quarta-feira, 23 de julho de 2014


Projeto Leitura ComP@rtilhe essa ideia!

 

DURAÇÃO: Todo o ano letivo/ 2014.

PÚBLICO ALVO: Alunos do Maternal III ao 4º ano do ensino fundamental.

Justificativa: Observando a carência que nossos alunos vêm apresentando na área da leitura e considerando a importância da mesma, a Equipe da Escola Leon Renault juntamente com o corpo discente decidiram desenvolver o presente projeto. Pretende-se através dessas estratégias, auxiliar na formação de indivíduos que leem reflexivamente, escrevem adequadamente e sentem-se seguros quanto a sua forma de expressão.

        A infância é o período crucial na formação do indivíduo e a leitura de suma importância em seu processo cognitivo. Pensando nisso, procuraremos formar um elo entre a infância e o prazer da descoberta do mundo encantado da leitura.

Objetivo geral:

            Despertar o interesse e o gosto pela leitura, ampliando assim o universo linguístico, a linguagem oral e escrita, a linguagem plástica, o pensamento simbólico e desenvolver o raciocínio lógico. Além de proporcionar uma alternativa de cultura e saber aos alunos e à comunidade, estimulando a leitura no decorrer do ano de 2014.

 

 

Objetivos Específicos:

Ø Acrescentar ao cotidiano escolar a prática da leitura de diferentes gêneros textuais.

Ø Estimular o gosto pela leitura desde a infância;

Ø Interdisciplinar conteúdos que envolvam todos os eixos de aprendizagem da educação infantil.

Ø Promover momentos de contação de histórias;

Ø Participar de diferentes situações de comunicação para a interação e demonstrar a curiosidade;

Ø Desenvolver o potencial criativo do aluno.

Ø Promover a integração entre as turmas através de debates/roda de conversa em que serão passados conceitos sobre ética e cidadania.

Ø Confeccionar livros de histórias, brinquedos e jogos pedagógicos.

 

 

Desenvolvimento/ Estratégias Metodológicas

 

O projeto terá início no dia ___/___2014, com o teatro da “Branca de Neve e os Sete Anões”.

No decorrer do ano letivo serão desenvolvidas as seguintes atividades, de acordo com a turma:

Ø Leitura realizada diariamente pela professora.

Ø Falar sobre o autor e ilustrador de cada livro.

Ø Incentivar teatros, dramatização, reconto e ilustrações.

Ø Exploração dos personagens da história e modelagens dos mesmos.

Ø Trabalhar a construção de valores em direitos e deveres.

Ø Incentivar a leitura e o manuseio de livros, revistas e outros.

Ø Exploração de diversos tipos de textos: rótulos, bilhetes, convites, receitas, poesias, músicas, trava línguas, parlendas, contos, lendas, poesias, histórias....

Ø Visitas semanais à biblioteca.

Ø Publicar no blog da escola ou da supervisora as produções escritas e fotos das apresentações artísticas e teatrais da turma.

Ø Cantinho de leitura incentivando a mesma;

Ø Momento da poesia (alunos visitarão outras turmas para fazer apresentações e leituras);

Ø Em casa também escuto histórias/tarefa semanal para as famílias;

Ø Campanha de doação de livros infantis para a biblioteca.

Ø Produção de livros, álbuns e murais de propaganda/ incentivo à leitura;

Ø Maleta de histórias;

Ø Avental de leitura;

Ø Músicas dramatizadas relacionadas às histórias e datas comemorativas;

Ø Fantoches, dedoches e máscaras (sobre a história trabalhada)

Ø Quebra cabeça, bingos e jogos;

Ø Seriação dos personagens;

Ø História em sequência e outras atividades de acordo com a criatividade de cada professora.

 

Avaliação: A avaliação será contínua, através da observação diária das crianças no desempenho de suas atividades em expressão corporal, aspectos linguísticos e cognitivos, no relacionamento com os colegas e coma a professora.

 

 

SUGESTÃO DE HISTÓRIAS E CONTOS:

·        A Formiguinha e a Neve

·        O Lobo e os Sete Cabritinhos;

·        A Branca de Neve e os Sete Anões;

·        O Nascimento da Borboletinha;

·        O Sapo Apaixonado;

·        Os Três Porquinhos;

·        A casinha do Bode;

·        Chapeuzinho vermelho

·        Chapeuzinho Amarelo;

·        As várias Chapeuzinho;

·        Cinderela;

·        Dona Baratinha;

Nenhum comentário:

Postar um comentário