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Brumadinho, MG, Brazil
Ivani Ferreira é professora e blogueira . Possui graduação em Letras pela Faculdade Asa de Brumadinho (2006), Normal Superior pela Universidade Federal de Montes Claros(2005), especialização em Psicopedagogia pela Universidade Federal Castelo Branco (2007), Supervisão Pedagógica pela FINON (2008). Professora efetiva na rede Municipal de Brumadinho desde 2005, porém, atua na rede municipal com turmas da Educação Infantil , Ensino Fundamental 1 e 2 , desde o ano de 2002. Trabalhou como supervisora pedagógica na Escola Municipal Leon Renault- Brumadinho/MG (2013- 2016). Atualmente trabalha como professora da Educação Infantil na EMEI Nair das Graças Prado em Brumadinho/MG. Sejam bem vindos(as)!!! Instagram.com/professoraivaniferreiraoficial

segunda-feira, 28 de novembro de 2022

PROJETO O BONEQUINHO DOCE/ Maternal 3






















 PROJETO: “BRINCANDO, CANTANDO E RESGATANDO OS VALORES DA INFÂNCIA”.

Maternal III – Professoras Cristiane e Ivani

 

JUSTIFICATIVA:

 

      Na Educação Infantil, através das interações e brincadeiras, oportunizamos aprendizagens, desenvolvimento e socialização.

       Iniciamos o primeiro semestre, fazendo um levantamento sobre o que as crianças da turma gostavam de fazer? Do que gostavam de brincar?        Percebemos que a preferência estava voltada aos brinquedos e aparelhos tecnológicos.

      As crianças precisam ser incentivadas a brincar e interagir com seus

pares. O presente projeto, justifica-se por apresentar as crianças histórias brincadeiras, músicas, artes estimulando a interação e afeto.


DIREITOS DE APRENDIZAGENS:

Brincar, Participar, Conviver, Explorar, Expressa-se e Conhecer-se

CAMPOS DE EXPERIÊNCIA:

v  O Eu, o Outro e o Nós.

v  Corpo, Gesto e Movimento 

v  Traço, Sons, Cores e Formas 

v  Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação. 

v  Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações. 

 

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO:

 

(EI02EF01) Dialogar com crianças e adultos, expressando seus desejos, necessidades, sentimentos e opiniões.

(EI02EF02) Identificar e criar diferentes sons e reconhecer rimas e aliterações em cantigas de roda e textos poéticos.

(EI02EF03) Demonstrar interesse e atenção ao ouvir a leitura de histórias e outros textos, diferenciando escrita de ilustrações, e acompanhando, com orientação do adulto- -leitor, a direção da leitura (de cima para baixo, da esquerda para a direita).

 (EI02EF09) Manusear diferentes instrumentos e suportes de escrita para desenhar, traçar letras e outros sinais gráficos.

(EI02ET01) Explorar e descrever semelhanças e diferenças entre as características e propriedades dos objetos (textura, massa, tamanho).

 (EI02ET04) Identificar relações espaciais (dentro e fora, em cima, embaixo, acima, abaixo, entre e do lado) e temporais (antes, durante e depois).

(EI02ET05) Classificar objetos, considerando determinado atributo (tamanho, peso, cor, forma etc.).

(EI02ET06) Utilizar conceitos básicos de tempo (agora, antes, durante, depois, ontem, hoje, amanhã, lento, rápido, depressa, devagar).

(EI02ET07) Contar oralmente objetos, pessoas, livros etc., em contextos diversos.

 

HABILIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS:

v  Desenvolver a linguagem oral e escrita.

v  Capacidade de ouvir (praticar a escuta)

v  Promover experiências de brincadeiras;

v  Intensificar as relações de afetos;

v  Mediação das frustrações e conflitos;

v  Regular emoções.

 

DESENVOLVIMENTO/CONTEÚDOS

       INICIAR... Levando uma um baú surpresa para sala.

·         Fazer uma rodinha e perguntar cantando ....

O que tem nesse baú?  o que tem nesse baú?

Será que no baú da professora tem um rabo de tatu?

- Não tem rabo de tatú...

