sábado, 14 de março de 2020

Plano de aula: O Bonequinho Doce - Maternal 3/Educação Infantil

  https://www.instagram.com/professoraivaniferreiraoficial/?hl=pt-br
 #Brumadinhoesseémeulugar!


Duração: 20dias


Sequência Didática: Conhecendo  o meu corpinho através da história "O Bonequinho Doce" (Alaíde Lisboa)

Resultado de imagem para livro o bonequinho doce
É de fundamental importância para a criança promover a construção da sua própria identidade e autoimagem, mediante o conhecimento do seu corpo, desenvolvendo assim capacidades motoras básicas como rolar, andar, correr, pular, dançar, rasgar, recortar, ter noção de cuidados com o seu corpo, adotando hábitos de higiene .


Direitos de aprendizagem e desenvolvimento:

  Conviver, Brincar,Participar,Explorar, Expressar,Conhecer-se.

- Campo de experiências e conhecimentos:

ESCUTA, FALA, ESCRITA, PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO


OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO


(EI02EF01) Dialogar com crianças e adultos, expressando seus desejos, necessidades, sentimentos e opiniões.
(EI02EF03) Demonstrar interesse e atenção ao ouvir a leitura de histórias e outros textos, diferenciando escrita de ilustrações, e acompanhando, com orientação do adulto- -leitor, a direção da leitura (de cima para baixo, da esquerda para a direita).
(EI02EF04) Formular e responder perguntas sobre fatos da história narrada, identificando cenários, personagens e principais acontecimentos.
(EI02EF05) Relatar experiências e fatos acontecidos, histórias ouvidas, filmes ou peças teatrais assistidos etc.
(EI02EF06) Criar e contar histórias oralmente, com base em imagens ou temas sugeridos.
(EI02EF08) Manipular textos e participar de situações de escuta para ampliar seu contato com diferentes gêneros textuais (parlendas, histórias de aventura, tirinhas, cartazes de sala, cardápios, notícias etc.).
(EI02EF09) Manusear diferentes instrumentos e suportes de escrita para desenhar, traçar letras e outros sinais gráficos.


Metodologia :

 RODINHA: Cartazes, calendário ,quantos somos, ajudantes do dia,tempo, caderno de bilhetes.


Reconhecimento do nome próprio(fichas com o nome), leitura do alfabeto.


-Explorar a 1º letra do pr´prio nome e até mesmo de seus colegas.


 Leitura da história " O Bonequinho Doce".

Cantar Música   para iniciar a história:
"Lá na montanha,
Tem uma casinha, Toda enfeitadinha Cheia de florzinha Lá na casinha Em cima da montanha Mora a menininha Que gosta de historinha Quem quiser ouvir O que agora vou contar suba na montanha e fique quieto assim..." História:
  •     Realizar a  Leitura da história “ O Bonequinho Doce ”, em seguida, conversar e perguntar aos alunos o que entenderam sobre história.
  •   Folhear novamente e perguntar em cada página o que está acontecendo na história, aos poucos cada aluno poderá contribuir ao seu modo.
  •   Lembrar de comentar sobre  o desejo das meninas em ter um irmãozinho. 
  •   Perguntar quem tem um irmão/irmã.
  • .Quem gostaria de ter um irmão?
  •  Realizar o reconto da história...
Finalizar a história:

"A hora da história já terminou, E quem gostou bate palma por favor!!!"

Cineminha:Assistir ao filme "Homem Biscoito de Gengibre"




  • Fazer escultura do homem biscoito , usando massinha.


  Explorando a Escrita
  • Trabalhar os nomes dos alunos com o auxílio da ficha(diariamente)
  • Relacionar a letra B inicial de Bonequinho com a inicial de Benjamim
  • Registrar na lousa.
  • Andar sobre a letra B.
  • Atividades musicais para explorar os nomes dos alunos da turma;
   Dramatização da História: " O Bonequinho Doce"
  • Explorando os personagens.

