Materiais pedagógicos,planos de aula para o maternal,educação infantil, ensino fundamental,projetos, sugestões de provas e atividades escolares...
terça-feira, 24 de março de 2020
domingo, 15 de março de 2020
PLANO DE AULA : CORONAVÍRUS - Maternal 3
: NÃO DÊ CARONA AO CORONAVÍRUS
https://www.instagram.com/professoraivaniferreiraoficial/?hl=pt-br
#Brumadinhoesseémeulugar!
EIXO CENTRAL: Saúde e higiene
https://www.instagram.com/professoraivaniferreiraoficial/?hl=pt-br
#Brumadinhoesseémeulugar!
EIXO CENTRAL: Saúde e higiene
Trabalhar temas atuais e orientar sobre a higiene, levar as crianças para lavar as mãos, atividade
feita frequentemente na escola, são ações
que contemplam vários campos de experiência previstos na BNCC. É importante entender
que esse momento de cuidados com a higiene é também um momento de garantia da
aprendizagem.
Fique por dentro!
*Os números crescem a cada dia, atingindo vários países, e é considerado pandemia.
*Os números crescem a cada dia, atingindo vários países, e é considerado pandemia.
Direito de aprendizagens:
PARTICIPAR, CONVIVER, BRINCAR, EXPLORAR, EXPRESSAR, CONHECER-SE
Campo de experiências e conhecimentos:
ESCUTA, FALA, ESCRITA, PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO
(EI02EF01) Dialogar com crianças e adultos, expressando seus
desejos, necessidades, sentimentos e opiniões.
(EI02EF04) Formular e responder perguntas sobre fatos,
identificando cenários, personagens e principais acontecimentos.
(EI02EF05) Relatar experiências e fatos acontecido...
Metodologia:
- Perguntar se já ouviram falar em vírus e bactérias
- Onde que ouviram sobre isso. Geralmente alguma criança irá falar sobre o que está sendo passado na TV sobre o Corona Vírus (COVID-19 )
- Comentar que ele surgiu na China, posteriormente mostrar a localização no mapa;
- Falar sobre como o vírus se dissemina e como prevenir (texto em anexo para o professor)
- Apresentar o texto ilustrado sobre o coronavírus, na rodinha, depois montar o mural no pátio, para a informação dissemine(Sempre orientado que lavar bem as mãos , mata germes/vírus e bactérias, consequentemente ,previne contra várias doenças).
Filme:
O Espirro - Germes e bactérias
Passar o filme sobre “Germes e bactérias” e promover um a
conversa na rodinha.
- O que aconteceu com o espirro?
- Como foi passando de uma pessoa / objeto para outra?
- E quando a moça lavou as mãos, o que aconteceu com os germes?
- Em sua opinião é importante lavar as mãos ? Em que ocasiões?
Campo de experiências e
conhecimentos:
TRAÇOS, SONS, CORES E FORMAS
OBJETIVOS
DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO
(EI02TS02) Utilizar materiais variados com
possibilidades de manipulação (argila, massa de modelar), explorando cores,
texturas, superfícies, planos, formas e volumes ao criar objetos
tridimensionais.
Escultura com massinha.
Fazer escultura com massinha de modelar/Monstrinho corona
Música:- Conversar sobre o que foi feito;
- Quais cores usaram.
Cantar a música “Água uma mão, lava outra mão.
Cantar a música “Sem abraço” de Mauricio de Sousa .
Videoclipe da música: Lavar as mãos /palavra cantada;
Higienização das mãos
Durante a higiene das mãos cantar uma música 2x, mostrando a
forma correta da higienização na prevenção de doenças.
Fazer um desenho de um monstrinho com tinta na mãozinha de
cada criança e lavar até sair; ou carimbar as mãos com tinta e lavar até sair
tudo.
Orientar sobre a utilização do álcool gel, passar nas maõs, entre os dedos(contando até 10) e deixar secar naturalmente.
Campo de experiências e
conhecimentos:
CORPO, GESTO E MOVIMENTOS
(EI02CG01) Apropriar-se de gestos e movimentos de sua cultura no cuidado de si e nos jogos e brincadeiras.
(EI02CG03) Explorar formas de deslocamento no espaço (pular, saltar, dançar), combinando movimentos e seguindo orientações.
(EI02CG03) Explorar formas de deslocamento no espaço (pular, saltar, dançar), combinando movimentos e seguindo orientações.
(EI02CG04)
Demonstrar progressiva independência no cuidado do seu corpo.
(EI02CG05)
Desenvolver progressivamente as habilidades manuais, adquirindo controle para
desenhar, pintar, rasgar, folhear, entre outros.
Movimentando o corpo
Explorar formas de deslocamento no espaço, combinando movimentos e orientações diversas
Musica “Sem abraço” de Mauricio de Sousa
Cantar
fazendo gestos individuais.
Cuidados com o corpo e higiene.
# Sempre orientando sobre os cuidados de higiene com o corpo.
Cuidados com o corpo e higiene.
# Sempre orientando sobre os cuidados de higiene com o corpo.
-----------------------------------------------------------
Campo de experiências e
conhecimentos:
ESPAÇOS, TEMPOS, QUANTIDADES
RELAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES
OBJETIVOS
DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO
(EI02ET06) Utilizar conceitos básicos de tempo
(agora, antes, durante, depois, ontem, hoje, amanhã, lento, rápido, depressa,
devagar).
(EI02ET07)
Contar oralmente objetos, pessoas, livros etc., em contextos diversos.
(EI02ET08)
Registrar com números a quantidade de crianças (meninas e meninos, presentes e
ausentes) e a quantidade de objetos da mesma natureza (bonecas, bolas, livros
etc.).
Quantidades:
Quantos
somos? Contar os alunos da turma.
Quantas
meninas? Quantos meninos? Quantos ao todo?
Falar sobre
espaços públicos como cinema, festas...
Experiência com glitter na mão
Os micróbios e lavagem de mãos ️ explicados para as crianças, usando o glitter!
Observem a sequência de fotos...
Como se comportar em espaços públicos.
-Dicas de higiene e cuidados que ajudam todos nós.
Brincando e aprendendo....
Os micróbios e lavagem de mãos ️ explicados para as crianças, usando o glitter!
Observem a sequência de fotos...
Experiência Glitter na água
Glitter, água e sabão.
-Dicas de higiene e cuidados que ajudam todos nós.
Direito de aprendizagens:
O EU, O OUTRO
E O NÓS.
OBJETIVOS
DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO
(EI02EO01)
Demonstrar atitudes de cuidado e solidariedade na interação com crianças e
adultos.
(EI02EO04)
Comunicar-se com os colegas e os adultos, buscando compreendê-los e fazendo-se compreender.
(EI02EO06)
Respeitar regras básicas de convívio social nas interações e brincadeiras.
O por quê das coisas eu quero saber...
Quando brincamos com os animais, com terra, temos que higienizar as mãos.
Antes de pegar alimentos, temos que higienizar as mãos...
Antes de pegar alimentos, temos que higienizar as mãos...
Falar sobre os cuidados com a saúde e vacinação.
Ter cuidado com os pertences, copos individuais, chupetas, talheres (cada um tem que ter o seu).
Orientando as famílias.
- Enviar uma cartilha/ texto explicativo para as famílias, orientando as formas de prevenção.
- Observar se tem alunos com gripe ou sintomas parecidos.Orientar às famílias para que em caso suspeito de gripes, não enviar as crianças para a escola.
https://www.almanaquesos.com/coronavirus-cartilha-ilustrada-alerta-como-se-proteger-e-evitar-contagio/
Avaliação: Avaliar a participação e entrosamento de todos no decorrer das
atividades propostas.
Registro com fotos para o portfólio.
Saiba mais....
Coronavírus O
que é?
Coronavírus
é uma família de vírus conhecida há mais de 50 anos. Tem este nome porque
parece uma coroa, se visto no microscópio. Algumas cepas infectam seres
humanos, outras infectam somente animais. O novo vírus é uma mutação que não
atingia humanos e, nos últimos meses, passou de animais para pessoas,
provavelmente em um mercado de frutos do mar e animais vivos na cidade de
Wuhan, na China.
Como
é chamada a doença causada por este vírus?
A
doença causada pelo novo coronavírus recebeu o nome de COVID-19. A escolha do
nome foi feita pela OMS (Organização Mundial da Saúde), de modo a não fazer
referência a região geográfica, animal, indivíduo ou grupo de pessoas, para que
não fosse impreciso ou alimentasse estigmas.
O que causa?
Sintomas
respiratórios, como febre, tosse, falta de ar. Pode causar sintomas leves, como
um resfriado comum até quadros mais graves, como pneumonia e insuficiência
respiratória aguda.
Como é transmitido?
Este vírus pode ser transmitido de pessoa a pessoa pelo ar, por meio de
secreções respiratórias do paciente infectado ou por contato com secreções
contaminadas seguido de inoculação em mucosas (olhos, nariz ou boca).
