domingo, 8 de abril de 2012

Brinquedos e Brincadeiras

            Brincar na Educação Infantil ( Fonte nova escola)

Encaixar, montar, empilhar, chacoalhar... Com esse tipo de atividade, as crianças  do maternal, começam a explorar o mundo.
Lembrando que brincar e jogar não são passatempos: trata-se de atividades fundamentais para a construção de conhecimentos sobre o mundo. Com elas, os pequenos aprendem a estar com os outros e consigo mesmos..

É preciso garantir a variedade de materiais
Para potencializar a atividade, deve-se escolher brinquedos que estimulem os sentidos e o movimento - quanto mais variadas as cores, texturas, materiais e os estímulos que eles permitirem, melhor. As ressalvas de segurança são assegurar que as peças tenham tamanho maior que o da boca do bebê aberta e sejam feitos com tinta atóxica e não solúvel.
       As tampinha coloridas são retiradas de embalagens de Toddy, maionese,sabão líquido...etc. Com elas as crianças brincam e aprendem sobre cores e formas.
Instrumentos musicais


Para que servem Chocalhos, pandeiros  e tamborzinhos  levam as crianças a descobrir a relação entre os sons e os movimentos que elas mesmas produzem.

Bolas

Para que servem Favorecem uma grande variedade de movimentos e interações: chutar e acertar em minicestas ou na boca do palhaço, jogar para cima na piscina de bolinha,lançar e recebê-las de amigos ou do professor.


Jogos de encaixar

Para que servem As peças podem ser empilhadas, montadas e encaixadas, criando novos formatos. Permitem aos pequenos testar seus limites e descobrir o que podem fazer com elas.

Garrafas coloridas

Para que servem Recipientes preenchidos com diferentes materiais (líquidos, grãos, areia etc.) ajudam as crianças a perceber diferenças de forma, peso, cor e som.

O corpo no espaço

Através de jogos na classe e na quadra, que exploram diferentes posições – como em cima/embaixo, atrás/na frente, dentro/fora e perto/longe -, os alunos do Maternal 1 vem desenvolvendo estes conceitos  de forma prazerosa.


Um comentário:

  1. Olá Ivani,
    seu blog caiu do céu! Já tem um ano que trabalho com o maternal como auxiliar e hj aceitei a proposta de ganhar minha primeira turminha. Estou super feliz mais como toda primeira vez, insegura, talvez...trabalharei com o mini maternal, com crianças a partir de um ano até um ano e meio, então estava buscando atividades para trabalhar a psicomotricidade dos pequenos, dicas... e anotei todas as dicas à cima. Agora, em relação, por exemplo, da adaptação, como, ou melhor, de que forma que devemos conversar com os pais p passar confiança dentre outras coisas?

    ResponderExcluir