Quem sou eu

Minha foto
Brumadinho, MG, Brazil
Ivani Ferreira é professora e blogueira . Possui graduação em Letras pela Faculdade Asa de Brumadinho (2006), Normal Superior pela Universidade Federal de Montes Claros(2005), especialização em Psicopedagogia pela Universidade Federal Castelo Branco (2007), Supervisão Pedagógica pela FINON (2008). Professora efetiva na rede Municipal de Brumadinho desde 2005, porém, atua na rede municipal com turmas da Educação Infantil , Ensino Fundamental 1 e 2 , desde o ano de 2002. Trabalhou como supervisora pedagógica na Escola Municipal Leon Renault- Brumadinho/MG (2013- 2016). Atualmente trabalha como professora da Educação Infantil na EMEI Nair das Graças Prado em Brumadinho/MG. Sejam bem vindos(as)!!! Instagram.com/professoraivaniferreiraoficial

domingo, 15 de março de 2020

PLANO DE AULA : CORONAVÍRUS - Maternal 3

  : NÃO DÊ CARONA AO  CORONAVÍRUS

https://www.instagram.com/professoraivaniferreiraoficial/?hl=pt-br
 #Brumadinhoesseémeulugar!


EIXO CENTRAL: Saúde e higiene

Trabalhar temas atuais e orientar sobre a higiene, levar as crianças para lavar as mãos, atividade feita frequentemente   na escola, são ações que contemplam vários campos de experiência previstos na BNCC. É importante entender que esse momento de cuidados com a higiene é também um momento de garantia da aprendizagem.


Fique por dentro!

*Os números crescem a cada dia, atingindo vários países, e é considerado pandemia.


Direito de aprendizagens: 

PARTICIPAR, CONVIVER, BRINCAR, EXPLORAR, EXPRESSAR, CONHECER-SE

Campo de experiências e conhecimentos:
ESCUTA, FALA, ESCRITA, PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO
(EI02EF01) Dialogar com crianças e adultos, expressando seus desejos, necessidades, sentimentos e opiniões.
(EI02EF04) Formular e responder perguntas sobre fatos, identificando cenários, personagens e principais acontecimentos.
(EI02EF05) Relatar experiências e fatos acontecido...

Metodologia:


Roda de conversa:  Com as crianças sentadas em círculo, conversar sobre saúde e higiene.


  • Perguntar se já ouviram falar em vírus e bactérias
  • Onde que ouviram sobre isso. Geralmente alguma criança irá falar sobre o que está sendo passado na TV sobre o Corona Vírus (COVID-19 )
  • Comentar que ele surgiu na China, posteriormente mostrar a localização no mapa;
  • Falar sobre como o vírus se dissemina e como prevenir (texto em anexo para o professor)
  • Apresentar o texto ilustrado sobre o coronavírus, na rodinha, depois montar o mural no pátio, para a informação dissemine(Sempre orientado que lavar bem as mãos , mata germes/vírus e bactérias, consequentemente ,previne contra várias doenças).





























Filme:
O Espirro - Germes e bactérias




Passar o filme sobre “Germes e bactérias” e promover um a conversa na rodinha.
  • O que aconteceu com o espirro? 
  • Como foi passando de uma pessoa / objeto para outra? 
  • E quando a moça lavou as mãos, o que aconteceu com os germes?
  • Em sua opinião é importante lavar as mãos ? Em que ocasiões?



Campo de experiências e conhecimentos:
TRAÇOS, SONS, CORES E FORMAS

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO

 (EI02TS02) Utilizar materiais variados com possibilidades de manipulação (argila, massa de modelar), explorando cores, texturas, superfícies, planos, formas e volumes ao criar objetos tridimensionais.

Escultura com massinha.

Fazer escultura com massinha de modelar/Monstrinho corona

  • Conversar sobre o que foi feito;
  • Quais cores usaram.
Música:


Cantar a música “Água uma mão, lava outra mão.





Cantar a música “Sem abraço” de Mauricio de Sousa .




Videoclipe da música: Lavar as mãos /palavra cantada;




Higienização das mãos

Durante a higiene das mãos cantar uma música 2x, mostrando a forma correta da higienização na prevenção de doenças.

Fazer um desenho de um monstrinho com tinta na mãozinha de cada criança e lavar até sair; ou carimbar as mãos com tinta e lavar até sair tudo.


Orientar sobre a utilização do álcool gel, passar nas maõs, entre os dedos(contando até 10)  e deixar secar naturalmente.








































Campo de experiências e conhecimentos:
CORPO, GESTO E MOVIMENTOS

(EI02CG01) Apropriar-se de gestos e movimentos de sua cultura no cuidado de si e nos jogos  e brincadeiras.
(EI02CG03) Explorar formas de deslocamento no espaço (pular, saltar, dançar), combinando movimentos e seguindo orientações.
(EI02CG04) Demonstrar progressiva independência no cuidado do seu corpo.

(EI02CG05) Desenvolver progressivamente as habilidades manuais, adquirindo controle para desenhar, pintar, rasgar, folhear, entre outros.

Movimentando o corpo

 
Explorar formas de deslocamento no espaço, combinando movimentos e orientações diversas

Musica “
Sem abraço” de Mauricio de Sousa
Cantar fazendo gestos individuais.


Cuidados com o corpo e higiene.




# Sempre orientando sobre os cuidados de higiene com o corpo.
-----------------------------------------------------------
Campo de experiências e conhecimentos:
ESPAÇOS, TEMPOS, QUANTIDADES RELAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO

 (EI02ET06) Utilizar conceitos básicos de tempo (agora, antes, durante, depois, ontem, hoje, amanhã, lento, rápido, depressa, devagar).
(EI02ET07) Contar oralmente objetos, pessoas, livros etc., em contextos diversos.
(EI02ET08) Registrar com números a quantidade de crianças (meninas e meninos, presentes e ausentes) e a quantidade de objetos da mesma natureza (bonecas, bolas, livros etc.).

Quantidades:

Quantos somos? Contar os alunos da turma.
Quantas meninas? Quantos meninos? Quantos ao todo?

Falar sobre espaços públicos como cinema, festas...

Experiência com glitter na mão


Brincando e aprendendo....

Os micróbios e lavagem de mãos ️ explicados para as crianças, usando o glitter!

Observem a sequência de fotos...



Experiência Glitter na água
Ótima dica para explicar sobre a importância de lavar as mãos para nossos pequeninos.


Glitter, água e sabão.



Como se comportar em espaços públicos.

-Dicas de higiene e cuidados que ajudam todos nós.








Direito de aprendizagens:   
 O EU, O OUTRO E O NÓS.

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO


(EI02EO01) Demonstrar atitudes de cuidado e solidariedade na interação com crianças e adultos.
(EI02EO04) Comunicar-se com os colegas e os adultos, buscando compreendê-los e fazendo-se compreender.
(EI02EO06) Respeitar regras básicas de convívio social nas interações e brincadeiras.

 O por quê das coisas eu quero saber...



Quando brincamos com os animais, com terra, temos que higienizar as mãos.
Antes de pegar alimentos, temos que higienizar as mãos...
  
Falar sobre os cuidados com a saúde e vacinação.
Ter cuidado com os pertences, copos individuais, chupetas, talheres (cada um tem que ter o seu).
  Orientando as famílias.
  • Enviar uma cartilha/ texto explicativo para as famílias, orientando as formas de prevenção.
  • Observar se tem alunos com gripe ou sintomas parecidos.Orientar às famílias para que em caso suspeito de gripes, não enviar as crianças para a escola.







































https://www.almanaquesos.com/coronavirus-cartilha-ilustrada-alerta-como-se-proteger-e-evitar-contagio/


Avaliação: Avaliar a participação e entrosamento de todos no decorrer das atividades propostas. 
Registro com fotos para o portfólio.


Saiba mais....


Coronavírus   O que é?
Coronavírus é uma família de vírus conhecida há mais de 50 anos. Tem este nome porque parece uma coroa, se visto no microscópio. Algumas cepas infectam seres humanos, outras infectam somente animais. O novo vírus é uma mutação que não atingia humanos e, nos últimos meses, passou de animais para pessoas, provavelmente em um mercado de frutos do mar e animais vivos na cidade de Wuhan, na China.
Como é chamada a doença causada por este vírus?
A doença causada pelo novo coronavírus recebeu o nome de COVID-19. A escolha do nome foi feita pela OMS (Organização Mundial da Saúde), de modo a não fazer referência a região geográfica, animal, indivíduo ou grupo de pessoas, para que não fosse impreciso ou alimentasse estigmas.
O que causa?
Sintomas respiratórios, como febre, tosse, falta de ar. Pode causar sintomas leves, como um resfriado comum até quadros mais graves, como pneumonia e insuficiência respiratória aguda.
Como é transmitido?
Este vírus pode ser transmitido de pessoa a pessoa pelo ar, por meio de secreções respiratórias do paciente infectado ou por contato com secreções contaminadas seguido de inoculação em mucosas (olhos, nariz ou boca).
Na maior parte dos casos, a transmissão é limitada e se dá por contato próximo, ou seja, durante o cuidado com o paciente, incluindo profissionais de saúde ou membro da família.
Em relação às crianças, há poucos casos de infecção pelo novo vírus.

Como é feito o diagnóstico?
Um exame específico, que é feito colhendo secreção do nariz e da boca do paciente, pode identificar o material genético do vírus em secreções respiratórias.

Como tratar?
Atualmente, não há medicamentos eficazes para tratar o novo coronavírus. Recomenda-se ingestão de líquidos, analgésicos e antitérmicos. Casos mais graves precisam ser internados para receber soro e oxigênio. Pode ser necessária internação em UTI.
Há estudos clínicos em andamento para avaliar a segurança e eficácia de medicamentos e anticorpos monoclonais já utilizados para tratamentos de outras infecções e que mostraram atividade em laboratório contra os coronavírus, entretanto ainda não há resultados que demonstrem sua aplicabilidade na atual epidemia.


Dicas da Sociedade Brasileira de Infectologia para reduzir o risco de infecção:
  • Evitar contato próximo com pessoas com infecções respiratórias agudas;
  • Lavar frequentemente as mãos, especialmente após contato direto com pessoas doentes ou com o meio ambiente e antes de se alimentar;
  • Usar lenço descartável para higiene nasal;
  • Cobrir nariz e boca ao espirrar ou tossir;
  • Evitar tocar nas mucosas dos olhos;
  • Higienizar as mãos após tossir ou espirrar;
  • Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas;
  • Manter os ambientes bem ventilados;
  • Evitar contato próximo com animais selvagens e animais doentes em fazendas ou criações.

Fonte:  Sociedade Brasileira de Infectologia





Observação: São casos suspeitos as pessoas que apresentam febre e mais um sintoma respiratório, como tosse ou falta de ar, e voltaram de viagem ao exterior nos últimos 14 dias antes do aparecimento dos sintomas. Também são casos suspeitos pessoas que tiveram contato próximo com indivíduos com diagnóstico comprovado ou suspeito.

sábado, 14 de março de 2020

Plano de aula: O Bonequinho Doce - Maternal 3/Educação Infantil

  https://www.instagram.com/professoraivaniferreiraoficial/?hl=pt-br
 #Brumadinhoesseémeulugar!


Duração: 20dias


Sequência Didática: Conhecendo  o meu corpinho através da história "O Bonequinho Doce" (Alaíde Lisboa)

Resultado de imagem para livro o bonequinho doce
É de fundamental importância para a criança promover a construção da sua própria identidade e autoimagem, mediante o conhecimento do seu corpo, desenvolvendo assim capacidades motoras básicas como rolar, andar, correr, pular, dançar, rasgar, recortar, ter noção de cuidados com o seu corpo, adotando hábitos de higiene .


Direitos de aprendizagem e desenvolvimento:

  Conviver, Brincar,Participar,Explorar, Expressar,Conhecer-se.

- Campo de experiências e conhecimentos:

ESCUTA, FALA, ESCRITA, PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO


OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO


(EI02EF01) Dialogar com crianças e adultos, expressando seus desejos, necessidades, sentimentos e opiniões.
(EI02EF03) Demonstrar interesse e atenção ao ouvir a leitura de histórias e outros textos, diferenciando escrita de ilustrações, e acompanhando, com orientação do adulto- -leitor, a direção da leitura (de cima para baixo, da esquerda para a direita).
(EI02EF04) Formular e responder perguntas sobre fatos da história narrada, identificando cenários, personagens e principais acontecimentos.
(EI02EF05) Relatar experiências e fatos acontecidos, histórias ouvidas, filmes ou peças teatrais assistidos etc.
(EI02EF06) Criar e contar histórias oralmente, com base em imagens ou temas sugeridos.
(EI02EF08) Manipular textos e participar de situações de escuta para ampliar seu contato com diferentes gêneros textuais (parlendas, histórias de aventura, tirinhas, cartazes de sala, cardápios, notícias etc.).
(EI02EF09) Manusear diferentes instrumentos e suportes de escrita para desenhar, traçar letras e outros sinais gráficos.


Metodologia :

 RODINHA: Cartazes, calendário ,quantos somos, ajudantes do dia,tempo, caderno de bilhetes.


