https://www.instagram.com/professoraivaniferreiraoficial/?hl=pt-br
Materiais pedagógicos,planos de aula para o maternal,educação infantil, ensino fundamental,projetos, sugestões de provas e atividades escolares...
quinta-feira, 24 de dezembro de 2020
CALENDÁRIO 2022 PARA IMPRIMIR E COLORIR - EDUCAÇÃO INFANTIL
https://www.instagram.com/professoraivaniferreiraoficial/?hl=pt-br
CALENDÁRIO 2022 PARA O ALUNO COLORIR A DATA/DIA QUE ESTAMOS.
CALENDÁRIO MÊS DE JANEIRO DE 2022
domingo, 20 de dezembro de 2020
quarta-feira, 11 de novembro de 2020
terça-feira, 10 de novembro de 2020
PLANO DE AULA REMOTA PARA BERÇÁRIO E MATERNAL 1- CRIANÇAS BEM PEQUENAS
1º MOMENTO: MÚSICA LOJA DO MESTRE ANDRÉ
Ø
ASSISTIR ATENTAMENTE COM A CRIANÇA;
Ø
CONHECER A CANÇÃO;
Ø
EXPLORAR OS DIVERSOS SONS;
Ø
IMITAR GESTOS, SONS E RITMOS;
Ø
DESENVOLVER A EXPRESSÃO ORAL E CORPORAL;
Ø
CONHECER E IDENTIFICAR VÁRIOS
INSTRUMENTOS MUSICAIS;
Ø
EXPLORAR EXPRESSÕES FACIAIS (FELIZ E
TRISTE)
Ø
DESTACAR A ALEGRIA DA MÚSICA;
Ø
EXPRESSAR SENTIMENTOS.
2º
MOMENTO: BRINCADEIRA UPA, CAVALINHO!
Ø
SENTE-SE EM UMA CADEIRA E POSICIONE
A CRIANÇA SENTADA EM UMA DE SUAS PERNAS E DE FRENTE PARA VOCÊ;
Ø
SEGURE-O POR DEBAIXO DOS BRAÇOS E,
EM SEGUIDA, MOVIMENTE A SUA PERNA PARA CIMA E PARA BAIXO, DE MODO QUE A CRIANÇA
DÊ SUAVES PULINHOS;
Ø
RECITE O VERSO:
“POCOTÓ, POCOTÓ, POCOTÓ, POCOTÓ, UPA, CAVALINHO, UPA, CAVALINHO”;
Ø
3º
MOMENTO: MÚSICA BORBOLETINHA
Ø
EXPLORAR A MÚSICA PERMITINDO QUE A
CRIANÇA APRENDA BRINCANDO;
Ø
EXPLORAR LINGUAGEM VERBAL;
Ø
IDENTIFICAR PARTES DO CORPO
EXPRESSADAS NA MÚSICA;
Ø
IMITAR GESTOS, SONS E RITMO;
Ø
IMITAR A BORBOLETINHA MEXENDO CHOCOLATE,
VOANDO, ETC;
Ø
FAZER PERGUNTAS RELACIONADAS À
MÚSICA, TAIS COMO:
·
QUEM ESTÁ NA COZINHA? O QUE ELA ESTÁ FAZENDO? PARA QUEM ELA ESTÁ FAZENDO CHOCOLATE?
·
EXPLORE NOÇÕES DE PEQUENO E GRANDE
UTILIZANDO COLHERES DE SUA COZINHA OU DE BRINQUEDOS;
·
EXPLORE AS CORES DAS BORBOLETAS
APRESENTADAS NA MÚSICA.
PLANO DE AULA REMOTA - CRIANÇAS PEQUENAS
1º MOMENTO: VÍDEO MÚSICA: O PATINHO COLORIDO
Ø
ASSISTIR
ATENTAMENTE O VÍDEO DA MÚSICA COM A CRIANÇA;
Ø
ASSISTIR
O VÍDEO, CANTANDO E DANÇANDO;
Ø
OBSERVAR
AS CORES DOS PATINHOS: AMARELO, AZUL, VERMELHO E VERDE;
Ø
PROCURAR
NO AMBIENTE AS CORES DOS PATINHOS E EM OUTROS OBJETOS COMO:ROUPAS, BRINQUEDOS,
ENFEITES, VASILHAMES ETC.
Ø
Ø
USAR
A IMAGINAÇÃO:
·
VAMOS
IMITAR O PATINHO?
·
QUAL
É O BARULHINHO QUE ELE FAZ?
·
QUAL
É A COR DO PATINHO QUE VOCÊ JÁ VIU?
2º MOMENTO: VÍDEO HISTÓRIA: O
PATINHO FEIO
Ø
APRECIAR
AS IMAGENS DO VÍDEO.
Ø
RESSALTAR
QUE O PATINHO NÃO ERA FEIO, ELE SÓ ERA DIFERENTE DOS IRMÃOZINHOS PORQUE ERA UM
CISNE.
3º
MOMENTO: VÍDEO: COMO LAVAR AS MÃOS – PREVENÇÃO AO COVID-19
NO LINK: https://youtu.be/yJ-2ECTXNyw
Ø
ASSISTIR
ATENTAMENTE O VÍDEO COM A CRIANÇA;
Ø
SEGUIR
O PASSO A PASSO E LAVAR AS MÃOS COM A CRIANÇA:
1º MOLHE AS MÃOS COM ÁGUA.
2º PASSE BASTANTE SABÃO.
3º ESFREGUE TODOS OS
DEDINHOS, NA PALMA, NO DORSO DAS MÃOS, AS UNHAS E OS PULSOS.
4º AGORA VAMOS BRINCAR UM
POUQUINHO?
PASSE NOVAMENTE BASTANTE
SABÃO NAS MÃOS ATÉ DAR UMA ESPUMA, DEPOIS JUNTE OS DEDINHOS POLEGAR E O
INDICADOR FORMANDO UM CÍRCULO. SOPRE DENTRO DESTE CÍRCULO FAZENDO BOLINHAS DE
SABÃO.
4º MOMENTO: VÍDEO MÚSICA:
BRINCADEIRA DIVERTIDA MORTO-VIVO
NO LINK:
https://youtu.be/3X39hd9TVyA
ASSISTIR
ATENTAMENTE O VÍDEO DA MÚSICA JUNTAMENTE COM A CRIANÇA;
ESTA BRINCADEIRA ESTIMULA A ATENÇÃO, COORDENAÇÃO MOTORA, A
AGILIDADE E EXPRESSÃO CORPORAL.
Ø
ASSISTA
O VÍDEO COM A CRIANÇA E ACOMPANHE A BRINCADEIRA;
Ø
CHAME
OS MEMBROS DA FAMÍLIA PARA BRINCAREM E SE DIVERTIREM.
5º
MOMENTO: FORMAS GEOMÉTRICAS
AS FORMAS GEOMÉTRICAS ESTÃO EM TODOS OS LUGARES, POR ISTO
ACREDITAMOS QUE A APRENDIZAGEM ACONTECE DE FORMA PRAZEROSA E FÁCIL ATRAVÉS DAS
BRINCADEIRAS.
Ø
PRIMEIRAMENTE,
TRACE NO CHÃO AS FORMAS GEOMÉTRICAS (QUADRADO, TRIÂNGULO, DISCO E RETÂNGULO),
VOCÊ PODE UTILIZAR GIZ, CARVÃO, TIJOLO OU FITA ADESIVA PARA TRAÇAR;
Ø DÊ NOME AS FORMAS E PEÇA QUE A CRIANÇA
PULE DENTRO DO TRAÇADO REPETINDO O NOME DE CADA UMA;
Ø PEÇA A CRIANÇA QUE PASSE POR CIMA DO
TRAÇADO DAS FORMAS GEOMÉTRICAS;
Ø SEPARE ALGUNS OBJETOS QUE VOCÊ TEM EM
CASA COMO: TAMPINHAS, BRINQUEDOS, SAPATOS, PEDRINHAS, FOLHAS, ETC.
Ø PEÇA SEU FILHO (A) QUE DISTRIBUA OS OBJETOS DE
ACORDO COM SEU COMANDO. POR EXEMPLO: COLOQUE OS BICHINHOS DENTRO DO QUADRADO,
AS FOLHAS DENTRO DO TRIÂNGULO E ASSIM POR DIANTE;
Ø DEIXE QUE ELE (A) BRINQUE LIVREMENTE.
OBS: NÃO UTILIZAR OBJETOS PEQUENOS QUE ELES POSSAM COLOCAR NA BOCA, NO NARIZ E
OUVIDO;
Ø NÃO SE ESQUEÇAM DE FILMAR E FOTOGRAFAR
PARA COLOCAR NO PORTFÓLIO.