Quem sou eu

Minha foto
Brumadinho, MG, Brazil
Ivani Ferreira é professora e blogueira . Possui graduação em Letras pela Faculdade Asa de Brumadinho (2006), Normal Superior pela Universidade Federal de Montes Claros(2005), especialização em Psicopedagogia pela Universidade Federal Castelo Branco (2007), Supervisão Pedagógica pela FINON (2008). Professora efetiva na rede Municipal de Brumadinho desde 2005, porém, atua na rede municipal com turmas da Educação Infantil , Ensino Fundamental 1 e 2 , desde o ano de 2002. Trabalhou como supervisora pedagógica na Escola Municipal Leon Renault- Brumadinho/MG (2013- 2016). Atualmente trabalha como professora da Educação Infantil na EMEI Nair das Graças Prado em Brumadinho/MG. Sejam bem vindos(as)!!! Instagram.com/professoraivaniferreiraoficial

sábado, 10 de março de 2012

O que fazer no maternal 1...



"Brincar com crianças não é perder tempo, é ganhá-lo; se é triste ver meninos sem escola, mais triste ainda é vê-los sentados enfileirados em salas sem ar, com exercícios estéreis, sem valor para a formação do homem."
( Carlos Drummond de Andrade )



PLANEJAMENTO PARA MATERNAL 1 PROPOSTA CURRICULAR
 
Objetivos:

•Promover o desenvolvimento físico, psíquico e social da criança respeitando sua maturidade emocional.

•Incentivar o uso do raciocínio através de atividades recreativas que valorizem a auto estima do aluno.

Atividades:

•Controle dos esfíncteres, de forma gradativa e com grande paciência e estímulo/incentivo por parte do professor.

•Higiene Bucal após as refeições, estimulando e incentivando para o uso da escova.

•Alimentar-se sozinho, com ajuda do professor, aos poucos as crianças aprendem a levar a colher sozinha à boca.

•Introdução de alimentos sólidos, onde aos poucos as crianças deverão se alimentar normalmente, como as crianças maiores, tirando a sopa e a fruta.

•Estimulação do próprio corpo, identificando e nomeando as partes. Pode utilizar músicas e brincar de lavar a boneca. No banho também nomeia-se o corpo.

•Garatuja: folhas em branco, onde a criança poderá pintar com lápis, giz de cera e/ou guache (tomando muito cuidado para não levar à boca e aos olhos).

•Exercícios de encaixe, sempre incentivando para que a criança acerte.

 De início o professor deve ajudar a criança, até que ela consiga associar a forma ao buraco.

•Jogos de bola em rodas, promovendo a integração social, onde a criança deverá joga-la para o amigo, dizendo o nome (ou dito pelo professor).

•Trabalhos manuais com massinhas e argila, deixando que estes manuseiem bastante.

•Incentivo e desenvolvimento da fala, onde o professor deverá conversar e estimular para que a criança consiga manifestar o que quer, não permitindo que ela só se manifeste por gestos.

•Ampliar seu vocabulário, conversando diariamente, com a criança sobre os aspectos do dia-a-dia.

•Incentivar e permitir a fala da criança em todas as atividades possíveis, falando corretamente com a criança. Mostrar à criança a conveniência de falarem voz baixa, trabalhando com a criança o saber escutar.

•Apresentação das cores.

•Trabalhos com músicas gestuais, cantigas de roda e dança, estimulando partes do corpo.

•Contos de histórias curtas.

•Coordenação motora livre, como rasgar papel, brincar de massinha, etc.

•Brincadeiras de imitar os adultos, como escovar os dentes de bonecas, fazer comidinha, ir as compras, banho de bonecas, etc.

•Explorar o ambiente escolar, mostrando árvores, passarinhos, parquinho, etc.

•O uso do parquinho diário, pois nessa idade a criança tem bastante energia e grande dificuldade de concentração, por isso todas as atividades devem ser curtas e com bastante estímulo/incentivo por parte do professor.