Reconhecimento do nome próprio(fichas com o nome), leitura do alfabeto.


-Explorar a 1º letra do pr´prio nome e até mesmo de seus colegas.


 Leitura da história " O Bonequinho Doce".

Cantar Música   para iniciar a história:
"Lá na montanha,
Tem uma casinha, Toda enfeitadinha Cheia de florzinha Lá na casinha Em cima da montanha Mora a menininha Que gosta de historinha Quem quiser ouvir O que agora vou contar suba na montanha e fique quieto assim..." História:
  •     Realizar a  Leitura da história “ O Bonequinho Doce ”, em seguida, conversar e perguntar aos alunos o que entenderam sobre história.
  •   Folhear novamente e perguntar em cada página o que está acontecendo na história, aos poucos cada aluno poderá contribuir ao seu modo.
  •   Lembrar de comentar sobre  o desejo das meninas em ter um irmãozinho. 
  •   Perguntar quem tem um irmão/irmã.
  • .Quem gostaria de ter um irmão?
  •  Realizar o reconto da história...
Finalizar a história:

"A hora da história já terminou, E quem gostou bate palma por favor!!!"

Cineminha:Assistir ao filme "Homem Biscoito de Gengibre"




  • Fazer escultura do homem biscoito , usando massinha.


  Explorando a Escrita
  • Trabalhar os nomes dos alunos com o auxílio da ficha(diariamente)
  • Relacionar a letra B inicial de Bonequinho com a inicial de Benjamim
  • Registrar na lousa.
  • Andar sobre a letra B.
  • Atividades musicais para explorar os nomes dos alunos da turma;
   Dramatização da História: " O Bonequinho Doce"
  • Explorando os personagens.

 Cantinho de leitura: Folhear diferentes livros/pseudoleitura.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Campo de experiências e conhecimentos:

- TRAÇOS, SONS, CORES E FORMAS


OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO

(EI02TS02) Utilizar materiais variados com possibilidades de manipulação (argila, massa de modelar), explorando cores, texturas, superfícies, planos, formas e volumes ao criar objetos tridimensionais.
(EI02TS03) Utilizar diferentes fontes sonoras disponíveis no ambiente em brincadeiras cantadas, canções, músicas e melodias

Explorando cores e formas

Utilizar o bonequinho doce para perguntar:



• Quais são as cores do Bonequinho Doce?
• Aproveitar para trabalhar as cores primárias(azul, amarelo e vermelho).



  •  Reconhecer cores e suas tonalidades
  •  Comparar objetos da mesma forma ou formas diferentes;
  • - Explorar blocos lógicos, cores, formas e espessura;.montar bonequinho com as peças.
 Explorando os sons do corpo
  • Explorar sons diversos (sons do corpo, da natureza, de brinquedos musicais e do ambiente).
  • Produzir sons corporais (palmas, batidas nas pernas, pés, etc.).





------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Campo de experiências e conhecimentos:

ESPAÇOS, TEMPOS, QUANTIDADES RELAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO

(EI02ET04) Identificar relações espaciais (dentro e fora, em cima, embaixo, acima, abaixo, entre e do lado) e temporais (antes, durante e depois).
(EI02ET05) Classificar objetos, considerando determinado atributo (tamanho, peso, cor, forma etc.).
(EI02ET06) Utilizar conceitos básicos de tempo (agora, antes, durante, depois, ontem, hoje, amanhã, lento, rápido, depressa, devagar).
(EI02ET07) Contar oralmente objetos, pessoas, livros etc., em contextos diversos.
(EI02ET08) Registrar com números a quantidade de crianças (meninas e meninos, presentes e ausentes) e a quantidade de objetos da mesma natureza (bonecas, bolas, livros etc.).


Desenvolvimento: 


Atividades matemáticas
  • Seriação bonequinho doce
  • Classificação: material dourado
  • Conceitos básicos: maior/menor 
  • Quantidades até 5.
  • Visualizar números até 10 ou mais.
Tranformações de materiais:

Instigar a imaginação!!!

Experiência com água e acúcar.

Eu tenho um copo com água e uma colher de açúcar:
O que acontece quando misturar os dois?
Verificar o que aconteceu.
Alguém quer experimentar?
Como se chama essa mistura?
Para que serve o acúcar? (....)

Complete o raciocínio/frases.

*O Bonequinho Doce correu...correu....Quando nós corremos muito nós ficamos.....
*O bonequinho de açúcar é....
*O bonequinho de sal é.....
*O bonequinho de gelo é...

