Quem sou eu

Minha foto
Brumadinho, MG, Brazil
Ivani Ferreira é professora e blogueira . Possui graduação em Letras pela Faculdade Asa de Brumadinho (2006), Normal Superior pela Universidade Federal de Montes Claros(2005), especialização em Psicopedagogia pela Universidade Federal Castelo Branco (2007), Supervisão Pedagógica pela FINON (2008). Professora efetiva na rede Municipal de Brumadinho desde 2005, porém, atua na rede municipal com turmas da Educação Infantil , Ensino Fundamental 1 e 2 , desde o ano de 2002. Trabalhou como supervisora pedagógica na Escola Municipal Leon Renault- Brumadinho/MG (2013- 2016). Atualmente trabalha como professora da Educação Infantil na EMEI Nair das Graças Prado em Brumadinho/MG. Sejam bem vindos(as)!!! Instagram.com/professoraivaniferreiraoficial

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Sugestão de plano de aula para maternal 3/Branca de Neve e os Sete anões


 

EMEI CONCEIÇÃO DE ITAGUÁ

 

Planejamento semanal para maternal III

Metodologia:

 

Atividades que repetem diariamente. (acolhimento, rodinha com entrega de crachá, quantos somos, ajudante do dia, calendário e tempo).

 

Acolhida: Cantar música de Bom dia!!!.

 

Bom dia , coleguinha, como vai?

Bom dia, coleguinha, como vai?
Faremos o possível
Para sermos bons amigos
Bom dia, coleguinha, como vai?

Para interagir cantar:

De abóbora faz melão,
De melão faz melancia.
Bis :
Faz doce, sinhá, faz doce, sinhá
Faz doce de maracujá.


Bis :


Quem quiser aprender a dançar
Vai à casa da Mariana...(cantar com o nome de todos os alunos)
Ela pula, ela roda,
Ela faz requebradinha.
 

Na rodinha:

 

 Conversar como foi o final de semana  ou  o dia anterior... Onde foram, o que fizeram (...)
 

Crachá: Sentados em roda, com os crachás no centro, começar a cantar:

Se Eu Fosse Um Peixinho....

Se eu fosse um peixinho
E soubesse nadar
Tirava a Maria
Lá do fundo do mar

 

         Assim que falar o nome da criança ela deverá pegar o seu crachá; caso ela confunda o seu crachá com o do coleguinha, a professora intervirá neste momento.

 
 Cantar até que todas as crianças estejam com o crachá.

 
 Explorar a letra inicial...letra final do nome...quantas letras...etc.

 

Quantos somos? Ainda com os alunos em círculo perguntar:

· Quantos alunos vieram hoje?

· Vamos contar? Contar colocando a mão sobre a cabeça de cada um ( um...dois...três...)

· Vieram mais meninas ou mais meninos?

· Quantas meninas?

· Quantos meninos?

 

Neste momento poderá sugerir que façam uma fila de meninos e uma de meninas de mãos dadas ...quem ficar sem o par é a maioria ( tem um a mais...dois a mais... e assim sucessivamente) .



Calendário: Trabalhar o dia e data de hoje...ontem foi que dia? Amanha  será que dia?


Ajudante do dia: Escolher na sala.

 

É interessante a escolha do ajudante, para a criança desenvolver a linguagem oral e autonomia ...buscar objetos, dar recados...entre outras eventualidades.Além de se sentir útil e colaborador.

 

Tempo: Conversar sobre o tempo:

 

· Como está o tempo hoje?

 

· Está com sol? Com chuva? É importante olhar o tempo ou pela janela ou ir lá fora e olhar o céu.

 

· O que nós vestimos quando está calor?

 

· E quando está frio?

 

Cantar música do tempo.

 

Como está o tempo?

 

Como está o tempo

Vou correndo ver

Se é sol ou vai chover...

Se o céu está limpinho

bem limpinho!!!

Então o tempo nos diz

Hoje é dia de solzinho.

Se o céu está com nuvem

Bem com nuvem

Então o tempo nos diz

Hoje é dia de chuvinha.

 

 Linguagem oral e escrita.

Ler uma história de sua escolha. Geralmente trabalho com a mesma história a semana toda. No entanto, podemos escolher textos que possui intertextualidade (falam do mesmo assunto) com o principal.

