Quem sou eu

Minha foto
Brumadinho, MG, Brazil
Ivani Ferreira é professora e blogueira . Possui graduação em Letras pela Faculdade Asa de Brumadinho (2006), Normal Superior pela Universidade Federal de Montes Claros(2005), especialização em Psicopedagogia pela Universidade Federal Castelo Branco (2007), Supervisão Pedagógica pela FINON (2008). Professora efetiva na rede Municipal de Brumadinho desde 2005, porém, atua na rede municipal com turmas da Educação Infantil , Ensino Fundamental 1 e 2 , desde o ano de 2002. Trabalhou como supervisora pedagógica na Escola Municipal Leon Renault- Brumadinho/MG (2013- 2016). Atualmente trabalha como professora da Educação Infantil na EMEI Nair das Graças Prado em Brumadinho/MG. Sejam bem vindos(as)!!! Instagram.com/professoraivaniferreiraoficial

segunda-feira, 28 de julho de 2014

Dia da avó.

Atividades desenvolvidas junto a turminha do maternal 1, pelas professoras e monitora infantil Gisele Mendes.



quinta-feira, 24 de julho de 2014

Conceitos básicos/educação infantil


Livro dos conceitos...
                   Confeccionado pela professora Luciana
 

 


 

 

 

 

 

 

 

 


 

 

 


 


 

 


 



 



 

quarta-feira, 23 de julho de 2014

A HITÓRIA DA DONA BARATINHA

DONA BARATINHA MORAVA SOZINHA NESTA CASINHA. ELA VIVE TÃO TRISTINHA... COITADINHA!

UM DIA, QUANDO VARRIA SUA CASA, DONA BARATINHA ACHOU UMA MOEDA DE OURO. FICOU TODA ALEGRE, POIS AGORA TINHA FICADO RICA...

ENTÃO DONA BARATINHA GUARDOU O DINHEIRO NUMA CAIXINHA, PÔS UMA FITA NO CABELO E ABRIU SUA JANELINHA...

TODA VEZ QUE ALGUÉM PASSAVA, DONA BARATINHA LOGO CANTAVA:

 

"QUEM QUER CASAR COM A DONA BARATINHA QUE TEM FITA NO CABELO E DINHEIRO NA CAIXINHA?"

 

PRIMEIRO PASSOU O PATO.

- EU QUERO. DISSE ELE.

DONA BARATINHA PERGUNTOU-LHE:

- COMO É SUA VOZ?

O PATO GRASNOU: "QUÁ, QUÁ, QUÁ..."

- É MUITO BARULHO" VOCÊ ME ASSUSTA!

 

O PATO FOI EMBORA. O QUE ELE FOI FAZER?

FOI NADAR NA LAGOA...

 

EM SEGUIDA, PASSOU O CAVALO.

- EU QUERO - DISSE ELE.

- COMO É SUA VOZ?

O CAVALO RELINCHOU: "RII, RII, RII..."

- É MUITO BARULHO" VOCÊ ME ASSUSTA!

 

O CAVALO FOI EMBORA. E O QUE ELE FOI FAZER?

FOI PARA O PASTO COMER CAPIM.

 

 

 

DEPOIS, PASSOU O MACACO.

- EU QUERO - DISSE ELE.

- COMO É SUA VOZ?

O MACACO GUINCHOU? "QUI, QUI, QUI..."

- É MUITO BARULHO" VOCÊ ME ASSUSTA!

 

O MACACO FOI EMBORA. E O QUE ELE FOI FAZER?

FOI PULAR NAS ÁRVORES DE GALHO EM GALHO.

 

 

 

ENTÃO PASSOU O BODE.

- EU QUERO - DISSE ELE.

- COMO É SUA VOZ?

O BODE BALIU: "BÉ, BÉ, BÉ..."

- É MUITO BARULHO! VOCÊ ME ASSUSTA!

 

O BODE FOI EMBORA. E O QUE ELE FOI FAZER?

FOI TIRAR UMA SONECA...

 

 

 

QUANDO O LOBO PASSOU, DISSE:

- EU QUERO.

- COMO É SUA VOZ?

O LOBO UIVOU: "UUUU, UUU, UUU...."

- É MUITO BARULHO" VOCÊ ME ASSUSTA!

 

O LOBO FOI EMBORA. E O QUE ELE FOI FAZER?

FOI PARA A FLORESTA, ESPERAR CHAPEUZINHO VERMELHO.

 


O GATO PASSOU E DISSE:

- EU QUERO!

- COMO É SUA VOZ?

O GATO MIOU: "MIAU, MIAU, MIAU..."

- É MUITO BARULHO" VOCÊ ME ASSUSTA"

 

O GATO FOI EMBORA. E O QUE ELE FOI FAZER?

FOI PARA O TELHADO TOMAR BANHO DE SOL.

 

O SAPO FOI PASSANDO E DIZENDO:

- EU QUERO.

- COMO É SUA VOZ?

O SAPO COAXOU: "CROC, CROC, CROC..."

- É MUITO BARULHO! VOCÊ ME ASSUSTA!

 

O SAPO FOI EMBORA. O QUE ELE FOI FAZER?

FOI PARA A LAGOA, LAVAR O PÉ.

 

DONA BARATINHA JÁ ESTAVA DESANIMADA. FOI AÍ QUE PASSOU O RATO:

- EU QUERO...

- COMO É SUA VOZ?

O RATO CHIOU: "QUI, QUI, QUI..."

- ESSE CHIADO BAIXINHO NÃO ME ASSUSTA. EU ME CASO COM VOCÊ! - DISSE DONA BARATINHA.

 

DONA BARATINHA PRECISAVA CONTAR A NOVIDADE.

FOI PARA A JANELA E DISSE:

- SE VOCÊ QUER CONHECER O MEU NOIVO EDUCADO, É SÓ APARECER ÀS DEZ HORAS DO PRÓXIMO SÁBADO...

 

BEM, NO SÁBADO NINGUÉM FICOU EM CASA. BICHO QUE NUNCA SAÍA DO SEU CANTO APARECEU: TATU, VEADO, ZEBRA...

O ÚLTIMO A CHEGAR FOI O JABUTI.

ENTÃO ÀS DEZ HORAS, O RATO APARECEU NA JANELA, AO LADO DE DONA BARATINHA...

 

NO DIA MARCADO, PREPARARAM UAM FESTANÇA COM UMA DELICIOSA FEIJOADA.

DONA BARATINHA, VESTIDA DE BRANCO, DE VÉU E GRINALDA, FOI PARA A IGREJA, ONDE OS CONVIDADOS ESPERAVAM ANSIOSOS.

MAS O NOIVO NÃO ESTAVA LÁ!...

ENTÃO, O QUATI CHEGOU CORRENDO E GRITANDO:

- O RATO CAIU NA PANELA DE FEIJOADA!

ERA VERDADE!

O NOIVO SENTIU O CHEIRO DELICIOSO DO FEIJÃO COM TOUCINHO E NÃO RESISTIU:

SUBIU NA PANELA, PERDEU O QUILÍBRIO E...

"TIBUM", CAIU LÁ DENTRO!

COITADO! ALÉM DE QUEIMADO, ENGOLIU TANTA FEIJOADA QUE QUASE MORREU DE INDIGESTÃO.

 


A HISTÓRIA NÃO ACABOU...

PASSADA A TRISTEZA, DONA BARATINHA VOLTOU PARA A JANELA.

E, NUMA MANHÃ ENSOLARADA, PASSOU POR ALI O SENHOR BARATÃO.

- OLÁ, DONA BARATINHA: QUER CASAR COMIGO?

DONA BARATINHA FICOU ANIMADA, MAS, ANTES DE RESPONDER, PERGUNTOU:

- O SENHOR GOSTA DE FEIJOADA?

-NÃO, DE JEITO NENHUM...

- ENTÃO, EU QUERO!

ACREDITE... DESTA VEZ HOUVE CASAMENTO.

AGORA DONA BARATINHA E O SENHOR BARATÃO ESPERAM VIVER FELIZES... PARA SEMPRE.

Projeto Leitura ComP@rtilhe essa ideia!

 

DURAÇÃO: Todo o ano letivo/ 2014.

PÚBLICO ALVO: Alunos do Maternal III ao 4º ano do ensino fundamental.

Justificativa: Observando a carência que nossos alunos vêm apresentando na área da leitura e considerando a importância da mesma, a Equipe da Escola Leon Renault juntamente com o corpo discente decidiram desenvolver o presente projeto. Pretende-se através dessas estratégias, auxiliar na formação de indivíduos que leem reflexivamente, escrevem adequadamente e sentem-se seguros quanto a sua forma de expressão.