•Imposição de limites e boas maneiras, dizendo “não” à criança, toda vez que colocar em perigo si mesmo, os colegas, tias e o ambiente escolar.

•Traçados simples: Coordenação Motora.

•Formas Geométricas: círculo, quadrado e triângulo.

OBJETIVOS SÓCIO-EMOCIONAIS1.

Desenvolve hábitos de asseio: pedir para ir ao banheiro, lavar as mãos,limpar o nariz, etc.

2.Habitua-lo a usar os clichês sociais. Exemplo: Por favor, muito obrigado, com licença,etc.

3.Permitir que a criança seja independente.

4.Deixa-la explorar ao máximo os objetos e brinquedos.

5.Levar a criança a brincar com os outros do grupo.

6.Fazer com que a criança não fixe em um único colega.

7.Mantê - la ocupada.

8.Levar a criança a participar das atividades de grupo

CARACTERÍSTICAS:

 Aproximadamente 2 anos

• Egocentrismo.

•Descobertas: tato, movimentos, formas, pessoas, texturas, reprodução de sons, andar, comunicação, etc.

•Coordenação Motora: abrir, fechar, empilhar, encaixar, puxar, empurrar, etc.

TIPOS DE BRINCADEIRAS:

•Brincadeiras referentes à educação sensório-motora (sentir/escutar).

•Exploração, canto, perguntas e respostas, esconder.

·      Uso do parquinho

·      Confeccionar brinquedos de sucatas     ( garrafinhas com água, sementes, estrelinhas...etc)

SUGESTÕES DE ATIVIDADES PARA   O DIA DIA NO MATERNAL  1

Manusear livros de histórias ( pano ou de plástico).
• Manusear revistas, comentando as gravuras.
• Histórias à vista das gravuras do livro ( histórias pequenas).
• Histórias contadas pelo educador com o apoio de fantoches.
• Fazer o reconto das histórias lidas ( professor)
• Apresentar papéis de diferentes texturas para a criança amassar, rasgar, embolar.
• Fichas com  nomes dos alunos
• Oferecer pincéis, lápis colorido, giz de cera e deixa-los rabiscar
livremente
.
• Cantar ou recitar parlendas, poesias, músicas ou quadras, dando estímulos para que a criança antecipe ações. EX.: parabéns pra você. Espera-se que a criança bata palmas logo que comece a canção.
• Solicitar à criança que antecipe gestos e ações as atividades de rotina do dia. EX.: Fazer a fila na hora da merenda.
• Ajudar o aluno a identificar objetos e figuras de pessoas conhecidas.
• Trabalhar diariamente os combinados com o apoio dos fantoches.
• Oferecer encartes ou cartão com rótulos de produtos diversos para que a criança identifique.
• Brincar de empilhar caixas vazias de embalagens diversas.
• Recitar parlendas, quadras ou poemas nos deslocamentos feitos na escola.
• Imitar sons e gestos sugeridos por um modelo.
• Soltar objetos dentro de uma caixa.
• Soltar e pegar no ar sem deixar cair pena, algodão, papel picado.
• Empurrar caixas de vários tamanhos com os pés.
• Enfileirar blocos, embalagens, caixas, etc.
• Saltar pequenos obstáculos.
• Bater bola no chão e agarrar em seguida.
• Encaixar blocos /Jogos diversos de montar e desmontar
·         Modelar com massinha e argila.
·         Pintar com guache, aquarela, tinta de dedo, etc.
·         Brincar com materiais representativos da realidade: bonecas, carrinhos, panelinhas, telefone, bolsas, etc.
·         Brincar com bolas de diversos tamanhos e cores.
·         Pular,saltar , correr,rolar.....etc

41 comentários:

  1. Muito Obrigada por compartilhar essas informações, minha filha via pro maternal 1 em agosto e você me tirou uma porção de duvidas!

