terça-feira, 11 de fevereiro de 2025

PLANO DE AULA – EDUCAÇÃO INFANTIL (maternal 3)

 


Tema: Rotina e Reconhecimento de Letras e Números

Objetivos:

  • Desenvolver a socialização através de atividades em grupo.
  • Estimular o reconhecimento do nome próprio.
  • Introduzir o alfabeto e os números de forma lúdica.
  • Trabalhar noção de quantidade.

1. Acolhida e Música de Bom Dia

Objetivo: Criar um ambiente acolhedor e iniciar o dia de forma positiva.
Atividade:

  • Cantar uma música de bom dia com gestos para envolver as crianças. Exemplo:

🎵 Bom dia, amiguinhos, já estou aqui!
Vamos começar o dia, bem feliz!
Bom dia, professora!
Bom dia, coleguinha!
Bom dia pra você! 🎵

  • Perguntar como eles estão se sentindo hoje para estimular a expressão emocional.

2. Rodinha com Ficha do Nome

Objetivo: Reconhecer o nome próprio e o dos colegas, promovendo identidade e socialização.
Atividade:

  • Entregar para cada criança uma ficha com o nome dela, decorada com cores ou desenhos.
  • Pedir que cada uma identifique sua ficha e compartilhe com os colegas.
  • Rodinha: cantar uma música chamando cada criança pelo nome, por exemplo:

🎵 Cadê ...MARIA? Ela está aqui! 🎵

  • Incentivar que, ao ouvir o nome, a criança levante a ficha.

3. Alfabeto na Prática (20 min)

Objetivo: Introduzir o alfabeto de forma visual e sonora.
Atividade:

  • Mostrar o alfabeto ilustrado.
  • Cantar uma música do alfabeto, apontando as letras.
  • Associar a primeira letra do nome das crianças com a letra no cartaz. Exemplo: "A de Ana", "M de Miguel".
  • Atividade prática: Enfeitar a primeira letra do seu nome.

4. Hora dos Números e Quantidades

Objetivo: Trabalhar a contagem e a noção de quantidade.
Atividade:

  • Mostrar cartões com números de 1 a 5.
  • Usar objetos (palitos de picolé, brinquedos pequenos ou tampinhas) para contar junto com as crianças.
  • Pedir que cada criança conte e coloque o número correspondente de objetos em um pratinho.
  • Cantar uma música simples de números, como:

  A galinha do vizinho....


5. Atividade Lúdica: Jogo da Pesca de Números

Objetivo: Fixar o aprendizado dos números e trabalhar a coordenação motora.
Atividade:

  • Criar peixinhos de papel com números e colocá-los em uma “piscina” (pode ser uma caixa ou bacia).
  • As crianças “pescam” com varinhas magnéticas ou prendedores e identificam o número.
  • Após pescarem, associam o número à quantidade de objetos (por exemplo, pegar 3 blocos para o número 3).

6. Encerramento e Despedida (15 min)

Objetivo: Finalizar o dia de forma tranquila e reforçar o que foi aprendido.
Atividade:

  • Conversar rapidamente sobre o que mais gostaram do dia.
  • Cantar uma música de despedida, por exemplo:

🎵 tchau, amiguinhos, já vou embora!
O dia foi legal, mas acabou agora! 🎵

  • Organizar o espaço junto com as crianças, incentivando a colaboração.

Materiais Necessários:

  • Fichas com os nomes das crianças.
  • Cartaz com o alfabeto.
  • Objetos para contagem (tampinhas, bloquinhos, etc.).
  • Peixinhos de papel com números.
  • Varinhas de pesca (prendedores ou ímãs).

Avaliação:
Observar a participação das crianças, o reconhecimento do próprio nome, a interação com o alfabeto e números, além do envolvimento nas músicas e atividades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário