DURAÇÃO: Todo o ano letivo/ 2014.
PÚBLICO ALVO: Alunos do Maternal III ao 4º ano do
ensino fundamental.
Justificativa: Observando a carência que nossos
alunos vêm apresentando na área da leitura e considerando a importância da
mesma, a Equipe da Escola Leon Renault juntamente com o corpo discente
decidiram desenvolver o presente projeto. Pretende-se através dessas
estratégias, auxiliar na formação de indivíduos que leem reflexivamente,
escrevem adequadamente e sentem-se seguros quanto a sua forma de expressão.
A infância é o
período crucial na formação do indivíduo e a leitura de suma importância em seu
processo cognitivo. Pensando nisso, procuraremos formar um elo entre a infância
e o prazer da descoberta do mundo encantado da leitura.
Objetivo geral:
Despertar o
interesse e o gosto pela leitura, ampliando assim o universo linguístico, a
linguagem oral e escrita, a linguagem plástica, o pensamento simbólico e
desenvolver o raciocínio lógico. Além de proporcionar uma alternativa de
cultura e saber aos alunos e à comunidade, estimulando a leitura no decorrer do
ano de 2014.
Objetivos Específicos:
Ø Acrescentar ao cotidiano escolar a
prática da leitura de diferentes gêneros textuais.
Ø Estimular o gosto pela leitura desde
a infância;
Ø Interdisciplinar conteúdos que
envolvam todos os eixos de aprendizagem da educação infantil.
Ø Promover momentos de contação de
histórias;
Ø Participar de diferentes situações de
comunicação para a interação e demonstrar a curiosidade;
Ø Desenvolver o potencial criativo do
aluno.
Ø Promover a integração entre as turmas
através de debates/roda de conversa em que serão passados conceitos sobre ética
e cidadania.
Ø Confeccionar livros de histórias,
brinquedos e jogos pedagógicos.
Desenvolvimento/
Estratégias Metodológicas
O
projeto terá início no dia ___/___2014, com o teatro da “Branca de Neve e os Sete
Anões”.
No decorrer do ano letivo serão
desenvolvidas as seguintes atividades, de acordo com a turma:
Ø Leitura realizada diariamente pela
professora.
Ø Falar sobre o autor e ilustrador de
cada livro.
Ø Incentivar teatros, dramatização,
reconto e ilustrações.
Ø Exploração dos personagens da
história e modelagens dos mesmos.
Ø Trabalhar a construção de valores em
direitos e deveres.
Ø Incentivar a leitura e o manuseio de
livros, revistas e outros.
Ø Exploração de diversos tipos de
textos: rótulos, bilhetes, convites, receitas, poesias, músicas, trava línguas,
parlendas, contos, lendas, poesias, histórias....
Ø Visitas semanais à biblioteca.
Ø Publicar no blog da escola ou da
supervisora as produções escritas e fotos das apresentações artísticas e
teatrais da turma.
Ø Cantinho de leitura incentivando a
mesma;
Ø Momento da poesia (alunos visitarão
outras turmas para fazer apresentações e leituras);
Ø Em casa também escuto
histórias/tarefa semanal para as famílias;
Ø Campanha de doação de livros infantis
para a biblioteca.
Ø Produção de livros, álbuns e murais
de propaganda/ incentivo à leitura;
Ø Maleta de histórias;
Ø Avental de leitura;
Ø Músicas dramatizadas relacionadas às
histórias e datas comemorativas;
Ø Fantoches, dedoches e máscaras (sobre
a história trabalhada)
Ø Quebra cabeça, bingos e jogos;
Ø Seriação dos personagens;
Ø História em sequência e outras
atividades de acordo com a criatividade de cada professora.
Avaliação: A avaliação será contínua, através da
observação diária das crianças no desempenho de suas atividades em expressão
corporal, aspectos linguísticos e cognitivos, no relacionamento com os colegas
e coma a professora.
SUGESTÃO DE HISTÓRIAS E
CONTOS:
·
A
Formiguinha e a Neve
·
O
Lobo e os Sete Cabritinhos;
·
A
Branca de Neve e os Sete Anões;
·
O
Nascimento da Borboletinha;
·
O
Sapo Apaixonado;
·
Os
Três Porquinhos;
·
A
casinha do Bode;
·
Chapeuzinho
vermelho
·
Chapeuzinho
Amarelo;
·
As
várias Chapeuzinho;
·
Cinderela;
·
Dona
Baratinha;
Nenhum comentário:
Postar um comentário