Quem sou eu

Minha foto
Brumadinho, MG, Brazil
Ivani Ferreira é professora e blogueira . Possui graduação em Letras pela Faculdade Asa de Brumadinho (2006), Normal Superior pela Universidade Federal de Montes Claros(2005), especialização em Psicopedagogia pela Universidade Federal Castelo Branco (2007), Supervisão Pedagógica pela FINON (2008). Professora efetiva na rede Municipal de Brumadinho desde 2005, porém, atua na rede municipal com turmas da Educação Infantil , Ensino Fundamental 1 e 2 , desde o ano de 2002. Trabalhou como supervisora pedagógica na Escola Municipal Leon Renault- Brumadinho/MG (2013- 2016). Atualmente trabalha como professora da Educação Infantil na EMEI Nair das Graças Prado em Brumadinho/MG. Sejam bem vindos(as)!!! Instagram.com/professoraivaniferreiraoficial

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Plano de aula para 1º ano



PLANO DE AULA



Professora/estagiária: Gisele

Alunos atendidos: 1º ano


Conteúdos: Linguagem oral e escrita, matemática

TEMA: A  História da Dona Baratinha.

 

JUSTIFICATIVA:. A História da DONA BARATINHA é um gênero textual que estimula a reflexão sobre o dinheiro e casamento(escolha de um noivo),diferenças... como também possibilita a escrita, leitura e produção de forma dinâmica e prazerosa.

OBJETIVOS:

Ø  Desenvolver no aluno o prazer da leitura,

Ø  Estimular a criatividade e o imaginário.

Ø  Produzir vários gêneros textuais(listas de nomes, bilhete e receita)

CRONOGRAMA: 4 horas.


METODOLOGIA:

1º Momento: Contar a história “A  Dona Baratinha.”, utilizando um livro gigante.

           Após contar a história, conversar sobre o texto?

Problematize questionando:


-Qual era o desejo da D. Baratinha?
-O que aconteceu para que ela acreditasse que poderia realizar o seu desejo?
-Quais os animais quiseram casar com ela e foram recusados?
-O que fez D. Baratinha recusar seus pretendentes?
-Porque ela não se casou?
-Vocês mudariam o final da história? (ouvir as várias sugestões)


Após contar a história, combinar de dramatizá-la no final da aula , com os alunos.


2º Momento: Hora da produção:


    Como toda festa(casamento) precisa  de preparativos... conversar com os alunos que eles irão criar um anúncio sobre o casamento da Dona Baratinha.


 Anúncio


Ø Produzir um anúncio(coletivo) avisando sobre o casamento da Dona Baratinha.

Ø Escolher um aluno para fazer um cartaz com o anúncio para colocar no pátio.


3º Momento: Receita
Na festa da dona Baratinha vai ser servido um caldo de feijão ...então vamos ler a receita do caldo.

Ler a receita e registrar os ingredientes , no caderno .

4º Momento: Lista de convidados:


Criar uma lista de convidados para a festa da dona baratinha(Geralmente eles irão escolher entre os colegas da turma).

5ºMomento: Teatro  da Dona Baratinha


Realizar o teatro /dramatização da Dona Baratinha cantando....

Música: Dona Baratinha
Eliana

Era uma vez
uma baratinha
que queria que queria se casar
saiu voando procurando um barato
mas o barato tá difícil de achar  chá chá chá cha chá
quem quer casar com a dona baratinha
que é bonitinha
e tá prontinha pra casar
também tem dinheiro na caixinha
e gosta muito de dançar o  chá chá chá

  Recursos didáticos: Livro Com a história da Dona Baratinha; material impresso contendo a receita, Aparelho de som.


AVALIAÇÃO: Acompanhar atentamente o envolvimento dos alunos no decorrer das atividades propostas, por meio da observação.


Sugestão!!!