Na maior parte dos casos, a transmissão é limitada e se dá por contato
próximo, ou seja, durante o cuidado com o paciente, incluindo profissionais de
saúde ou membro da família.
Em relação às crianças, há poucos casos de infecção pelo novo vírus.
Como é feito o diagnóstico?
Um exame específico, que é feito colhendo secreção do nariz e da boca do
paciente, pode identificar o material genético do vírus em secreções
respiratórias.
Como tratar?
Atualmente, não há medicamentos eficazes para tratar o novo coronavírus.
Recomenda-se ingestão de líquidos, analgésicos e antitérmicos. Casos mais
graves precisam ser internados para receber soro e oxigênio. Pode ser
necessária internação em UTI.
Há estudos clínicos em andamento para avaliar a segurança e eficácia de
medicamentos e anticorpos monoclonais já utilizados para tratamentos de outras
infecções e que mostraram atividade em laboratório contra os coronavírus,
entretanto ainda não há resultados que demonstrem sua aplicabilidade na atual
epidemia.
Dicas da Sociedade Brasileira de Infectologia para reduzir o risco de
infecção:
- Evitar
contato próximo com pessoas com infecções respiratórias agudas;
- Lavar
frequentemente as mãos, especialmente após contato direto com pessoas
doentes ou com o meio ambiente e antes de se alimentar;
- Usar
lenço descartável para higiene nasal;
- Cobrir
nariz e boca ao espirrar ou tossir;
- Evitar
tocar nas mucosas dos olhos;
- Higienizar
as mãos após tossir ou espirrar;
- Não
compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou
garrafas;
- Manter
os ambientes bem ventilados;
- Evitar
contato próximo com animais selvagens e animais doentes em fazendas ou
criações.
Fonte: Sociedade Brasileira de Infectologia
Observação: São casos suspeitos as pessoas que apresentam febre e mais
um sintoma respiratório, como tosse ou falta de ar, e voltaram de viagem ao
exterior nos últimos 14 dias antes do aparecimento dos sintomas. Também são
casos suspeitos pessoas que tiveram contato próximo com indivíduos com
diagnóstico comprovado ou suspeito.
sábado, 14 de março de 2020
Plano de aula: O Bonequinho Doce - Maternal 3/Educação Infantil
https://www.instagram.com/professoraivaniferreiraoficial/?hl=pt-br
#Brumadinhoesseémeulugar!
Duração: 20dias
Sequência Didática: Conhecendo o meu corpinho através da história "O Bonequinho Doce" (Alaíde Lisboa)
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO
Desenvolvimento:
*O Bonequinho Doce correu...correu....Quando nós corremos muito nós ficamos.....
*O bonequinho de açúcar é....
*O bonequinho de sal é.....
*O bonequinho de gelo é...
Receita: Beijinho
Movimentando o corpo
#Brumadinhoesseémeulugar!
Duração: 20dias
Direitos de aprendizagem e desenvolvimento:
Conviver, Brincar,Participar,Explorar, Expressar,Conhecer-se.
- Campo de experiências e conhecimentos:
ESCUTA, FALA, ESCRITA, PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO
(EI02EF01) Dialogar com crianças e adultos, expressando seus desejos, necessidades, sentimentos e opiniões.
(EI02EF03) Demonstrar interesse e atenção ao ouvir a leitura de histórias e outros textos, diferenciando escrita de ilustrações, e acompanhando, com orientação do adulto- -leitor, a direção da leitura (de cima para baixo, da esquerda para a direita).
(EI02EF04) Formular e responder perguntas sobre fatos da história narrada, identificando cenários, personagens e principais acontecimentos.
(EI02EF05) Relatar experiências e fatos acontecidos, histórias ouvidas, filmes ou peças teatrais assistidos etc.
(EI02EF06) Criar e contar histórias oralmente, com base em imagens ou temas sugeridos.
(EI02EF08) Manipular textos e participar de situações de escuta para ampliar seu contato com diferentes gêneros textuais (parlendas, histórias de aventura, tirinhas, cartazes de sala, cardápios, notícias etc.).
(EI02EF09) Manusear diferentes instrumentos e suportes de escrita para desenhar, traçar letras e outros sinais gráficos.
Metodologia :
RODINHA: Cartazes, calendário ,quantos somos, ajudantes do dia,tempo, caderno de bilhetes.
Reconhecimento do nome próprio(fichas com o nome), leitura do alfabeto.
-Explorar a 1º letra do pr´prio nome e até mesmo de seus colegas.
Leitura da história " O Bonequinho Doce".
Cantar Música para iniciar a história:
"Lá na montanha,
Tem uma casinha, Toda enfeitadinha Cheia de florzinha Lá na casinha Em cima da montanha Mora a menininha Que gosta de historinha Quem quiser ouvir O que agora vou contar suba na montanha e fique quieto assim..." História:
Cineminha:Assistir ao filme "Homem Biscoito de Gengibre"
Explorando a Escrita
RODINHA: Cartazes, calendário ,quantos somos, ajudantes do dia,tempo, caderno de bilhetes.
Reconhecimento do nome próprio(fichas com o nome), leitura do alfabeto.
-Explorar a 1º letra do pr´prio nome e até mesmo de seus colegas.
"Lá na montanha,
Tem uma casinha, Toda enfeitadinha Cheia de florzinha Lá na casinha Em cima da montanha Mora a menininha Que gosta de historinha Quem quiser ouvir O que agora vou contar suba na montanha e fique quieto assim..." História:
- Realizar a Leitura da história “ O Bonequinho Doce ”, em seguida, conversar e perguntar aos alunos o que entenderam sobre história.
- Folhear novamente e perguntar em cada página o que está acontecendo na história, aos poucos cada aluno poderá contribuir ao seu modo.
- Lembrar de comentar sobre o desejo das meninas em ter um irmãozinho.
- Perguntar quem tem um irmão/irmã.
- .Quem gostaria de ter um irmão?
- Realizar o reconto da história...
Finalizar a história:
"A hora da história já terminou,
E quem gostou bate palma por favor!!!"
- Fazer escultura do homem biscoito , usando massinha.
- Trabalhar os nomes dos alunos com o auxílio da ficha(diariamente)
- Relacionar a letra B inicial de Bonequinho com a inicial de Benjamim
- Registrar na lousa.
- Andar sobre a letra B.
- Atividades musicais para explorar os nomes dos alunos da turma;
Dramatização da História: " O Bonequinho Doce"
- Explorando os personagens.
Cantinho de leitura: Folhear diferentes livros/pseudoleitura.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Campo de experiências e conhecimentos:
- TRAÇOS, SONS, CORES E FORMAS
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO
(EI02TS02) Utilizar materiais variados com possibilidades de manipulação (argila, massa de modelar), explorando cores, texturas, superfícies, planos, formas e volumes ao criar objetos tridimensionais.
(EI02TS03) Utilizar diferentes fontes sonoras disponíveis no ambiente em brincadeiras cantadas, canções, músicas e melodias
Explorando cores e formas
Utilizar o bonequinho doce para perguntar:
• Quais são as cores do Bonequinho Doce?
• Aproveitar para trabalhar as cores primárias(azul, amarelo e vermelho).
Utilizar o bonequinho doce para perguntar:
• Quais são as cores do Bonequinho Doce?
• Aproveitar para trabalhar as cores primárias(azul, amarelo e vermelho).
- Reconhecer cores e suas tonalidades
- Comparar objetos da mesma forma ou formas diferentes;
- - Explorar blocos lógicos, cores, formas e espessura;.montar bonequinho com as peças.
- Explorar sons diversos (sons do corpo, da natureza, de brinquedos musicais e do ambiente).
- Produzir sons corporais (palmas, batidas nas pernas, pés, etc.).
------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Campo de experiências e conhecimentos:
ESPAÇOS, TEMPOS, QUANTIDADES RELAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO
(EI02ET04) Identificar relações espaciais (dentro e fora, em cima, embaixo, acima, abaixo, entre e do lado) e temporais (antes, durante e depois).
(EI02ET05) Classificar objetos, considerando determinado atributo (tamanho, peso, cor, forma etc.).
(EI02ET06) Utilizar conceitos básicos de tempo (agora, antes, durante, depois, ontem, hoje, amanhã, lento, rápido, depressa, devagar).
(EI02ET07) Contar oralmente objetos, pessoas, livros etc., em contextos diversos.
(EI02ET08) Registrar com números a quantidade de crianças (meninas e meninos, presentes e ausentes) e a quantidade de objetos da mesma natureza (bonecas, bolas, livros etc.).
Desenvolvimento:
Atividades matemáticas
- Seriação bonequinho doce
- Classificação: material dourado
- Conceitos básicos: maior/menor
- Quantidades até 5.
- Visualizar números até 10 ou mais.
Tranformações de materiais:
Instigar a imaginação!!!
Experiência com água e acúcar.
Eu tenho um copo com água e uma colher de açúcar:
O que acontece quando misturar os dois?
Verificar o que aconteceu.
Alguém quer experimentar?
Como se chama essa mistura?
Para que serve o acúcar? (....)