Receita: Beijinho
  • 1 vidro de leite de coco
  • 1 lata de leite em pó
  • 1/2 lata de açúcar refinado
Montar um bonequinho doce.
saborear em grupo.
--------------------------------------------------------------------------------
Campo de experiências e conhecimentos:

CORPO , GESTO E MOVIMENTOS


EI02CG03) Explorar formas de deslocamento no espaço (pular, saltar, dançar), combinando movimentos e seguindo orientações.
(EI02CG04) Demonstrar progressiva independência no cuidado do seu corpo.


(EI02CG05) Desenvolver progressivamente as habilidades manuais, adquirindo controle para desenhar, pintar, rasgar, folhear, entre outros.


  Movimentando o corpo


  • Músicas diversas para trabalhar o corpo,  gestos e o movimento.
  • Giro no corpinho...
  • Cabeça, ombro, joelho e pé.
  • A lavadeira
  • Boneca de lata; Pop pop...
  • A formiguinha...
Cordenação motora fina

  Sugestões:
  • Montar quebra- cabeças. 
  • Recortar em linhas retas, curvas e quebradas. 
  • Trabalhar com punção dentro e fora do limite.
  • Pintar, desenhar, colorir.
  • Fazer pulseira, colar, utilizando miçangas, macarrão, canudinhos, etc.
  • Fazer colagem usando folhas, sementes, papéis, etc.
  • Fazer dobraduras ilustrando músicas ou personagens;
 --------------------------------------------------------------------------------
Campo de experiências e conhecimentos:

 O EU, O OUTRO E O NÓS.


OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO


(EI02EO01) Demonstrar atitudes de cuidado e solidariedade na interação com crianças e adultos.
(EI02EO03) Compartilhar os objetos e os espaços com crianças da mesma faixa etária e adultos.
(EI02EO04) Comunicar-se com os colegas e os adultos, buscando compreendê-los e fazendo-se compreender.
(EI02EO06) Respeitar regras básicas de convívio social nas interações e brincadeiras.

 Identidade "eu e o outro"
  • Reconhecer o colegas pelo nome,o próprio nome e o nome dos colegas;
  • Montar  quebra  do corpo
  • Desenhar o corpinho  de um aluno,no chão, e nomear as partes do corpo.
  • Observar e reconhecer a própria imagem no espelho;
  • Escultura do corpo
  • Fazer desenho do corpo;
Socializando, brincando e aprendendo
  • Brincadeiras no parquinho.
  • Pular com os dois pés, um só pé...
  • Amarelinha, jogo dos pezinhos...
  • Brincadeiras individuais... em duplas, em grupo...(aprendendo regras e respeitar a vez do colega)
Atividade em família/pais e filhos
  • Propor uma atividade  em família: Enviar um alimento doce ou salgado feito junto com a criança para um lanche comunitário.
  • A proposta é a família fazer junto ao filho, para que haja momentos de interação e participação, entre pais e filhos.
As professoras também participarão levando um alimento em forma de um bonequinho.
Avaliação: Avaliar a participação e entrosamento de todos no decorrer das atividades propostas. 
Registro com fotos para o portfólio.


Anexos/sugestões:

Algumas ideias de atividades e brincadeiras legais e também relevantes quando falamos sobre o corpo humano.

  • Nomear as partes do corpo , obesrvar o corpo no espelho e do outro colega, nomeando semelhanças e diferenças;
  • Atividades onde os alunos irão se tocar para perceber os próprios ossos, e os de colega, as próprias articulações, as batidas do pulso, as batidas do coração;
  • Identificar as partes do corpo através de atividades orais e práticas utilizando os alunos onde eles irão apalpar nomeando as partes do seu corpo;
  • Conversa com os alunos sobre os cuidados do corpo: higiene, prevenção de acidentes;
  • Representação prática sobre os sentidos: tato, audição, gustação e olfato;
  • Representação do corpo através de desenhos;
  • Confecção de bonecos utilizando meias de nylon, jornal e sucatas;
  • Aula prática sobre os cuidados com os dentes, escovação com os alunos;
  • Atividades de recreação, correr, pular, brincadeiras de roda, morto/vivo, dentro/fora, buscando o companheiro, espelho, estátua;
  • Aula sobre a necessidade da higiene corporal: banho diário, cabelos limpos, limpeza dos dentes, unhas cortadas, lavar as mãos antes das refeições;
  • Contorno do corpo  nomeando as partes
- Planejamento para Educação Infantil