Projeto: O Encantamento das Histórias Infantis
Planejamento Semanal/ 2013
Tema: História Chapeuzinho Vermelho
JUSTIFICATIVA
Chapeuzinho Vermelho é uma das narrativas de referência entre os
clássicos infantis. De tradição oral, foi publicada pela primeira vez no ano de
1697, pelo escritor francês Charles Perrault. Desde então, o conto é
apresentado em diferentes versões, traduções e adaptações, que têm marcado a
infância das crianças nos mais diferentes países e épocas. Uma das versões mais
conhecidas e traduzidas, inclusive para o português, foi escrita em 1812 pelos
Irmãos Grimm.
O trabalho com a História
Chapeuzinho Vermelho torna a aula muito atrativa, dinâmica e mais próxima da
realidade dos alunos. Valoriza a língua como veículo de comunicação e
expressão, abrangendo o desenvolvimento da linguagem, sendo possível explorar
os conteúdos de forma interdisciplinar
OBJETIVOS:
-Despertar
o prazer em ouvir histórias
- Estimular a criatividade e imaginação;
- Desenvolver a
expressão oral e corporal;
- Preparar a
criança para a aprendizagem da leitura e escrita, de maneira lúdica e criativa;
RECURSOS MATERIAIS:
Livro: Chapeuzinho Vermelho; fantoches ,Cartaz, materiais para seriação e
classificação.
CD da história Chapeuzinho Vermelho - Clássicos Inesquecíveis;
Diversos (sulfite, lápis de cor, giz de cera, cartolina,...).
DESENVOLVIMENTO/METODOLOGIA
1º Momento: Linguagem Oral e
escrita
História Chapeuzinho Vermelho
- Apresentação
do livro: capa, ilustrações.
- Ler a história toda e mostrar as
figuras/imagens;
-Conversar sobre a
história, extraindo as lições, como obedecer a mãe, dentre outras.
Visualizando e aprendendo a cor vermelha.
- Explorar a cor vermelha e diariamente, na personagem Chapeuzinho Vermelho, nos brinquedos, objetos, alimentos e roupas das crianças.
Assistir ao Filme: Chapeuzinho Vermelho
2° Momento: Identidade e Autonomia
Explorar as personagens da História, utilizando fantoches, falando o
nome e estimulando o reconto coletivo.
3° Momento: Produção de Texto/Cartaz
Explorar o cartaz solicitando que as crianças
apontem as personagens, falando o nome das mesmas e imitando o lobo .
Pseudoleitura: os alunos contam a história, identificam os personagens e o espaço que acontece a história.
4°Momento: Linguagem Musical e
Expressão Corporal
Cantigas de "Chapeuzinho Vermelho"
(João de Barro)
(Chapeuzinho)
Pela estrada fora eu vou bem sozinha
Levar esses doces para a vovozinha
Ela mora longe e o caminho é deserto
E o lobo mau passeia aqui por perto
Mas à tardinha, ao sol poente
Junto à mamãezinha dormirei contente
...
(Lobo Mau)
Eu sou o lobo mau, lobo mau, lobo mau
Eu pego as criancinhas pra fazer mingau
Hoje estou contente, vai haver festança
Tenho um bom petisco para encher a minha pança
...
(Chapeuzinho)
O lobo mau já morreu, agora estamos em festa
Posso brincar com as crianças
E passear na floresta
5°Momento: Exploração do ambiente e Matemática.
Vamos
passear na floresta?
Essa é uma brincadeira
do tempo da vovó e as crianças adoram.
Vamos passear na floresta
Enquanto seu lobo não vem(bis refrão)
Tá pronto seu lobo
Tá pronto seu lobo
Estou tomando banho
Seu lobo não pega ninguém
Tá pronto seu lobo
Tá pronto seu lobo
Estou me enxugando
Seu lobo não pega ninguém
Vamos passear na floresta
Enquanto seu lobo não vem(bis refrão)
Tá pronto seu lobo
Tá pronto seu lobo
Estou vestindo as meias
Seu lobo não pega ninguém
Tá pronto seu lobo
Tá pronto seu lobo
Estou vestindo a cueca
Seu lobo não pega ninguém
Vamos passear na floresta
Enquanto seu lobo não vem(bis refrão)
Tá pronto seu lobo
Tá pronto seu lobo
Estou vestindo a calça
Seu lobo não pega ninguém
Tá pronto seu lobo
Tá pronto seu lobo
Estou vestindo a camisa
Seu lobo não pega ninguém
Vamos passear na floresta
Enquanto seu lobo não vem(bis refrão)
Tá pronto seu lobo
Tá pronto seu lobo
Estou calçando os sapatos
Seu lobo não pega ninguém
Tá pronto seu lobo
Tá pronto seu lobo
Estou penteando o cabelo
Seu lobo não pega ninguém
Vamos passear na floresta
Enquanto seu lobo não vem(bis refrão)
Tá pronto seu lobo
Tá pronto seu lobo
Agora eu já estou pronto
Eu vou pegar alguém( todos correm do lobo).
Orientação:
Espaço: Sala de aula ou no Pátio.
Duração: até todos terem sido
“lobos”.
REGRAS: Sorteia-se uma criança para ser o “lobo”. Ela vai ficar fora da roda
formada por todas as outras crianças. Uma das que estão na roda canta: “Vamos
passear na floresta, enquanto seu lobo não vem. Tá pronto, seu lobo?” Aí o lobo
responde: “Não, tô tomando banho” (ou fazendo qualquer outra coisa). Na quinta
ou sexta vez que a pergunta for feita, o lobo responde que está pronto e aí sai
correndo atrás das crianças, que desmancham a roda e correm também. O lobo
tenta pegar uma delas que vai virar o lobo a seguir. Não vale se deixar pegar
de propósito, a ordem é dificultar as coisas para o lobo.
6°Momento:Linguagem Matemática
Distribuir
figuras das personagens no chão (três tamanhos) deixar a criança manipular,
ordenar e brincar com elas.
Depois
pegar 2 figuras e perguntar...qual é a maior? E menor?
(Nessa
idade e natural não conseguir seriar, segundo Piaget a seriação ocorre a partir
dos 4 anos.)
7°Momento: Desafios Corporais
Passar por caminhos até a casa da vovó.
8°Momento: Faz de Conta
Dramatização da História
A professora estimulará as crianças a dramatizar a história,
cantar a música e a fazer trajeto
caminhado por Chapeuzinho, esta atividade visa uma quebra de gelo e maior
envolvimento das crianças através do lúdico.
Avaliação: Avaliar através da observação e registro,
verificando se os alunos participaram e interagiram no decorrer das atividades.
http://professoraivaniferreira.blogspot.com.br/2015/10/projeto-higiene-para-educacao-infantil.html