Quem sou eu

Minha foto
Brumadinho, MG, Brazil
Ivani Ferreira é professora e blogueira . Possui graduação em Letras pela Faculdade Asa de Brumadinho (2006), Normal Superior pela Universidade Federal de Montes Claros(2005), especialização em Psicopedagogia pela Universidade Federal Castelo Branco (2007), Supervisão Pedagógica pela FINON (2008). Professora efetiva na rede Municipal de Brumadinho desde 2005, porém, atua na rede municipal com turmas da Educação Infantil , Ensino Fundamental 1 e 2 , desde o ano de 2002. Trabalhou como supervisora pedagógica na Escola Municipal Leon Renault- Brumadinho/MG (2013- 2016). Atualmente trabalha como professora da Educação Infantil na EMEI Nair das Graças Prado em Brumadinho/MG. Sejam bem vindos(as)!!! Instagram.com/professoraivaniferreiraoficial

quinta-feira, 23 de maio de 2013

Plano de aula para maternal : Chapeuzinho Vermelho

Projeto: O Encantamento das Histórias Infantis


Planejamento Semanal/ 2013
Tema: História Chapeuzinho Vermelho


JUSTIFICATIVA


     Chapeuzinho Vermelho é uma das narrativas de referência entre os clássicos infantis. De tradição oral, foi publicada pela primeira vez no ano de 1697, pelo escritor francês Charles Perrault. Desde então, o conto é apresentado em diferentes versões, traduções e adaptações, que têm marcado a infância das crianças nos mais diferentes países e épocas. Uma das versões mais conhecidas e traduzidas, inclusive para o português, foi escrita em 1812 pelos Irmãos Grimm.
    O trabalho com a História Chapeuzinho Vermelho torna a aula muito atrativa, dinâmica e mais próxima da realidade dos alunos. Valoriza a língua como veículo de comunicação e expressão, abrangendo o desenvolvimento da linguagem, sendo possível explorar os conteúdos de forma interdisciplinar



OBJETIVOS:


           -Despertar o prazer em ouvir histórias
           - Estimular a criatividade e imaginação;
               - Desenvolver a expressão oral e corporal;
          - Preparar a criança para a aprendizagem da leitura e  escrita, de maneira lúdica e criativa;
             
RECURSOS MATERIAIS:



Livro: Chapeuzinho Vermelho; fantoches ,Cartaz, materiais para seriação e classificação.
CD da história Chapeuzinho Vermelho - Clássicos Inesquecíveis;
Diversos (sulfite, lápis de cor, giz de cera, cartolina,...).


DESENVOLVIMENTO/METODOLOGIA

1º Momento: Linguagem Oral e escrita
História Chapeuzinho Vermelho
- Apresentação do livro: capa, ilustrações.
- Ler a história toda e mostrar as figuras/imagens;


  -Conversar sobre a história, extraindo as lições, como    obedecer  a mãe, dentre outras.

Visualizando e aprendendo a cor vermelha.

- Explorar a cor vermelha e diariamente, na personagem Chapeuzinho Vermelho, nos brinquedos, objetos, alimentos e roupas das crianças.











Assistir ao Filme: Chapeuzinho Vermelho 




2° Momento: Identidade e Autonomia

Explorar as personagens da História, utilizando fantoches, falando o nome e estimulando o reconto coletivo.



 3° Momento: Produção de Texto/Cartaz


 Explorar o cartaz solicitando que as crianças apontem as personagens, falando o nome das mesmas e imitando o lobo .
Pseudoleitura: os alunos contam a história, identificam os personagens e o espaço que acontece a história.




4°Momento: Linguagem Musical e Expressão Corporal

Cantigas de "Chapeuzinho Vermelho"

(João de Barro)

(Chapeuzinho)
Pela estrada fora eu vou bem sozinha
Levar esses doces para a vovozinha
Ela mora longe e o caminho é deserto
E o lobo mau passeia aqui por perto
Mas à tardinha, ao sol poente
Junto à mamãezinha dormirei contente
...


(Lobo Mau)
Eu sou o lobo mau, lobo mau, lobo mau
Eu pego as criancinhas pra fazer mingau
Hoje estou contente, vai haver festança
Tenho um bom petisco para encher a minha pança
...

(Chapeuzinho)
O lobo mau já morreu, agora estamos em festa
Posso brincar com as crianças
E passear na floresta


5°Momento: Exploração do ambiente e Matemática.

Vamos passear na floresta? Essa é uma brincadeira do tempo da vovó e as crianças adoram.



Vamos passear na floresta
Enquanto seu lobo não vem(bis refrão)

Tá pronto seu lobo
Tá pronto seu lobo
Estou tomando banho
Seu lobo não pega ninguém


Tá pronto seu lobo
Tá pronto seu lobo
Estou me enxugando
Seu lobo não pega ninguém

Vamos passear na floresta
Enquanto seu lobo não vem(bis refrão)

Tá pronto seu lobo
Tá pronto seu lobo
Estou vestindo as meias
Seu lobo não pega ninguém

Tá pronto seu lobo
Tá pronto seu lobo
Estou vestindo a cueca
Seu lobo não pega ninguém

Vamos passear na floresta
Enquanto seu lobo não vem(bis refrão)

Tá pronto seu lobo
Tá pronto seu lobo
Estou vestindo a calça
Seu lobo não pega ninguém

Tá pronto seu lobo
Tá pronto seu lobo
Estou vestindo a camisa
Seu lobo não pega ninguém

Vamos passear na floresta
Enquanto seu lobo não vem(bis refrão)

Tá pronto seu lobo
Tá pronto seu lobo
Estou calçando os sapatos
Seu lobo não pega ninguém


Tá pronto seu lobo
Tá pronto seu lobo
Estou penteando o cabelo
Seu lobo não pega ninguém

Vamos passear na floresta
Enquanto seu lobo não vem(bis refrão)

Tá pronto seu lobo
Tá pronto seu lobo
Agora eu já estou pronto
Eu vou pegar alguém( todos correm do lobo).