- Tem um livro e um boneco de pano.

Alguém já viu um boneco ou uma boneca de pano? Onde viu?

 

CONTAR A HISTÓRIA:

·         Leitura do livro “O Bonequinho Doce” da autora Alaíde Lisboa, realizada pela professora;

·         Explorar o texto, fazendo perguntas: Por que Lucinha e Lalá fizeram um bonequinho doce?

·         Perguntar quem tem um irmão/irmã.

·         . Quem gostaria de ter um irmão?

·         Pseudoleitura do livro/reconto pelas crianças;

·         Dramatização da história narrada.

·         Desenho da parte que mais gostou na história;

·         Modelar o bonequinho com massinha. Explorar as cores do boneco.

·         Reconhecer  o nome próprio, letra inicial...

 

DEGUSTAÇÃO E RECEITA:

 

·         Fazer uma receita de rosquinha e usar cortadores no formado de bonecos.

·         Comer e explorar o sabor doce.

·         Conversar sobre alimentos doces e salgados.

·         Experimentar outros alimentos e falar sobre eles.

 

TRABALHO COM MÚSICAS DIVERSAS:

·         Música da Boneca Emília (apresentação festa da família).

·         Bom dia, coleguinhas (cantar ao iniciar a aula)...

·         Boneca de lata (esquema corporal);

·         PimPom (PIN PÓN) é um boneco;

·         A canoa virou;

·         Borboletinha; dona aranha...

 

ATIVIDADES COM OS PERSONAGENS.

·         Seriação bonequinho doce (5 tamanhos);

·         Classificação /Quantidades;

·         Cores e formas /montar um boneco com blocos lógicos;

·         Noção de ordem(fila);

·         Visualização de numerais até 5;

·         Conceitos básicos;

·         Contagem e recitação.

·         Desenho do corpo;

·         Colagens;

·         Modelagens

·         Recortes;

RECURSOS MATERIAIS:

Livros com a história “O Bonequinho Doce”,pendrive com a música da Emília, caixa de som, papéis diversos(crepom, ofício, cartolinas), pincéis, massinha de modelar, giz de cera, atividades do livro didático.

AVALIAÇÃO

A avaliação será processual e contínua, realizada através de observação, anotações coletivas e individuais, fotos com pequenos relatos do desenvolvimento das atividades para o portfólio. Através da participação contínua de todos os envolvidos podemos avaliar o quanto este projeto será importante para a vida de nossos alunos. As crianças estão tendo a oportunidade de aprender de maneira lúdica e prazerosa.

      As atividades trabalhadas serão apresentadas na Mostra do Projeto, terá  sua culminância ao final do ano, esperando que cada criança possa levar para seu ambiente familiar um aprendizado valioso.

 

       A avaliação será processual e contínua, realizada através de observação, anotações coletivas e individuais, fotos com pequenos relatos do desenvolvimento das atividades para o portfólio. Através da participação contínua de todos os envolvidos podemos avaliar o quanto este projeto será importante para a vida de nossos alunos. As crianças estão tendo a oportunidade de aprender de maneira lúdica e prazerosa.

      As atividades trabalhadas serão apresentadas na Mostra do Projeto, terá  sua culminância ao final do ano, esperando que cada criança possa levar para seu ambiente familiar um aprendizado valioso.

terça-feira, 15 de novembro de 2022

Dramatização da História O Bonequinho Doce de Alaíde Lisboa.

Mostra do projeto 2022. O BONEQUINHO DOCE


 

          NO DIA 01 DE NOVEMBRO REALIZAMOS A MOSTRA DO PROJETO “BRINCANDO, CANTANDO E RESGATANDO OS VALORES DA INFÂNCIA”.

           FOI MARAVILHOSO VER A PARTICIPAÇÃO DE NOSSOS ALUNOS E A VARIEDADE DOS TRABALHOS EXPOSTOS.

          AS FAMÍLIAS CONFECCIONARAM UM BRINQUEDO, JUNTO COM SUA CRIANÇA, PARA A EXPOSIÇÃO. FICAMOS TODOS ENCANTADOS COM A CRIATIVIDADE E INTERAÇÃO DOS ENVOLVIDOS.