 

A branca de neve e os sete anões
 
 

 

- Comentar sobre o  livro....as atitudes das personagens.
- Enfocar que cada pessoa é única  e  tem sua própria beleza   e suas qualidades.

-Contar os personagens: Quantas branca de neve? Madrasta, caçador... príncipe e anões apareceram na história?

- cores das roupas das personagens...comparar com cores das roupas da turma....etc

 

Explorar o alfabeto

 

Falar as letras do alfabeto, montar com  letras móvel o  titulo da história.

 


Formação social e pessoal:
Criar combinados junto com os alunos, referente a respeito e colaboração:

 
Recreio/Lanche:

Meu lanchinho, meu lanchinho
Vou comer, vou comer
Prá ficar fortinho,
Prá ficar fortinho
E crescer! E crescer!

Matemática:

 

Conhecendo melhor a turminha!!!


Conversar sobre:


ü A idade de cada aluno ( pode usar os números para representar/ tenho 4 anos..apresente o número 4).

ü Tem irmãos? Quantos?..

ü Quais pessoas moram com você?

Criar condições para que a criança perceba que ela já relaciona com os números, pois eles estão em toda parte.

 

· Na idade que temos.

· Na quantidade de pessoas da casa ou da sala de aula.

· Nas partes do corpo

· Nos objetos/brinquedos

· Na roupa nos sapatos...

 




Filme: Assistir ao filme "A branca de neve e os sete anões".




Fazer rodinha e conversar comparando o filme com o livro



Música e movimento .

Eu Vou


Eu vou eu vou
Para casa agora eu vou
Parara-tim-bum
Parara-tim-bum

Eu vou
Eu vou
Eu vou
Eu vou
Eu vou

Para casa
Agora eu vou

Parara-tim-bum
Parara-tim-bum


Matemática: Contando as partes do corpo.

ü Coloque a mão no nariz..quantos nariz você tem?
ü Olhe para as mãos...quantas mãos você tem?
ü Quantos olhos..boca...etc
Representar quantidades com tampinhas ou palitos.
Um..dois...
Orgãos dos sentidos

Explorar a visão ,audição,paladar,olfato,tato diariamente.

Branca de neve ao olhar no espelho ela estava utilizando a visão.

Ao fugir do caçador ela utilizou a audição para ouvir os ruídos..

Ao se alimentar utilizou o paladar...etc



Produção de texto:


Reconto da história através de cenas/história muda.

 
 

Psicomotricidade .

 

Dar cambalhotas utilizando o colchão.

Rolar no colchão

Andar em linha reta

Andar em zig zag

Pular num só pé.

Pular igual sapinho...etc

 

Artes/dramatização

No pátio fazer a dramatização da história a branca de neve e os sete anões.


Brinquedos e brincadeiras.


Brincar com os brinquedos que trouxeram de casa... Sexta é dia do brinquedo!!

Avaliação: Avaliar a participação, se houve interação/socialização,se reconhecem as partes básicas do corpo... através da observação e registro feito pela professora.

 
Anexos:





 

 
Rotina para a semana.
IDENTIDADE E AUTONOMIA
· SOCIALIZAÇÃO/COMBINADOS
· REGRAS DE CONVIVÊNCIA
MOVIMENTO/PSICOMOTRICIDADE
· EXPRESSÃO DE SENSAÇÕES E RITMOS CORPORAIS, POR MEIO DE GESTOS E POSTURA.
MÚSICA
· EXPLORAÇÃO, EXPRESSÃO E PRODUÇÃO DO SILENCIO E DE SONS
ARTES VISUAIS
· EXPLORAÇÃO E MANIPULAÇÃO DE MATERIAIS DIFERENCIADOS.
LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
· USO DA LINGUAGEM ORAL NA COMUNICAÇÃO.
· EXPRESSÃO DE SENSAÇÕES ATRAVÉS DA LINGUAGEM.
NATUREZA E SOCIEDADE
·    MEIO AMBIENTE: NATUREZA
·    TRADIÇÕES CULTURAIS
·     NOÇÕES DE QUANTIDADE.
·   CONTAGEM ORAL  E REGISTRO

 Anexos:












 

 

 

12 comentários: