domingo, 29 de abril de 2012

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Sugestão de plano de aula para o dia dos povos indígenas/19 DE ABRIL

Objetivo: Introduzir às crianças a cultura e os costumes dos povos indígenas, promovendo o respeito pela diversidade cultural.

Atividade 1: Apresentação dos Povos Indígenas

  • Inicie a aula explicando de forma simples e lúdica o que são os povos indígenas, mostrando imagens ou ilustrações.
  • Conte uma história curta sobre a vida nas aldeias indígenas, destacando suas casas, vestimentas e atividades cotidianas.

Atividade 2: Artes Indígenas

  • Apresente diferentes tipos de artesanato indígena, como cestaria, pintura corporal e instrumentos musicais.
  • Proponha uma atividade prática onde as crianças possam criar sua própria arte indígena, utilizando materiais simples como papel, tinta, canudos etc.

Atividade 3: Música e Dança

  • Mostre vídeos ou reproduza músicas indígenas para as crianças ouvirem.
  • Ensine uma dança simples inspirada nas danças indígenas, incentivando as crianças a acompanharem o ritmo.

Atividade 4: Histórias e Mitos Indígenas

  • Conte uma história ou um mito indígena, destacando os valores e ensinamentos transmitidos por essas narrativas.
  • Promova uma roda de conversa sobre a história contada, incentivando as crianças a compartilharem suas impressões e sentimentos.

Atividade 5: Natureza e Meio Ambiente

  • Explique a importância da natureza para os povos indígenas e como eles vivem em harmonia com o meio ambiente.
  • Promova uma atividade ao ar livre, como uma pequena caminhada em um parque próximo, onde as crianças possam observar a natureza e identificar elementos que são importantes para os indígenas.

Atividade 6: Encerramento

  • Faça uma roda de conversa para relembrar o que as crianças aprenderam sobre os povos indígenas durante a sequência didática.
  • Reforce a importância do respeito pela cultura e diversidade dos povos indígenas.

Lembre-se de adaptar as atividades de acordo com o contexto e as necessidades das crianças. O mais importante é proporcionar uma experiência educativa significativa e respeitosa em relação aos povos indígenas.

domingo, 8 de abril de 2012

Brinquedos e Brincadeiras

            Brincar na Educação Infantil ( Fonte nova escola)

Encaixar, montar, empilhar, chacoalhar... Com esse tipo de atividade, as crianças  do maternal, começam a explorar o mundo.
Lembrando que brincar e jogar não são passatempos: trata-se de atividades fundamentais para a construção de conhecimentos sobre o mundo. Com elas, os pequenos aprendem a estar com os outros e consigo mesmos..

É preciso garantir a variedade de materiais
Para potencializar a atividade, deve-se escolher brinquedos que estimulem os sentidos e o movimento - quanto mais variadas as cores, texturas, materiais e os estímulos que eles permitirem, melhor. As ressalvas de segurança são assegurar que as peças tenham tamanho maior que o da boca do bebê aberta e sejam feitos com tinta atóxica e não solúvel.
       As tampinha coloridas são retiradas de embalagens de Toddy, maionese,sabão líquido...etc. Com elas as crianças brincam e aprendem sobre cores e formas.
Instrumentos musicais


Para que servem Chocalhos, pandeiros  e tamborzinhos  levam as crianças a descobrir a relação entre os sons e os movimentos que elas mesmas produzem.

Bolas

Para que servem Favorecem uma grande variedade de movimentos e interações: chutar e acertar em minicestas ou na boca do palhaço, jogar para cima na piscina de bolinha,lançar e recebê-las de amigos ou do professor.


Jogos de encaixar

Para que servem As peças podem ser empilhadas, montadas e encaixadas, criando novos formatos. Permitem aos pequenos testar seus limites e descobrir o que podem fazer com elas.

Garrafas coloridas

Para que servem Recipientes preenchidos com diferentes materiais (líquidos, grãos, areia etc.) ajudam as crianças a perceber diferenças de forma, peso, cor e som.

O corpo no espaço

Através de jogos na classe e na quadra, que exploram diferentes posições – como em cima/embaixo, atrás/na frente, dentro/fora e perto/longe -, os alunos do Maternal 1 vem desenvolvendo estes conceitos  de forma prazerosa.