        A infância é o período crucial na formação do indivíduo e a leitura de suma importância em seu processo cognitivo. Pensando nisso, procuraremos formar um elo entre a infância e o prazer da descoberta do mundo encantado da leitura.

Objetivo geral:

            Despertar o interesse e o gosto pela leitura, ampliando assim o universo linguístico, a linguagem oral e escrita, a linguagem plástica, o pensamento simbólico e desenvolver o raciocínio lógico. Além de proporcionar uma alternativa de cultura e saber aos alunos e à comunidade, estimulando a leitura no decorrer do ano de 2014.

 

 

Objetivos Específicos:

Ø Acrescentar ao cotidiano escolar a prática da leitura de diferentes gêneros textuais.

Ø Estimular o gosto pela leitura desde a infância;

Ø Interdisciplinar conteúdos que envolvam todos os eixos de aprendizagem da educação infantil.

Ø Promover momentos de contação de histórias;

Ø Participar de diferentes situações de comunicação para a interação e demonstrar a curiosidade;

Ø Desenvolver o potencial criativo do aluno.

Ø Promover a integração entre as turmas através de debates/roda de conversa em que serão passados conceitos sobre ética e cidadania.

Ø Confeccionar livros de histórias, brinquedos e jogos pedagógicos.

 

 

Desenvolvimento/ Estratégias Metodológicas

 

O projeto terá início no dia ___/___2014, com o teatro da “Branca de Neve e os Sete Anões”.

No decorrer do ano letivo serão desenvolvidas as seguintes atividades, de acordo com a turma:

Ø Leitura realizada diariamente pela professora.

Ø Falar sobre o autor e ilustrador de cada livro.

Ø Incentivar teatros, dramatização, reconto e ilustrações.

Ø Exploração dos personagens da história e modelagens dos mesmos.

Ø Trabalhar a construção de valores em direitos e deveres.

Ø Incentivar a leitura e o manuseio de livros, revistas e outros.

Ø Exploração de diversos tipos de textos: rótulos, bilhetes, convites, receitas, poesias, músicas, trava línguas, parlendas, contos, lendas, poesias, histórias....

Ø Visitas semanais à biblioteca.

Ø Publicar no blog da escola ou da supervisora as produções escritas e fotos das apresentações artísticas e teatrais da turma.

Ø Cantinho de leitura incentivando a mesma;

Ø Momento da poesia (alunos visitarão outras turmas para fazer apresentações e leituras);

Ø Em casa também escuto histórias/tarefa semanal para as famílias;

Ø Campanha de doação de livros infantis para a biblioteca.

Ø Produção de livros, álbuns e murais de propaganda/ incentivo à leitura;

Ø Maleta de histórias;

Ø Avental de leitura;

Ø Músicas dramatizadas relacionadas às histórias e datas comemorativas;

Ø Fantoches, dedoches e máscaras (sobre a história trabalhada)

Ø Quebra cabeça, bingos e jogos;

Ø Seriação dos personagens;

Ø História em sequência e outras atividades de acordo com a criatividade de cada professora.

 

Avaliação: A avaliação será contínua, através da observação diária das crianças no desempenho de suas atividades em expressão corporal, aspectos linguísticos e cognitivos, no relacionamento com os colegas e coma a professora.

 

 

SUGESTÃO DE HISTÓRIAS E CONTOS:

·        A Formiguinha e a Neve

·        O Lobo e os Sete Cabritinhos;

·        A Branca de Neve e os Sete Anões;

·        O Nascimento da Borboletinha;

·        O Sapo Apaixonado;

·        Os Três Porquinhos;

·        A casinha do Bode;

·        Chapeuzinho vermelho

·        Chapeuzinho Amarelo;

·        As várias Chapeuzinho;

·        Cinderela;

·        Dona Baratinha;

domingo, 20 de julho de 2014

Os paises da copa de 2014 que possuem o espanhol como língua oficial/por Daniel Victor


                             Espanhol...

A copa do mundo de 2014 marcou muito pela diversidade cultural. Mas quais são os países que falam espanhol?

Bem são nove, os países que falam espanhol: México, Espanha, Chile, Colômbia, Uruguai, Costa Rica, Equador, Honduras e Argentina.

