Materiais pedagógicos,planos de aula para o maternal,educação infantil, ensino fundamental,projetos, sugestões de provas e atividades escolares...
segunda-feira, 28 de julho de 2014
Dia da avó.
Atividades desenvolvidas junto a turminha do maternal 1, pelas professoras e monitora infantil Gisele Mendes.
quinta-feira, 24 de julho de 2014
quarta-feira, 23 de julho de 2014
A HITÓRIA DA DONA BARATINHA
DONA BARATINHA MORAVA SOZINHA NESTA CASINHA. ELA VIVE TÃO
TRISTINHA... COITADINHA!
UM DIA, QUANDO VARRIA SUA CASA, DONA BARATINHA ACHOU UMA
MOEDA DE OURO. FICOU TODA ALEGRE, POIS AGORA TINHA FICADO RICA...
ENTÃO DONA BARATINHA GUARDOU O DINHEIRO NUMA CAIXINHA,
PÔS UMA FITA NO CABELO E ABRIU SUA JANELINHA...
TODA VEZ QUE ALGUÉM PASSAVA, DONA BARATINHA LOGO CANTAVA:
"QUEM QUER CASAR COM A DONA BARATINHA QUE TEM FITA
NO CABELO E DINHEIRO NA CAIXINHA?"
PRIMEIRO PASSOU O PATO.
- EU QUERO. DISSE ELE.
DONA BARATINHA PERGUNTOU-LHE:
- COMO É SUA VOZ?
O PATO GRASNOU: "QUÁ, QUÁ, QUÁ..."
- É MUITO BARULHO" VOCÊ ME ASSUSTA!
O PATO FOI EMBORA. O QUE ELE FOI FAZER?
FOI NADAR NA LAGOA...
EM SEGUIDA, PASSOU O CAVALO.
- EU QUERO - DISSE ELE.
- COMO É SUA VOZ?
O CAVALO RELINCHOU: "RII, RII, RII..."
- É MUITO BARULHO" VOCÊ ME ASSUSTA!
O CAVALO FOI EMBORA. E O QUE ELE FOI FAZER?
FOI PARA O PASTO COMER CAPIM.
DEPOIS, PASSOU O MACACO.
- EU QUERO - DISSE ELE.
- COMO É SUA VOZ?
O MACACO GUINCHOU? "QUI, QUI, QUI..."
- É MUITO BARULHO" VOCÊ ME ASSUSTA!
O MACACO FOI EMBORA. E O QUE ELE FOI FAZER?
FOI PULAR NAS ÁRVORES DE GALHO EM GALHO.
ENTÃO PASSOU O BODE.
- EU QUERO - DISSE ELE.
- COMO É SUA VOZ?
O BODE BALIU: "BÉ, BÉ, BÉ..."
- É MUITO BARULHO! VOCÊ ME ASSUSTA!
O BODE FOI EMBORA. E O QUE ELE FOI FAZER?
FOI TIRAR UMA SONECA...
QUANDO O LOBO PASSOU, DISSE:
- EU QUERO.
- COMO É SUA VOZ?
O LOBO UIVOU: "UUUU, UUU, UUU...."
- É MUITO BARULHO" VOCÊ ME ASSUSTA!
O LOBO FOI EMBORA. E O QUE ELE FOI FAZER?
FOI PARA A FLORESTA, ESPERAR CHAPEUZINHO VERMELHO.
O GATO PASSOU E DISSE:
- EU QUERO!
- COMO É SUA VOZ?
O GATO MIOU: "MIAU, MIAU, MIAU..."
- É MUITO BARULHO" VOCÊ ME ASSUSTA"
O GATO FOI EMBORA. E O QUE ELE FOI FAZER?
FOI PARA O TELHADO TOMAR BANHO DE SOL.
O SAPO FOI PASSANDO E DIZENDO:
- EU QUERO.
- COMO É SUA VOZ?
O SAPO COAXOU: "CROC, CROC, CROC..."
- É MUITO BARULHO! VOCÊ ME ASSUSTA!
O SAPO FOI EMBORA. O QUE ELE FOI FAZER?
FOI PARA A LAGOA, LAVAR O PÉ.
DONA BARATINHA JÁ ESTAVA DESANIMADA. FOI AÍ QUE PASSOU O
RATO:
- EU QUERO...
- COMO É SUA VOZ?
O RATO CHIOU: "QUI, QUI, QUI..."
- ESSE CHIADO BAIXINHO NÃO ME ASSUSTA. EU ME CASO COM
VOCÊ! - DISSE DONA BARATINHA.
DONA BARATINHA PRECISAVA CONTAR A NOVIDADE.
FOI PARA A JANELA E DISSE:
- SE VOCÊ QUER CONHECER O MEU NOIVO EDUCADO, É SÓ
APARECER ÀS DEZ HORAS DO PRÓXIMO SÁBADO...
BEM, NO SÁBADO NINGUÉM FICOU EM CASA. BICHO QUE NUNCA
SAÍA DO SEU CANTO APARECEU: TATU, VEADO, ZEBRA...
O ÚLTIMO A CHEGAR FOI O JABUTI.
ENTÃO ÀS DEZ HORAS, O RATO APARECEU NA JANELA, AO LADO DE
DONA BARATINHA...
NO DIA MARCADO, PREPARARAM UAM FESTANÇA COM UMA DELICIOSA
FEIJOADA.
DONA BARATINHA, VESTIDA DE BRANCO, DE VÉU E GRINALDA, FOI
PARA A IGREJA, ONDE OS CONVIDADOS ESPERAVAM ANSIOSOS.
MAS O NOIVO NÃO ESTAVA LÁ!...
ENTÃO, O QUATI CHEGOU CORRENDO E GRITANDO:
- O RATO CAIU NA PANELA DE FEIJOADA!
ERA VERDADE!
O NOIVO SENTIU O CHEIRO DELICIOSO DO FEIJÃO COM TOUCINHO
E NÃO RESISTIU:
SUBIU NA PANELA, PERDEU O QUILÍBRIO E...
"TIBUM", CAIU LÁ DENTRO!
COITADO! ALÉM DE QUEIMADO, ENGOLIU TANTA FEIJOADA QUE
QUASE MORREU DE INDIGESTÃO.
A HISTÓRIA NÃO ACABOU...
PASSADA A TRISTEZA, DONA BARATINHA VOLTOU PARA A JANELA.
E, NUMA MANHÃ ENSOLARADA, PASSOU POR ALI O SENHOR
BARATÃO.
- OLÁ, DONA BARATINHA: QUER CASAR COMIGO?
DONA BARATINHA FICOU ANIMADA, MAS, ANTES DE RESPONDER,
PERGUNTOU:
- O SENHOR GOSTA DE FEIJOADA?
-NÃO, DE JEITO NENHUM...
- ENTÃO, EU QUERO!
ACREDITE... DESTA VEZ HOUVE CASAMENTO.
AGORA DONA BARATINHA E O SENHOR BARATÃO ESPERAM VIVER
FELIZES... PARA SEMPRE.
DURAÇÃO: Todo o ano letivo/ 2014.
PÚBLICO ALVO: Alunos do Maternal III ao 4º ano do
ensino fundamental.
Justificativa: Observando a carência que nossos
alunos vêm apresentando na área da leitura e considerando a importância da
mesma, a Equipe da Escola Leon Renault juntamente com o corpo discente
decidiram desenvolver o presente projeto. Pretende-se através dessas
estratégias, auxiliar na formação de indivíduos que leem reflexivamente,
escrevem adequadamente e sentem-se seguros quanto a sua forma de expressão.
A infância é o
período crucial na formação do indivíduo e a leitura de suma importância em seu
processo cognitivo. Pensando nisso, procuraremos formar um elo entre a infância
e o prazer da descoberta do mundo encantado da leitura.
Objetivo geral:
Despertar o
interesse e o gosto pela leitura, ampliando assim o universo linguístico, a
linguagem oral e escrita, a linguagem plástica, o pensamento simbólico e
desenvolver o raciocínio lógico. Além de proporcionar uma alternativa de
cultura e saber aos alunos e à comunidade, estimulando a leitura no decorrer do
ano de 2014.