Outro plano de aula  da dona baratinha.

quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Plano de aula : Identidade- História Maria Vai com as outras/educação infantil

PLANO DE AULA:

        Maria vai com as outras



                                                              Arte da professora Soraia

Conteúdos: identidade e autonomia

TEMA: Construindo Nossa própria Identidade através da história “Maria Vai Com as Outras” – Sylvia Orthoff



Justificativa: Trabalhar com a história Maria Vai Com as Outras, possibilita mostrar para as crianças que cada ser tem a sua própria identidade, a sua opinião e que não podemos fazer as coisas que os outros fazem sem pensar/questionar se isso é bom para a gente ou não.



Objetivo:

Ø Despertar nos alunos o gosto pela literatura.

Ø Estimular a criatividade e o imaginário.

Ø Refletir sobre a identidade(Quem sou eu?)


1º Momento: Leitura do Poema de Pedro Bandeira, Identidade.



Na rodinha, conversar sobre a Identidade de cada criança.



2º Momento: Leitura do livro Maria Vai Com as Outras – Sylvia Orthoff


              


Após contar a história “Maria Vai Com as Outras”, conversar sobre as atitudes de Maria.

Ø Por que Maria acompanhava tudo o que as outras ovelhas faziam?

Ø O que aconteceu para Maria parar de acompanhar tudo o que as outras ovelhas faziam?

Ø Você acompanha tudo o que seus colegas fazem?


3º Momento: Jogo de boliche.

Regras:

ØFormar equipes para jogar(equipe A,B,C e D)

ØJogar a bola para derrubar os pinos/ovelhas;

ØElaborar um gráfico, com as quantidades de pontos obtidos por cada criança /ou equipe.

ØVencerá a criança/ou equipe que obtiver mais pontos.




Marcar as quantidades no gráfico:



4º Momento:Teatro/Dramatização


Fazer a dramatização da história “Maria Vai Com as Outras”.


Recursos didáticos: Poema impresso, Livro Com a história Maria Vai Com as Outras, material confeccionado: pinos, bola, máscaras...


AVALIAÇÃO: Acompanhar atentamente o envolvimento dos alunos no decorrer das atividades propostas,dos jogos, brincadeiras e apresentação teatral.

Plano de aula para educação infantil/1ª periodo



 

                         PLANO DE AULA



 

          Conteúdos: cores, classificação

 

Tema: CLASSIFICANDO DE ACORDO COM AS CORES E FORMAS.

 

JUSTIFICATIVA: É fundamental trabalhar a classificação na educação infantil, pois, classificar significa agrupar, tendo por base aspectos de semelhança entre os elementos classificados. A exploração concreta dos objetos, auxilia crianças desta faixa etária  desenvolver , compreender e apreender conceitos abstratos.

 

OBJETIVOS:

  • Perceber semelhanças e diferenças nos objetos através das cores indicadas.

  • Distinguir as características dos objetos e agrupá-los. O importante é que a criança crie estratégia. Percebendo que os grupos são diferentes, observando as cores, formas, tamanhos etc.

 

 

 

DESENVOLVIMENTO

 

1º Momento:  Classificando por cores:

 



Na rodinha, mostrar para as crianças o material e deixá-las brincar livremente.

Em seguida, pedir que separem o que pode ficar junto.

Depois pedir que elas coloquem dentro dos potes, observando as cores indicadas pelas estrelas que enfeitam.
Se a imagem nao carregar, clique em voltar em seu navegador e tente novamente!

.

O professor nessa atividade deve observar se as crianças sabem as cores.

 

 

2º Momento: Classificando pela forma/figura guia.

 
Separar os botões observando a figura guia: sol, flor, ursinho...

Se a imagem nao carregar, clique em voltar em seu navegador e tente novamente!

           
RECURSOS DIDÁTICOS: Potes feitos com pet, palitos de picolé coloridos, tampinhas, canudinhos, pazinhas de sorvete ...caixa com potes de iogurte, figuras/botões sol, flor, ursinho, bolo, joaninha e margarida.


AVALIAÇÃO: Avaliar se os alunos estão conseguindo classificar pela forma e pela cor.