EMEI CONCEIÇÃO DE ITAGUÁ
Professora Ivani Ferreira
Planejamento Semanal para maternal 1
Tema: Circo
Objetivos:
-Comemorar a data com alegria e diversão
-Desenvolver o gosto pela arte circense
-Conhecer músicas e brincadeiras do circo
2ª feira: Leitura do livro "Tem bicho no circo" do autor Ziraldo.
Explorar bastante as imagens do livro, junto com os alunos.
3ª feira: Caixa surpresa – Palhacinho
- Perguntar: Será o que tem dentro da caixa?
• Balançar a caixa para ver o barulhinho
• Colocar a mãozinha dentro da caixa para perceber pelo tato.
• É macio? É áspero?
• É grande... Pequeno?
• Fornecer dicas...Depois retirar o palhacinho da caixa.
• Deixar o palhacinho passar pelas maõzinhas das crianças.
• Observar detalhes(pés, mãos,olhos....)
Cantar música: O circo da alegria.
Atchim e Espirro - O Circo da Alegria
Chegou, chegou, tá na hora da alegria
Chegou, chegou, tá na hora da alegria
O circo tem palhaço, tem, tem todo dia
O circo tem palhaço, tem, tem todo dia (2x)
Bate no bumbum, bumbum, bumbum
Pula num pé só, só, só, só, só
Tem barata aki, ki, ki, ki, ki
No meu paletó, tó, tó, tó, tó
Tem pipoca, ca, ca, ca, ca, ca
Chupa picolé, lé, lé, lé, lé
E tem abacaxi, não faz xixi
E sua Vovó
Nosso circo é o maior!
Lá lá lá lá, hey! (6x)
La la la la, nosso circo é o maior!
Música e movimento: -cantar fazendo os gestos
4ª feira: • O Palhacinho Atrapalhado.
• Era um palhacinho, muito atrapalhado
Dava piruetas, fazia caretas
Sempre que pulava, a calça caia
Ele ria, ele chorava e o público aplaudia
Esse palhacinho, tinha um monociclo
Dava muitas voltas, ao redor do circo
Sempre que parava, a calça caia
Ele ria, ele chorava e o público aplaudia
Corre, corre,corre palhacinho
Segura, segura, segura essa calça
Só mais uma vez, só pra gente rir
Que palhaço mais engraçado, deixou ela cair
Pula, pula, pula palhacinho
Segura, segura, segura essa calça
Só mais uma vez, só pra gente rir
Que palhaço, mais engraçado, deixou ela cair
Bem no finalzinho da apresentação
O nosso palhacinho mexia o popozão
Sempre que dançava, a calça caia
Ele ria, ele chorava e o público aplaudia
•
• -Cantar de fazer a coreografia junto aos alunos
5ª feira: Cineminha com pipoca
Assistir ao Dvd Patati Patatá
Cantar a música O Palhacinho Pimpão
Palhaços em movimento...
Eu vou contar a história
Do palhacinho Dedé
Era um palhaço engraçado
Que só mexia o pé
Eu vou contar a história
Do palhacinho Formiga
Era um palhaço engraçado
Que só mexia a barriga
- fazer rimas com todas as partes do corpo
(feliz-nariz...pepolho-olho...Zumzum-bumbum...)
Esquema corporal....ter atenção às partes do corpo mencionadas na música.
Blocos Lógicos. Montar um palhacinho no chão utilizando os blocos lógicos.
-Qual peça pode ser o rostinho?
-Qual pode ser o chapéu?
-E as perninhas... o pés.. bracinhos...etc..
Quebra cabeça: Montar quebra cabeça do palhacinho (trabalho individual)
6ª feira: Música e diversão
-Ouvir e dançar as músicas(circo) trabalhadas durante a semana
-Pintura de rosto, transformando todos em palhacinhos.
- Cada criança receberá pirulitos e o palhacinho ioiô para brincar e levar pra casa.
Avaliação: a avaliação será realizada pela professora, através da observação e registro das atividades propostas.