Quem sou eu

Minha foto
Brumadinho, MG, Brazil
Ivani Ferreira é professora e blogueira . Possui graduação em Letras pela Faculdade Asa de Brumadinho (2006), Normal Superior pela Universidade Federal de Montes Claros(2005), especialização em Psicopedagogia pela Universidade Federal Castelo Branco (2007), Supervisão Pedagógica pela FINON (2008). Professora efetiva na rede Municipal de Brumadinho desde 2005, porém, atua na rede municipal com turmas da Educação Infantil , Ensino Fundamental 1 e 2 , desde o ano de 2002. Trabalhou como supervisora pedagógica na Escola Municipal Leon Renault- Brumadinho/MG (2013- 2016). Atualmente trabalha como professora da Educação Infantil na EMEI Nair das Graças Prado em Brumadinho/MG. Sejam bem vindos(as)!!! Instagram.com/professoraivaniferreiraoficial

terça-feira, 11 de fevereiro de 2025

Plano de Aula: Acolhimento das Crianças -MATERNAL 3

 



Objetivo Geral:
Promover um ambiente acolhedor que facilite a adaptação das crianças ao novo ambiente escolar, incentivando a socialização, o vínculo com os colegas e professores, e a familiarização com a rotina escolar.


Materiais Necessários:

  • Cartazes coloridos com o nome das crianças
  • Música suave e alegre
  • Tapete ou almofadas para o momento da roda
  • Fantoches ou bonecos
  • Lápis de cor, giz de cera e folhas de papel
  • Brinquedos diversos (blocos de montar, massinha, etc.)
  • Caixa surpresa com objetos para a dinâmica de apresentação

1. Boas-vindas 

Atividade: Recepção individual das crianças na entrada da sala.
Como fazer:

  • Cumprimente cada criança com um sorriso e, se possível, chamando pelo nome.
  • Entregue um crachá com o nome da criança e um adesivo de “Bem-vindo(a)”.
  • Mostre onde podem deixar seus pertences e onde podem se sentar.
    Objetivo: Criar uma primeira conexão afetiva, mostrando que a escola é um ambiente seguro e acolhedor.

2. Roda de Conversa: “Quem Sou Eu?” 

Atividade: Roda de apresentação com fantoches ou bonecos.
Como fazer:

  • Sentem-se todos em um círculo no tapete.
  • Use um fantoche para se apresentar de forma divertida e encorajar as crianças a fazerem o mesmo.
  • Passe o fantoche de mão em mão para que cada criança diga seu nome e algo que gosta (ex.: cor favorita, brinquedo, comida).
    Objetivo: Estimular a comunicação, ajudar na memorização dos nomes e criar vínculos entre as crianças.

3. Atividade Lúdica: “Caixa Surpresa”

Atividade: Cada criança tira um objeto da caixa surpresa e diz o que é.
Como fazer:

  • Prepare uma caixa com objetos simples (bola, carrinho, boneca, livro, etc.).
  • Cada criança tira um item e fala o que é ou inventa uma pequena história sobre o objeto.
    Objetivo: Estimular a criatividade e a expressão oral de forma divertida.

4. Atividade Artística: “Meu Primeiro Desenho na Escola

Atividade: Desenho livre sobre “O que mais gostei na escola hoje”.
Como fazer:

  • Distribua folhas e materiais de desenho.
  • Deixe que desenhem livremente, sem muita orientação, para expressar o que estão sentindo.
  • No final, quem quiser pode compartilhar o desenho com a turma.
    Objetivo: Trabalhar a expressão emocional e artística, ajudando as crianças a processar suas primeiras impressões da escola.

5. Encerramento: Música e Relaxamento 

Atividade: Cantiga de roda ou música de despedida.
Como fazer:

  • Escolha uma música suave para cantar com as crianças.
  • Pode ser uma música conhecida, como “A Canoa Virou” ou “Se Você Está Feliz”.
  • Finalize com uma conversa breve sobre o que foi mais divertido no dia.
    Objetivo: Terminar o dia de forma tranquila, reforçando o sentimento positivo em relação à escola.

Dicas para o Acolhimento:

  • Mantenha uma linguagem simples e acolhedora.
  • Observe as crianças que estão mais tímidas e incentive a participação de forma gentil.
  • Estabeleça rotinas desde o primeiro dia para criar uma sensação de segurança.
  • Tenha paciência com o tempo de adaptação de cada criança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário