PLANEJAMENTO SEMANAL / MATERNAL 1
Professora:
Ivani Ferreira
Tema:
Livro “Os Três Jacarezinhos”
A turminha do Maternal se deliciou com a
história "Os três jacarezinhos", uma divertida paródia da história
"Os três porquinhos". Só que em vez de lobo mau, os jacarezinhos
precisam se proteger do Javali Bundudo, que não assopra para derrubar as casas
e sim balança seu “bumbunzão” muito potente para destruir as casinhas...
As crianças riram
e gostaram tanto da história, que tivemos de recontá-la (com muito prazer)
diversas vezes...
Objetivos:
- Contar com diferentes histórias;
- Explorar a contagem e
recitação de números(até 3);
- Propiciar
momentos de prazer em grupo;
- Divertir-se com músicas e faz
de conta
Desenvolvimento:
1º
Momento: Linguagem Oral e Escrita
Leitura do livro“Os Três Jacarezinhos”.
Na
rodinha, explorar bastante as imagens do livro, contar as personagens, imitar
gestos e ruídos.
Cantar a Música: Eu Conheço um Jacaré...
Eu conheço um jacaré que gosta de comer
Esconda seu nariz
Senão o jacaré come o seu nariz e o dedão do pé
Eu conheço um jacaré que gosta de comer
Esconda seus olhinhos
Senão o jacaré come seus olhinhos e o dedão do pé
Eu conheço um jacaré que gosta de comer
Esconda suas orelhas
Senão o jacaré come suas orelhas e o dedão do pé
Eu conheço um jacaré que gosta de comer
Esconda sua boca
Senão o jacaré come sua boca e o dedão do pé
Esconda seu nariz
Senão o jacaré come o seu nariz e o dedão do pé
Eu conheço um jacaré que gosta de comer
Esconda seus olhinhos
Senão o jacaré come seus olhinhos e o dedão do pé
Eu conheço um jacaré que gosta de comer
Esconda suas orelhas
Senão o jacaré come suas orelhas e o dedão do pé
Eu conheço um jacaré que gosta de comer
Esconda sua boca
Senão o jacaré come sua boca e o dedão do pé
Utilizar fantoches de vara para recontar a história. Em seguida contar
as casinhas e os personagens da história.
4º
Momento: Imitando Jacaré.
- Utilizando
máscaras dos personagens, fazer a dramatização da história, sempre com a ajuda da professora , monitora e estagiária.
Avaliação: Avaliar a atenção/concentração no decorrer da história, o envolvimento com as brincadeiras e danças, registrando as observações no caderno de registro.