Orientação:

Espaço: Sala de aula ou no Pátio.

Duração: até todos terem sido “lobos”.

REGRAS: Sorteia-se uma criança para ser o “lobo”. Ela vai ficar fora da roda formada por todas as outras crianças. Uma das que estão na roda canta: “Vamos passear na floresta, enquanto seu lobo não vem. Tá pronto, seu lobo?” Aí o lobo responde: “Não, tô tomando banho” (ou fazendo qualquer outra coisa). Na quinta ou sexta vez que a pergunta for feita, o lobo responde que está pronto e aí sai correndo atrás das crianças, que desmancham a roda e correm também. O lobo tenta pegar uma delas que vai virar o lobo a seguir. Não vale se deixar pegar de propósito, a ordem é dificultar as coisas para o lobo.

6°Momento:Linguagem Matemática

Distribuir figuras das personagens no chão (três tamanhos) deixar a criança manipular, ordenar e brincar com elas.






Depois pegar 2 figuras e perguntar...qual é a maior? E menor?

(Nessa idade e natural não conseguir seriar, segundo Piaget a seriação ocorre a partir dos 4 anos.)


7°Momento: Desafios Corporais

Passar por caminhos até a casa da vovó.



8°Momento: Faz de Conta

 Dramatização da História

A professora estimulará as crianças a dramatizar a história, cantar a música e a fazer  trajeto caminhado por Chapeuzinho, esta atividade visa uma quebra de gelo e maior envolvimento das crianças através do lúdico.

























Avaliação: Avaliar através da observação e registro, verificando se os alunos participaram e interagiram no decorrer das atividades.

http://professoraivaniferreira.blogspot.com.br/2015/10/projeto-higiene-para-educacao-infantil.html

34 comentários:

  1. adorei seu blog. está de parabéns.
    espero sempre poder contigo e conte comigo também

    ResponderExcluir
  2. PERFEITO!!!! PARABÉNS PELO TRABALHO.

    ResponderExcluir
  3. Nossa parabéns..vc me ajudou bastante

    ResponderExcluir
  4. SHOW!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  5. eu amei este plano e um encanto ,parabens !!

    ResponderExcluir
  6. Prof. Veracilda Martins29 de setembro de 2014 às 17:07

    Trabalho perfeito e completo Parabéns !!!

    ResponderExcluir
  7. Maravilhoso, perfeito, parabéns!

    ResponderExcluir
  8. Parabéns! Esse plano é maravilhoso!

    ResponderExcluir
  9. Bom dia Ana Paula! Geralmente eu planejo para uma semana, no entanto dependendo do desenvolvimento poderá durar um mês ou mais com a mesma história.Neste caso nós ficamos por um mês em média com cada conto clássico porque o projeto era O Encantamento das Histórias Infantis, assim nós conseguimos deixar nossos alunos realmente encantados pelas histórias.Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  10. Nossa adorei essa sequencia didática... Parabéns, vou aproveitar para estimular meus pequenos com suas idéias, espero que não se importe. Obrigada por repartir seus conhecimentos.

    ResponderExcluir
  11. Fico feliz que tenha gostado Juliana! O intuito é mesmo trocar ideias, acrescentar, multiplicar...assim vamos ficando cada vez melhores! Aproveite crie e recrie...beijosss

    ResponderExcluir
  12. Ameiiiii, estava querendo algo assim para trabalhar a cor vermelho com minhas crianças, bjus

    ResponderExcluir
  13. Amei!!! Será meu tema para os primeiros quinze dias de planejamento. Voce está de parabéns!

    ResponderExcluir
  14. Parabéns vou utilizar e lhe envio minha versão para colaborar com outros. Obrigada!(Sil Gomes)

    ResponderExcluir
  15. Gostei muito! Vou utilizar em minha primeira semana de aula. Quero começar com um projeto muito bacana.Adoro você! ( Ju)

    ResponderExcluir
  16. Amei também! Vai ajudar muito a gente, principalmente no caso que nossas crianças vem de casa, e estão com dificuldades de adaptação. Algumas, é claro. Já estamos percebendo que gostam de histórias, e essa forma de planejar foi muito bacana. Vamos fazer algumas adaptações, conforme o interesse e a faixa etária delas. Obrigada!

    ResponderExcluir
  17. linda estoria e trabalho

    ResponderExcluir
  18. Parabéns amei o plano de aula!

    ResponderExcluir
  19. Por favor! Gostaria de um plano de aula pra 1 serie anos iniciais educacao infantil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá , tudo bem Leonise?
      Estou compartilhando um link
      mas pode entrar em contato comigo pelo email...bjusss



      http://professoraivaniferreira.blogspot.com.br/2013/01/plano-de-aula-para-1-ano.html

      Excluir
  20. MUITO BOM SEU BROGSPOT. AMEI!!!

    ResponderExcluir
  21. MUITO BOM SEU BLOSGSPOT. AMEIII!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns pelo excelente trabalho, sempre acompanho seu blog

      Excluir
  22. Gostei muito do seu blog, parabéns pela criatividade e dedicação, que vc continue sempre brilhando no seu trabalho,DEUS abençõe sua vida!

    ResponderExcluir
  23. Parabéns pelo rico trabalho que faz e compartilha com a gente! Em todos os projetos que faço, recorro a sua página para pegar idéias. Muito obrigada! Continue assim, você tem me ajudado imensamente! Abraços

    ResponderExcluir
  24. Thank you very much for seeing 밤알바 information.

    ResponderExcluir