Quem sou eu

Minha foto
Brumadinho, MG, Brazil
Ivani Ferreira é professora e blogueira . Possui graduação em Letras pela Faculdade Asa de Brumadinho (2006), Normal Superior pela Universidade Federal de Montes Claros(2005), especialização em Psicopedagogia pela Universidade Federal Castelo Branco (2007), Supervisão Pedagógica pela FINON (2008). Professora efetiva na rede Municipal de Brumadinho desde 2005, porém, atua na rede municipal com turmas da Educação Infantil , Ensino Fundamental 1 e 2 , desde o ano de 2002. Trabalhou como supervisora pedagógica na Escola Municipal Leon Renault- Brumadinho/MG (2013- 2016). Atualmente trabalha como professora da Educação Infantil na EMEI Nair das Graças Prado em Brumadinho/MG. Sejam bem vindos(as)!!! Instagram.com/professoraivaniferreiraoficial

domingo, 28 de junho de 2015

Cantinho "junino" da Secretaria Municipal de Educação




Curso para formação de professores/Confeccionando Jogos.

Jogos confeccionados por Kely França, com base no livro Matemática no dia a dia da Educação Infantil/Autora Eliane Reame...











Oficina com  as professoras da Educação infantil
                                  Supervisora Ivani Ferreira
http://escolaleonrenault.blogspot.com.br/2015/07/modulo-2-oficina-jogos-na-educacao.html?showComment=1442842003347#c7983342025663508528

Plano de aula para 1º ano


 

PLANO DE AULA



Professora/estagiária: Gisele

Alunos atendidos: 1º ano

 

Conteúdos: Linguagem oral e escrita, matemática

TEMA: A  História da Dona Baratinha.

 

JUSTIFICATIVA:A História da DONA BARATINHA é um gênero textual que estimula a reflexão sobre o dinheiro e casamento(escolha de um noivo),diferenças... como também possibilita a escrita, leitura e produção de forma dinâmica e prazerosa.

OBJETIVOS:

Ø  Desenvolver no aluno o prazer da leitura,

Ø  Estimular a criatividade e o imaginário.

Ø  Produzir vários gêneros textuais(listas de nomes, bilhete e receita)

 
CRONOGRAMA: 4 horas.

 

METODOLOGIA:

1º Momento: Contar a história “A  Dona Baratinha.”, utilizando um livro gigante.

           Após contar a história, conversar sobre o texto?

Problematize questionando:


-Qual era o desejo da D. Baratinha?
-O que aconteceu para que ela acreditasse que poderia realizar o seu desejo?
-Quais os animais quiseram casar com ela e foram recusados?
-O que fez D. Baratinha recusar seus pretendentes?
-Porque ela não se casou?
-Vocês mudariam o final da história? (ouvir as várias sugestões)

 

Após contar a história, combinar de dramatizá-la no final da aula , com os alunos.

 

2º Momento: Hora da produção:

 

    Como toda festa(casamento) precisa  de preparativos... conversar com os alunos que eles irão criar um anúncio sobre o casamento da Dona Baratinha.

 

 Anúncio

 

Ø Produzir um anúncio(coletivo) avisando sobre o casamento da Dona Baratinha.

Ø Escolher um aluno para fazer um cartaz com o anúncio para colocar no pátio.

 

3º Momento: Receita
Na festa da dona Baratinha vai ser servido um caldo de feijão ...então vamos ler a receita do caldo.

Ler a receita e registrar os ingredientes , no caderno .
 

4º Momento: Lista de convidados:

 

Criar uma lista de convidados para a festa da dona baratinha(Geralmente eles irão escolher entre os colegas da turma).

5ºMomento: Teatro  da Dona Baratinha

 

Realizar o teatro /dramatização da Dona Baratinha cantando....

Música: Dona Baratinha
Eliana

Era uma vez
uma baratinha
que queria que queria se casar
saiu voando procurando um barato
mas o barato tá difícil de achar  chá chá chá cha chá
quem quer casar com a dona baratinha
que é bonitinha
e tá prontinha pra casar
também tem dinheiro na caixinha
e gosta muito de dançar o  chá chá chá...

  Recursos didáticos: Livro Com a história da Dona Baratinha; material impresso contendo a receita, Aparelho de som.

 

AVALIAÇÃO: Acompanhar atentamente o envolvimento dos alunos no decorrer das atividades propostas, por meio da observação.

domingo, 7 de junho de 2015

Pipoca na panela

Uma pipoca estourando na panela,
Outra pipoca vem correndo conversar
Ai começa um tremendo falatório,
E ninguém mais consegue se entender.
É um tal de ploc (pulo pra frente)
Plo-ploc ploc ploc (4 pulos pra trás)
Plo-ploc ploc ploc (4 pulos pra direita)
Plo-ploc ploc ploc (4 pulos pra esquerda)
É um tal de ploc (pulo pra frente)
Plo-ploc ploc ploc (4 pulos pra trás)
Plo-ploc ploc ploc (4 pulos pra direita)
Plo-ploc ploc ploc (4 pulos pra esquerda)

Dever de casa ou Para casa, para quem?


quarta-feira, 3 de junho de 2015

ATIVIDADE/ POEMA ÁRVORE


ÁRVORE

                                                                                     ADRIANA FELISBINO

ÁRVORE É MINHA AMIGA
MINHA AMIGA ELA É
EU SÓ TENHO QUE CUIDAR DELA
PRA ELA NÃO FICAR LELÉ