Complete o raciocínio/frases.
*O Bonequinho Doce correu...correu....Quando nós corremos muito nós ficamos.....
*O bonequinho de açúcar é....
*O bonequinho de sal é.....
*O bonequinho de gelo é...
- 1 vidro de leite de coco
- 1 lata de leite em pó
- 1/2 lata de açúcar refinado
Montar um bonequinho doce.
saborear em grupo.
--------------------------------------------------------------------------------
Campo de experiências e conhecimentos:
CORPO , GESTO E MOVIMENTOS
EI02CG03) Explorar formas de deslocamento no espaço (pular, saltar, dançar), combinando movimentos e seguindo orientações.
(EI02CG04) Demonstrar progressiva independência no cuidado do seu corpo.
(EI02CG05) Desenvolver progressivamente as habilidades manuais, adquirindo controle para desenhar, pintar, rasgar, folhear, entre outros.
Movimentando o corpo
- Músicas diversas para trabalhar o corpo, gestos e o movimento.
- Giro no corpinho...
- Cabeça, ombro, joelho e pé.
- A lavadeira
- Boneca de lata; Pop pop...
- A formiguinha...
Cordenação motora fina
Sugestões:
Sugestões:
- Montar quebra- cabeças.
- Recortar em linhas retas, curvas e quebradas.
- Trabalhar com punção dentro e fora do limite.
- Pintar, desenhar, colorir.
- Fazer pulseira, colar, utilizando miçangas, macarrão, canudinhos, etc.
- Fazer colagem usando folhas, sementes, papéis, etc.
- Fazer dobraduras ilustrando músicas ou personagens;
--------------------------------------------------------------------------------
Campo de experiências e conhecimentos:
O EU, O OUTRO E O NÓS.
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO
(EI02EO01) Demonstrar atitudes de cuidado e solidariedade na interação com crianças e adultos.
(EI02EO03) Compartilhar os objetos e os espaços com crianças da mesma faixa etária e adultos.
(EI02EO04) Comunicar-se com os colegas e os adultos, buscando compreendê-los e fazendo-se compreender.
(EI02EO06) Respeitar regras básicas de convívio social nas interações e brincadeiras.
Identidade "eu e o outro"
- Reconhecer o colegas pelo nome,o próprio nome e o nome dos colegas;
- Montar quebra do corpo
- Desenhar o corpinho de um aluno,no chão, e nomear as partes do corpo.
- Observar e reconhecer a própria imagem no espelho;
- Escultura do corpo
- Fazer desenho do corpo;
Socializando, brincando e aprendendo
- Brincadeiras no parquinho.
- Pular com os dois pés, um só pé...
- Amarelinha, jogo dos pezinhos...
- Brincadeiras individuais... em duplas, em grupo...(aprendendo regras e respeitar a vez do colega)
Atividade em família/pais e filhos
- Propor uma atividade em família: Enviar um alimento doce ou salgado feito junto com a criança para um lanche comunitário.
- A proposta é a família fazer junto ao filho, para que haja momentos de interação e participação, entre pais e filhos.
As professoras também participarão levando um alimento em forma de um bonequinho.
Avaliação: Avaliar a participação e entrosamento de todos no decorrer das atividades propostas.
Registro com fotos para o portfólio.
Anexos/sugestões:
Anexos/sugestões:
Algumas ideias de atividades e brincadeiras legais e também relevantes quando falamos sobre o corpo humano.
- Nomear as partes do corpo , obesrvar o corpo no espelho e do outro colega, nomeando semelhanças e diferenças;
- Atividades onde os alunos irão se tocar para perceber os próprios ossos, e os de colega, as próprias articulações, as batidas do pulso, as batidas do coração;
- Identificar as partes do corpo através de atividades orais e práticas utilizando os alunos onde eles irão apalpar nomeando as partes do seu corpo;
- Conversa com os alunos sobre os cuidados do corpo: higiene, prevenção de acidentes;
- Representação prática sobre os sentidos: tato, audição, gustação e olfato;
- Representação do corpo através de desenhos;
- Confecção de bonecos utilizando meias de nylon, jornal e sucatas;
- Aula prática sobre os cuidados com os dentes, escovação com os alunos;
- Atividades de recreação, correr, pular, brincadeiras de roda, morto/vivo, dentro/fora, buscando o companheiro, espelho, estátua;
- Aula sobre a necessidade da higiene corporal: banho diário, cabelos limpos, limpeza dos dentes, unhas cortadas, lavar as mãos antes das refeições;
- Contorno do corpo nomeando as partes
- Planejamento para Educação Infantil