Sugestões de atividades!!!
Materiais pedagógicos,planos de aula para o maternal,educação infantil, ensino fundamental,projetos, sugestões de provas e atividades escolares...
Quem sou eu
- Profª: Ivani Ferreira
- Brumadinho, MG, Brazil
- Ivani Ferreira é professora e blogueira . Possui graduação em Letras pela Faculdade Asa de Brumadinho (2006), Normal Superior pela Universidade Federal de Montes Claros(2005), especialização em Psicopedagogia pela Universidade Federal Castelo Branco (2007), Supervisão Pedagógica pela FINON (2008). Professora efetiva na rede Municipal de Brumadinho desde 2005, porém, atua na rede municipal com turmas da Educação Infantil , Ensino Fundamental 1 e 2 , desde o ano de 2002. Trabalhou como supervisora pedagógica na Escola Municipal Leon Renault- Brumadinho/MG (2013- 2016). Atualmente trabalha como professora da Educação Infantil na EMEI Nair das Graças Prado em Brumadinho/MG. Sejam bem vindos(as)!!! Instagram.com/professoraivaniferreiraoficial
domingo, 29 de abril de 2012
quarta-feira, 18 de abril de 2012
Sugestão de plano de aula para o dia dos povos indígenas/19 DE ABRIL
Objetivo: Introduzir às crianças a cultura e os
costumes dos povos indígenas, promovendo o respeito pela diversidade cultural.
Atividade 1: Apresentação dos Povos Indígenas
- Inicie
a aula explicando de forma simples e lúdica o que são os povos indígenas,
mostrando imagens ou ilustrações.
- Conte
uma história curta sobre a vida nas aldeias indígenas, destacando suas
casas, vestimentas e atividades cotidianas.
Atividade 2: Artes Indígenas
- Apresente
diferentes tipos de artesanato indígena, como cestaria, pintura corporal e
instrumentos musicais.
- Proponha
uma atividade prática onde as crianças possam criar sua própria arte
indígena, utilizando materiais simples como papel, tinta, canudos etc.
Atividade 3: Música e Dança
- Mostre
vídeos ou reproduza músicas indígenas para as crianças ouvirem.
- Ensine
uma dança simples inspirada nas danças indígenas, incentivando as crianças
a acompanharem o ritmo.
Atividade 4: Histórias e Mitos Indígenas
- Conte
uma história ou um mito indígena, destacando os valores e ensinamentos
transmitidos por essas narrativas.
- Promova
uma roda de conversa sobre a história contada, incentivando as crianças a
compartilharem suas impressões e sentimentos.
Atividade 5: Natureza e Meio Ambiente
- Explique
a importância da natureza para os povos indígenas e como eles vivem em
harmonia com o meio ambiente.
- Promova
uma atividade ao ar livre, como uma pequena caminhada em um parque
próximo, onde as crianças possam observar a natureza e identificar
elementos que são importantes para os indígenas.
Atividade 6: Encerramento
- Faça
uma roda de conversa para relembrar o que as crianças aprenderam sobre os
povos indígenas durante a sequência didática.
- Reforce
a importância do respeito pela cultura e diversidade dos povos indígenas.
Lembre-se de adaptar as atividades de acordo com o contexto
e as necessidades das crianças. O mais importante é proporcionar uma
experiência educativa significativa e respeitosa em relação aos povos
indígenas.
domingo, 15 de abril de 2012
sexta-feira, 13 de abril de 2012
domingo, 8 de abril de 2012
Brinquedos e Brincadeiras
Brincar na Educação Infantil ( Fonte nova escola)
Encaixar, montar, empilhar, chacoalhar... Com esse tipo de atividade, as crianças do maternal, começam a explorar o mundo.
Lembrando que brincar e jogar não são passatempos: trata-se de atividades fundamentais para a construção de conhecimentos sobre o mundo. Com elas, os pequenos aprendem a estar com os outros e consigo mesmos..É preciso garantir a variedade de materiais
Para potencializar a atividade, deve-se escolher brinquedos que estimulem os sentidos e o movimento - quanto mais variadas as cores, texturas, materiais e os estímulos que eles permitirem, melhor. As ressalvas de segurança são assegurar que as peças tenham tamanho maior que o da boca do bebê aberta e sejam feitos com tinta atóxica e não solúvel.
Para potencializar a atividade, deve-se escolher brinquedos que estimulem os sentidos e o movimento - quanto mais variadas as cores, texturas, materiais e os estímulos que eles permitirem, melhor. As ressalvas de segurança são assegurar que as peças tenham tamanho maior que o da boca do bebê aberta e sejam feitos com tinta atóxica e não solúvel.
As tampinha coloridas são retiradas de embalagens de Toddy, maionese,sabão líquido...etc. Com elas as crianças brincam e aprendem sobre cores e formas.
Instrumentos musicais
Para que servem Chocalhos, pandeiros e tamborzinhos levam as crianças a descobrir a relação entre os sons e os movimentos que elas mesmas produzem.
Bolas
Para que servem Favorecem uma grande variedade de movimentos e interações: chutar e acertar em minicestas ou na boca do palhaço, jogar para cima na piscina de bolinha,lançar e recebê-las de amigos ou do professor.
Jogos de encaixar
Para que servem As peças podem ser empilhadas, montadas e encaixadas, criando novos formatos. Permitem aos pequenos testar seus limites e descobrir o que podem fazer com elas.
Garrafas coloridas
Para que servem Recipientes preenchidos com diferentes materiais (líquidos, grãos, areia etc.) ajudam as crianças a perceber diferenças de forma, peso, cor e som.
O corpo no espaço
Através de jogos na classe e na quadra, que exploram diferentes posições – como em cima/embaixo, atrás/na frente, dentro/fora e perto/longe -, os alunos do Maternal 1 vem desenvolvendo estes conceitos de forma prazerosa.
Assinar:
Postagens (Atom)