 Cantinho de leitura: Folhear diferentes livros/pseudoleitura.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Campo de experiências e conhecimentos:

- TRAÇOS, SONS, CORES E FORMAS


OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO

(EI02TS02) Utilizar materiais variados com possibilidades de manipulação (argila, massa de modelar), explorando cores, texturas, superfícies, planos, formas e volumes ao criar objetos tridimensionais.
(EI02TS03) Utilizar diferentes fontes sonoras disponíveis no ambiente em brincadeiras cantadas, canções, músicas e melodias

Explorando cores e formas

Utilizar o bonequinho doce para perguntar:



• Quais são as cores do Bonequinho Doce?
• Aproveitar para trabalhar as cores primárias(azul, amarelo e vermelho).



  •  Reconhecer cores e suas tonalidades
  •  Comparar objetos da mesma forma ou formas diferentes;
  • - Explorar blocos lógicos, cores, formas e espessura;.montar bonequinho com as peças.
 Explorando os sons do corpo
  • Explorar sons diversos (sons do corpo, da natureza, de brinquedos musicais e do ambiente).
  • Produzir sons corporais (palmas, batidas nas pernas, pés, etc.).





------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Campo de experiências e conhecimentos:

ESPAÇOS, TEMPOS, QUANTIDADES RELAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO

(EI02ET04) Identificar relações espaciais (dentro e fora, em cima, embaixo, acima, abaixo, entre e do lado) e temporais (antes, durante e depois).
(EI02ET05) Classificar objetos, considerando determinado atributo (tamanho, peso, cor, forma etc.).
(EI02ET06) Utilizar conceitos básicos de tempo (agora, antes, durante, depois, ontem, hoje, amanhã, lento, rápido, depressa, devagar).
(EI02ET07) Contar oralmente objetos, pessoas, livros etc., em contextos diversos.
(EI02ET08) Registrar com números a quantidade de crianças (meninas e meninos, presentes e ausentes) e a quantidade de objetos da mesma natureza (bonecas, bolas, livros etc.).


Desenvolvimento: 


Atividades matemáticas
  • Seriação bonequinho doce
  • Classificação: material dourado
  • Conceitos básicos: maior/menor 
  • Quantidades até 5.
  • Visualizar números até 10 ou mais.
Tranformações de materiais:

Instigar a imaginação!!!

Experiência com água e acúcar.

Eu tenho um copo com água e uma colher de açúcar:
O que acontece quando misturar os dois?
Verificar o que aconteceu.
Alguém quer experimentar?
Como se chama essa mistura?
Para que serve o acúcar? (....)

Complete o raciocínio/frases.

*O Bonequinho Doce correu...correu....Quando nós corremos muito nós ficamos.....
*O bonequinho de açúcar é....
*O bonequinho de sal é.....
*O bonequinho de gelo é...

Receita: Beijinho
  • 1 vidro de leite de coco
  • 1 lata de leite em pó
  • 1/2 lata de açúcar refinado
Montar um bonequinho doce.
saborear em grupo.
--------------------------------------------------------------------------------
Campo de experiências e conhecimentos:

CORPO , GESTO E MOVIMENTOS


EI02CG03) Explorar formas de deslocamento no espaço (pular, saltar, dançar), combinando movimentos e seguindo orientações.
(EI02CG04) Demonstrar progressiva independência no cuidado do seu corpo.


(EI02CG05) Desenvolver progressivamente as habilidades manuais, adquirindo controle para desenhar, pintar, rasgar, folhear, entre outros.