          A NOSSA TURMA EXPÔS ATIVIDADES A PARTIR DA HISTÓRIA “O BONEQUINHO DOCE” DA AUTORA ALAIDE LISBOA, ATIVIDADES COM MÚSICAS E BRINQUEDOS DIVERSOS.

         

          AGRADECEMOS A TODOS PELA PARTICIPAÇÃO!



segunda-feira, 3 de outubro de 2022

Projeto: Construindo Conhecimento Através dos Campos de Experiências

 


Projeto:
Construindo Conhecimentos Através dos Campos de Experiências



 

INTRODUÇÃO:

A Educação Infantil, etapa da Educação Básica, está organizada dentro da Base Nacional Comum Curricular de modo a contemplar os dois eixos estruturantes estabelecidos pelas diretrizes curriculares nacionais da Educação Infantil: interações e brincadeiras. Para tanto o Currículo estabelece seis direitos que asseguram o desenvolvimento na Educação Infantil, e as condições para que essas crianças aprendam em situações nas quais possam desempenhar um papel ativo em ambientes que as convidem a vivenciar desafios e a sentirem-se provocados a resolvê-las, nas quais possam construir significados sobre si, os outros e o mundo social e natural.

Sendo assim o projeto visa trabalhar e explorar os direitos de aprendizagem através dos campos de experiências e dos objetivos de aprendizagem para que as crianças possam adquirir as habilidades necessárias, nesse processo de construção do conhecimento.

Cada Campo de experiência propõe um conjunto de conhecimentos/habilidades a serem atingidas, semelhantes para todas as faixas etárias da educação Infantil. Podendo usar temas pedagógicos norteadores para cada campo de experiência.

 

CAMPO DE EXPERIENCIAS

·         O EU, O OUTRO E O NÓS.

·         CORPO, GESTO E MOVIMENTOS.

·         TRAÇOS, SONS, CORES.

·         ESCUTA, FALA PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO.

·         ESPAÇOS, TEMPO, QUANTIDADES, RALAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES.

 

DIREITOS DE APRENDIZAGEM

·         EXPRESSAR

·         CONVIVER

·         BRINCAR

·         PARTICIPAR

·         EXPLORAR

·         CONHECER-SE

 

 

 

CAMPO DE EXPERIÊNCIAS

EO (O EU, O OUTRO E O NÓS) – Respeitar e expressar sentimentos e emoções; Atuar em grupo e demonstrar interesse em construir novas relações, respeitando a diversidade e solidarizando-se com os outros; Conhecer e respeitar regras de convívio sociais, manifestando respeito pelo outro.

 

TEMAS

·         Expressando os sentimentos através do corpo (expressões faciais).

·         Diversidade /Respeito Cultural (Cultura Indígena, Cultura Afro-brasileira, Tradições do Campo)

·         Vivenciando os Valores (generosidade, solidariedade, bondade, humildade, tolerância e Amizade)

·         Rotina e Hábitos da Boa Convivência

·         Preservação do meio Ambiente.

·         Regionalidades (Folclore, Festa Junina)

·         Educação do Trânsito

·         Conhecendo novas moradias

 

BEBÊS (0 A 01 ANO E 06 MESES DE IDADE)

·       Perceber que suas ações têm efeitos nas outras crianças e nos adultos;

·       Perceber as possibilidades e os limites de seu corpo nas brincadeiras e interações das quais participa;

·       Interagir com crianças da mesma faixa etária e adultos, ao explorar espaços, materiais, objetos, brinquedos;

·       Comunicar necessidades, desejos e emoções, utilizando gestos, balbucios, palavras;

·       Reconhecer seu corpo e expressar suas sensações em momentos de alimentação, higiene, brincadeira e descanso;

·       Interagir com outras crianças da mesma faixa etária e adultos, adaptando-se ao convívio social

CRIANÇAS BEM PEQUENAS (01 ANO E 7 MESES A 03 ANOS E 11 MESES)

·       Demonstrar atitudes de cuidado e solidariedade na interação com crianças e adultos.

·       Demonstrar imagem positiva de si e confiança em sua capacidade para enfrentar dificuldades e desafios;

·       Compartilhar os objetos e os espaços com crianças da mesma faixa etária e adultos

·       Comunicar-se com os colegas e os adultos, buscando compreendê-los e fazendo-se compreender;

·       Perceber que as pessoas têm características físicas diferentes, respeitando essas diferenças;

·       Respeitar regras básicas de convívio social nas interações e brincadeiras;

·       Resolver conflitos nas interações e brincadeiras, com a orientação de um adulto

 

CAMPO DE EXPERIÊNCIAS

CG (CORPO, GESTO E MOVIMENTO) - Reconhecer a importância de ações e situações do cotidiano que contribuem para o cuidado de saúde e a manutenção de ambientes saudáveis; Apresentar autonomia nas práticas de higiene, alimentação, vestir-se e no cuidado com bem-estar, valorizando o próprio corpo; Utilizar o corpo intencionalmente (com criatividade, controle e adequação) como instrumento de interação com o outro e como e meio:

 

TEMAS

·         Alimentação Saudável;

·         Conhecendo o seu corpo;

·         Higiene (Higiene corporal e dentária).

·         Hábitos de Higiene e cuidados com os cabelos

·         Vamos combater a Dengue

·         Autoestima e Cuidado pessoal

·         Sentindo, Percebendo e praticando as sensações, cheiros, sabores e escuta.

·         Movimentos (coordenação ampla, fina, lateralidade e equilíbrio;

·         Manifestações Culturais.

 

BEBÊS (0 A 01 ANO E 06 MESES DE IDADE)

·            Movimentar as partes do corpo para exprimir corporalmente emoções, necessidades e desejos;

·            Experimentar as possibilidades corporais nas brincadeiras e interações em ambientes acolhedores e desafiantes;

·            Imitar gestos e movimentos de outras crianças, adultos e animais;

·            Participar do cuidado do seu corpo e da promoção do seu bem-estar;

·            Utilizar os movimentos de preensão, encaixe e lançamento, ampliando suas possibilidades de manuseio de diferentes materiais e objetos.

CRIANÇAS BEM PEQUENAS (01 ANO E 07 MESES A 03 ANOS E 11 MESES)

·            Apropriar-se de gestos e movimentos de sua cultura no cuidado de si e nos jogos e brincadeiras;

·            Deslocar seu corpo no espaço, orientando-se por noções como em frente, atrás, no alto, embaixo, dentro, fora etc., ao se envolver em brincadeiras e atividades de diferentes naturezas;

·            Explorar formas de deslocamento no espaço (pular, saltar, dançar), combinando movimentos e seguindo orientações;

·            Demonstrar progressiva independência no cuidado do seu corpo;

·            Desenvolver progressivamente as habilidades manuais, adquirindo controle para desenhar, pintar, rasgar, folhear, entre outros.

 

 

 

CAMPO DE EXPERIÊNCIAS

TS (TRAÇOS, SONS, CORES E FORMAS) - Discriminar os diferentes tipos de sons e ritmos com a música, percebendo-a como forma de expressão individual e coletiva. Expressar-se por meio das artes visuais, utilizando diferentes materiais; relacionar-se com o outro empregando gestos, palavras, brincadeiras, jogos, imitações, observações e expressão corporal.

 

TEMAS

           

         

·         Vivenciando as narrativas e escutando muitas histórias, etc...

·         Imaginação (Teatro faz de conta).

·         Reconhecendo os rótulos e as palavras que circundam sua relação social , começando do seu nome.

 

BEBÊS (0 A 01 ANO E 06 MESES DE IDADE)

·       Explorar sons produzidos com o próprio corpo e com objetos do ambiente;

·       Traçar marcas gráficas, em diferentes suportes, usando instrumentos riscantes e tintas;

·       Explorar diferentes fontes sonoras e materiais para acompanhar brincadeiras cantadas, canções, músicas e melodias.