 

 México
 


 

Cultura:cultura é muito rica no México, na medida em que mistura elementos de diversos períodos, desde aspetos pré-hispânicos e do período colonial até aos mais modernos. A riqueza cultural é também cultivada graças aos cerca de 52 povos indígenas sucessores das sociedades pré-hispânicas, que falam diversas línguas.

 


 

Língua oficialLíngua castelhana ou espanhol

 

Espanha
 
Capital Madri
Cultura

cultura espanhola é uma cultura europeia, tendo recebido diversas influências. Tem suas origens nas culturas   ibéricaceltaceltiberalatinavisigóticacatólica romana, e islâmica. A história, os relevos montanhosos e os mares que a cercam, contribuíram significativamente para formação de sua cultura atual. Existe um patrimônio cultural comum a todos os espanhóis, em suas regiões, há diversas manifestações culturais ligados a sua geografia. Estas manifestações refletiram diretamente em todos os campos culturais da Espanha: arte, tradições, literatura, língua e dialetos, música, gastronomia, entre outros.

 

Língua Castelhano ou espanhol

 
 - Estimativa de 2012
47 265 321 hab. (27.º)
 - Densidade
90 hab./km² (106.º)


Chile

 

Capital Santiago

Cultura Ao contrário de outras culturas, como a norte-americana, os chilenos são mais de contato, ou seja, tanto ao cumprimentar como ao despedir-se, homens e mulheres costumam dar um beijo suave na bochecha direita, mesmo entre desconhecidos.

População 17,46 milhões

Colômbia

   Capital Bogotá

Cultura. cultura da Colômbia resulta essencialmente da mestiçagem cultural dos povos nativos com a influência colonizadora espanhola. A religião toma um aspecto muito importante na definição da identidade cultural do país: 95% da população é católica. Muito do que pode ser dito sobre os hábitos culturais deste país é também aplicável a outros países da América Latina.

População:45,2 milhões de habitantes (estimativa 2012)

Idioma: Espanhol

Uruguai

                                                 

Capital Montevidéu

Cultura. Como a Argentina, o Uruguai tem cultura marcadamente europeia, com características parecidas na linguagem e nos costumes. É cultivada a tradição gaúcha nascida nos pampas argentinos, uruguaios e rio-grandenses (o que pode ser visto na Fiesta de lá Pátria Gaúcha de Tacuarembo e no Museo del Gaucho de Montevidéu). Ao contrário de muitos países da América do Sul, a influência indígena é extremamente distante, mas muito presente na indumentária, danças e costumes gaúchos. A taxa de analfabetismo é quase nula e a imprensa é livre e atual.

População 3,4 milhões de habitantes (estimativa 2010)

Idioma Espanhol

       

Costa Rica

 

Capital San José

Cultura. A cultura do país é variada, uma vez que as suas origens têm influências das culturas indígena, europeia e, posteriormente, da cultura afro caribenha e asiática.


Idioma: Língua castelhana ou espanhol

 

Equador

                              

Capital   Quito

Cultura. O Equador é um país mestiço e, como tal, tem uma das mais ricas culturas imagináveis, uma cultura diversa, onde a mistura racial, a mistura, assumem um papel preponderante, as culturas indígenas, as culturas Africanas, as culturas espanholas, as culturas europeias, todas têm a sua parte no Equador é, hoje em dia um dos países culturalmente mais ricos do mundo.

População 15,49 milhões (2012) 

Idioma Espanhol

 

Honduras

                              

Capital Tegucigalpa

Cultura. Honduras é um país em que 90% da população é mestiça. O que se pode dizer que se trata de um país multicultural, no qual a mistura de raça trouxe riqueza cultural. Ale de mestiços,90% do país, também existe outros 10% que se dividem por brancos, negros, garifunas e indígenas.

População

 - Estimativa de 2009
7.810.848 hab. (93.º)
 - Censo 2000
6 975 204 hab. 

Idioma: Espanhol

Argentina

                              

Capital Buenos Aires

Cultura. cultura da Argentina é diversa, graças ao caráter pluricultural do país, consequência da variedade geográfica e à combinação das muitas identidades étnicas — principalmente a europeia — que compõem sua população.

A cultura argentina tem como origem a mescla de outras que se encontraram durante o período das imigrações. Quanto às ideologias, destacam-se o pensamento e a linguagem socialdemocrata.

População 2,891,082

Idioma: Espanhol