Quem sou eu

Minha foto
Brumadinho, MG, Brazil
Ivani Ferreira é professora e blogueira . Possui graduação em Letras pela Faculdade Asa de Brumadinho (2006), Normal Superior pela Universidade Federal de Montes Claros(2005), especialização em Psicopedagogia pela Universidade Federal Castelo Branco (2007), Supervisão Pedagógica pela FINON (2008). Professora efetiva na rede Municipal de Brumadinho desde 2005, porém, atua na rede municipal com turmas da Educação Infantil , Ensino Fundamental 1 e 2 , desde o ano de 2002. Trabalhou como supervisora pedagógica na Escola Municipal Leon Renault- Brumadinho/MG (2013- 2016). Atualmente trabalha como professora da Educação Infantil na EMEI Nair das Graças Prado em Brumadinho/MG. Sejam bem vindos(as)!!! Instagram.com/professoraivaniferreiraoficial

domingo, 11 de agosto de 2019

Plano de aula: Folclore - Educação infantil (Maternal 3)




"O folclore é o saber popular que se valoriza e que se perpetua. É impossível falar sobre a história de um país tão grande e diversos como o Brasil, com tantas influências e tradições, sem deter atenção prolongada em seu folclore".

OBJETIVOS:

·        Estimular a linguagem oral;
·        Conhecer diferentes histórias/lendas.
·        Fortalecer a musculatura
·        Conhecer músicas e brincadeiras folclóricas.

Metodologia: 

    Atividades que repetem diariamente. (acolhimento, rodinha com reconhecimento do nome próprio, quantos somos, leitura de cartazes , alfabeto ...números...músicas diversas).

Acolhida:  Oração...Cantar música  
Bom dia!

Bom dia , coleguinha, como vai?


Bom dia, coleguinha, como vai?

Faremos o possível

Para sermos bons amigos
Bom dia, coleguinha, como vai?



1º Momento: Matemática 

Iniciar contando a história "Os Dez Sacizinhos"



Usar materiais, saci em eva ,para contar até 10.


  • Contagem e recitação de números até 10.
  • Seriação e classificação.
  • Contar os alunos da turma.Quantas meninas ? Quantos meninos/ Quantos ao todo?
2º Momento:Linguagem oral e escrita


  •        Ler o livro “A Lenda do saci”.








  •       Contar a lenda explorando as imagens.
  •     Observar que o saci só tem uma perninha;
  •        Imitar sons das personagens que saci assustou( galinhas, cavalo);
  •        Trabalhar a cor vermelha da touca do saci.

Atenção!


  • Contar outras lendas do folclore.


Lenda do Boto cor de rosa... Lenda da Iara...





 3ª Momento:: Linguagem musical e expressão corporal.





CANTAR (RÍTMO ATIREI O PAU NO GATO)

O SACI VIVE NA MATA...TÁ...
ELE PULA.....LÁ
NUM PÉ SÓ..SÓ..SÓ...
SE DIVERTE...TE
O DIA INTEIRO...RO...
E ASSUSTA E ASSUSTA...
A VOVÓ...VÓ...VÓ!!!

                              ----

MÚSICA: PEIXE VIVO

Como pode o peixe vivo

Viver fora da água fria

Como pode o peixe vivo
Viver fora da água fria

Como poderei viver
Como poderei viver
Sem a tua, sem a tua
Sem a tua companhia
Sem a tua, sem a tua
Sem a tua companhia

Os pastores desta aldeia
Fazem prece noite e dia
Os pastores desta aldeia
Fazem prece noite e dia

Por me verem assim chorando
Por me verem assim chorando
Sem a tua, sem a tua
Sem a tua companhia
Sem a tua, sem a tua
Sem a tua companhia



4º Momento: Parlenda - A Noivinha do Saci



A NOIVINHA DO SACI
VEJAM COMO É...
COM TOUCA VERMELHINHA
PULANDO SÓ NUM PÉ
FUMANDO CACHIMBINHO
PARECE UMA CHAMINÉ.



Ler o texto com entonação e fazendo gestos.

Repetindo todos os dias para que os alunos aprendam a recitá-lo.
Coordenação motora e equilíbrio. Pular num pé só igual ao saci e sua noivinha.



    Momento: Brincadeiras                                                                                                                                                           Pega-pega: esta brincadeira envolve muita atividade física. Uma criança deve correr e tocar outra. A criança tocada passa  ter que fazer o mesmo.
Esconde-esconde: o objetivo é se esconder e não ser encontrado pela criança que está procurando. A criança que deverá procurar deve ficar de olhos tapados e contar até certo número enquanto as outras se escondem. Para ganhar, a criança que está procurando deve encontrar todos os escondidos e correr para a base. 
Brincadeiras coletivas com músicas, desafios, descobertas: exemplos: "Pirulito que bate, bate", "Escravos de Jó", "Passa anel"... Corre cutia...A casinha da vovó...


Atividades:

Pintura do boto cor de rosa.

Saci carimbando com  as mãos.






Dia 22 de agosto : Dia do folclore e Dia da supervisora.



     - Homenagem à supervisora pedagógica.

       
         Música : Peixe vivo









4 comentários: