https://www.instagram.com/professoraivaniferreiraoficial/?hl=pt-br
Materiais pedagógicos,planos de aula para o maternal,educação infantil, ensino fundamental,projetos, sugestões de provas e atividades escolares...
Quem sou eu
- Profª: Ivani Ferreira
- Brumadinho, MG, Brazil
- Ivani Ferreira é professora e blogueira . Possui graduação em Letras pela Faculdade Asa de Brumadinho (2006), Normal Superior pela Universidade Federal de Montes Claros(2005), especialização em Psicopedagogia pela Universidade Federal Castelo Branco (2007), Supervisão Pedagógica pela FINON (2008). Professora efetiva na rede Municipal de Brumadinho desde 2005, porém, atua na rede municipal com turmas da Educação Infantil , Ensino Fundamental 1 e 2 , desde o ano de 2002. Trabalhou como supervisora pedagógica na Escola Municipal Leon Renault- Brumadinho/MG (2013- 2016). Atualmente trabalha como professora da Educação Infantil na EMEI Nair das Graças Prado em Brumadinho/MG. Sejam bem vindos(as)!!! Instagram.com/professoraivaniferreiraoficial
quinta-feira, 24 de dezembro de 2020
CALENDÁRIO 2022 PARA IMPRIMIR E COLORIR - EDUCAÇÃO INFANTIL
https://www.instagram.com/professoraivaniferreiraoficial/?hl=pt-br
CALENDÁRIO 2022 PARA O ALUNO COLORIR A DATA/DIA QUE ESTAMOS.
CALENDÁRIO MÊS DE JANEIRO DE 2022
domingo, 20 de dezembro de 2020
quarta-feira, 11 de novembro de 2020
terça-feira, 10 de novembro de 2020
PLANO DE AULA REMOTA PARA BERÇÁRIO E MATERNAL 1- CRIANÇAS BEM PEQUENAS
1º MOMENTO: MÚSICA LOJA DO MESTRE ANDRÉ
Ø
ASSISTIR ATENTAMENTE COM A CRIANÇA;
Ø
CONHECER A CANÇÃO;
Ø
EXPLORAR OS DIVERSOS SONS;
Ø
IMITAR GESTOS, SONS E RITMOS;
Ø
DESENVOLVER A EXPRESSÃO ORAL E CORPORAL;
Ø
CONHECER E IDENTIFICAR VÁRIOS
INSTRUMENTOS MUSICAIS;
Ø
EXPLORAR EXPRESSÕES FACIAIS (FELIZ E
TRISTE)
Ø
DESTACAR A ALEGRIA DA MÚSICA;
Ø
EXPRESSAR SENTIMENTOS.
2º
MOMENTO: BRINCADEIRA UPA, CAVALINHO!
Ø
SENTE-SE EM UMA CADEIRA E POSICIONE
A CRIANÇA SENTADA EM UMA DE SUAS PERNAS E DE FRENTE PARA VOCÊ;
Ø
SEGURE-O POR DEBAIXO DOS BRAÇOS E,
EM SEGUIDA, MOVIMENTE A SUA PERNA PARA CIMA E PARA BAIXO, DE MODO QUE A CRIANÇA
DÊ SUAVES PULINHOS;
Ø
RECITE O VERSO:
“POCOTÓ, POCOTÓ, POCOTÓ, POCOTÓ, UPA, CAVALINHO, UPA, CAVALINHO”;
Ø
3º
MOMENTO: MÚSICA BORBOLETINHA
Ø
EXPLORAR A MÚSICA PERMITINDO QUE A
CRIANÇA APRENDA BRINCANDO;
Ø
EXPLORAR LINGUAGEM VERBAL;
Ø
IDENTIFICAR PARTES DO CORPO
EXPRESSADAS NA MÚSICA;
Ø
IMITAR GESTOS, SONS E RITMO;
Ø
IMITAR A BORBOLETINHA MEXENDO CHOCOLATE,
VOANDO, ETC;
Ø
FAZER PERGUNTAS RELACIONADAS À
MÚSICA, TAIS COMO:
·
QUEM ESTÁ NA COZINHA? O QUE ELA ESTÁ FAZENDO? PARA QUEM ELA ESTÁ FAZENDO CHOCOLATE?
·
EXPLORE NOÇÕES DE PEQUENO E GRANDE
UTILIZANDO COLHERES DE SUA COZINHA OU DE BRINQUEDOS;
·
EXPLORE AS CORES DAS BORBOLETAS
APRESENTADAS NA MÚSICA.
PLANO DE AULA REMOTA - CRIANÇAS PEQUENAS
1º MOMENTO: VÍDEO MÚSICA: O PATINHO COLORIDO
Ø
ASSISTIR
ATENTAMENTE O VÍDEO DA MÚSICA COM A CRIANÇA;
Ø
ASSISTIR
O VÍDEO, CANTANDO E DANÇANDO;
Ø
OBSERVAR
AS CORES DOS PATINHOS: AMARELO, AZUL, VERMELHO E VERDE;
Ø
PROCURAR
NO AMBIENTE AS CORES DOS PATINHOS E EM OUTROS OBJETOS COMO:ROUPAS, BRINQUEDOS,
ENFEITES, VASILHAMES ETC.
Ø
Ø
USAR
A IMAGINAÇÃO:
·
VAMOS
IMITAR O PATINHO?
·
QUAL
É O BARULHINHO QUE ELE FAZ?
·
QUAL
É A COR DO PATINHO QUE VOCÊ JÁ VIU?
2º MOMENTO: VÍDEO HISTÓRIA: O
PATINHO FEIO
Ø
APRECIAR
AS IMAGENS DO VÍDEO.
Ø
RESSALTAR
QUE O PATINHO NÃO ERA FEIO, ELE SÓ ERA DIFERENTE DOS IRMÃOZINHOS PORQUE ERA UM
CISNE.
3º
MOMENTO: VÍDEO: COMO LAVAR AS MÃOS – PREVENÇÃO AO COVID-19
NO LINK: https://youtu.be/yJ-2ECTXNyw
Ø
ASSISTIR
ATENTAMENTE O VÍDEO COM A CRIANÇA;
Ø
SEGUIR
O PASSO A PASSO E LAVAR AS MÃOS COM A CRIANÇA:
1º MOLHE AS MÃOS COM ÁGUA.
2º PASSE BASTANTE SABÃO.
3º ESFREGUE TODOS OS
DEDINHOS, NA PALMA, NO DORSO DAS MÃOS, AS UNHAS E OS PULSOS.
4º AGORA VAMOS BRINCAR UM
POUQUINHO?
PASSE NOVAMENTE BASTANTE
SABÃO NAS MÃOS ATÉ DAR UMA ESPUMA, DEPOIS JUNTE OS DEDINHOS POLEGAR E O
INDICADOR FORMANDO UM CÍRCULO. SOPRE DENTRO DESTE CÍRCULO FAZENDO BOLINHAS DE
SABÃO.
4º MOMENTO: VÍDEO MÚSICA:
BRINCADEIRA DIVERTIDA MORTO-VIVO
NO LINK:
https://youtu.be/3X39hd9TVyA
ASSISTIR
ATENTAMENTE O VÍDEO DA MÚSICA JUNTAMENTE COM A CRIANÇA;
ESTA BRINCADEIRA ESTIMULA A ATENÇÃO, COORDENAÇÃO MOTORA, A
AGILIDADE E EXPRESSÃO CORPORAL.
Ø
ASSISTA
O VÍDEO COM A CRIANÇA E ACOMPANHE A BRINCADEIRA;
Ø
CHAME
OS MEMBROS DA FAMÍLIA PARA BRINCAREM E SE DIVERTIREM.
5º
MOMENTO: FORMAS GEOMÉTRICAS
AS FORMAS GEOMÉTRICAS ESTÃO EM TODOS OS LUGARES, POR ISTO
ACREDITAMOS QUE A APRENDIZAGEM ACONTECE DE FORMA PRAZEROSA E FÁCIL ATRAVÉS DAS
BRINCADEIRAS.
Ø
PRIMEIRAMENTE,
TRACE NO CHÃO AS FORMAS GEOMÉTRICAS (QUADRADO, TRIÂNGULO, DISCO E RETÂNGULO),
VOCÊ PODE UTILIZAR GIZ, CARVÃO, TIJOLO OU FITA ADESIVA PARA TRAÇAR;
Ø DÊ NOME AS FORMAS E PEÇA QUE A CRIANÇA
PULE DENTRO DO TRAÇADO REPETINDO O NOME DE CADA UMA;
Ø PEÇA A CRIANÇA QUE PASSE POR CIMA DO
TRAÇADO DAS FORMAS GEOMÉTRICAS;
Ø SEPARE ALGUNS OBJETOS QUE VOCÊ TEM EM
CASA COMO: TAMPINHAS, BRINQUEDOS, SAPATOS, PEDRINHAS, FOLHAS, ETC.
Ø PEÇA SEU FILHO (A) QUE DISTRIBUA OS OBJETOS DE
ACORDO COM SEU COMANDO. POR EXEMPLO: COLOQUE OS BICHINHOS DENTRO DO QUADRADO,
AS FOLHAS DENTRO DO TRIÂNGULO E ASSIM POR DIANTE;
Ø DEIXE QUE ELE (A) BRINQUE LIVREMENTE.
OBS: NÃO UTILIZAR OBJETOS PEQUENOS QUE ELES POSSAM COLOCAR NA BOCA, NO NARIZ E
OUVIDO;
Ø NÃO SE ESQUEÇAM DE FILMAR E FOTOGRAFAR
PARA COLOCAR NO PORTFÓLIO.