CRIANÇAS BEM PEQUENAS (01 ANO E 07 MESES A 03 ANOS E 11 MESES)

·       Criar sons com materiais, objetos e instrumentos musicais, para acompanhar diversos ritmos de música;

·       Utilizar materiais variados com possibilidades de manipulação (argila, massa de modelar), explorando cores, texturas, superfícies, planos, formas e volumes ao criar objetos tridimensionais;

·       Utilizar diferentes fontes sonoras disponíveis no ambiente em brincadeiras cantadas, canções, músicas e melodias.

 

 

 

 

CAMPO DE EXPERIÊNCIAS

EF (ESCUTA, FALA PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO)- Expressar ideias, desejos, e sentimentos em distintas, situações de interação, por diferentes meios; Argumentar e relatar fatos oralmente, em seqüência temporal e casual, organizando e adequando sua fala ao contexto em que é produzida; Ouvir, compreender, contar recontar e criar narrativas; Conhecer diferentes gêneros e portadores textuais, demonstrando compreensão da função social da escrita e reconhecimento a leitura como fonte de prazer e informação.

 

TEMAS

·         Histórias infantis.

·         Imaginação (Teatro faz de conta).

·         Reconhecendo os rótulos e as palavras que circundam sua relação social , começando do seu nome.

 

 

BEBÊS (0 A 01 ANO E 06 MESES DE IDADE)

·       Reconhecer quando é chamado por seu nome e reconhecer os nomes de pessoas com quem convive;

·       Demonstrar interesse ao ouvir a leitura de poemas e a apresentação de músicas;

·       Demonstrar interesse ao ouvir histórias lidas ou contadas, observando ilustrações e os movimentos de leitura do adulto-leitor (modo de segurar o portador e de virar as páginas);

·       Reconhecer elementos das ilustrações de histórias, apontando-os, a pedido do adulto-leitor;

·       Imitar as variações de entonação e gestos realizados pelos adultos, ao ler histórias e ao cantar;

·       Comunicar-se com outras pessoas usando movimentos, gestos, balbucios, fala e outras formas de expressão;

·       Conhecer e manipular materiais impressos e audiovisuais em diferentes portadores (livro, revista, gibi, jornal, cartaz etc.);

·       Participar de situações de escuta de textos em diferentes gêneros textuais (poemas, fábulas, contos, receitas, quadrinhos, anúncios etc.);

·       Conhecer e manipular diferentes instrumentos e suportes de escrita.

CRIANÇAS BEM PEQUENAS (01 ANO E 07 MESES A 03 ANOS E 11 MESES)

·       Dialogar com crianças e adultos, expressando seus desejos, necessidades, sentimentos e opiniões;

·       Identificar e criar diferentes sons e reconhecer rimas e aliterações em cantigas de roda e textos poéticos;

·       Demonstrar interesse e atenção ao ouvir a leitura de histórias e outros textos, diferenciando escrita de ilustrações, e acompanhando, com orientação do adulto- -leitor, a direção da leitura (de cima para baixo, da esquerda para a direita);

·       Formular e responder perguntas sobre fatos da história narrada, identificando cenários, personagens e principais acontecimentos;

·       Relatar experiências e fatos acontecidos, histórias ouvidas, filmes ou peças teatrais assistidos etc;

·       Criar e contar histórias oralmente, com base em imagens ou temas sugeridos.

·       Manusear diferentes portadores textuais, demonstrando reconhecer seus usos sociais;

·       Manipular textos e participar de situações de escuta para ampliar seu contato com diferentes gêneros textuais (parlendas, histórias de aventura, tirinhas, cartazes de sala, cardápios, notícias etc.);

·       Manusear diferentes instrumentos e suportes de escrita para desenhar, traçar e outros sinais gráficos;

CAMPO DE EXPERIÊNCIAS

ET (ESPAÇOS, TEMPOS, QUANTIDADES, RALAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES)- Identificar, nomear adequadamente e comparar as propriedades dos objetos, estabelecendo relação entre eles; Interagir com o meio ambiente e com relação a eles; Utilizar vocabulário relativo às noções de grandeza (maior, menor, igual Etc..) espaços (dentro e fora) e medidas (comprido, curto, grosso, fino) como meio de comunicação de suas experiências. Utilizar unidades de medida (dia e noite, dias, semanas, meses e ano) e noção de tempo (presente, passado e futuro, antes, agora e depois) para responder a necessidade e questões do cotidiano; identificar e registrar quantidades por meio de diferentes formas de representação (contagens, desenhos, símbolos, escrita de números, organização de gráficos básicos etc...)

