cachorrinhos de borracha ou pelúcia e estimular a contagem e recitação de
números.
5ª feira: (acolhimento,
rodinha /ficha com o nome, quantos somos
e tempo).
Surpresa!!!
Visita
do cachorrinho.
- Levar para a sala de aula um cachorrinho/filhote;
- Deixar as crianças tocar nele, sentir o pelo;
- É fofinho?
- Olhar para o cachorrinho...quantas patas ele tem?
- Quantos olhos..boca...nariz,etc.
Conversar sobre:
·
Os cuidados que devemos ter com o cachorrinho;
·
Dar comida, água...
·
Brincar com o cachorrinho com carinho e cuidado.
cantar...
Cachorrinho está latindo
Lá no fundo do quintal.
Cala a boca, cachorrinho,
Deixa o meu benzinho entrar.
Ô esquindô lê, lê!
Ô esquindô lê, lê, lá, lá!
Ô esquindô lê, lê!
Não sou eu que caio lá!
Cachorrinho está latindo
Lá no fundo do quintal.
Cala a boca, cachorrinho,
Deixa o meu benzinho entrar.
6ª feira: Auditório.
·
No pátio, Ler a história “O cachorro enlameado”.
·
Conversar sobre a história e seus personagens.
·
Cantar músicas diversas.
·
Apresentação da musical “sítio do seu Lobato”
·
Brincadeiras diversas...rodinha música “A
carrocinha”, Boi Barnabé...fazendinha.
Avaliação: Avaliar a participação,
se houve interação/socialização, através da observação e registro feito pela
professora.
Outra sugestão de plano de aula para o dia mundial dos animais.
http://professoraivaniferreira.blogspot.com.br/2017/10/plano-de-aula-dia-mundial-dos-animais-1.html
Outra sugestão de plano de aula para o dia mundial dos animais.
http://professoraivaniferreira.blogspot.com.br/2017/10/plano-de-aula-dia-mundial-dos-animais-1.html
muito bom
ResponderExcluirNossa!!!Parabéns Prof Ivani Ferreira...Muito bom teu trabalho.
Excluirparabéns muito boa suas idéias !
ResponderExcluirAdorei muito bom.
ResponderExcluirParabéns, muito criativa...
ResponderExcluiradorei parabéns......
ResponderExcluirAmei que colocaste as letras das musicas muito bom mesmo! abraços.
ResponderExcluiramei tudo ficaria melhor ainda se colocaste exemplo de tarefas beijos
ResponderExcluirexcelente!!!!!!!!!
ResponderExcluirexcelente..... amei, gosto muito de novidades como estes......
ResponderExcluirgostei muito da clareza.A descrição das letras das musicas............ de tudo parabéns.
ResponderExcluirAmeiiiii parabéns!!!!!!!
ResponderExcluirMuiiiiiito bom......otimas ideias parabens
ResponderExcluirProfessora Ivanir amei o seu trabalho.Temho algumas ideias pra vc acrescentar pra vc.
ResponderExcluiramei muito esta de parabéns.....
ResponderExcluirProfessora Ivani, parabéns. Amei seu trabalho. Obrigada pelas ideias.
ResponderExcluirQue bom que você achou aplicável Maria Lúcia. Pegue a ideia e recrie, inove e trabalhe com sua turminha. Um abraço e volte sempre! beijos...Professor Ivani Ferreira
ResponderExcluirMuito bom! Adoro tirar idéias!!! Fran
ResponderExcluirMuitooo bom, ajudou muito para planejar aula sobre animais
ResponderExcluirMuito bom!
ResponderExcluirAmei! Parabéns!
ResponderExcluirObrigada!
ExcluirParabéns! Amei!!
ResponderExcluirNossa estou maravilhada com seu trabalho. Parabéns!
ResponderExcluirOlá professora Ivani, seu trabalho é excelente, parabéns!
ResponderExcluirParabéns!!!
ResponderExcluirObrigada a todos! Amo tudo isso...Beijoosssss
ResponderExcluirAmei
ResponderExcluirAmo o seu blog, sempre uso ele como referência para os meus planos de aula, eu gosto de adaptar pois a minha turma é berçário.
ResponderExcluirMUITO BOM TRABALHO!! PARABENS!!
ResponderExcluirParabéns!!! Amei o seu trabalho.
ResponderExcluir