    ResponderExcluir
  2. Adorei vou começar a da aula no maternal 1 estava um pouco perdida mas Deus bota anjos sempre em minha vida pra me ajudar bjos obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá.Tb vou assumir uma turma de maternal I e estava perdida. Obrigada!

      Excluir
  3. Oi, adorei conhecer este teu ambiente de aprendizagem. Muito obrigado por compartilhar com nós. Certamente irei voltar. Bjs carinhosos. Sirlei

    ResponderExcluir
  4. Olá,simplesmente adorei! Parabéns...bjs.

    ResponderExcluir
  5. estou tão ansiosa pq a minha filha d 2 anos e 3 meses vai começar no maternal I! Estava curiosa para saber um pouquinho mais do que é desenvolvido em sala de aula! Obrigada!

    ResponderExcluir
  6. adorei...estava um pouco preocupada,pois este ano irei começar com o maternal I e estava um pouco perdida,mais amei as dicas,beijos!!!SILVIA

    ResponderExcluir
  7. Obrigada pelas dicas, acabei de pegar uma sala de maternal 1 e estou perdida e com medo...Mas como disse a amiga ai em cima, Deus coloca anjos nas nossas vida ! Déia

    ResponderExcluir
  8. parabesmmmm....e obrigado pelas dicas alias otimas dicas.

    ResponderExcluir
  9. Obrigado , muito criativo seu blog , está de parabéns , estou iniciando minha trajetória na educação infantil e suas dicas estão contribuindo muito .

    ResponderExcluir
  10. obrigado vc mim ajudou muito.

    ResponderExcluir
  11. obrigada, visitarei outras vezes, sempre que tiver dúvidas.

    ResponderExcluir
  12. Amei o seu blog está muito interessante tem dicas ótimas.sou professora do maternal,principiante as vezes tenho muitas dúvidas de como trabalhar com eles.quero dicas,meus alunos tem entre 2 e 3 anos.abraços.

    ResponderExcluir
  13. Adorei seu blog.e gostaria de mais sugestões para trabalhar com o maternal.bjs!!!!

    ResponderExcluir
  14. obriga pelas dicas me ajudou muito.bjs!!!!

    ResponderExcluir
  15. Ótimas dicas pois sou iniciante, me ajudou muito, bjsssss

    ResponderExcluir
  16. me ajudou muito o maternal 1tavo um pouquinho de medo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  17. Parabéns pelo blog.
    Vou iniciar com o maternal 1 e eu estava meio perdida!
    Obrigada!
    OBS: ta vendo, depois de tempos que vc fez esse post, ainda ajuda bastante!

    ResponderExcluir
  18. Parabéns pelo Blog excelente, peguei várias dicas :)

    ResponderExcluir
  19. Parabens seu blog esta completo isso me ajudou muito pois sou estudante de pedagogia e com certeza ja estou adorando a profissao,esse blog me deixou ainda mais animada.

    ResponderExcluir
  20. Parabéns pelo blog , me ajuda muito, que DEUS continue a te abençoar com muitas ideias maravihosas para voce poder compartilhar com todos.Obrigada mesmo.

    ResponderExcluir
  21. Parabéns pelo Blog, me ajuda muito,que DEUS continue a te abençoar com ideias maravilhosas para voce poder compartilhar e ajudar todos.Obrigada mesmo.

    ResponderExcluir
  22. Oi o maternal 1 abrange qual idade?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite! O Maternal 1 abrange Crianças de 1 a 2 anos.Na escola que trabalho as crianças vão para o maternal 1 assim que começam a andar ...antes ficam no Berçário. O maternal 2 crianças de 2 a 3 anos e assim sucessivamente!

      Excluir
    2. Boa noite pro estou precisando de idéias pois estou perdida nesse grupo 3 me ajude

      Excluir
  23. Boa tarde! Obrigada de coração pelas sua idéias maravilhosas. Que Deus te abençoe muito. Parabéns!