  Movimentando o corpo


  • Músicas diversas para trabalhar o corpo,  gestos e o movimento.
  • Giro no corpinho...
  • Cabeça, ombro, joelho e pé.
  • A lavadeira
  • Boneca de lata; Pop pop...
  • A formiguinha...
Cordenação motora fina

  Sugestões:
  • Montar quebra- cabeças. 
  • Recortar em linhas retas, curvas e quebradas. 
  • Trabalhar com punção dentro e fora do limite.
  • Pintar, desenhar, colorir.
  • Fazer pulseira, colar, utilizando miçangas, macarrão, canudinhos, etc.
  • Fazer colagem usando folhas, sementes, papéis, etc.
  • Fazer dobraduras ilustrando músicas ou personagens;
 --------------------------------------------------------------------------------
Campo de experiências e conhecimentos:

 O EU, O OUTRO E O NÓS.


OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO


(EI02EO01) Demonstrar atitudes de cuidado e solidariedade na interação com crianças e adultos.
(EI02EO03) Compartilhar os objetos e os espaços com crianças da mesma faixa etária e adultos.
(EI02EO04) Comunicar-se com os colegas e os adultos, buscando compreendê-los e fazendo-se compreender.
(EI02EO06) Respeitar regras básicas de convívio social nas interações e brincadeiras.

 Identidade "eu e o outro"
  • Reconhecer o colegas pelo nome,o próprio nome e o nome dos colegas;
  • Montar  quebra  do corpo
  • Desenhar o corpinho  de um aluno,no chão, e nomear as partes do corpo.
  • Observar e reconhecer a própria imagem no espelho;
  • Escultura do corpo
  • Fazer desenho do corpo;
Socializando, brincando e aprendendo
  • Brincadeiras no parquinho.
  • Pular com os dois pés, um só pé...
  • Amarelinha, jogo dos pezinhos...
  • Brincadeiras individuais... em duplas, em grupo...(aprendendo regras e respeitar a vez do colega)
Atividade em família/pais e filhos
  • Propor uma atividade  em família: Enviar um alimento doce ou salgado feito junto com a criança para um lanche comunitário.
  • A proposta é a família fazer junto ao filho, para que haja momentos de interação e participação, entre pais e filhos.
As professoras também participarão levando um alimento em forma de um bonequinho.
Avaliação: Avaliar a participação e entrosamento de todos no decorrer das atividades propostas. 
Registro com fotos para o portfólio.


Anexos/sugestões:

Algumas ideias de atividades e brincadeiras legais e também relevantes quando falamos sobre o corpo humano.

  • Nomear as partes do corpo , obesrvar o corpo no espelho e do outro colega, nomeando semelhanças e diferenças;
  • Atividades onde os alunos irão se tocar para perceber os próprios ossos, e os de colega, as próprias articulações, as batidas do pulso, as batidas do coração;
  • Identificar as partes do corpo através de atividades orais e práticas utilizando os alunos onde eles irão apalpar nomeando as partes do seu corpo;
  • Conversa com os alunos sobre os cuidados do corpo: higiene, prevenção de acidentes;
  • Representação prática sobre os sentidos: tato, audição, gustação e olfato;
  • Representação do corpo através de desenhos;
  • Confecção de bonecos utilizando meias de nylon, jornal e sucatas;
  • Aula prática sobre os cuidados com os dentes, escovação com os alunos;
  • Atividades de recreação, correr, pular, brincadeiras de roda, morto/vivo, dentro/fora, buscando o companheiro, espelho, estátua;
  • Aula sobre a necessidade da higiene corporal: banho diário, cabelos limpos, limpeza dos dentes, unhas cortadas, lavar as mãos antes das refeições;
  • Contorno do corpo  nomeando as partes
- Planejamento para Educação Infantil

5 comentários:

  1. Obrigada por compartilhar!Ótimo plano de aula alinhado a BNCC.

    ResponderExcluir
  2. Amei ... me ajudou muito. Estou iniciando na educação infantil.Estou com dificuldades em ter ideias para trabalhar com o maternal e de planejar de acordo com a BNCC.(Fabiana)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz em ter ajudado a direcionar o seu trabalho. Sucesso para você!

      Excluir
  3. parabéns amei prof. essa sequência didática parabéns pelo seu trabalho

    ResponderExcluir