quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Plano de aula para 1º ano



PLANO DE AULA



Professora/estagiária: Gisele

Alunos atendidos: 1º ano


Conteúdos: Linguagem oral e escrita, matemática

TEMA: A  História da Dona Baratinha.

 

JUSTIFICATIVA:. A História da DONA BARATINHA é um gênero textual que estimula a reflexão sobre o dinheiro e casamento(escolha de um noivo),diferenças... como também possibilita a escrita, leitura e produção de forma dinâmica e prazerosa.

OBJETIVOS:

Ø  Desenvolver no aluno o prazer da leitura,

Ø  Estimular a criatividade e o imaginário.

Ø  Produzir vários gêneros textuais(listas de nomes, bilhete e receita)

CRONOGRAMA: 4 horas.


METODOLOGIA:

1º Momento: Contar a história “A  Dona Baratinha.”, utilizando um livro gigante.

           Após contar a história, conversar sobre o texto?

Problematize questionando:


-Qual era o desejo da D. Baratinha?
-O que aconteceu para que ela acreditasse que poderia realizar o seu desejo?
-Quais os animais quiseram casar com ela e foram recusados?
-O que fez D. Baratinha recusar seus pretendentes?
-Porque ela não se casou?
-Vocês mudariam o final da história? (ouvir as várias sugestões)


Após contar a história, combinar de dramatizá-la no final da aula , com os alunos.


2º Momento: Hora da produção:


    Como toda festa(casamento) precisa  de preparativos... conversar com os alunos que eles irão criar um anúncio sobre o casamento da Dona Baratinha.


 Anúncio


Ø Produzir um anúncio(coletivo) avisando sobre o casamento da Dona Baratinha.

Ø Escolher um aluno para fazer um cartaz com o anúncio para colocar no pátio.


3º Momento: Receita
Na festa da dona Baratinha vai ser servido um caldo de feijão ...então vamos ler a receita do caldo.

Ler a receita e registrar os ingredientes , no caderno .

4º Momento: Lista de convidados:


Criar uma lista de convidados para a festa da dona baratinha(Geralmente eles irão escolher entre os colegas da turma).

5ºMomento: Teatro  da Dona Baratinha


Realizar o teatro /dramatização da Dona Baratinha cantando....

Música: Dona Baratinha
Eliana

Era uma vez
uma baratinha
que queria que queria se casar
saiu voando procurando um barato
mas o barato tá difícil de achar  chá chá chá cha chá
quem quer casar com a dona baratinha
que é bonitinha
e tá prontinha pra casar
também tem dinheiro na caixinha
e gosta muito de dançar o  chá chá chá

  Recursos didáticos: Livro Com a história da Dona Baratinha; material impresso contendo a receita, Aparelho de som.


AVALIAÇÃO: Acompanhar atentamente o envolvimento dos alunos no decorrer das atividades propostas, por meio da observação.


Sugestão!!!

Outro plano de aula  da dona baratinha.

quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Plano de aula : Identidade- História Maria Vai com as outras/educação infantil

PLANO DE AULA:

        Maria vai com as outras



                                                              Arte da professora Soraia

Conteúdos: identidade e autonomia

TEMA: Construindo Nossa própria Identidade através da história “Maria Vai Com as Outras” – Sylvia Orthoff



Justificativa: Trabalhar com a história Maria Vai Com as Outras, possibilita mostrar para as crianças que cada ser tem a sua própria identidade, a sua opinião e que não podemos fazer as coisas que os outros fazem sem pensar/questionar se isso é bom para a gente ou não.



Objetivo:

Ø Despertar nos alunos o gosto pela literatura.

Ø Estimular a criatividade e o imaginário.

Ø Refletir sobre a identidade(Quem sou eu?)


1º Momento: Leitura do Poema de Pedro Bandeira, Identidade.



Na rodinha, conversar sobre a Identidade de cada criança.



2º Momento: Leitura do livro Maria Vai Com as Outras – Sylvia Orthoff


              


Após contar a história “Maria Vai Com as Outras”, conversar sobre as atitudes de Maria.

Ø Por que Maria acompanhava tudo o que as outras ovelhas faziam?

Ø O que aconteceu para Maria parar de acompanhar tudo o que as outras ovelhas faziam?

Ø Você acompanha tudo o que seus colegas fazem?


3º Momento: Jogo de boliche.

Regras:

ØFormar equipes para jogar(equipe A,B,C e D)

ØJogar a bola para derrubar os pinos/ovelhas;

ØElaborar um gráfico, com as quantidades de pontos obtidos por cada criança /ou equipe.

ØVencerá a criança/ou equipe que obtiver mais pontos.




Marcar as quantidades no gráfico:



4º Momento:Teatro/Dramatização


Fazer a dramatização da história “Maria Vai Com as Outras”.


Recursos didáticos: Poema impresso, Livro Com a história Maria Vai Com as Outras, material confeccionado: pinos, bola, máscaras...


AVALIAÇÃO: Acompanhar atentamente o envolvimento dos alunos no decorrer das atividades propostas,dos jogos, brincadeiras e apresentação teatral.

Plano de aula para educação infantil/1ª periodo



 

                         PLANO DE AULA



 

          Conteúdos: cores, classificação

 

Tema: CLASSIFICANDO DE ACORDO COM AS CORES E FORMAS.

 

JUSTIFICATIVA: É fundamental trabalhar a classificação na educação infantil, pois, classificar significa agrupar, tendo por base aspectos de semelhança entre os elementos classificados. A exploração concreta dos objetos, auxilia crianças desta faixa etária  desenvolver , compreender e apreender conceitos abstratos.

 

OBJETIVOS:

  • Perceber semelhanças e diferenças nos objetos através das cores indicadas.

  • Distinguir as características dos objetos e agrupá-los. O importante é que a criança crie estratégia. Percebendo que os grupos são diferentes, observando as cores, formas, tamanhos etc.

 

 

 

DESENVOLVIMENTO

 

1º Momento:  Classificando por cores:

 



Na rodinha, mostrar para as crianças o material e deixá-las brincar livremente.

Em seguida, pedir que separem o que pode ficar junto.

Depois pedir que elas coloquem dentro dos potes, observando as cores indicadas pelas estrelas que enfeitam.
Se a imagem nao carregar, clique em voltar em seu navegador e tente novamente!

.

O professor nessa atividade deve observar se as crianças sabem as cores.

 

 

2º Momento: Classificando pela forma/figura guia.

 
Separar os botões observando a figura guia: sol, flor, ursinho...

Se a imagem nao carregar, clique em voltar em seu navegador e tente novamente!

           
RECURSOS DIDÁTICOS: Potes feitos com pet, palitos de picolé coloridos, tampinhas, canudinhos, pazinhas de sorvete ...caixa com potes de iogurte, figuras/botões sol, flor, ursinho, bolo, joaninha e margarida.


AVALIAÇÃO: Avaliar se os alunos estão conseguindo classificar pela forma e pela cor.