 

 

TEMAS

·         Percebendo as formas e as cores, vivenciando na natureza.

·         Proporção, classificação e seriação

·         Experiências com materiais diversos.

·         Vivenciando as relações numéricas (quantidade, números).

·         Vivenciando as sensações sensoriais.

 

     BEBÊS (0 A 01 ANO E0 06 MESES DE IDADE)

·       Explorar e descobrir as propriedades de objetos e materiais (odor, cor, sabor, temperatura);

·       Explorar relações de causa e efeito (transbordar, tingir, misturar, mover e remover etc.) na interação com o mundo físico;

·       Explorar o ambiente pela ação e observação, manipulando, experimentando e fazendo descobertas;

·       Manipular, experimentar, arrumar e explorar o espaço por meio de experiências de deslocamentos de si e dos objetos;

·       Manipular materiais diversos e variados para comparar as diferenças e semelhanças entre eles;

·       Vivenciar diferentes ritmos, velocidades e fluxos nas interações e brincadeiras (em danças, balanços, escorregadores etc.).

CRIANÇAS BEM PEQUENAS (01 ANO E 07 MESES A 03 ANOS E 11 MESES)

·       Explorar e descrever semelhanças e diferenças entre as características e propriedades dos objetos (textura, massa, tamanho);

·       Observar, relatar e descrever incidentes do cotidiano e fenômenos naturais (luz solar, vento, chuva etc.);

·       Compartilhar, com outras crianças, situações de cuidado de plantas e animais nos espaços da instituição e fora dela;

·       Identificar relações espaciais (dentro e fora, em cima, embaixo, acima, abaixo, entre e do lado) e temporais (antes, durante e depois);

·       Classificar objetos, considerando determinado atributo (tamanho, peso, cor, forma etc.);

·       Utilizar conceitos básicos de tempo (agora, antes, durante, depois, ontem, hoje, amanhã, lento, rápido, depressa, devagar);

·       Contar oralmente objetos, pessoas, livros etc., em contextos diversos;

OBJETIVO GERAL

     Proporcionar às crianças oportunidades de possibilitar o desenvolvimento integral por meio de atividades lúdicas com vivências que explorem os temas sugeridos, respeitando o ritmo das crianças.

 

METODOLOGIA

     Nosso trabalho pedagógico com as crianças deve contemplar ações que contribuam para a construção da sociabilidade, da identidade, da autonomia e dos vínculos afetivos para desenvolvimento de aprendizagens significativas na primeira infância.

     Esse trabalho será todo pautado no lúdico, pois é assim as crianças apoderam-se e tornam construtoras de seus conhecimentos.

A primeira meta da educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas; homens que sejam criadores, inventores, descobridores. A segunda meta da educação é formar mentes que estejam em condições de criar, verificar e não aceitar tudo que a elas se propõem”.

                                                  Jean Piaget

 

Serão desenvolvidas varias atividades sobre os temas abordados: rodas de conversas, apresentações de vídeos, brincadeiras, pinturas, colagens, recortes, rasgaduras, cantigas de roda, musicais, parlendas, poesias, atividades individuais envolvendo todos os campos de experiências.

Para obtermos sucesso no projeto é fundamental que as professoras estejam atentas para a necessidade de tornar as atividades ao mesmo tempo em que atrativas também enriquecedoras e que potencializem as habilidades e ampliem os conhecimentos. Ressaltando que as educadoras deverão respeitar e considerar cada fase do desenvolvimento, adequando as atividades a cada faixa etária.

 

AVALIAÇÃO

Será realizada mediante o acompanhamento desenvolvimento, e aprendizagem das crianças, e a qualidade das interações estabelecidas com outras crianças, coordenador/diretor e professor, auxiliando na construção do conhecimento da criança.