    ResponderExcluir
  24. Olá! Adorei conhecer esse ambiente!
    Muito obrigada, vai me ajudar muito.
    Parabéns pelas ideias, Deus abençoe você!!

    ResponderExcluir
  25. Que legal, amei este espaço! Sou professora e mãe de duas bonequinhas( uma com 2 anos e 4 meses e minha caçulinha com 6 meses).. Deve ser muito gratificante trabalhar com os pequenininhos.. O meus alunos já tem por volta de 11 a 15 anos de idade.. Minha filhinha mais velha está iniciando agora a vida escolar, tem 2 anos e 4 meses, adorei ter uma base do que será trabalhado em sala de aula com ela, até mesmo pra eu poder estimular e reforçar o aprendizado dela em casa.. Você teria alguma atividade para o estímulo de bebês também (creche)? Obrigada e parabéns!! Mayra

    ResponderExcluir
  26. OLÁ, PROFESSORA IVANI GOSTARIA DE SABER SE MATERNAL 1 E 2 PRA VOCÊ SÃO CRIANÇAS DE QUANTOS ANOS?
    ADOREI SEUS PLANOS DE AULA. ESTOU COMEÇANDO AGORA, TENHO MUITAS DÚVIDAS. ESTOU SEGUINDO SEU BLOG ESTA SENDO DE MUITA AJUDA E APRENDIZADO PRA MIM.
    MEU NOME É SIRLENE. MORO EM CHAPADÃO DO SUL, INTERIOR DE MATO GROSSO DO SUL/MS.
    UM GRANDE ABRAÇO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aqui em nossa cidade o maternal 1 saõ crianças de 1 a 2 anos em media. Maternal 2 crianças de 2 anos completos. Maternal 3 são de 3 anos..1º periodo crianças de 4 anos e assim sucessivamente.As atividades são bem parecidas para ambos(maternal 1 e 2) com o tempo o s alunos de 2 anos interagem mais no momento de histórias contadas com livros, enquanto que de um ano tem que tem o auxílio de fantoches para prender a atenção alguns minutinhos.Gradativamente as atividades vão funcionando melhor e os alunos vão se adaptando a rotina: ouvir músicas, cantar , bater palminhas, acompanhar o rítmo com chocalhos balançando,ouvindo histórias sentados, folheando livros sem rasgar e as atividades corporais pular, andar ...modelar com massinha (geralmente uso massinha caseira )entre outras atividades

      Excluir
    2. Conhecendo a turminha que vamos vendo o que é aplicável ou não. Tem atividades que utilizei em uma turma que não serve para outra no inicio do ano,mas será aplicável no segundo semestre.Não fique ansiosa vá oferecendo diferentes materiais e conversando com os pequenos .Assim você conseguirá desenvolver bastante!

      Excluir
  27. Olá Prof Ivani.Terminei a faculdade de licenciatura em pedagogia porém fiz Ead estou muito perdida ainda porque acho que ocorreu mais teoria do que prática.Preciso muito trabalhar mas tenho muito medo de não saber lidar.Na sua opinião qual a melhor série para inicio? gostaria de saber se eu for procurar empregi em escola particular como devo proceder?Eles costumam passar o conteúdo ou eu que tenho que ter idéias para dar aula? Desculpa a ignorância porém até o meu estagio achei muito rápido para que eu pudesse aprender a formular uma aula.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rose ! A Faculdade apresenta muita teoria mesmo.Quando você pegar sua própria turma você irá pesquisar e sentar com a supervisora para que ela lhe norteie.Quando a professora age também como pesquisadora desenvolve rapidamente.É preciso ter boa vontade e disponibilidade para correr atrás de boas dicas e bons profissionais para você se espelhar! Sucesso para você!

      Excluir
  28. Muito obrigado seu post foi de grande ajuda🙏🙏

    ResponderExcluir
  29. Maravilhoso o seu trabalho!Parabéns!

    ResponderExcluir