Sugestões de atividades!!!
Materiais pedagógicos,planos de aula para o maternal,educação infantil, ensino fundamental,projetos, sugestões de provas e atividades escolares...
domingo, 29 de abril de 2012
quarta-feira, 18 de abril de 2012
Sugestão de plano de aula para o dia dos povos indígenas/19 DE ABRIL
Objetivo: Introduzir às crianças a cultura e os
costumes dos povos indígenas, promovendo o respeito pela diversidade cultural.
Atividade 1: Apresentação dos Povos Indígenas
- Inicie
a aula explicando de forma simples e lúdica o que são os povos indígenas,
mostrando imagens ou ilustrações.
- Conte
uma história curta sobre a vida nas aldeias indígenas, destacando suas
casas, vestimentas e atividades cotidianas.
Atividade 2: Artes Indígenas
- Apresente
diferentes tipos de artesanato indígena, como cestaria, pintura corporal e
instrumentos musicais.
- Proponha
uma atividade prática onde as crianças possam criar sua própria arte
indígena, utilizando materiais simples como papel, tinta, canudos etc.
Atividade 3: Música e Dança
- Mostre
vídeos ou reproduza músicas indígenas para as crianças ouvirem.
- Ensine
uma dança simples inspirada nas danças indígenas, incentivando as crianças
a acompanharem o ritmo.
Atividade 4: Histórias e Mitos Indígenas
- Conte
uma história ou um mito indígena, destacando os valores e ensinamentos
transmitidos por essas narrativas.
- Promova
uma roda de conversa sobre a história contada, incentivando as crianças a
compartilharem suas impressões e sentimentos.
Atividade 5: Natureza e Meio Ambiente
- Explique
a importância da natureza para os povos indígenas e como eles vivem em
harmonia com o meio ambiente.
- Promova
uma atividade ao ar livre, como uma pequena caminhada em um parque
próximo, onde as crianças possam observar a natureza e identificar
elementos que são importantes para os indígenas.
Atividade 6: Encerramento
- Faça
uma roda de conversa para relembrar o que as crianças aprenderam sobre os
povos indígenas durante a sequência didática.
- Reforce
a importância do respeito pela cultura e diversidade dos povos indígenas.
Lembre-se de adaptar as atividades de acordo com o contexto
e as necessidades das crianças. O mais importante é proporcionar uma
experiência educativa significativa e respeitosa em relação aos povos
indígenas.
domingo, 15 de abril de 2012
sexta-feira, 13 de abril de 2012
domingo, 8 de abril de 2012
Brinquedos e Brincadeiras
Brincar na Educação Infantil ( Fonte nova escola)
Encaixar, montar, empilhar, chacoalhar... Com esse tipo de atividade, as crianças do maternal, começam a explorar o mundo.
Lembrando que brincar e jogar não são passatempos: trata-se de atividades fundamentais para a construção de conhecimentos sobre o mundo. Com elas, os pequenos aprendem a estar com os outros e consigo mesmos..É preciso garantir a variedade de materiais
Para potencializar a atividade, deve-se escolher brinquedos que estimulem os sentidos e o movimento - quanto mais variadas as cores, texturas, materiais e os estímulos que eles permitirem, melhor. As ressalvas de segurança são assegurar que as peças tenham tamanho maior que o da boca do bebê aberta e sejam feitos com tinta atóxica e não solúvel.
Para potencializar a atividade, deve-se escolher brinquedos que estimulem os sentidos e o movimento - quanto mais variadas as cores, texturas, materiais e os estímulos que eles permitirem, melhor. As ressalvas de segurança são assegurar que as peças tenham tamanho maior que o da boca do bebê aberta e sejam feitos com tinta atóxica e não solúvel.
As tampinha coloridas são retiradas de embalagens de Toddy, maionese,sabão líquido...etc. Com elas as crianças brincam e aprendem sobre cores e formas.
Instrumentos musicais
Para que servem Chocalhos, pandeiros e tamborzinhos levam as crianças a descobrir a relação entre os sons e os movimentos que elas mesmas produzem.
Bolas
Para que servem Favorecem uma grande variedade de movimentos e interações: chutar e acertar em minicestas ou na boca do palhaço, jogar para cima na piscina de bolinha,lançar e recebê-las de amigos ou do professor.
Jogos de encaixar
Para que servem As peças podem ser empilhadas, montadas e encaixadas, criando novos formatos. Permitem aos pequenos testar seus limites e descobrir o que podem fazer com elas.
Garrafas coloridas
Para que servem Recipientes preenchidos com diferentes materiais (líquidos, grãos, areia etc.) ajudam as crianças a perceber diferenças de forma, peso, cor e som.
O corpo no espaço
Através de jogos na classe e na quadra, que exploram diferentes posições – como em cima/embaixo, atrás/na frente, dentro/fora e perto/longe -, os alunos do Maternal 1 vem desenvolvendo estes conceitos de forma prazerosa.