Objetivos Específicos:
Ø Acrescentar ao cotidiano escolar a
prática da leitura de diferentes gêneros textuais.
Ø Estimular o gosto pela leitura desde
a infância;
Ø Interdisciplinar conteúdos que
envolvam todos os eixos de aprendizagem da educação infantil.
Ø Promover momentos de contação de
histórias;
Ø Participar de diferentes situações de
comunicação para a interação e demonstrar a curiosidade;
Ø Desenvolver o potencial criativo do
aluno.
Ø Promover a integração entre as turmas
através de debates/roda de conversa em que serão passados conceitos sobre ética
e cidadania.
Ø Confeccionar livros de histórias,
brinquedos e jogos pedagógicos.
Desenvolvimento/
Estratégias Metodológicas
O
projeto terá início no dia ___/___2014, com o teatro da “Branca de Neve e os Sete
Anões”.
No decorrer do ano letivo serão
desenvolvidas as seguintes atividades, de acordo com a turma:
Ø Leitura realizada diariamente pela
professora.
Ø Falar sobre o autor e ilustrador de
cada livro.
Ø Incentivar teatros, dramatização,
reconto e ilustrações.
Ø Exploração dos personagens da
história e modelagens dos mesmos.
Ø Trabalhar a construção de valores em
direitos e deveres.
Ø Incentivar a leitura e o manuseio de
livros, revistas e outros.
Ø Exploração de diversos tipos de
textos: rótulos, bilhetes, convites, receitas, poesias, músicas, trava línguas,
parlendas, contos, lendas, poesias, histórias....
Ø Visitas semanais à biblioteca.
Ø Publicar no blog da escola ou da
supervisora as produções escritas e fotos das apresentações artísticas e
teatrais da turma.
Ø Cantinho de leitura incentivando a
mesma;
Ø Momento da poesia (alunos visitarão
outras turmas para fazer apresentações e leituras);
Ø Em casa também escuto
histórias/tarefa semanal para as famílias;
Ø Campanha de doação de livros infantis
para a biblioteca.
Ø Produção de livros, álbuns e murais
de propaganda/ incentivo à leitura;
Ø Maleta de histórias;
Ø Avental de leitura;
Ø Músicas dramatizadas relacionadas às
histórias e datas comemorativas;
Ø Fantoches, dedoches e máscaras (sobre
a história trabalhada)
Ø Quebra cabeça, bingos e jogos;
Ø Seriação dos personagens;
Ø História em sequência e outras
atividades de acordo com a criatividade de cada professora.
Avaliação: A avaliação será contínua, através da
observação diária das crianças no desempenho de suas atividades em expressão
corporal, aspectos linguísticos e cognitivos, no relacionamento com os colegas
e coma a professora.
SUGESTÃO DE HISTÓRIAS E
CONTOS:
·
A
Formiguinha e a Neve
·
O
Lobo e os Sete Cabritinhos;
·
A
Branca de Neve e os Sete Anões;
·
O
Nascimento da Borboletinha;
·
O
Sapo Apaixonado;
·
Os
Três Porquinhos;
·
A
casinha do Bode;
·
Chapeuzinho
vermelho
·
Chapeuzinho
Amarelo;
·
As
várias Chapeuzinho;
·
Cinderela;
·
Dona
Baratinha;
domingo, 20 de julho de 2014
Os paises da copa de 2014 que possuem o espanhol como língua oficial/por Daniel Victor
Espanhol...
A copa do
mundo de 2014 marcou muito pela diversidade cultural. Mas quais são os países que
falam espanhol?
Bem são
nove, os países que falam espanhol: México, Espanha, Chile, Colômbia, Uruguai,
Costa Rica, Equador, Honduras e Argentina.
México
Cultura:
A cultura é muito rica no México, na medida em que mistura
elementos de diversos períodos, desde aspetos pré-hispânicos e do
período colonial até aos mais modernos. A riqueza cultural é também
cultivada graças aos cerca de 52 povos indígenas sucessores
das sociedades pré-hispânicas, que falam diversas línguas.
Espanha
|
Capital
Madri
|
Cultura
|
A cultura espanhola é uma cultura europeia, tendo recebido diversas
influências. Tem suas origens nas culturas
ibérica, celta, celtibera, latina, visigótica, católica romana, e islâmica. A história, os relevos
montanhosos e os mares que a cercam, contribuíram
significativamente para formação de sua cultura atual. Existe um patrimônio
cultural comum a todos os espanhóis, em suas regiões, há diversas manifestações
culturais ligados a sua geografia. Estas manifestações
refletiram diretamente em todos os campos culturais da Espanha: arte,
tradições, literatura, língua e dialetos, música, gastronomia, entre outros.
Língua
Castelhano
ou espanhol
|
|
- Estimativa de 2012
|
|
Chile
Capital Santiago
Cultura Ao contrário de outras culturas, como a norte-americana,
os chilenos são mais de contato, ou seja, tanto ao cumprimentar como ao
despedir-se, homens e mulheres costumam dar um beijo suave na bochecha direita,
mesmo entre desconhecidos.
População
17,46 milhões
Colômbia
Capital Bogotá
Cultura. A cultura da Colômbia resulta essencialmente da mestiçagem cultural dos
povos nativos com a influência colonizadora espanhola. A religião toma um
aspecto muito importante na definição da identidade cultural do país: 95% da
população é católica. Muito do que pode ser dito
sobre os hábitos culturais deste país é também aplicável a outros países da
América Latina.
População:45,2 milhões de
habitantes (estimativa 2012)
Idioma: Espanhol
Uruguai
Capital Montevidéu
Cultura. Como a Argentina, o Uruguai tem cultura marcadamente europeia, com características
parecidas na linguagem e nos costumes. É cultivada a tradição gaúcha nascida
nos pampas argentinos, uruguaios e rio-grandenses (o que pode ser visto na
Fiesta de lá Pátria Gaúcha de Tacuarembo e no Museo del Gaucho de Montevidéu).
Ao contrário de muitos países da América do Sul, a influência indígena é extremamente distante, mas muito presente na
indumentária, danças e costumes gaúchos. A taxa de analfabetismo é quase nula e a imprensa é livre e atual.
População 3,4 milhões de habitantes (estimativa
2010)
Idioma Espanhol
Costa Rica
Capital San
José
Cultura. A cultura do país é variada, uma vez que as
suas origens têm influências das culturas indígena, europeia e, posteriormente,
da cultura afro caribenha e asiática.
Idioma: Língua castelhana ou espanhol
Equador
Capital Quito
Cultura. O Equador é um país
mestiço e, como tal, tem uma das mais ricas culturas imagináveis, uma cultura diversa,
onde a mistura racial, a mistura, assumem um papel preponderante, as culturas
indígenas, as culturas Africanas, as culturas espanholas, as culturas
europeias, todas têm a sua parte no Equador é, hoje em dia um dos países
culturalmente mais ricos do mundo.
Idioma
Espanhol
Honduras
Capital Tegucigalpa
Cultura. Honduras é um país em que 90% da população é
mestiça. O que se pode dizer que se trata de um país multicultural, no qual a
mistura de raça trouxe riqueza cultural. Ale de mestiços,90% do país, também
existe outros 10% que se dividem por brancos, negros, garifunas e indígenas.
População
- Estimativa de 2009
|
|
- Censo 2000
|
6 975 204 hab.
|
Idioma: Espanhol
Argentina
Capital Buenos Aires
Cultura. A cultura da Argentina é diversa, graças ao caráter
pluricultural do país, consequência da variedade geográfica e à combinação das
muitas identidades étnicas — principalmente a europeia — que compõem sua população.
A cultura argentina tem como origem a mescla de outras que se
encontraram durante o período das imigrações. Quanto às ideologias, destacam-se o pensamento e a linguagem socialdemocrata.
População
2,891,082
Idioma: Espanhol